terça-feira, 3 de abril de 2012

Leis não conseguem garantir acesso à praia para pessoas com deficiência

Falta de rampas de acesso, passarelas para o mar, banheiros químicos para deficientes e asfalto adequado são alguns dos direitos que não são cumpridos em Tramandaí

Aos 26 anos, Pablo Silva Walter, é deficiente físico e com dificuldade de locomoção. Sofre de Hidrocefalia que se explica como, de forma simplificada, é a acumulação de líquido cefalorra-quidiano (LCR) no interior da cavidade craniana. A hidrocefalia pode causar lesões, como é o caso de Walter. O jovem já passou por 13 cirurgias, uma delas para operar uma hérnia, e as outras 12 na cabeça. Esta doença geralmente ocorre após um trauma, mas Pablo nasceu prematuro com sete meses, aos 20 dias de vida, a cabeça começou a ganhar maiores proporções. Hoje, ele, a mãe Iracema dos Santos Silva, o pai Jorge Luiz Walter e os irmãos Pabiola e Patrick, moram em Tramandaí, no bairro da Barra.

De acordo com a Lei 10.098, de dezembro de 2000, segundo o Art. 3º “O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para as pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. No Art. 4º diz que “As vias públicas, os parques e os demais espaços de uso público existentes, assim como, as respectivas instalações de serviços e mobiliários urbanos deverão ser adaptados, obedecendo-se ordem de prioridade que vise à maior eficiência das modificações, no sentido de promover mais ampla acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

No Art. 5º “… os itinerários e as passagens de pedestres, os percursos de entrada e de saída de veículos, as escadas e rampas, deverão observar os parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O Art. 6º estabelece que “Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT”, dona Iracema reclama da falta de banheiros públicos para deficientes físicos na Barra, e também, em Postos de Saúde, o que como diz na lei, é dever dos Estados e municípios proporcionar aos cadeirantes.

A ‘heroína’, como carinhosamente é chamada pelo filho, Iracema relata que “Se existem leis, que elas sejam cumpridas, para o bem de todos. Assim como nós pagamos todas as nossas contas em dia, sabemos dos nossos direitos. Não estamos pedindo nada mais do que as Leis de Acessibilidade exigem. Eu preciso sempre de ajuda alheia para levar o Pablo pra beira da praia, pois não temos rampas de acesso para deficientes físicos. Como é que eu vou dizer pra ele que não podemos? Faço a volta na barra inteira, sendo que moro na frente da praia, tenho que entrar na areia fofa com a cadeira, levo ele no ‘muque’, e de lá ele vai de ‘bundão’ até a água”, brinca a mãe.

A Barra recebe milhares de visitantes nos meses de alta temporada, a população local triplica, e ainda não foram disponibilizadas passarelas de acesso a praia. Os moradores já pediram junto à prefeitura, que alegou não fazer a construção devido à preservação das dunas, Iracema questiona: “Dunas nós temos em toda extensão da praia, não é novidade que devemos preservá-las, e nós fazemos isso. Mas porque aqui eles não podem instalar uma passarela? Não digo só para priorizar o Pablo, no verão, temos quase 10 cadeirantes aqui, além dos senhores e senhoras de idade, que preferem ficar em casa do que atravessar a areia, pois não tem nem fôlego.

Esta obra seria um bem para a população local. Lá para o lado do Centro, onde ficam os veranistas têm passarela, claro, é onde se concentra o dinheiro. O pessoal da prefeitura alegou também, que as passarelas não são feitas por conta das casas que tomavam conta das dunas, mas isso fazem mais de cinco anos que todos foram transferidos, não dá para entender, parece puro descaso”, revela Iracema. Juntamente com a Associação dos Moradores da Barra, existe um abaixo assinado com mais de 500 assinaturas da população clamando pela passarela de acesso à praia.

Se os Postos de Saúde estão em estado precário até para quem não tem dificuldade de locomoção, Iracema conta que dificilmente encontra acesso prioritário para as cadeiras de rodas. “No postinho aqui da Barra nós estamos sem dentista, e não temos muitos médicos capacitados, o Pablo tem problemas diferentes, nunca é uma gripe, uma dorzinha, e acaba ficando sem atendimento. A Av. Beira Mar para o lado de cá não tem asfalto, só areia, quando chove é um horror”.

A moradora salienta ainda que a maioria das calçadas não tem calçamento, o que os obriga a andarem no meio dos carros, e ainda, que as avenidas não têm faixas de segurança e, as que têm, os motoristas não respeitam. “Quando vamos à praia, ainda existe muito preconceito, o que é um absurdo, porque o Pablo é um menino muito brincalhão, querido e que puxa papo com todo mundo”, salienta Iracema. O secretário de Planejamento, Paulo Pizzinato, afirmou que “o recurso da obra que realizará o calçadão até o final da Barra já está em fase de licitação, e que a passarela de acesso à praia deve ser construída logo após o calçadão”.

Fonte: Jornal Dimensão

Sony desenvolve óculos com legenda voltados ao público com deficiência auditiva

Surdo assiste a filme no cinema utilizando óculos com legenda
 
Muita gente não imagina quão difícil é a vida de alguém que perdeu uma das habilidades sensoriais mais básicas do ser humano: a audição. Uma simples ida ao cinema pode resultar em frustração, caso não estejam sendo exibidos filmes legendados – uma realidade muito comum nos Estados Unidos, onde os únicos filmes legendados exibidos regularmente são os estrangeiros.

Pensando nisso, a Sony desenvolveu óculos voltados ao público com deficiência auditiva, que permitem ao usuário ler (como se estivesse lendo na tela do cinema) as legendas do filme diretamente nas lentes do aparelho. Isso dá a essas pessoas a possibilidade de ir ao cinema com os amigos numa sexta-feira à noite, por exemplo – horário em que os cinemas americanos raramente exibem filmes legendados.

A reportagem da BBC que apresentou a inovação mostrou ainda algumas aplicações futuras, dizendo que a transcrição automática de conversações, leitura de instruções de GPS e uma infinidade de outros benefícios não estão longe de se tornarem realidade. Os óculos devem estar disponíveis ao público no início de 2012.

Vale lembrar que, apesar de existir a possibilidade de transcrição automática do áudio, o funcionamento dos óculos no cinema será baseado na inserção de arquivos de legenda no software do dispositivo. Dessa forma, as legendas especialmente desenvolvidas para pessoas com dificuldade auditiva serão exibidas sem a possibilidade de erros por captação de som equivocada.
 
Fonte: Tecmundo

Exposição em Porto Alegre conta a história da luta de pessoas com deficiência

Foi inaugurada na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. A mostra conta a história da discriminação e da luta das pessoas com deficiência por acessibilidade e qualidade de vida.

A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), com apoio da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul).

Maria do Rosário destacou a valorização e respeito à dignidade de todos através da mostra. “A característica da exposição é valorizar pessoas que são protagonistas das suas histórias”, comentou.

Concebido a partir do desenho universal, o espaço na Usina conta com todos os recursos de acessibilidade permitindo a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. Por meio de uma linha do tempo os visitantes farão um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos

O conteúdo poderá ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes. Estarão disponíveis catálogo em braile, recuso de áudio-guia e áudio descrição, piso podo táctil e atendimento em libras.

A mostra fica em Porto Alegre até o dia 8 de abril e vai visitar mais nove cidades nos próximos meses: São Paulo, Florianópolis, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.
 
Fonte: Correio do Povo

Reatech 2012. A acessibilidade e inclusão vista como um mercado.

O evento, considerado o maior do gênero, realizado anualmente no Brasil e um das maiores do mundo, irá acontecer entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes São Paulo, (Rodovia dos Imigrantes km 1,5), na cidade de SP.

A XI edição da Reatech vai mostrar as últimas novidades do mercado de reabilitação em equipamentos, serviços e orientação para pessoas com deficiência. Estarão presentes autoridades, políticos, congressistas, profissionais no setor, atletas e toda pessoa interessada na causa da igualdade de condições do deficiente.

Além de diversos expositores de produtos e serviços relacionados à acessibilidade e inclusão, o evento também irá abrigar espaços para o conhecimento, com a realização de Seminários, Congressos, Cursos e Palestras Espaços dedicados a Artes Plásticas, Palco das Artes com diversas apresentações, e Quadra de Esportes com jogos paradesportivos

Gratuitos
REASEM (XI Seminário de Tecnologias de Reabilitação e Inclusão)
Ciclo de Palestras da SMPED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida)
Reashow (Seminário dos Expositores)
Ciclo de Palestras do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro)
III Seminário: A Sexualidade na Vida da Pessoa com Deficiência
I Encontro Nacional de Políticas Públicas para Mulheres com Deficiência Narrativas (quase) esquecidas: A luta das mulheres com deficiência no Brasil
I Fórum Nacional sobre Tecnologia Assistiva

Necessário Inscrição
SEMIEQ (II Seminário Internacional de Equoterapia)
TECFISIO (III Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia)
ADD Training (Curso de Aprimoramento Técnico Paradesportivo)
Reabilitar (Encontro Científico OttoBock)

A feira tem visitação gratuita, sem limite de idade. Dias 12 e 13 de abril (quinta e sexta) das 13h às 21h; e dias14 e 15 de abril (sábado e domingo), das 10h às 19h. Haverá transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô. As vans sairão da Rua Nelson Fernandes, nº 400 (Em frente ao Posto de Gasolina), no horário das 08h00 às 21h30