sexta-feira, 1 de maio de 2015

Comemoração do Dia do Trabalhador reúne mais de 7 mil pessoas no SESC Seridó

O Gerente do SESC Serido, Glicério Silva afirmou que o evento superou as expectativas
O Gerente do SESC Serido, Glicério Silva afirmou que o evento 
superou as expectativas
Para comemorar o Dia do Trabalhador (1º de maio), o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), promoveu a Semana do Comerciário. De 25/04 a 01/05, onde a instituição ofereceu programações em esportes, lazer, saúde e cultura especialmente voltadas ao comerciário potiguar, além de levar seus serviços a empresas previamente cadastradas.

Neste dia 1º de maio, as unidades Sesc de Ponta Negra, Mossoró e Caicó ofereceram, das 8h às 15h, programações gratuitas, com torneios esportivos, serviços de saúde, oficinas, recreação infantil e atividades culturais. Em Caicó, as atividades foram desenvolvidas na Unidade do SESC Seridó, no bairro Passagem e reuniu um público expressivo.

Rodolfo Lopes fez a festa para todos os presentes no SESC Seridó
Rodolfo Lopes fez a festa para todos os presentes no SESC Seridó
Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), o Gerente do SESC Seridó, Glicério Silva fez uma avaliação positiva do evento. “Foi um sucesso maravilhoso e a população de Caicó contribuiu, participou e recebemos mais de 7 mil pessoas dentro da unidade e proporcionamos várias atividades de cultura, esporte e lazer para a comunidade. Não tivemos nenhum problema e conseguimos fazer uma interação com todos os presentes e o evento superou as expectativas”, disse Glicério Silva – Gerente do SESC Seridó.

MEC diz que vai recorrer de decisão que prorroga prazo de inscrição no Fies

FIES 5555
O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (1º) que, assim que for notificado, vai recorrer da decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho acatou, ontem, uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União e determinou que a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorroguem o prazo de inscrição por tempo indeterminado para os alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez.

O prazo para a adesão ao Fies terminou no último dia 30. O magistrado determinou, ainda, multa diária de R$ 20 mil caso o governo não cumpra a prorrogação do prazo. A medida vale até nova decisão da Justiça. Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do MEC informou que o ministério ainda não foi notificado e, tão logo o seja, irá recorrer da decisão por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta segunda-feira


Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até esta segunda-feira (4) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Quem não cumprir o prazo vai ter o título cancelado.

As pessoas nesta situação precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de casa e apresentar: documento com foto, título e comprovantes de votação, de justificativa, e de pagamento ou dispensa de multa..

Quem tiver o título cancelado não poderá obter passaporte ou carteira de identidade e pode ter dificuldade para ser nomeado em concurso público, além disso, pode estar impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

De acordo com TSE – Tribunal Superior Eleitoral -, até quarta-feira (29), mais de um milhão e setecentas mil pessoas em todo o país não estavam em dia com as obrigações eleitorais.

Assembleia garante apoio aos concursados da PM

11067950_1604962993090637_8307064047107099276_nUma comissão de deputados, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), assegurou a realização de nova avaliação psiquiátrica aos candidatos reprovados nos exames clínicos do concurso da Polícia Militar (PM). O impasse levava à quase totalidade dos convocados à exclusão.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (30) durante reunião com o Governador Robinson Faria.
Para o deputado Ezequiel Ferreira, a contribuição da Assembleia Legislativa foi fundamental para a decisão.

Governo do Estado promove vinte e dois oficiais da Polícia Militar; veja nomes

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), de nº 13.428, neste sábado (1), a promoção de vinte e dois 2º Tenentes ao posto de 1º Tenente PM do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do RN, pelo critério de antiguidade.

O ato de promoção foi retroativo ao dia 21 de abril de 2012 e seguiu em cumprimento ao Acórdão proferido no Mandado de Segurança com Liminar nº 2013.000210-7 (TJRN).

Confira a lista dos militares estaduais promovidos neste sábado aqui

Na volta do tenente Styvenson, 4 são presos e 35 autuados na Lei Seca

Quatro pessoas foram presas e 35 motoristas foram autuados durante a blitz da Lei Seca, realizada na madrugada desta sexta-feira (1º) na zona Sul de Natal. A ação marca o retorno do tenente Styvenson Valentim ao comando da operação, da qual estava afastado desde o carnaval por motivos pessoais.


A operação ocorreu em dois locais no bairro de Ponta Negra. O primeiro foi a rua Doutor Manoel Araújo, a conhecida Rua do Salsa, e também na rua do cemitério do bairro, entr às 0h e às 6h.

De acordo com o tenente, foram registradas quatro prisões de condutores por dirigir sob o efeito de álcool. Além destes casos, houve ainda os 35 motoristas autuados administrativamente.

Tenente Styvenson de volta

O tenente Styvenson já havia confirmado no mês passado que retornaria ao comando da Lei Seca, após reunião com o governador Robinson Faria, que garantiu melhorias na estrutura da operação.

Nesta quinta-feira, em um áudio divulgado através do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp , o tenente confirmou a primeira operação após o seu retorno. "Eu e os policiais podemos esperar, mas a população não. Encerrou essa história de pessoas mortas no trânsito por irresponsabilidade. A educação no trânsito de Natal vai ser devolvida através de blitz e de punição para quem erra", disse.


Os trabalhos da Operação Lei Seca aconteceu menos de 24 horas após a morte do ciclista Carlos Augusto de Souza, de 51 anos, morto após ser atingido por um motorista que capotou o carro na Rota do Sol. Segundo a Polícia Militar, o teste de bafômetro do condutor confirmou o consumo de bebida alcóolica.

Fonte: Tribuna do Norte 

Feliz Dia do Trabalhador!


Fonte: ASSECOM

Corrida do Comerciário deve reunir 1.800 atletas

Cerca de 1.800 adultos e crianças irão participar da 6ª Corrida do Comerciário, promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). A corrida, que acontece tradicionalmente no Dia do Trabalhador (01/05), será realizada na avenida Itapetinga, na Zona Norte de Natal, com largada infantil às 16h e adulto às 16h40, no Complexo Cultural da Uern. 

A via estará interditadas das 13h às 19h. Os ônibus que passam pelo local trafegarão pela avenida Governador Antônio de Melo (avenida Pompéia), sentido Ida/Volta. As linhas que sofrerão desvio são: 01, 02, 15/16, 17/78, 60, 73 e 78A/47.
Júnior SantosCorrida é tradicional em comemoração ao Dia do TrabalhadorCorrida é tradicional em comemoração ao Dia do Trabalhador

O evento faz parte da campanha Move Brasil e terá como tema a sustentabilidade: kits dos atletas, distribuição de mudas para plantio, painéis com mensagens relativas à preservação ambiental e camisetas temáticas jogarão luz sobre a questão. A Corrida do Comerciário terá percursos de 5 km e 10 km nas categorias comerciário masculino/feminino, comunidade masculino/feminino, PcD (Pessoas com Deficiência) e de 50 a 80 metros para infantil (7 a 13 anos). Antes da largada, será feito aquecimento aeróbico, e massagistas do Senac RN serão disponibilizados no pós-chegada.

Por se tratar de uma corrida de cunho recreativo, a premiação para quem chegar em 1º, 2º e 3º em cada categoria será o troféu. Com exceção dos PNEs, que terão os cinco primeiros colocados premiados a título de participação. Com apoio da Miranda Computação, sortearemos entre os participantes três prêmios: um tablet, um smartphone e uma mochila. Já o Café Santa Clara e a Telepesquisa, outros dois grandes parceiros, sortearão brindes para os atletas. Além disso, o jornal Tribuna do Norte apoia mais uma vez a divulgação do evento.

Governo anula psicotestes e cria comissão para reavaliar candidatos de concurso da PM

Uma nova comissão deverá ser montada para reavaliar os 499 candidatos considerados inaptos nos exames de psicoteste do concurso da Polícia Militar do RN. Uma representação dos candidatos se reuniu nesta quinta-feira (30) com o governador Robinson Faria no Centro Administrativo, onde ficou definido que a nova junta médica será formada por profissionais da saúde do Estado, bem como a anulação dos psicotestes. As informações são do Governo do Estado.

Segundo Evando Marcos, representante dos candidatos, a nova comissão médica terá supervisão do deputado Albert Dickson, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. “Será feita uma reanálise dos dados dos exames considerados inaptos pela junta médica da PM”, explicou ele.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou que a nova comissão será formada por profissionais da rede estadual de saúde e vai avaliar todos os recursos impetrados pelos candidatos, além de serem feitos novos exames de saúde. Foi anunciada ainda a anulação dos psicotestes, que não estavam previstos no edital original do certame.

Desta forma, a nova comissão vai avaliar caso por caso os recursos dos candidatos inaptos. O Estado não informou quando terá início o processo de reavaliação dos candidatos.

Fonte: Tribuna do Norte

Novo Diretor do Hospital Regional de Currais Novos é nomeado

O Hospital passa por grandes dificuldades.


Desde o último dia (16) deste mês os diretores do Hospital Regional de Currais Novos tinham pedido exoneração. Desde então vários nomes surgiam nos corredores da unidade de saúde como possíveis diretores. Mas só na noite desta quinta-feira (30) saiu oficialmente o nome que assumirá a direção do Mariano Coelho. Foi nomeado o médico Dr. José de Arimateia Bezerra. 

Ainda não foram divulgados os nomes dos diretores médico e administrativo.

Dr. Arimateia em entrevista a Sidys TV no protesto em prol do Hospital.

Palestra Marketing Digital na CDL!

Aconteceu no dia 29/04 a palestra Marketing Digital, a onde reuniu Diretores, Sócios, Imprensa e admiradores, á Palestra aconteceu no Auditório da CDL. A palestra foi ministrada pela consultora do SEBRAE/Natal, Fabiane Simões. Na oportunidade foi abordado a importância das empresas estarem no online de forma dinâmica e interativa, foi mostrado o grande crescimento da presença do cliente nesse ambiente.Também foi destacado as lojas que utilizam a plataforma E-commerce entre outros assuntos a respeito de estratégias do Marketing Digital.

Câmara aprova prisão para quem matar cães e gatos

CACHORROS 2
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (29), o Projeto de Lei 2833/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que criminaliza condutas contra a vida, a saúde ou a integridade de cães e gatos. A matéria, aprovada na forma de uma emenda substitutiva do deputado Lincoln Portela (PR-MG), será votada ainda pelo Senado.

De acordo com o texto, matar cão ou gato terá pena de detenção de 1 a 3 anos. A exceção será para a eutanásia, se o animal estiver em processo de morte agônico e irreversível, contanto que seja realizada de forma controlada e assistida.

Se o crime for cometido para controle populacional ou com a finalidade de controle zoonótico, a pena será de detenção de 1 a 3 anos. Neste último caso, ela será aplicada quando não houver comprovação de enfermidade infecto-contagiosa que não responda a tratamento. Essas penas serão aumentadas em 1/3 se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.

Aprovada pena de prestação de serviços comunitários para crime de pichação

MANAUS-AM;02 05 2011 - CIDADES -  MUROS  RESIDENCIAS  E LOGRADOUROS  PULBLICOS  PIXADOS  E GRAFITADOS  EM MANAUS             FOTO: EVANDRO SEIXAS/ACRÍTICA
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 985/15, do deputado Domingos Neto (Pros-CE), que muda a pena para o crime de pichação ou degradação de edificação ou monumento urbano. Como o projeto tramita em conjunto com o PL 3187/97, do Senado, a matéria voltará àquela Casa para nova análise.

De acordo com o texto aprovado pela Câmara, uma emenda do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a pena prevista na lei sobre condutas lesivas ao meio ambiente (Lei 9.605/98), de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, passará a ser de prestação de serviços à comunidade por até cinco meses.

Os serviços deverão estar relacionados, preferencialmente, a ações de conservação de edificações, patrimônio ou vias públicas. Fará parte da pena também a reparação do dano à vítima. Em caso de reincidência, a pena prevista de prestação de serviços será aplicada pelo prazo máximo de 10 meses.

Inscrições abertas para Escola Sesc de Ensino Médio


Começa nesta quinta-feira (30/04) o processo seletivo para 2016 da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Jovens potiguares entre 13 e 15 anos podem se candidatar, até dia 22/05, às quatro (04) bolsas integrais disponibilizadas para o Rio Grande do Norte na escola-residência. O edital e todas as informações relativas às inscrições estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br. As inscrições são feitas por meio do site da escola, o www.escolasesc.com.br.

Além da exigência da faixa etária, também é preciso que o estudante tenha concluído ou seja concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental. Também é dada prioridade a dependentes de comerciários, a alunos cujas rendas familiares não ultrapassem três (03) salários mínimos e a estudantes oriundos de Escolas Sesc e de escolas públicas, bem como a bolsistas de escolas particulares. Os computadores das bibliotecas Sesc RN estarão à disposição para que os candidatos efetuem suas inscrições.

O processo de admissão consiste em três etapas: na primeira, serão aplicadas provas objetivas das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da solicitação de uma redação; na segunda etapa, são contabilizados os pontos do candidato com base nos critérios indicados no edital; e, por fim, na última etapa, é feita a entrevista com o candidato e seus responsáveis. Os aprovados terão todas as despesas custeadas pelo Sesc durantes os três anos de Ensino Médio. 34 alunos potiguares já cursaram o Ensino Médio na escola, considerada uma das melhores do país. Ano passado, quatro concluíram o Ensino Médio na ESEM, e todos eles foram aprovados com louvor no Exame Nacional do Ensino Médio (ESEM) de 2015. Um rendimento de 100% que comprova a qualidade do ensino oferecido na escola.

Governo envia PL que cria Previdência Complementar dos servidores à Assembleia

O governo do Rio Grande do Norte encaminhou ao legislativo estadual, nesta quinta-feira (30), Projeto de Lei que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) para o funcionalismo público do estado. A peça já foi protocolada pela Assembleia Legislativa (AL). Deverá começar a tramitar na próxima segunda-feira (4).

A partir dele, o servidor que ganhar acima do teto do Regime Geral de Previdência – hoje de R$ 4.390 – terá que contribuir com um fundo complementar estadual para receber o valor integral do salário após a inatividade.

Regime semelhante já foi adotado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Rondônia. Está em discussão em outros, como Paraná e Santa Catarina.

A medida funciona como uma reforma da previdência nos estados, o que em algumas décadas pode extinguir o déficit atualmente existente nas contas da previdência pública no Brasil.

Assembleia aprova Propostas de Emenda à Constituição

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quinta-feira (30), duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC). A de autoria do deputado Agnelo Alves (PDT) altera os artigos 106 e 107 da Constituição Estadual e torna obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado com relação às emendas dos deputados.

O deputado Agnelo Alves defendeu sua iniciativa argumentando que as funções dos parlamentares não se restringem a redigir e propor leis e ainda a fiscalizar a atuação do Estado, mas tem também o dever de auxiliar o Poder Executivo no direcionamento de políticas que se fizerem necessárias. A outra PEC aprovada altera o parágrafo quarto, do artigo 42 da constituição. As duas PECs haviam sido aprovadas em primeiro turno de votação.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Parceria entre TV Assembleia e TV Câmara de Mossoró

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (30) a visita do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD). O vereador esteve na Casa para propor uma parceria entre as TVs legislativas do Estado e do município de Mossoró.

“O presidente da Câmara de Mossoró está inovando ao implantar a primeira TV Câmara em um município do interior do Estado. O vereador Jório sugeriu uma parceria entre a TV Assembleia e a TV Câmara de Mossoró”, disse Ezequiel.

Durante o encontro, os parlamentares discutiram sobre a possibilidade de inserção de programas do quadro da TV Assembleia na grade de programação da TV Câmara de Mossoró. A transmissão em rede aberta do canal da TV Câmara do município oestano também foi debatida durante a visita.

“Viemos pedir a colaboração dos nobres deputados para nos apontar os caminhos que a TV Câmara de Mossoró deve percorrer para ser transmitida também em canal aberto”, declarou Jório Nogueira, ressaltando que atualmente o sinal da TV é transmitido em rede fechada pela TV Cabo Mossoró.

Fonte: Tribuna do Norte

Eugênio Lins participa da definição sobre cursos do SENAC para Currais Novos

O secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins participou de reunião nesta quinta-feira (30), na Câmara de Dirigentes Lojistas, com o Presidente do Sindicato Varejistas de Currais Novos Helder Araújo, representantes SENAC, Raíssa e Lucélia, e Gerson Júnior, Coordenador do Acessuas no município, para definição de novos cursos ofertados pela gratuidade.
Já está certa à vinda da Carreta da Beleza que irá ofertar cursos de cabeleireira, manicure e depilação. Os demais serão anunciados posteriormente assim como o início das matrículas.
Fonte: Blog do Vlaudey Liberato

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 4 de maio


A chegada do inverno acende um sinal de alerta para doenças respiratórias, como a gripe. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) a Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. A ação, que terá início no dia 4 de maio, disponibilizará 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de brasileiros que fazem parte do grupo prioritário por ter maior risco de complicações por conta da doença. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.

Confira a aprentação do ministro

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde, além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, cujo principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

“O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos. Por isso, esta mobilização nacional se mostra decisiva para garantir a proteção da população mais vulnerável aos vários tipos de gripe presente no país", informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Para a ação, estão sendo mobilizados em todo o país 240 mil profissionais, que atuarão em 65 mil postos de vacinação e contarão com o apoio de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais). É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, a meta de vacinação de 2014 foi alcançada, atingindo 86,7% do público-alvo. "É muito importante que este ano também consigamos alcançar esta meta de vacinar 80% de cada grupo prioritário", destacou.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

CAMPANHA – A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá como Slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” e reforça o conceito de proteção, além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o personagem-símbolo da vacinação. Para a ação, que contará com filme para TV, spot para rádio, anúncio de revista, mobiliário exterior e peças para o ambiente online, o Ministério da Saúde investirá R$ 10 milhões.

Também está previsto a realização de um Dia D, no dia 09 de maio, para a mobilização nacional, em parceria com estados e municípios. As vacinas contra a gripe foram adquiridas por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório privado Sanofi. O acordo, intermediado pelo Ministério da Saúde, permitiu que Instituto Butantan dominasse todas as etapas de produção da vacina. Foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição das doses para a campanha deste ano.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

REAÇÕES ADVERSAS – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

6ª Corrida do Comerciário acontece na Zona Norte de Natal

Cerca de 1.800 adultos e crianças irão participar da 6ª Corrida do Comerciário, promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). A corrida, que acontece tradicionalmente no Dia do Trabalhador (01/05), será realizada na Zona Norte de Natal, com largada infantil às 16h e adulto às 16h40min, no Complexo Cultural da Uern.
No dia 1º de maio, a avenida Itapetinga será totalmente interditada para realização do evento, das 13h às 19h. Os ônibus que passam pelo local trafegarão pela avenida Governador Antônio de Melo (avenida Pompéia), sentido Ida/Volta. As linhas que sofrerão desvio são: 01, 02, 15/16, 17/78, 60, 73 e 78A/47.
Este ano, a corrida terá como tema a sustentabilidade: kits dos atletas, distribuição de mudas para plantio, painéis com mensagens relativas à preservação ambiental e camisetas temáticas jogarão luz sobre a questão. O evento faz parte da campanha Move Brasil, que assumiu um compromisso com a sociedade de promover eventos para estimular a prática da atividade física, diminuindo assim os índices de sedentarismo no Brasil até 2016.

Trabalhadores fazem protesto contra a lei das terceirizações em Natal

Diversas categorias de trabalhadores do serviço público de Natal e do estado devem participar de um protesto na tarde desta quinta-feira (30) em alusão ao dia do Trabalhador, comemorado nesta sexta (1º). O ato vai acontecer a partir das 15h nas imediações do viaduto do Baldo, entre os bairros do Alecrim e Cidade Alta, e terá como foco o projeto de lei 4330, conhecida como Lei das Terceirizações.
Além de diversas categorias, devem participar do ato também sindicatos e centrais sindicais de todo o estado. Os trabalhadores protestam contra o PL 4330 e as medidas provisórias 664 e 665, editadas pela presidente Dilma e que restringem os direitos trabalhistas, como seguro desemprego, PIS, auxílio doença e pensão por morte.

Dadá solicita Ciclovias e Ciclofaixas em Currais Novos

DSC04928vereadora Maria Aparecida (Dadá) solicitou ao Departamento Estadual de Trânsito/Detran – RN, extensivo a 4ª CIRETRAN/Currais Novos e Secretária de Infraestrutura, que seja viabilizado a IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, no município de Currais Novos.
A ideia é oferecer um local correto e sinalizado para o percurso de bicicletas, pois houve um crescimento considerável de ciclistas nos últimos tempos.
Saúde
“Ao propiciar ao cidadão o uso da bicicleta, seja como meio de transporte, seja como atividade de desporto ou lazer, estamos estimulando um meio de vida mais saudável, como forma de promoção da saúde, o que propiciará, a longo prazo, benefícios no âmbito da saúde preventiva, inclusive quanto à demanda na rede municipal de saúde; estimulando uma forma barata e saudável de lazer, individualmente ou em família; protegendo o meio ambiente, através da redução da emissão de resíduos da combustão de veículos automotores; contribuindo para a melhoria do trânsito na Cidade, através da redução do número de veículos automotores em circulação”, explicou Dadá.

Prêmio acumula e Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões no sábado


Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 1.699 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (29). Assim, o prêmio principal acumulou e a loteria da Caixa Econômica Federal poderá pagar estimados R$ 33 milhões no próximo sábado (02).
Apesar de ninguém ter acertado as seis dezenas sorteadas – 01, 06, 10, 30, 33 e 38 –, milhares de apostas conquistaram os prêmios secundários da Mega-Sena, na Quadra e na Quina.
Por quatro dezenas acertadas, 9.424 apostas levaram R$ 372,42 cada uma, enquanto, por cinco números, 189 apostas conquistaram R$ 12.999,07 cada uma.