segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Na próxima sexta-feira 13 será celebrado os 200 anos de falecimento do fundador de Currais Novos

O prefeito Vilton Cunha, antecipou neste domingo (08), que na próxima sexta-feira, dia 13, será lembrado os 200 anos de falecimento do fundador de Currais Novos, Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão.
Uma missa será celebrada às 12h na Matriz de Sant’Ana, igreja que o Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão construiu e onde seus restos mortais estão sepultados.

Inscrições para o Programa Inglês sem Fronteiras começam hoje

A partir das 12h de hoje (9), estudantes do ensino superior podem se inscrever no Programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação. Serão oferecidas 14.760 vagas em cursos presenciais gratuitos de inglês. As inscrições vão até 16 de dezembro. As aulas terão início em 13 de janeiro de 2014.
Os cursos abordam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a preparação para exames internacionais de certificação de fluência em língua inglesa. A carga horária estabelece quatro aulas semanais de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros ao longo da semana, em locais e horários definidos pela própria universidade. A duração pode ser 30, 60, 90 ou 120 dias.
Podem concorrer às vagas estudantes de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas. Também podem participar estudantes ativos no Curso My English, online, níveis 2, 3, 4 ou 5 e estudantes que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.
O Inglês sem Fronteiras foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em dezembro do ano passado, com o objetivo de melhorar o nível de inglês dos estudantes e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras.

Procissão da Imaculada Conceição reuniu milhares de fiéis na tarde de domingo, 08

Os festejos à Imaculada Conceição, co-padroeira de Currais Novos, se encerraram na tarde deste domingo, 08, com a tradicional procissão pelas ruas do bairro JK. Durante o percurso a multidão entoava cânticos e orações em homenagens à Deus e a Nossa Senhora. Após a procissão, o povo se reuniu no “Espaço Cultural Monsenhor Ausônio” onde foi realizada a missa de encerramento da 21ª Festa da Imaculada Conceição. Em sua mensagem, o pároco Sandoval Matias fez um agradecimento especial a toda equipe organizadora da festa e aos colaboradores e patrocinadores.
“Rogamos à Deus, Imaculada Conceição e à São José que nos abençoe com chuvas no ano que se aproxima”, disse o padre. O prefeito Vilton Cunha acompanhou todo o percurso da procissão acompanhado da primeira dama Ana Maria Furtado. Ao discursar para a multidão, Vilton ressaltou a importância e participação dos currais-novenses nas caminhadas, novenas, pavilhões, leilões e animações.
“Apesar de todas as adversidades encontradas neste ano de 2013 nos empenhamos em contribuir para a realização de uma grande festa”, disse. “Peço à Nossa Senhora Imaculada Conceição que interceda por nós e nos dê chuva em abundância para molhar a terra e encher nossos açudes, restabelecendo a flora, a fauna, as atividades produtivas no campo e a plena alegria ao povo desta cidade”, afirmou.
O Prefeito também lembrou que no próximo dia 13 de dezembro será lembrado os 200 anos de falecimento do fundador de Currais Novos, Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão, e uma Missa será celebrada às 12h na Matriz de Sant’Ana, igreja que o Capitão construiu e onde seus restos mortais estão sepultados.
Fonte:ASSECOM

Imperfeições, buracos e obstáculos transformam calçadas de capitais brasileiras em “campos minados”


Nem sempre os carros são o maior perigo para os pedestres. Em algumas capitais, a situação das calçadas é alarmante. As péssimas condições dos passeios criam tombos capazes de causar ferimentos graves nos pedestres.
Um desses tombos machucou um dos rostos mais conhecidos do Brasil: o da atriz Beatriz Segall. A atriz de 87 anos sofreu recentemente uma queda no bairro carioca da Gávea, a foto do olho machucado chocou seus fãs na internet. Beatriz já está com o rosto recuperado, mas o risco foi alto.
— É uma falta de respeito com a gente, mas nós merecemos essa falta de respeito. Nós não reclamamos!
Buracos, calçamento solto, árvores no meio do caminho: andar pelas calçadas pode ser pior e mais perigoso do que uma prova de obstáculos – e não é apenas para os cadeirantes, qualquer cidadão pode cair nas armadinhas. A economista Naiá Camargo conta que já ficou dias sem sair de casa por conta de um tombo.
— Fiquei 20 dias sem sair de casa porque parecia que tinha arrumado briga. Acho que as pessoas não tem noção do que pode acontecer com elas em relação a calçadas.
A situação é tão grave que um estudo divulgado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo lista as calçadas como culpadas por uma em cada cinco quedas nas ruas atendidas pelo Hospital. A média de idade das “vítimas das calçadas” é 36 até 50 anos e o tênis é o calçado mais usado. Caso o paciente fique internado, a estimativa é de que ele possa custar até 40 mil reais para o sistema de saúde.
Pouca gente sabe, mas as vítimas de acidentes nas calçadas podem pedir indenização na Justiça. A legislação em São Paulo, por exemplo, exige que os passeios tenham, no mínimo, uma faixa livre de 1 metro e 20 centímetros. O piso tem que ser regular e sem imperfeições.
Fonte: R7 - Domingo Espetacular.