terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos a todos que devido a problema com as compras dos materiais e aos documentos relativos ao convênio, comunicamos o adiamento para a data subsequente do curso, ou seja, 16 e 17 de dezembro a realização do 2º Modulo, previsto para quarta-feira e Quinta-feira (25 e 26 de novembro) . Agradeço a compreensão e nos colocamos a inteira disposição para tirar qualquer duvida.

Walter Antero Gomes ribeiro
Presidente do COMADE
Coordenador do Curso de Gestores

IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte


A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RN deu-se inicio no dia 16 e 17 de novembro de 2015, ás 14hs com o credenciamento dos Delegados inscritos das Conferências e Fóruns Municipais, no Hotel Holiday Inn, Natal/RN o evento iniciou de forma emocionante com a Banda de Música da APABB e contou com a presença do Deputado Estadual Carlos Augusto Maia representando a Assembléia Legislativa do RN; da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência(COEDE), Márcia Guedes; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernando Gaburri; Secretária Adjunta da Sethas, Maira Almeida; Conselheiro do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência do Brasil, Rubim Junior; o Presidente da Sociedade de Cegos do Rio Grande do Norte, Ronaldo Tavares, Subcoordenador da Educação Especial de RN, Joiran Medeiros da Silva bem como a participação dos Delegados das Conferências e dos Fóruns dos Municípios bem como, Sociedade Civil e de defensores da causa.

No dia 16/11, na Palestra Magna realizada por Éliton de Souza Mendes, foi enfocado que dos 167 municípios do RN apenas nove (09) municípios possuem Conselhos Municipais; Currais Novos é um município que está entre os nove (09) que possui o Conselho da Pessoa com Deficiência (COMADE)
No dia 17/11, houve a Leitura e Aprovação do Regimento Interno da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e seguido da formação de grupos para que pudessem discutir os III Eixos da Conferência.

Após as propostas elencadas nos grupos, estas foram apresentadas em Plenária, as quais foram votadas pelos Delegados credenciados,  em seguida, realizou-se a escolha dos Delegados que representarão o estado do Rio Grande do Norte, na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Representando a ACDF - Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos: Walfredo Luiz e Francisco Rodrigues.
 

Abastecimento de Currais Novos deve estar normalizado até esta quarta-feira

j 
Suspenso na ultima quinta-feira (19) para realização dos serviços no sistema de captação de água, na Armando Ribeiro Gonçalves, o abastecimento deve ser retomado até a próxima quarta-feira (25).
Adelson Sebastião, chefe do escritório da CAERN em Currais Novos, disse nesta segunda-feira (23), que os trabalhos são necessários para garantir o fornecimento de água.
São contempladas, as cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Bodó e Lagoa Nova.
Além dessas, os pontos de distribuição d’água em Florânia e São Vicente para abastecimento das cidades de Currais Novos e Acari.

Prefeitura inicia regularização fundiária de imóveis construídos em terrenos doados pelo município


         A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEMFIN) iniciou esta semana o cadastro dos imóveis construídos em áreas doadas pelo município que serão contemplados com a “Lei de Regularização Fundiária”, legislação importante para regularizar áreas e imóveis do município que não possuem escrituras. Logo após essa primeira fase serão regularizados os imóveis construídos em áreas doadas pelo Estado, União, e em situação irregular. A Prefeitura não possui nenhum agenciador ou escritório para a organização das documentações, e todo este processo de documentação junto à SEMFIN é feito de forma gratuita. O vice-prefeito João Gustavo lembra que o valor cobrado será de algum imposto ou tributo após a emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), e algumas pessoas serão isentas deste pagamento. Para o cadastro do imóvel, as pessoas deste primeiro grupo deverão procurar à SEMFIN (prédio anexo ao INSS, Avenida Teotônio Freire), de segunda à sexta entre 7h e 13h, portando documentos pessoais, comprovante de residência e a carta de aforamento que comprove a doação. Após a entrega dos documentos uma equipe da SEMFIN irá cadastrar e visitar o imóvel, e em seguida emitir um título de posse que deverá ser registrado em cartório.

         Mais de 2 mil imóveis deverão ser regularizados no município, e entre os benefícios da regularização  está o acesso à linhas de crédito para realizar melhorias na estrutura do imóvel.

Prefeitura de Currais Novos irá instalar 03 novas academias populares

  A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar o número de academias populares na cidade, contemplando os povoados Cruz e São Sebastião/Mulungu, e o bairro Sílvio Bezerra de Melo, equipamentos estes importantes de promoção à saúde e melhoria na qualidade de vida da população. A secretária municipal de saúde, Luziane Guimarães, lembra que atualmente a população currais-novense está mais envolvida com a prática de atividades físicas. “Com as novas academias populares e com o trabalho desenvolvido pelos educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, mudamos os hábitos da população que hoje busca melhor qualidade de vida”, disse a secretária. Currais Novos já conta com as academias do Largo Jr Toscano, Centro e Paizinho Maria. Até fevereiro de 2016 deverão ser instaladas mais outras três em locais ainda a serem definidos. 

ASSECOM - PMCN 


Prefeitura de Currais Novos realizará passeio ciclístico em comemoração ao aniversário da cidade no próximo dia 29

         No próximo dia 29 de novembro Currais Novos celebra 95 anos da instituição do município, e pra celebrar a data a Prefeitura Municipal realizará um grande passeio ciclístico que acontecerá a partir das 16h saindo do Espaço Cultural Monsenhor Ausônio – “Praça da Imaculada Conceição” e terá encerramento em frente ao Palácio “Raul Macedo”, sede da Prefeitura. Todas as secretarias municipais estão envolvidas na organização do evento. As inscrições tem início na próxima segunda-feira (23) nos seguintes locais: CRAS do bairro Silvio Bezerra e CRAS do JK, e na Secretaria de Turismo, prédio da antiga secretaria de finanças (por traz do trailer Polar Lanches), no horário entre 7h e 13h. Os 300 primeiros inscritos receberão um kit (camiseta e garrafinha). Ao final do passeio acontecerá o sorteio de brindes e de uma bicicleta, além da distribuição de frutas.

Prefeito Vilton Cunha e secretária Morgana Kenya destacam ações sociais no “TV Cidade”

      
O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e a secretária municipal do trabalho, habitação e assistência social, Morgana Kenya, destacaram em entrevista ao “TV Cidade” desta segunda-feira (23), no Canal 4 da Sidys TV, o trabalho da SEMTHAS e as ações sociais e de qualificação profissional desenvolvidas pelo município ao longo deste ano. “É um trabalho prazeroso cuidar das pessoas e nós temos uma equipe comprometida com todos”, disse Morgana. A secretária também lembrou o excelente trabalho desenvolvido nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Especializado em Assistência Social (CREAS), além dos grupos sociais e projetos como CCI e AABB Comunidade. O prefeito Vilton Cunha disse que sua gestão busca aplicar da melhor forma possível os recursos federais destinados aos projetos sociais. “Temos um grande projeto na AABB Comunidade com crianças e jovens, que hoje possui mais de 300 alunos matriculados, projeto este que fortalecemos em nossa gestão”, comentou Vilton. Sobre a capacitação profissional, o prefeito destacou a importância da qualificação. “O interior nordestino passa por muitas dificuldades e a qualificação e capacitação são importantes para inserir as pessoas num mercado tão competitivo”, disse Vilton. De acordo com a SEMTHAS cerca de 52% dos 4 mil alunos já qualificados nos cursos do PRONATEC/ACESSUAS no município, já estão atuando formalmente e informalmente.

 O apresentador Ismael Medeiros leu alguns comentários dos internautas indagando o prefeito sobre outras ações como a pavimentação de ruas. Vilton Cunha lembrou que o município irá retomar convênios com o Governo do Estado para a continuação de algumas obras e início de outras, além de buscar a liberação de emendas parlamentares em Brasília. O prefeito comentou sobre a crise financeira do governo federal e estadual e disse que espera que recursos importantes para a pavimentação e outras obras sejam liberadas em 2016.

PROJETOS

         Outros projetos importantes foram destacados pela secretária Morgana Kenya, como o “Estação Família”, que leva para comunidades carentes e da zona urbana os serviços sociais disponibilizados pela SEMTHAS; e o “Família Acolhedora”, projeto que a prefeitura aderiu em 2014 junto ao Ministério Público e que visa acolher crianças e jovens em vulnerabilidade social em famílias que fortaleçam os vínculos desses jovens, que posteriormente voltam para suas famílias de origem. Morgana também comentou sobre o passeio ciclístico do próximo dia 29 de novembro em comemoração os 95 anos da cidade. O evento acontecerá a partir das 16h saindo do Espaço Cultural Monsenhor Ausônio – “Praça da Imaculada Conceição” e terá encerramento em frente ao Palácio “Raul Macedo”, sede da Prefeitura. As inscrições tem início na próxima segunda-feira (23) nos seguintes locais: CRAS do bairro Silvio Bezerra e CRAS do JK, e na Secretaria de Turismo, prédio da antiga secretaria de finanças (por traz do trailer Polar Lanches), no horário entre 7h e 13h. Os 300 primeiros inscritos receberão um kit (camiseta e garrafinha). Ao final do passeio acontecerá o sorteio de brindes e de uma bicicleta, além da distribuição de frutas. 

ASSECOM - PMCN