sexta-feira, 27 de março de 2015

Reunião de Diretoria da ACDF

Hoje, dia 27 de março às 18:30, no auditório da ACDF, realizou-se mais uma reunião da Associação com a equipe da Diretoria.  Momento acolhedor e muito produtivo, onde foi possível debater assuntos importantes e do interesse dos associados. Como também, nos confraternizar com os aniversariantes do mês de março "Júlio César e José Élder."

Movimento em prol do Hospital de Currais Novos ocorre desde 8h na BR – 226, próximo ao depósito da Coca-Cola

Acontece desde as 8h da manhã de hoje uma movimentação em prol do Hospital Regional de Currais Novos. O evento ocorre na BR – 226, em frente ao depósito da Coca-Cola.
A BR foi fechada, no entanto, os veículos estão “cortando caminho” e continuam seguindo viagem.
Reclamações como falta de estrutura, falta de medicamentos, crianças nascendo em outras cidades por falta de atendimento médico, dentre outros problemas, foram citados pelos dirigentes do movimento.
Um fato que também chamou a atenção foi a pouca participação popular. Os dirigentes do protesto esperam juntar mais gente nas próximas movimentações.

Do blog: Parabéns às pessoas que se empenharam nesse movimento. Que nos próximos, a população compareça em massa, só assim as autoridades do nosso Estado fará alguma coisa por Currais Novos.

Fonte: Blog Jean Souza

Inter TV Costa Branca entra no ar a partir de hoje

tvcostabranca
A partir de hoje (27), às 19h15, de março, os moradores de 123 cidades do interior do Rio Grande do Norte ganharão a mais nova afiliada Globo do Brasil: a Inter TV Costa Branca.
A nova emissora contará com programação e jornalismo locais, promoção e cobertura de eventos, espaço comercial em total sintonia com os anunciantes da região e de grandes marcas nacionais atentas ao potencial econômico da área de cobertura.


Rio Grande do Norte: Polícia deve convocar 700 concursados até terça-feira (31)

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte ainda não tem uma data definida para a divulgação do resultado dos exames de saúde dos 709 homens convocados para a última fase do concurso para soldados da Polícia Militar, que é o curso de formação. Entretanto, o tenente-coronel Silvério Soares de Souza Monte, clínico-geral do Centro de Saúde da PM, informou que a relação com os nomes dos aprovados sairá até o final deste mês, ou seja, até a próxima terça-feira, 31.


A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE na manhã de ontem pelo comandante da Polícia Militar do RN, coronel Ângelo Mario de Azevedo Dantas. “Todo dia tem gente me ligando para saber disso. O que posso dizer é que estive com Silvério há pouco tempo e ele me falou que o resultado sairá provavelmente até o último dia deste mês”, comentou.

Fonte: BG

Secretário afirma interesse do governo em resolver problemas dos Hospitais Regionais

IMG_20150326_102340167_HDRIMG_20150326_103550750“Posso garantir a vocês que o Governo do Estado está interessado em solucionar não só os problemas do Hospital Regional Mariano Coelho, mas também de todos os hospitais regionais”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, na quinta-feira (26), em Currais Novos.
Ricardo Lagreca esteve reunido com a direção do hospital para se posicionar com relação ao enfrentamento da crise de abastecimento que a unidade hospitalar enfrenta.
Segundo o secretário, os hospitais já estão sendo abastecidos, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “A nossa coordenadora de Farmácia enviou uma lista que trago para vocês do que está sendo providenciado para o Mariano Coelho”, ressaltou.
Na reunião, que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha e representantes do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca informou que Currais Novos também será beneficiado com a reforma da maternidade e com 25 leitos de UTI neonatal.
De acordo com Ricardo Lagreca, o consórcio de cogestão da Saúde (União, Estado e municípios) é a grande saída para o setor, enfatizando que a tecnologia avança, mas a gestão precisa avançar também. “Tudo isso que a gente está vendo é um acúmulo de problemas de anos e anos. Precisamos avançar na gestão e a solução é a cogestão da saúde”, afirmou.
Ricardo Lagreca enfatizou que a ideia é que a bancada federal use 50% de suas emendas para a Saúde, mas não de forma fragmentada. “A Saúde não tem orçamento para custeio e para investimentos, então as emendas para o setor não podem ser fragmentadas. A Saúde não funciona na base do imediatismo. Não se pode pensar em gambiarras”, explicou.
O secretário enfatizou ainda o combate à dengue e pediu o apoio do prefeito Vilton Cunha nessa campanha. Falou sobre o Observatório da Dengue e disse que é muito importante o monitoramento pelos municípios dos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt.
Quanto à definição do novo diretor para o Mariano Coelho, o secretário de Saúde disse ainda estar analisando essa questão.
A coordenadora de Hospitais e Unidades de Referência, Milena Martins, que acompanhou o secretário Ricardo Lagreca juntamente com a subcoordenadora de Hospitais, Adriana Pontes, informou que existe um projeto de estruturação da rede de ortopedia, “mas para isso é necessário fazer a reestruturação das redes hospitalares regionais”, acrescentou.
De acordo com Milena, Natal, Parnamirim, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Mossoró, por exemplo, contam com hospitais estratégicos e estão dentro do projeto de reestruturação das rede de ortopedia.
Problemas
O prefeito Vilton Cunha afirmou que a urgência e a emergência são problemas sérios em Currais Novos, e que o aumento no índice de criminalidade na cidade somado aos acidentes no trânsito, principalmente com motos, os traumas também aumentaram e o hospital não tem condições de atender a demanda.
“A gente fica muito feliz em saber do empenho do Dr. Lagreca em resolver os problemas do nosso hospital e dizer que Currais Novos quer também contribuir”.

Fonte: BG

Helicóptero da Força Nacional realiza transferência de paciente de Currais Novos para Natal

Na tarde de quinta-feira (26) a aeronave Nacional 01, pertencente a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que está no Rio Grande do Norte em apoio às ações do Governo do Estado, foi acionada pelo SAMU 192 RN, através do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopaer), para realizar o transporte de um paciente do Hospital Regional de Currais Novos para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.
O senhor Severino Emídio de Freitas, 49 anos, necessitava de uma transferência imediata para internação na capital em virtude de um quadro de insuficiências respiratória e renal dialítica.
A aeronave da Força Nacional decolou da Base Aérea de Natal às 15:15h, retornando às 17:30h. A ação rápida e integrada foi considerada um sucesso pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que esteve monitorando a operação. Severino Emídio de Freitas está neste momento sendo avaliado por uma equipe médica do hospital.
BG

Atletas paralímpicos marcarão presença na abertura do projeto Experimentando Diferenças em Natal

Consagrados pelas conquistas nos mais variados esportes e também pelas histórias de força e superação, oito atletas paralímpicos brasileiros – que representarão o Brasil nas Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro – estarão em Natal para a abertura do projeto Experimentando Diferenças, que acontecerá na próxima sexta-feira (27/3), às 18h, na Praça de Eventos do Natal Shopping.
São nomes como os nadadores potiguares Edênia Garcia e Adriano Gomes, além de Maciel Sousa Santos (Bocha), Dirceu Pinto (Bocha), Débora Campos (Tiro), Joana Neves (Natação), Emicarlo Elias (Atletismo) e Jovane Guissone (Esgrima). A cerimônia de abertura também contará com a presença do superintendente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Carlos Vieira, além do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Linhares – patrocinadora do projeto em todo o Brasil.
Por Janine França