sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vilton e Eugênio Lins comemoram avanços na Assistência Social em 2013 no “TV Cidade”

Entrevista Vilton e Eugênio 01 (1) 
O programa “Tv Cidade” desta sexta-feira, 27, contou com a participação especial do prefeito Vilton Cunha e do secretário municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Eugênio Lins, que apresentaram os grandes avanços na área em 2013 e anunciaram algumas ações e projetos para o próximo ano. Durante a entrevista comandada pelo apresentador Renato Araújo, Vilton e Eugênio comemoraram os índices de aprovação dos cursos do PRONATEC pelos alunos, a retomada de projetos sociais importantes e a realização de obras importantes como a construção de moradias rurais e na zona urbana. “Assumimos a SEMTHAS com os projetos sociais abandonados, recuperamos e motivamos as equipes do CRAS e CREAS e o resultado é a satisfação de todos, principalmente da população”, afirmou Eugênio. Em 2013, a SEMTHAS e Prefeitura fortaleceram os projetos sociais realizados pelos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS e no de Referência Especializada – CREAS, para ofertarem à população serviços de qualidade. “A descentralização do cadastro do Bolsa Família também foi outra boa ação em prol da população”, comentou o secretário. Os programas do Governo Federal como Bolsa Família e programas de habitação foram recuperados e reformulados para atender a demanda. Atualmente mais de 120 famílias da zona rural estão cadastradas no Programa de Habitação Rural, e segundo Eugênio, o trabalho está sendo realizado para que a maior parte seja contemplada com uma moradia. Na zona urbana, no Conjunto “Imaculada Conceição”, a Prefeitura e SEMTHAS estão finalizando a construção de 17 moradias adaptadas (idosos e deficientes físicos) das 50 que estão sendo erguidas na comunidade. Para 2014, o prefeito Vilton Cunha anunciou que está sendo planejado um programa de habitação para os servidores públicos.

PRONATEC

“É imprescindível que haja qualificação profissional para que as pessoas possam conseguir seu espaço no mercado de trabalho”, disse o prefeito após depoimentos de uma professora e aluna do PRONATEC, programa de qualificação profissional que formará até o final deste ano cerca de 1.500 pessoas, tornando Currais Novos o segundo município do Rio Grande do Norte com o maior número de pessoas qualificadas. “O PRONATEC existia no município mas de forma tímida, e ao assumir a gestão, fomos com o prefeito buscar as parcerias para trazer qualificação e capacitação para nossa população”, afirmou Eugênio. Vilton também comentou sobre os projetos e propostas enviados à Brasília em 2013, afirmando que “2014 será um ano de avanços e conquistas para Currais Novos”. Em 2014 a SEMTHAS irá expandir a atuação dos cursos do PRONATEC para qualificar o maior número de pessoas e assim fortalecer o mercado local com profissionais capacitados. Projetos de habitação também serão realizados no ano que se aproxima. “Trabalhar para obter o reconhecimento da população é o que nos deixa mais feliz”, finalizou o secretário da SEMTHAS.

Fonte:ASSECOM

Governo lança campanha para estimular turismo acessível no Brasil

O Ministério do Turismo vai lançar, na próxima semana, a campanha “Turismo Acessível – Um Brasil onde todos podem viajar”. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). O objetivo é sensibilizar o setor turístico para adaptar e qualificar seus produtos e serviços para o atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As peças da campanha serão veiculadas em jornais, revistas, rádios, internet e redes sociais.

O MTur também está criando um aplicativo para tablets e celular, onde os turistas que têm algum tipo de deficiência física vão poder avaliar a acessibilidade dos empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos. A ferramenta iniciará com cerca de 41 mil estabelecimentos do Cadastur, sistema do ministério que registra os prestadores de serviço de turismo do Brasil. O MTur vai premiar as empresas mais bem avaliadas e emitir um alerta aos equipamentos que receberem avaliações negativas.

A campanha inclui, ainda, a criação de um site voltado para o setor turístico, que vai disponibilizar cartilhas, normas e orientações para adaptação a esse público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência.

Estudos - A campanha se baseia em um estudo do perfil do turista com deficiência, realizado em parceria da SDH com o MTur e a Unesco. A partir dos relatos colhidos em diversos grupos focais, foi possível avaliar a situação atual da acessibilidade da atividade turística e planejar políticas públicas de promoção do turismo inclusivo – um mercado de enorme potencial, pouco explorado. O estudo completo foi publicado pelo MTur e está disponível abaixo, assim como uma apresentação resumida.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social com Ministério do Turismo

Após emocionar torcida, criança com paralisia ganha título de sócio do ABC

A história de Arthur Andrade, de 9 anos, emocionou muitos torcedores do ABC. O garoto que não anda e nem enxerga, consequência de uma paralisia cerebral, encantou a todos por superar suas limitações físicas para manter viva a paixão pelo futebol e pelo alvinegro. Duas semanas após a exibição da reportagem especial da Inter TV Cabugi, ele recebeu um presente especial nesta sexta-feira. Por iniciativa da diretoria do clube, Arthur agora é sócio torcedor do ABC.

- Ficamos emocionados quando vimos o amor que o Arthur tem pelo ABC e o mínimo que podíamos fazer era presenteá-lo com uma carteira de Sócio Mais Querido, permitindo que ele possa levar e demonstrar todo esse amor nos jogos do Mais Querido - disse Stênio Dantas, executivo de marketing e comunicação do ABC.
Arthur Andrade, torcedor do ABC (Foto: Divulgação/ABC)  
Arthur foi presenteado pelo ABC com o título de sócio 
torcedor, e ainda conheceu o ídolo Jorge Aldir 
(Foto: Divulgação/ABC)

Arthur ainda foi presentado com camisas e mascotes do clube. Nesta sexta-feira, ele ainda pôde conhecer o locutor Jorge Aldir, de quem é fã. É pelas narrações de Jorge no rádio que o garoto acompanha os jogos do ABC, até então, de casa. Agora, poderá ir ao estádio, mas continuará com o ouvido ligado no ídolo, com quem pôde narrar um gol juntos.

Valessia Andrade, mãe de Arthur, lembra que o futebol teve papel fundamental na melhoria na comunicação do filho.
- O futebol foi uma das coisas que ajudou Arthur a falar. Com a deficiência dele, ele tinha dificuldade em se comunicar, em falar. Mas, a partir do momento que ele começou a ouvir as rádios com os locutores comentando, ele melhorou bastante. Ajudou muito - contou.

Fonte: G1/RN

CONVITE


Novo Portal do Governo do Rio Grande do Norte já está no ar

O novo site do Governo do Estado entrou no ar nesta sexta-feira 27, com informações atualizadas sobre o Rio Grande do Norte, acesso a mídias sociais, vídeos, fotografias, notícias e novas ferramentas, como um cadastro de jornalistas. Além disso, estão disponíveis as versões online das revistas Preá, editada pela Fundação José Augusto, e RN Maior e Mais Justo, que aborda as obras e ações atuais do Governo do RN.

A página foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH), responsável pela criação de um software específico – o Adcon – para atender às necessidades de cada secretaria ou órgão estadual, gerando mobilidade e dinamismo na divulgação das informações e serviços. Vários órgãos da administração direta e indireta também já estão com novas páginas virtuais atualizadas.

O concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para 1 mil vagas foi suspenso.

http://mundodasdicas.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Concurso-Policia-Rodoviaria-Federal.jpg
 
O comunicado foi divulgado nesta 
sexta-feira (27) no site do Cespe/UnB.

Segundo a nota, a suspensão atende à decisão proferida na ação civil pública em trâmite na 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro para que os candidatos considerados inaptos na avaliação de saúde possam apresentar ou regularizar exames e laudos exigidos. Somente serão beneficiados quem apresentar as documentações requeridas e pelo menos 80% dos exames requeridos dentro do prazo. Os documentos devem ser recebidos em até 45 dias.

“O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e a Polícia Rodoviária Federal informam que o concurso está temporariamente suspenso e que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para o devido cumprimento da citada decisão”, informa a nota.
Segundo o texto, os novos procedimentos decorrentes da decisão serão informados por meio de edital.

PMCN - Recuperar iluminação danificada em vários Bairros da cidade

Recuperação iluminação pública 01 

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) iniciou nesta semana os serviços de recuperação de postes e substituição da iluminação pública danificada em vários bairros da cidade. Somente entre esta quinta-feira (26) e a manhã desta sexta-feira (27), foram colocadas mais de 30 (trinta) lâmpadas em vias importantes, como Avenida 13 de maio e Silvio Bezerra de Melo. 

De acordo com a equipe da SEMOSU, o trabalho também será realizado na Avenida Teotônio Freire e em ruas que necessitem dos reparos na iluminação pública. Na parada de ônibus próximo ao Ginásio Agenorzão, que abriga passageiros com destino à Lagoa Nova e outras cidades serranas, a Prefeitura irá recuperar a estrutura que foi danifica com alguns acidentes. 

Recuperação iluminação pública 02

Fonte: ASSECOM

No IFRN, Vilton visita instalações esportivas e obras do Centro Tecnológico Mineral

Obras Centro Tecnológico Mineral 02 

Com obras iniciadas em janeiro deste ano na área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN / Campus Currais Novos, o Centro Tecnológico Mineral contará com quatro salas de estudos e pesquisas que darão suporte à exploração de minérios na cidade e região, e significa a primeira etapa para a chegada do curso superior em mineração.

Obras Centro Tecnológico Mineral 03 

À convite do diretor do IFRN Currais Novos, professor Rady Dias, o prefeito Vilton Cunha visitou na manhã desta sexta-feira (27), as obras do centro, que deverão ser concluídas no prazo de seis meses. As obras contam com investimentos do Governo Federal e Estadual, através da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – FINEP e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN /FAPERN.

Obras Centro Tecnológico Mineral 05 

“O curso de mineração do IFRN é reconhecido em todo o país como de excelência, e o Centro Mineral em Currais Novos será importante para a chegada do curso superior na área, e assim, transformarmos nossa cidade em um grande polo de pesquisa e estudos minerais”, disse Vilton. 

O diretor da unidade apresentou as instalações esportivas do IFRN, como campo de futebol (grama e areia) academia e artes marciais, e discutiu com o prefeito ações para a educação e esporte no município.

Fonte:ASSECOM

Avança na Câmara o projeto que amplia a acessibilidade dos parques de diversão

A acessibilidade nos parques de diversão brasileiros é praticamente inexistente 
A acessibilidade nos parques de diversão brasileiros 
é praticamente inexistente

Avança na Câmara o projeto que amplia a acessibilidade dos parques de diversão. O texto (PL 4498/12) obriga os parques a eliminarem barreiras arquitetônicas que dificultem o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos brinquedos e às demais instalações. A obrigação, quando virar lei, será aplicada tanto em parques públicos quanto privados, que também deverão oferecer, pelo menos, dois brinquedos especialmente projetados para quem tem deficiência física.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico. O presidente do colegiado, deputado Ângelo Agnolin, do PDT de Tocantins, garante que o benefício social do projeto não terá impacto econômico nem vai forçar aumento no preço dos ingressos para parques de diversão.

“Não há nenhuma incompatibilidade para quem tem atividade econômica, explorando o serviço de parques, nem para o poder público, que também tem o dever e a obrigação de atender as pessoas com deficiência com acesso facilitado, sem nenhuma barreira para que elas possam acessar todos os parques, com brinquedos adequados e adaptados para que os deficientes físicos também possam se divertir e se exercitar”.

Já a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil avalia que o setor já vem adotando algumas dessas regras desde 2011, quando foi aprovada uma norma específica por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 15926-2:2011).

O presidente da Adibra, Francisco Donatiello Neto, afirma que a preocupação com segurança é fundamental, sobretudo com quem tem restrições por motivos de doença ou fobia. No entanto, Donatiello ressalta algumas características dos parques de diversão que devem ser levadas em conta nesta discussão.

“Do ponto de vista dos equipamentos, nós aplaudimos e apoiamos. Porém, a acessibilidade em equipamentos de parques é diferente da acessibilidade predial. Para provocar sensações reais de adrenalina, de medo e de alegria, trabalhamos com acelerações, frenagens, deslocamentos, giros e, para tanto, a pessoa tem que estar capacitada fisicamente. O parque realmente trabalha com esforços que não são os esforços que o ser humano está habituado no seu cotidiano”.

O projeto que amplia a acessibilidade dos parques de diversão vai ser analisado e debatido agora nas Comissões de Seguridade Social e de Constituição e Justiça.

Fonte: Rádio Câmara

Teatro de Bonecos ensina crianças a respeitarem os pessoas com deficiências em Bauru

 O teatro de bonecos 'A turma do Bairro' possui personagens com diferentes tipos de deficiência

O teatro de bonecos ‘A turma do Bairro’ possui personagens com diferentes tipos de deficiência


Atuando na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, a SORRI-BAURU há 34 anos é muito procurada por empresas e instituições de diversos segmentos, de todo país, que desejam adotar políticas inclusivas. De forma criativa, a SORRI-BAURU proporciona a conscientização para a diversidade, favorecendo a natural convivência nos mais diversos ambientes e motivando a interação social.

A fim de envolver seu usuário e sua família numa perspectiva de superação e inclusão na comunidade, assim como despertar a sociedade para a importância de estar “pronta” para receber toda e qualquer pessoa respeitando suas diversidades, a SORRI-BAURU desenvolve um importante trabalho voltado para emancipação e inclusão social. Em 2010 mais de 6000 pessoas foram atingidas com os programas de sensibilização realizados pela Organização Social.

Dentre as diversas estratégias utilizadas para sensibilização e quebra de preconceito, o teatro interativo “A TURMA DO BAIRRO” da SORRI-BAURU, destaca-se por ser uma maneira envolvente e divertida de tratar os mitos sobre as deficiências. Os carismáticos personagens do teatro são bonecos de aproximadamente 1 metro de altura com e sem deficiência, do grupo americano The Kids on the Block, por meio de adaptação da técnica teatral japonesa Bunraku, contagiam todos os participantes criando um clima de descontração e diálogo. A apresentação da Turma do Bairro também conta com uma importante dinâmica de perguntas e respostas com profissionais da Instituição, orientando e desmistificando questões sobre o tema.

A Turma do Bairro, esclarece a Psicóloga da SORRI-BAURU Gilda A. Nex Alves e intérprete do personagem Marcos, “é uma importante ferramenta de impacto e alto poder de comunicação, utilizada para compartilhar informações e destacar as potencialidades da pessoa com deficiência. Nas apresentações percebemos de maneira nítida que a informação é um grande instrumento da quebra do preconceito”.

No ano de 2010 a SORRI-BAURU apresentou “A TURMA DO BAIRRO” para renomadas empresas regionais, contribuindo para melhoria da convivência com a diversidade no ambiente corporativo. Segundo José Roberto Bottaro – Gerente Senac Bauru, “ a apresentação do teatro interativo no Senac-Bauru contribuiu muito para formação de nossos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho mais inclusivo e com respeito a diversidade.”

Para mais informações sobre os Programas de Sensibilização da SORRI-BAURU, acesse o link Contato, ou pelo telefone: 4009-1000 ramal 1035- Departamento de Projetos Comunitários.
Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru

Clique em cima da imagem para assistir o vídeo sobre a matéria do Teatro de Bonecos da Sorri Bauru

Fonte: Sorri-Bauru

Senado aprova obrigatoriedade de cardápio em braile em bares e restaurantes

Cardapio com Braile para cegos, e letras ampliadas para pessoas com baixa visão

Cardápio com Braile para cegos, e letras ampliadas para pessoas com baixa visão


Os bares, lanchonetes e restaurantes podem ser obrigados a oferecer aos clientes pelo menos um cardápio em braille. Um projeto aprovado hoje pelo Senado torna obrigatória essa oferta para que clientes com deficiência visual possam ter acesso aos cardápios.

A medida foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado de forma terminativa. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser analisado no plenário da Casa.

Pela proposta, os estabelecimentos que não respeitarem a regra terão que pagar multa de R$ 100, reajustada com base no índice de correção dos tributos federais. A cada reincidência, o valor deve ser duplicado em relação ao cobrado anteriormente. O projeto não determina, porém, como deve ocorrer a fiscalização dos estabelecimentos.

“Obrigarmos que restaurantes, bares e lanchonetes ofereçam aos portadores de deficiências visuais condições igualitárias de atendimento é um ato de respeito e solidariedade”, disse a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora do projeto.

A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da proposta, disse que a mudança atende à convenção da Organização das Nações Unidas sobre direitos da pessoa com deficiência, além de complementar o Código de Defesa do Consumidor.

“As entidades privadas que oferecem instalações e serviços abertos ou propiciados ao público devem levar em consideração todos os aspectos relativos à acessibilidade para pessoas com deficiência. Todos são iguais perante a lei e que cabe ao Estado promover a defesa do consumidor”, afirmou Ana Rita.

Fonte: ABRASEL

Uern mudará data de Vestibular de 2014

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLLk_mpxBThRxoe7MCcHJrQuL-OPWUzjNH7qKRhvW6LzU7HKSIdfAytQG-l8eJGrqOhMnKlRDQM9_axgUMrwkVyF617_OvTBk5bKI_2GGUgU3K1UTF66fQsE3ce5ARLImte0km5BMzA-E/s1600/Logo_UERN-2.png
Reunião hoje, na Reitoria, decidiu pelo adiamento de vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) alterará o calendário de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV/2014).

A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira, em uma reunião do reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim, com todos os pró-reitores e coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE).

A mudança foi definida com a resposta oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à consulta sobre as eleições suplementares municipais em Mossoró, que coincidem com o vestibular da UERN, dia 2 de fevereiro de 2014.

O presidente do TRE, desembargador Amilcar Maia, informa que, embora a Presidência e a Corte se mostrem sensíveis às razões indicadas na solicitação da UERN, o pedido foi indeferido por razões de ordem jurídica, oriundas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a realização do novo pleito no primeiro domingo de cada mês.

“Portanto, o inarredável atendimento aos comandos normativos impede que o Tribunal regional altere a data das novas eleições”, destaca, ressaltando que o próprio TSE tem concedido efeito suspensivo a diversas eleições já aprazadas, o que pode vir a ocorrer em relação ao pleito de Mossoró.

“Essa medida foge inteiramente da competência deste Tribunal regional, competindo apenas àquele Tribunal Superior conferir dita sustação”, destaca.

O desembargador Amilcar Maia disse, ainda, que, em caso de eventual suspensão do novo pleito de Mossoró pelo TSE, o TRE fará as devidas comunicações e a divulgação necessária com a brevidade exigida.

Mesmo com a indefinição das eleições admitidas pelo TRE, o reitor Pedro Fernandes afirmou que a UERN mudará a data do PSV. “A UERN acata, respeita e compreende a posição do TRE, mas, por precaução e pensando no candidato do PSV decidiu marcar nova data”, assegurou, adiantando que já deteminou à Pro-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) e Comperve pressa na definição da nova data do vestibular.

(Fonte: Agecom/Uern)

Apostas para Mega-Sena da Virada podem ser feitas até 31/12

http://3.bp.blogspot.com/-O84tQrbDKE8/UoFq1NaD98I/AAAAAAAAOGs/FW93us5nkW4/s1600/Mega+da+Virada+-+Resultado.png 
Quem quiser ter a chance de começar 2014 milionário, pode fazer suas apostas para a Mega-Sena da Virada até as 14h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro em todas as lotéricas do país. O jogo simples custa R$ 2.

O sorteio ocorre no dia 31 de dezembro, às 20h25 (horário de Brasília), no estúdio da Rede Globo, em São Paulo. O prêmio deve ultrapassar a casa do R$ 200 milhões, segundo estimativa da Caixa.

O vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fabio Cleto, diz que as lotéricas já registram o aumento no fluxo de pessoas, por isso o ideal é que os interessados em fazer as apostas não deixem para a última hora para evitar as filas. Os clientes pessoa física que tenham conta na Caixa podem fazer suas apostas pela internet.

Aplicado na poupança, o prêmio de R$ 200 milhões renderia cerca de R$ 1,2 milhão por mês, o que equivale a R$ 40 mil por dia.

O prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será somado ao rateio dos acertadores de cinco números, e assim por diante.

Secretário de Segurança do RN confirma concurso para o Itep em 2014

http://www.riograndedonorte.net/wp-content/uploads/2013/06/itep.jpg 
O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, confirmou que o estado irá realizar concurso público para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) em 90 dias. Segundo ele, essa foi uma das garantias dada pelo governo ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN em reunião realizada nesta quinta-feira (26). O número de vagas e os cargos que serão contemplados no concurso público não foram divulgados pelo secretário.

Os servidores do Itep estavam discutindo a possibilidade de retomar a greve, mas, diante da negociação com o governo, decidiram dar "mais um voto de confiança ao estado" e irão continuar trabalhando.

Além da realização do concurso público, o secretário se comprometeu a enviar a Lei Orgânica e Estatuto do Itep para votação na Assembleia Legislativa em 60 dias contados a partir do dia 2 de janeiro. Os dois compromissos também foram firmados com o Ministério Público Estadual em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no último dia 23.

Governo do Estado paga salários de 93,13% dos servidores no dia 30

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyBrCM7Dh5VCom3mYll5EBVgCskxJUaF93f0gEjGQ2Lm-9pxgvpFaNizd4-6cuiedLjmGgWMob_JXlfh-Wvik16deLmvoyCASx3nj9ubmB4SnjthrH5ZlYgreJJB-C1Z4Z5rlWHj8mBj4/s1600/dinheiro.jpg
As Secretarias de Planejamento e Finanças e Administração informam que o pagamento do mês de dezembro do funcionalismo estadual seguirá o seguinte escalonamento: Servidores das pastas da Educação, Saúde, Segurança, UERN e demais instituições com receita própria, independente do valor do contra-cheque, e demais funcionários de outras pastas que recebem salário líquido de até R$ 3.000,00 (três mil reais) terão seus vencimentos depositados em conta a partir do meio dia da próxima segunda-feira (30).

Isso corresponde a 93,13% (99.162) do total dos servidores estaduais e perfaz uma soma líquida de R$ 174.540.777,76. Os demais 6,87% (7.317 servidores) receberão seus salários no dia 10 de janeiro (sexta-feira). Isso corresponde a um montante de R$ 67.025.326,92.