segunda-feira, 27 de abril de 2015

RN possui alto índice de incidência de doenças raras

Evento comemora Dia Internacional de Atenção às Doenças Raras


Com um alto número de incidência de doenças raras, o Rio Grande do Norte sediou hoje nesta sexta-feira (27) uma série de palestras sobre o tema, no auditório do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), no bairro do Tirol. Um dos tópicos discutidos durante o evento, realizado em comemoração ao Dia Internacional de Atenção às Doenças Raras, que será celebrado amanhã, foram os avanços obtidos pelo Estado, que já possui todo o fluxograma de atenção já estabelecido e encaminhado para aprovação do Ministério da Saúde, referente à Portaria 199/2014.


Segundo a diretora geral do Centro de Referência Infantil e Adulto (Cri/Cra), Marilene Soares, a unidade oferece atendimento e tratamento, quando possível, com geneticistas e disponibiliza também atenção nutricional, odontológica, terapêutica e laboratório de genética humana, que realiza exames de cariótipo e erros inatos do metabolismo. Os serviços eram oferecidos antes mesmo da publicação da portaria.

“Por isso, o Rio Grande do Norte foi selecionado para dar andamento aos atendimentos como centro especializado em reabilitação, para o qual está se habilitando e que facilitará o trabalho realizado. Teremos profissionais capacitados, equipamentos novos e um aparato melhor, que favorecerá que possamos dar respostas adequadas aos pacientes. Nosso estado é um dos mais adiantados, com todo o fluxograma de atenção já estabelecido e encaminhado para aprovação do Ministério da Saúde. Dentro desta política, o Cri/Cra está inserido no Eixo I, que trata das doenças raras de origem genética”, disse.

Ela explicou que, para receber o diagnóstico e fazer o tratamento, é preciso comparecer à instituição com ficha de referência e passar pelos procedimentos de rotina na unidade. O próximo passo é receber atendimento com o geneticista que além de avaliar, diagnosticar, acompanhar e tratar (quando o tratamento está disponível para a doença) o paciente, também é o médico responsável pelo aconselhamento genético.

RN tem alta incidência por consangüinidade

A Síndrome de Berardinelli, que é conhecida como Lipodistrofia congênita, possui quadro de incidência mundial de um caso para cada um milhão de nascimentos. No entanto, no Rio Grande do Norte, tem lugares onde a incidência chega a um caso para cada 150 crianças e a principal explicação é a relação de consangüinidade. Segundo o geneticista do Cri/Cra, João Neri, ela não tem cura, mas tem acompanhamento médico.

“Tem cem cidades no Estado onde um terço dos casamentos é consangüíneos, então isso aumenta muito a ocorrência de doenças que chamamos de recessivas, que são aquelas informações genéticas que só se manifestam quando são recebidas do pai e da mãe ao mesmo tempo. Então, se ambos são parentes, é provável que eles tenham essa informação e isso passe para o bebê”, disse.

Para ele, o evento é importante para que os gestores municipais tenham ciência de que esses casos são tratáveis e alguns, até tenham chance de cura. E que o Governo Federal implantou um plano de atenção para o quadro de doenças raras, que é repassado aos estados para que eles possam por em prática o fluxograma de atendimento aos pacientes.

“Após décadas de discussões científicas internacionais, finalmente, o Brasil reconhece a importância de se dar atenção às doenças ditas raras no âmbito do SUS. Isso se deveu ao esforço da comunidade médico-científica e das associações de pais, amigos e portadores dessas doenças, além de outras entidades ligadas aos direitos humanos, em mostrar de modo inequívoco a importância da atenção precoce e adequada a esses quadros, tanto para a saúde, quanto para a economia do país”, afirmou João.

Doenças Raras

Atualmente, há entre cinco e oito mil doenças raras identificadas em todo o mundo, de acordo com Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a definição usada, as doenças raras são aquelas patologias que afetam até 65 pessoas em cada grupo de cem mil indivíduos e, no Brasil, ainda não existe uma estatística bem definida, mas estima-se que algo em torno de 10% da população seja afetada diretamente alguma delas.

Por serem crônicas, elas se arrastam ao longo de toda a vida e podem progredir de forma degenerativa, incapacitante e/ou fatal. Contudo, como afirmou o geneticista João Neri, há muitas que possuem tratamento e, quando diagnosticadas e tratadas precocemente, evoluem de modo mais satisfatório, permitindo à pessoa, não apenas qualidade de vida, mas também a possibilidade de ser produtivo e útil à sociedade. E essa qualidade se estende também para a família da criança.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) quer dar condições de sobrevida com qualidade, para serem produtivas e também orientação a essas famílias, que é o mais importante, porque quando se sabe que pode ter um segundo filho com o mesmo problema, o casal pode repensar ou procurar uma forma de ter bebês sem o problema. E também orientação sobre a condição da doença, que tem tratamento, como é que ela evolui, o que fazer e o que pode ser feito. O mais importante é saber lidar com esse paciente”, disse.

O conceito de Doença Rara é transversal, distribuindo-se por quadros de causa genética (80%), degenerativas, autoimunes e infecciosas. A maioria delas tem um caráter sistêmico e as suas manifestações clínicas se iniciam em mais da metade dos casos nos dois primeiros anos de vida, sendo, aliás, a causa de 35% da mortalidade na idade de um ano, 10% de um a cinco anos e de 12% entre os cinco e 15 anos.

Alessandra Bernardo
alessabsl@gmail.com

Fonte: O Jornal de Hoje

Pacientes com Lipodistrofia debatem em Natal a doença genética



A Síndrome de Berardinelli, também conhecida como Lipodistrofia Congênita, é caracterizada pela ausência do tecido adiposo no corpo, que causa no paciente uma desordem rara no metabolismo dos carboidratos e dos lipídeos. O resultado disso são as modificações no funcionamento do organismo (alterações metabólicas), como o aumento do colesterol e dos triglicérides, elevando o risco de problemas cardíacos e resistência à insulina durante a vida, situação que pode causar a diabetes.


O Rio Grande do Norte é o Estado brasileiro com o maior índice da síndrome, com grande concentração na Região do Seridó. Ainda não se sabe exatamente todos os mecanismos que levam ao aparecimento da lipodistrofia. Entretanto, especialistas afirmam que a doença é genética e está ligada principalmente aos casamentos cosanguíneos – relações matrimoniais entre indivíduos com grau de parentesco muito próximo.

Márcia Guedes, mãe de Rodrigo Vagner, diagnosticado com a síndrome no primeiro mês de vida, resolveu fundar a Associação dos Pais e Pessoas com a Síndrome de Berardinelli no RN (ASPOSBERN) para agregar as pessoas que buscam apoio e informações sobre a doença. Cerca de 16 anos após fundação da Associação, no dia 24/04, o grupo realizou em Natal o primeiro grande encontro dos pacientes com Lipodistrofia.

“Estamos reunindo várias pessoas portadoras da síndrome e com casos na família para discutirmos sobre essa doença que é muito rara em todo o mundo. Devido à raridade dos casos, há uma grande dificuldade de diálogo entre nós. A Asposbern foi criada justamente com esse intuito de reunir os pacientes, para trocarmos informações e entendermos melhor a doença”, explicou.

Devido a má distribuição de gordura no corpo, alguns pacientes apresentam perda de gordura no rosto, glúteos, pernas e braços e, em alguns casos, acúmulo no abdômen, costas, pescoço e mamas. Essas alterações podem aparecer juntas ou isoladas. Há casos em que a gordura diminui em determinadas partes do corpo e aumenta em outras.

“Estamos a procura de mais casos para podermos ajudar mais pessoas, principalmente com relação ao diagnóstico. Não há cura para a doença, mas se o tratamento começar a ser feito nos primeiros meses de vida, os avanços podem ser melhores”, afirmou Márcia.

Hoje aos 28 anos, Rodrigo Vagner conta que pode realizar qualquer atividade, sem perdas no desempenho. “A síndrome varia muito de um caso para outro. Não sei se tive sorte, mas acredito que o meu tratamento, por ter sido iniciado comigo ainda recém-nascido, vem fazendo um efeito muito bom. Não apresentei deficiência mental, nem outra situação mais grave. Faço tudo normalmente”, afirmou Rodrigo, que é formado em Administração com ênfase em Finanças.

O médico pediatra Ney Marques da Fonseca, que diagnosticou o caso de Rodrigo e de outras crianças no RN, explica que o diagnóstico não é muito simples no início da vida das crianças, porém são as mães que identificam os primeiros sinais de anormalidade.

“A mãe pode ser a primeira pessoa a sentir essa diferença no bebê. Esse ‘algo diferente’ se dá principalmente ao fato dos músculos do corpo estarem mais realçados porque não há a capa de gordura que fica entre a pele e o músculo. Essa falta de gordura pode fazer a família pensar que há uma situação diferente na criança. Caberá ao pediatra, primeira pessoa a quem a criança é levada, conhecer a doença”, afirmou.

Ney Fonseca alerta que o tratamento das crianças, com medicamentos específicos, deve estar atrelado também a uma dieta alimentar. “Uma das principais conseqüências da doença é o diabetes precoce nas crianças, por isso a necessidade de uma dieta especial, da alimentação balanceada. Isso pode amenizar os danos da lipodistrofia e controlar os sintomas”, destacou.

Maria Cristina de Oliveira, mãe de Isabel Cristina (6 anos) e Rafaela Vitória (3 anos), conta que descobriu a doença quando sua primeira filha tinha 5 meses de nascida. Natural da Paraíba, as filhas são fruto de seu relacionamento com um potiguar. “Não vimos nenhuma ligação cosanguínea entre nós, principalmente pela distância de nossas famílias. Mas isso não nos importou, a não ser o tratamento de Isabel. Foi muito difícil para nós no início, mas aos poucos fomos lidando com a situação”, disse. “Quando a Rafaela nasceu, com o mesmo aspecto magro demais, só pele e osso, nós tiramos o problema de letra”, comentou.

A frequente perda de peso e as características de retardamento mental, principalmente em Isabel, não impedem que as meninas realizem todas as atividades que uma criança costuma fazer. “Elas estudam, brincam e se alimentam normalmente, conforme suas limitações. Isabel tem dificuldade de fala, já Rafaela é uma tagarela. Mas as igualdades e diferenças delas não as tornam crianças incapazes”, afirmou a mãe.


Carolina Souza
Repórter

Fonte: O Jornal de Hoje

Comunidade cega reivindica cumprimento de direitos e acessibilidade em Natal

RTUI56I56I

Ronaldo Tavares: melhorias no sistema de transporte urbano, passe livre intermunicipal, implantação de sistema sonoro e placas de identificação em braille nas paradas de ônibus

“Somos otimistas, temos esperança de que as nossas autoridades trabalharão para cumprir os nossos direitos, que se fossem atendidos em sua plenitude, não seria preciso termos uma lei específica para garantir a nossa acessibilidade. Apesar de, infelizmente, ainda encontrarmos inúmeras barreiras em áreas como comunicação, saúde, educação e transporte público”, desabafou o presidente da Sociedade de Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), Ronaldo Tavares.

Ele, que tem acompanhado de perto os trabalhos relacionados à licitação dos transportes públicos de Natal, afirmou que a entidade conseguiu a inclusão de diversos pontos que garantem melhoria de qualidade de vida aos portadores de deficiência visual. E que a expectativa é que o projeto de lei seja aprovado sem ressalvas ou vetos pelo executivo municipal.

Entre os tópicos importantes para a comunidade cega de Natal inclusas no projeto estão: a implantação de sistema sonoro que avisa quais as linhas urbanas em circulação e seus destinos nas paradas, bem como placas de identificação em Braille; letreiros com palavras e números escritos em números maiores, para facilitar a leitura por pessoas com visibilidade reduzida e veículos com degraus rebaixados, para facilitar a subida e descida dos passageiros.

“São melhorias desejadas que não beneficiam apenas os cegos, mas também que possui mobilidade reduzida, visão curta, idosos, pessoas com deficiências físicas e analfabetos, ou seja, uma grande parcela da população que ainda sofre com a falta de medidas simples e baratas, já que temos tecnologias de sobra disponíveis a custos quase zero. Mas, o problema maior é a falta de interesse e de vontade política para isso. Já não basta calçadas obstruídas por placas de comércio e veículos estacionados irregularmente, que atrapalham bastante a vida de todos”, afirmou.

Passe livre intermunicipal

Ronaldo Tavares explicou que o passe livre intermunicipal é uma reivindicação antiga e bastante desejada pela comunidade cega do Rio Grande do Norte e que o benefício, se aprovado, garantirá inclusão social, cidadania, dignidade e o direito de ir e vir. E que a expectativa é que o governador Robinson Faria sancione o dispositivo sem vetos ou ressalvas.

“Existe uma lei federal que já garante isso e sabemos de casos de estados como Paraíba, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro em que a lei está em funcionamento já há algum tempo, beneficiando um grande número de pessoas cegas e com outros tipos de deficiências. É um benefício de grande alcance social, democrático e que não gera nenhum tipo de custo ao erário público, como pode ser alegado por quem não deseja a implantação do benefício”, disse.

Ele disse também que o passe livre foi comentado durante uma audiência pública no último dia 08, quando estiveram reunidos representantes de vários segmentos que podem ser beneficiados com sua aprovação. “Há também um projeto de lei que está sendo elaborado por um deputado estadual, importante para a nossa causa. Por isso, estamos esperançosos sim”, afirmou.

UFRN abre processo seletivo com vagas para primeira turma de psicologia do campus Santa Cruz


Foi publicado o edital de seleção para a primeira turma do curso de Psicologia em Santa Cruz (RN). São 45 vagas, para ingresso ainda em 2015.1. O processo seletivo será baseado nas notas do ENEM 2014, com os mesmos parâmetros (pesos, notas mínimas, reserva de vagas emagrecer rápido para cotistas, argumento de inclusão regional) que são adotados no SiSU.

As inscrições ocorrerão nos dias 7 e 8 de maio. Todas as informações estão no Edital, que está disponível na seção Formas de Ingresso, Outros Processos Seletivos, da página: http://www.prograd.ufrn.br/ Arquivo em anexo: Edital Psicologia Santa Cruz 2015.1.

Fonte: O Paralelo Campestre

Câmara aprova cota para pessoas com deficiência física na lei da terceirização

A Lei das Cotas determina que empresas que tenham entre 100 a 200 empregados reservem 2% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência física.
A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, a extensão do sistema de cotas para pessoas com deficiência física para a lei de terceirização (PL 4.330/2004), após emenda proposta pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Com isso, empresas contratantes e terceirizadas deverão somar o número de funcionários e, caso atinjam o mínimo de cem empregados, deverão adotar o sistema de cotas.

A Lei das Cotas (8.213/1991) determina que empresas que tenham entre 100 a 200 empregados reservem 2% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência física. Os valores sobem de acordo com o número de empregados: 201 a 500, a cota é de 3%; de 501 a 1000, de 4%; e acima de 1001, de 5%.

Fonte: Folha Vitória

Candidatos com deficiência serão convocados para Polícia Civil

Os candidatos com deficiência que foram aprovados no concurso público da Polícia Civil de Sergipe serão convocados até esta sexta-feira (24), é o que informa a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O processo faz parte de uma etapa preparatória para o curso de formação e avaliação da compatibilidade da deficiência com as necessidades dos cargos em questão.

Segundo o Governo do Estado, esta etapa do concurso está prevista em edital e caso não sendo comprovada a deficiência do candidato, será desconsiderada a classificação na listagem de pessoas com deficiência, sendo considerada somente a classificação na listagem de ampla concorrência.

Nos últimos dias o Governo do Estado divulgou relação oficial do resultado da 1º e 2º fase do concurso com a colocação de todos os candidatos. A convocação do Curso de Formação, etapa seguinte do concurso, que será ministrado na Academia Geral de Polícia de Sergipe (Acadepol), será divulgada posteriormente. Para esta etapa, serão convocadas cinco vezes o número de vagas, para agente de polícia judiciária e para escrivão, conforme previsto em edital.

Fonte: G1

Bispo de Caicó revela ser contra a redução da maioridade penal no país

tydktyi76ei
O bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, conversou com a imprensa de Caicó, no sábado (25), sobre a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). O órgão, emitiu uma nota para mostrar a sociedade seu posicionamento diante de alguns temas, entre eles, a redução da maioridade penal, a corrupção, crise política e estatuto do desarmamento.

Na nota, os religiosos, afirmam que “a PEC 171/1993, que propõe a redução da maioridade penal para 16 anos, já aprovada pela Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça da Câmara, é um equívoco que precisa ser desfeito. A redução da maioridade penal não é solução para a violência que grassa no Brasil e reforça a política de encarceramento num país que já tem a quarta população carcerária do mundo. Investir em educação de qualidade e em políticas públicas para a juventude e para a família é meio eficaz para preservar os adolescentes da delinquência e da violência“.

O bispo Dom Antônio, acrescenta que não faz sentido reduzir a idade para poder punir com prisão que praticou algum tempo de crime. “Um trabalho de pesquisa divulgado esta semana revela que se ocorrer a redução, em um ano, nós vamos ter mais 30 mil presos no sistema prisional. Ora, se nós não estamos tendo condições de manter os presos que temos, vamos colocar mais gente lá? Outra coisa, o Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê pena para adolescentes que cometem delitos. E se a redução for para 14, talvez em breve nós tenhamos pessoal com idade a baixo disso cometendo os mesmos delitos“, disse.

Na nota divulgada pela CNBB, os bispos afirmam que “O Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigor há 25 anos, responsabiliza o adolescente, a partir dos 12 anos, por qualquer ato contra a lei, aplicando-lhe as medidas socioeducativas. Não procede, portanto, a alegada impunidade para adolescentes infratores. Onde essas medidas são corretamente aplicadas, o índice de reincidência do adolescente infrator é muito baixo. Ao invés de aprovarem a redução da maioridade penal, os parlamentares deveriam criar mecanismos que responsabilizem os gestores por não aparelharem seu governo para a correta aplicação das medidas socioeducativas”.

Leia a nota da CNBB aqui

Começa a entrega de kits da 6ª Corrida do Comerciário




Adultos e crianças participarão da 6ª Corrida do Comerciário, evento realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). Para correr no dia, os inscritos precisam comparecer ao Sesc Centro, em Natal, nos dias 29/04 (8h às 20h) e 30/04 (8h às 19h), para retirar o kit de participação.
O kit atleta é composto pelo número de peito de uso obrigatório, camiseta alusiva ao evento e chip de uso único que deve ser colocado no tênis do pé direito e na posição vertical. A 6ª Corrida do Comerciário será realizada no dia 1º de maio, nas distâncias de 5km e 10km. Além destas provas oficiais, será realizado o “Festival de Corrida Infantil”.
Para a retirada do kit, os atletas inscritos na categoria comerciário devem apresentar a carteira do Sesc com validade até o dia 1º de maio de 2015, documento de identificação com foto e comprovante de pagamento. Já os participantes da categoria comunidade deverão apresentar documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista) e o comprovante de pagamento.

Assembleia Legislativa se instala em Angicos na próxima quarta-feira

a071fc58-236d-4a3d-b698-971a35770323A Assembleia Itinerante e Cidadã se instalam nas próximas quarta-feira (29) e quinta-feira (30) na cidade de Angicos, região Central do Rio Grande do Norte. Durante dois dias, Angicos vai se tornar sede do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte. Os deputados estaduais vão discutir assuntos de interesse do município e da região, como questões relacionadas à estiagem.
A Assembleia Cidadã vai oferecer ainda a prestação de serviços, como a retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, artesanato, educação e corte de cabelo, além de orientação ao consumidor, atendimento médico, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade e apresentações culturais.
O projeto facilita o acesso à informação e à assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.
Assembleia Itinerante
A Assembleia Itinerante é um projeto que tem como objetivo levar os trabalhos parlamentares aos municípios-polo do Rio Grande do Norte, com a realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando o Legislativo ainda mais da população e fortalecendo essa interação.
Através das visitas a estas cidades, os parlamentares discutem as reivindicações e também se concentram na apresentação de leis e projetos para solucionar, prioritariamente, os problemas apontados na região durante a passagem da Assembleia Itinerante.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Aero disponibiliza 30 títulos de sócios remidos

A diretoria do Aero Clube de Currais Novos deu inicio a um esforço, visando arrecadar o montante necessário à implantação do projeto de Prevenção Contra Incêndio, que foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
O sodalício já adquiriu inclusive, um reservatório com capacidade de quinze mil litros, exclusivamente para suprir o sistema.
Estão sendo disponibilizados trinta títulos de sócios-remidos.Também será realizado sorteio de uma motocicleta, dia 26 de julho próximo, no programa “ Nossa Terra Na TV”, no canal 4 local.

Aero Clube empossa diretoria para o biênio 2015/2017


O ato aconteceu neste domingo (26), com Lucemário Gomes (Presidente) e diretoria, foram empossados para mais um mandato. O prefeito Vilton Cunha e o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins prestigiaram o evento.

Lucemário, Joaquim da Paulista, Vilton Cunha e Eugênio Lins
Joaquim da Paulista, um dos mais antigos sócios do Aero e seu Luiz Cândido

Projeto de Lei de Albert Dickson assegura vagas de trabalho para Pessoas com Deficientes

O deputado Albert Dickson (PROS) apresentou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que determina a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos contratos de terceirização de serviços públicos. O dispositivo prevê que as empresas ou entidades prestadoras de serviço que firmarem contratos com os poderes e órgãos da administração pública estadual deverão reservar 10% do total de vagas de trabalho às pessoas com deficiência.


“A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho não pode ser mais considerada um problema individual, ou seja, apenas do deficiente e de sua família, mas sim da sociedade como um todo”, avalia Dickson.

Para efeitos da Lei, será considera portadora de deficiência a pessoa que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades em sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividade considerada normal aos demais.

A proposta assegura o mínimo de 10% da totalidade das vagas, com reserva nunca inferior a uma vaga, obedecendo ao seguinte cálculo: de 100 a 200 empregados, reserva de 2% das vagas; de 201 a 500 empregados, reserva de 3% das vagas; de 501 a 1000 empregados, reserva de 4% das vagas; de 1001 empregados em diante, reserva de 5% das vagas.

De acordo com o deputado Albert Dickson, o Projeto de Lei está em consonância com a Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais (Lei Estadual nº 12.870), que dispõe sobre a ampliação das alternativas de inserção econômica do deficiente, proporcionando-lhe qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho.

Servidores da Assembleia Legislativa do RN prestam vestibular para curso de Gestão Pública

Para concorrer ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública, 52 servidores da Assembleia Legislativa participaram de vestibular realizado pela Universidade Potiguar (UnP). Ocupantes de cargos efetivos, comissionados e funções gratificadas prestaram exame seletivo com provas de língua portuguesa e interpretação de textos, conhecimentos gerais, atualidades e redação.
A UnP é a instituição de ensino superior que venceu o processo de licitação aberto pela Assembleia Legislativa para a oferta do curso, e o contrato firmado contou com a interveniência do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), a escola da Assembleia. As provas foram elaboradas e aplicadas pela UnP, a quem compete a avaliação e consequente divulgação do resultado.
As inscrições foram realizadas no ILP, que registrou 67 candidatos. Destes, onze não apresentaram a documentação exigida pela coordenação do curso na UnP e quatro não compareceram ao local das provas. Assim, 52 servidores concorrem às 40 vagas inicialmente oferecidas.
O resultado dos aprovados tem divulgação prevista para o dia 27 de abril e, no período de 28 a 30 de abril, os candidatos devem procurar a central de atendimento ao aluno na UnP (Unidade Roberto Freire) para efetuar suas matrículas, das 9 às 12 horas. O resultado final da seleção está condicionado ao atendimento de critérios estabelecidos no edital quanto à contagem dos pontos.
O curso será instalado no segundo semestre deste ano e funcionará em horário noturno na UnP Roberto Freire.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Currais Novos realizará terceira edição do “Dia do Cooperativismo” em 04 de julho

As atividades de promoção social do cooperativismo e o estímulo a integração da população às ações voluntárias serão destaques do “Dia do Cooperativismo” – Dia C, evento que acontece em todo o mundo no próximo dia 04 de julho e que pelo terceiro ano consecutivo promoverá uma programação especial em Currais Novos.
No Rio Grande do Norte, o “Dia C” tem coordenação da OCB RN (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte) e SESCOOP RN (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte). No Brasil, 268 municípios realizaram atividades durante a edição de 2014 com mais de 117 mil voluntários e mais de 1,4 milhão de pessoas beneficiadas.

Fórum discute precariedade da assistência materno infantil no RN

YTJKTYITA situação da assistência ao parto e aos recém-nascidos é altamente precária nos hospitais das redes pública e privada do Rio Grande do Norte.
O diagnóstico, divulgado nesta sexta-feira (24) durante o Fórum de Dilemas Éticos sobre Assistência Materno Infantil, confirmou que a obstetrícia sofreu uma drástica redução no número de leitos nos últimos 20 anos, os baixos valores pagos por procedimentos médicos e a distância entre o que é ensinado nos cursos de Medicina e as necessidades da sociedade são alguns dos fatores que favorecem o aumento preocupante de nascimentos via cirurgia cesárea no Estado.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Marcos Lima, durante o evento foram discutidas também as possíveis soluções para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos na obstetrícia potiguar, como a ampliação do número de leitos e implementação de salas de parto nos hospitais públicos e particulares, humanização dos profissionais para um atendimento mais adequado e maior investimento financeiro no setor.

Movimento em favor do hospital de Currais Novos

Aconteceu na tarde deste sábado (25), a manifestação em prol do Hospital Regional “Dr.Mariano Coelho”. A população interditou o trecho da BR 226, próximo a ponte do bairro Paizinho Maria.20150425_160414
20150425_160347
20150425_160405
Fotos: Blog da PM

Currais Novos realizará terceira edição do “Dia do Cooperativismo” em 04 de julho


As atividades de promoção social do cooperativismo e o estímulo a integração da população às ações voluntárias serão destaques do “Dia do Cooperativismo” – Dia C, evento que acontece em todo o mundo no próximo dia 04 de julho e que pelo terceiro ano consecutivo promoverá uma programação especial em Currais Novos. Na quinta-feira (23) a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Socorro Góes, e o interlocutor do PRONATEC em Currais Novos, Gérson Jr, participaram do lançamento do “Dia C” na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte – SESCOOP RN em Natal.
Durante o encontro, que contou com palestra de sensibilização sobre o trabalho voluntário de solidariedade, ministrado pelo professor Walther Dorighelo, os representantes das cidades que realizaram a edição em 2014 tiveram a oportunidade de conhecerem experiências exitosas no cooperativismo e que beneficiaram milhares de pessoas no país. Socorro lembrou que Currais Novos sempre se sensibilizou com ações, projetos e atividades voluntárias, e que em 2015 o “Dia C” terá uma maior mobilização. “Uma das nossas propostas para este ano é cadastrar projetos e trabalhos voluntários desenvolvidos na cidade para fortalecermos nossas ações em benefício das pessoas”, disse Socorro. Em 2014, a COOPERNOVOS – Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos de Currais Novos, foi beneficiada com o trabalho voluntário realizado pelo “Dia C”. Ao final do encontro, Socorro Góes recebeu o certificado de Sônia Maria de Sousa Rocha, superintendente do SESCOOP RN, reconhecendo o trabalho e dedicação do município nas ações do cooperativismo em 2014.
No Rio Grande do Norte, o “Dia C” tem coordenação da OCB RN (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte) e SESCOOP RN (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte). No Brasil, 268 municípios realizaram atividades durante a edição de 2014 com mais de 117 mil voluntários e mais de 1,4 milhão de pessoas beneficiadas.
Fonte:ASSECOM

Conselho de Saúde cobra providências da SESAP com relação ao hospital de Currais Novos

Cópia de 10956585_629799777155057_1258253827831965743_nO presidente do Conselho Municipal de Saúde de Currais Novos, Francisco Lins, acompanhado das conselheiras, Maria Do Céu Aprígio e Marizélia Lindolfo de Freitas e Dr. Carlos Alberto conselheiro estadual, entregaram relatório da situação do Hospital “Dr. Mariano Coelho”, de Currais Novos, ao Secretario Adjunto da SESAP, Dr.Haroldo Vale, reivindicando providências urgentes para funcionamento pleno da unidade hospitalar.
Em conversa com a Drª Milena coordenadora da COHUOR, informaram sobre do funcionamento do aparelho de RAIO X, e foi cobrado providência urgente, caso contrario o Conselho irá recorre ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis.
O secretario adjunto Dr. Haroldo Vale se comprometeu em entregar ainda nesta sexta-feira, o relatório ao secretário Ricardo Lagreca, que não participou da reunião, devido a compromissos na Governadoria.Cópia de entrega de relatorio

Vilton Cunha participa de lançamento do “Centro de Nefrologia” em Santa Cruz



O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, participou na manhã da sexta-feira (24) do lançamento das obras de construção do “Centro de Nefrologia Santa Rita”, em Santa Cruz.
A solenidade contou com a presença de prefeitos da região do Seridó e Trairi, além de autoridades políticas do Estado. Em entrevista à rádio Santa Cruz, Vilton parabenizou a iniciativa do empreendimento privado que irá beneficiar centenas de pacientes de cidades circunvizinhas, como Currais Novos.
“Este centro irá diminuir a distância para muitos pacientes que se deslocam para capital em busca de tratamento”, disse Vilton, ressaltando a importância dos serviços para as regiões.
O Centro de Nefrologia tem o intuito de ser referência para diversas cidades e oferecerá serviços especializados para o diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário.
Fonte:ASSECOM

TJRN disciplina funcionamento de Câmara Técnica para demandas voltadas à Saúde

slide-medico-servidorA Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte normatizou a formação e o funcionamento da Câmara Técnica que será voltada para auxiliar a instrução e o julgamento de demandas relacionadas com a saúde. A Câmara é fruto do Termo de Cooperação Técnica n.º 08/2014, firmado em 9 de dezembro de 2014, entre o TJRN, o Governo do Estado, o Município de Natal e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). As regras para funcionamento da Câmara constam na Portaria nº 608/2015, publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico do dia 13 de abril.
A Câmara Técnica será responsável pela elaboração de documentos técnicos e especializados na área da saúde, com o fim de auxiliar magistrados na formação de um juízo de valor, por ocasião da apreciação de questões clínicas apresentadas nas ações judiciais, envolvendo a assistência à saúde pública, na forma da Recomendação nº 31/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
TJRN

Receita amplia isenção de IPI a veículo de taxistas e de pessoas com deficiência

deficienteOs taxistas e as pessoas com deficiência terão mais prazo para pedir a isenção de impostos na compra de veículos. A Receita Federal ampliou, de 180 para 270 dias, a validade da autorização de aquisição de veículo sem o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A extensão do prazo consta de instrução normativa editada na quarta-feira (22). A Receita, no entanto, só explicou a mudança na noite de ontem (23).
De acordo com o Fisco, a ampliação foi necessária para dar mais tranquilidade aos taxistas e às pessoas com deficiência. Depois de conseguir a isenção do IPI, esses contribuintes tinham dificuldade de pedir aos governos estaduais a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a compra de veículos.
A autorização para isentar o IPI, tributo federal, é um documento necessário para requerer a isenção do ICMS, imposto de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal. No entanto, segundo a Receita, como o trâmite dos pedidos às unidades da Federação muitas vezes ultrapassava 180 dias, o documento de isenção do IPI caducava.
Para evitar o transtorno, que obrigava o contribuinte a reiniciar o processo na Receita Federal, o Fisco decidiu aumentar em 90 dias a validade da isenção do IPI nesses casos.

Governo se compromete em solucionar problema no abastecimento de Currais Novos e Acari


        Após pouco mais de um ano do início das discussões sobre alternativas para melhorar o abastecimento de Currais Novos e Acari, o Governo do Estado sinalizou nesta quinta-feira (23) durante reunião com os prefeitos Vilton Cunha e Isaías Cabral, e com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Ezequiel Ferreira, comprometimento em buscar soluções para minimizar a falta d’água através de ações emergenciais. Anteriormente marcada para acontecer na sede da SEMARH – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a reunião foi transferia para um hotel em Ponta Negra onde o governador Robinson Faria estava reunido com os secretários estaduais e alguns deputados.

        Durante o encontro, os representantes dos dois municípios apresentaram algumas ações urgentes que podem ser realizadas para melhorar o abastecimento das cidades. Vilton Cunha reafirmou novamente, como vem dito em todas as reuniões, que as alternativas as quais o Governo pode analisar, planejar e executar, para minimizar o problema são: intervir no Gargalheiras com a perfuração de poços e construção de cacimbões “amazonas” no aluvião do açude; captação de água na adutora Serra de Sant’Ana, em Florânia, para abastecer os carros pipas; ou captar água na adutora Monsenhor Expedito, em Santa Cruz, também para abastecer os carros pipas. “Estamos passando por um momento muito crítico e esperamos que o Governo se sensibilize e nos ajude para buscarmos soluções", disse Vilton. O prefeito de Acari comentou sobre o esforço da CAERN em manter o sistema funcionando e abastecendo as cidades neste período. “O rodízio de água para abastecer os mais de 50 mil habitantes está sendo uma das alternativas encontradas para levar água para as pessoas, mas precisamos de ações urgentes”, disse Isaías. 

        O deputado presidente da AL RN disse que Currais Novos e Acari vivem um momento de “falência do abastecimento”, e pediu urgência para que o Governo do RN apresente alternativas que amenizem o problema. “Estamos aqui unidos para pedir celeridade e respostas para este problema que aflige milhares de pessoas”, disse Ezequiel. O Governador Robinson Faria lembrou que a falta de planejamento do Estado nos últimos anos favoreceu o cenário problemático no abastecimento das cidades. “Me antecipei e pedi a todos os órgãos competentes que encontrem soluções para o abastecimento de Currais Novos e Acari”, disse Robinson, afirmando que solicitou à CAERN, SEMARH, IDEMA e IGARN alternativas emergenciais. “A equipe técnica irá se reunir nesta sexta-feira (24) para analisar todas as alternativas apresentadas neste encontro”, comentou. Em entrevista à imprensa currais-novense, Robinson foi indagado sobre ações para a segurança e saúde no município, principalmente sobre a nova direção do Hospital Regional “Mariano Coelho”. “Brevemente iremos anunciar a direção”, disse o governador.

Estiveram presentes na reunião, o secretário da SEMARH, Mairton França; o diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Rondinelle Silva Oliveira; ex-prefeito Zé Lins, vereadores de Acari, a vereadora currais-novense Dadá, o Professor João Abner, a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe “Loura”, e imprensa currais-novense. 

Fonte: ASSECOM