terça-feira, 5 de maio de 2015

Prefeitura de São Gonçalo fará mobilizações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

conselho sao
A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, realizará mobilizações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. Serão montados pedágios educativos e informativos nas zonas urbana e rural do município.

O conjunto Amarante receberá as ações de conscientização na quarta-feira (6), na sexta-feira (8) é a vez das comunidades de Massaranduba (concentração em frente à Escola Municipal Maria Rufino de Lima) e Serrinha do Meio (Em frente as pedreiras), sendo realizados a partir das 8h.

No próximo dia 18, data de Mobilização Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Semtasc vai realizar no Teatro Municipal, a partir das 14h, uma solenidade para debater o tema. A mobilização social envolve a secretaria de Comunicação e Eventos, Departamento Municipal de Trânsito, secretária municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Governadores do Nordeste estarão reunidos em Natal nesta sexta-feira

GOVERNADOREs
O 3º Encontro de Governadores do Nordeste — Por uma Agenda de Desenvolvimento Regional será realizado nesta sexta-feira, 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal. O objetivo do evento é discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda a região.

O governador Robinson Faria e todos os outros governadores dos estados nordestinos serão acompanhados do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

No evento serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e questões relativas à previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

Chega ao Brasil televisor Panasonic com acessibilidade para cegos

Foto de um controle remoto Panasonic
A funcionalidade de Voice Guidance (Guia de voz) para televisores da Panasonic é uma grande ajuda para quem tem problemas de visão: ela permite operar os comandos do menu e ler textos no browser de Net.

Panasonic Voice Guidance

Disponível em português e muitas outras línguas, a voice guidance da Panasonic descreve as possibilidades do menu e indica a selecionada no momento e permite ainda a leitura de textos a partir do browser da Net. Ela está incluída nos televisores mais recentes, de 2012 e 2013, da Panasonic, nas séries WT60, ZT60, WT50, VT60, VT50, DT60, GT60, GT50, ET60, ET50, ET5, ST60, ST50, E6, FT60.

Além de vocalizar as opções do menu, a voice guidance também explica como navegar: indica teclas cursoras para selecionar opção e a tecla OK para selecionar, por exemplo.

Esta funcionalidade também é interessante para ler textos no browser de Net. Só tem de mover o cursor (sem clicar) para a zona do parágrafo a ler. O cursor pode ser controlado pelas teclas do comando remoto ou pelo touchpad. O parágrafo é marcado com um contorno colorido e a leitura inicia-se.

Ao contrário das funcionalidades de vocalização de texto existentes, a vocalização de texto da Panasonic em português é claramente percetível e não tão artificial como é comum nestes sistemas, embora existam problemas nalguns termos.

Leitura em modo estático

Após a primeira utilização do televisor, durante o processo de instalação automática, há uma descrição vocal de algumas funcionalidades, como as possibilidades da plataforma “Smart TV” e as diferentes telas iniciais. Mas, depois disso, a voice guidance é desativada. Se quiser usá-la, tem de ativá-la no menu.

A voice guidance não funciona no menu de configuração, o que era desejável, para ajustes de rede ou de parâmetros do som, entre outros.

A leitura de textos do browser também apresenta limitações: quando a leitura se inicia, tem de deixar o cursor parado, pois, se este sair da área assinalada, a leitura é interrompida imediatamente. Caso volte a colocar o cursor no local, ouvirá de novo o parágrafo em causa desde o início, o que pode ser irritante em parágrafos longos.

Os parágrafos com links podem tornar-se igualmente incomodativos. Se o cursor se posicionar num deles, a leitura é interrompida imediatamente, para dizer o nome do link, e retomando depois no início do parágrafo.

Fonte: Rede SACI

Injeção no olho pode reverter cegueira em diabético

Ilustração de um olho humano com várias informações ao redor.

Uma nova geração de medicamentos tem conseguido reverter a perda da visão provocada pelo diabetes. São os chamados antiangiogênicos, injeções aplicadas diretamente no olho do paciente que estancam as hemorragias na retina comuns em diabéticos e, diferentemente de outros tratamentos convencionais, como o laser, conseguem recuperar substancialmente a capacidade perdida de enxergar.

Excesso de açúcar no sangue por tempo prolongado provoca sérios danos à visão e, não raro, leva à cegueira. Esse é um problema que atinge em cheio os brasileiros. Dos 12 milhões de diabéticos no país, um terço tem algum tipo de dano na retina provocado pela doença, as chamadas retinopatias diabéticas. 

Diante das projeções da Organização Mundial da Saúde, de que o número de diabéticos no Brasil deve chegar a 19 milhões em 2035, o prognóstico torna-se sombrio para essa fatia de 6,6 milhões de pessoas, que podem perder parte da visão ou mesmo ficar cegas. 

Gravidade 

Os antiangiogênicos, já autorizados desde o ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil para tratar outra doença da retina, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), têm se mostrado um importante aliado também no combate ao edema macular diabético, uma retinopatia grave. A alta concentração de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos e provoca vazamento de líquidos e proteínas na mácula, pequena região da retina responsável pela visão central e a percepção de cores. O edema macular é o espessamento ou inchaço da retina, provocado por esse vazamento de fluido. 

“A mácula é o centro da retina. É por meio dela que se consegue fazer ações cotidianas, como ler, digirir e trabalhar”, explica o diretor científico da Fundação Oftalmológica da Colômbia, Francisco Rodriguez. O oftalmologista explica que o edema é uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode ser tarde demais. Rodriguez diz que as novas injeções intravítreas “estão modificando o curso da epidemia”. “Se combinado o uso ao controle da glicemia, menos pessoas perderão a visão por causa da diabetes”, afirma o especialista. 

No Brasil, o medicamento é comercializado com o nome de Eylea. O nome genérico é aflibercept. De acordo com a encarregada da Bayer Oftalmologia e Neurologia no país, Cecília Moeller Achcar, o registro do Eylea foi solicitado pelo laboratório à Anvisa há mais de um ano, mas ainda não houve retorno. Segundo a agência, é possível que o uso seja autorizado ainda em 2015. 

Tratamento

O diretor de oftalmologia da Bayer na América Latina, Daniel Janer, explica que, após o diagnóstico do edema por exames específicos e a prescrição do médico, a aplicação da injeção dura cerca de 5 minutos. É indicada uma injeção por mês por cinco meses e, em seguida, uma vez a cada dois meses. O medicamento é usado junto com as demais intervenções para controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial e o colesterol. 

“No diabetes, é como se ocorresse um curto-circuito nos vasos sanguíneos. São como pequenos aneurismas que provocam a perda da saturação da cor”, diz. 

De acordo com ele, a atuação central do medicamento é inibir a proliferação excessiva de vasos provocadas pela proteína VEGF. 

O efeitos colateral é pressão no olho, mas, segundo o médico, não há dor. Infecções podem ocorrer, mas são raras. 

Descaso faz comerciante ficar cego

Diabético, o comerciante colombiano Jorge Apey Castro, 65 anos, não fazia exames regulares de visão. Há sete anos, quando jogava tênis com um amigo, sentiu o cenário escurecer e ficou atordoado. “Passei a não ver absolutamente nada”, desabafa Castro, que é casado e tem três filhos. Após o uso das injeções intravítreas, no ano passado ele começou a ver de novo. “Já consigo caminhar e ver figuras”, relata.

A perda significativa da qualidade de vida do comerciante colombiano é um exemplo clássico do que acontece com grande parte dos portadores de diabetes, que negligenciam a doença e sofrem consequências graves. “Após o diagnóstico de diabetes, a maior preocupação deve ser o controle da doença por uma equipe multidisciplinar, pois é para a vida toda”, afirma o diretor científico da Associação Colombiana de Diabetes, Aschner Pablo Montoya, que também é professor universitário. Segundo ele, é fundamental também mudar o estilo de vida de toda a família, adotando alimentação saudável, exercícios e evitando o cigarro. 

FDA autoriza medicamento 

Em março, a Food and Drugs Administration (FDA) liberou o uso do aflibercept para tratar o edema diabético nos Estados Unidos. O FDA tomou a decisão após realizar estudo com 679 participantes. Eles foram aleatoriamente designados para receber Eylea ou fotocoagulação macular a laser, que cauteriza pequenas áreas da retina. Na semana 100, os participantes tratados com Eylea apresentaram melhora significativa na severidade de sua RD, em comparação com os pacientes que não receberam Eylea.
Fonte: Site do Jornal O Tempo por Aline Reskalla.

Representante do Santa Cruz é eleita Musa do Futebol Potiguar

A estudante Larissa Lima de Moura, representante do Santa Cruz, foi eleita, na noite desta segunda-feira (4), a Musa do Futebol Potiguar da 1ª Divisão de 2015.

Larissa, que tem 18 anos, 1,74m de altura e pesa 65kg, recebeu um prêmio de três mil reais. As musas de ABC e Alecrim, Mariana Moura e a curraisnovense Fernanda Medeiros, foram as outras finalistas.

A ação de marketing, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense De Futebol (FNF), foi coordenada pela 10 Sports e pelo consultor de moda George Azevedo. Esta foi a terceira edição do concurso.

Fonte: Tribuna do Norte

Decreto do governador limita pagamento de diárias a servidores

Decreto do governador Robinson Faria publicado no DOE desta terça-feira, 05, dispõe sobre o pagamento de diárias ao funcionalismo estadual.
A partir de agora, o número máximo de diárias atribuíveis, em cada mês, a um mesmo servidor, será de 14 (quatorze), salvo quando houver justificativa do titular do órgão aceita pelo Secretário-Chefe do Gabinete Civil.
A concessão das diárias será efetivada mediante a expedição de portaria, pelo titular do órgão, da entidade ou por autoridade especialmente designada para esse fim.
Veja aqui o decreto.

Caern divulga rodízio de abastecimento em Currais Novos, RN



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou nesta terça-feira (5) o calendário de abastecimento de água para a cidade de Currais Novos, município da região do Seridó potiguar, durante o mês de maio. O abastecimento funcionará no sistema de rodízio.
A cidade foi dividida em quatro setores, que receberão o fornecimento em dias alternados. O sistema fica parado nos dias 02, 05, 08, 11, 14, 17, 20, 23, 26 e 29.

De acordo com o calendário, o abastecimento se dará da seguinte forma:

Setor 1 
Bairros: Promorar, IPE, Parque Dourado III e Minas Brejuí e Acauã. 
Dias: 06, 12, 18, 24 e 30.

Setor 2
Bairros: Santa Maria Gorete, JK, Parque Dourado I e II e Radir Pereira.
Dias: 01, 07, 13, 19, 25 e 31.

Setor 3
Bairros: Paizinho Maria, Centro, Antônio Rafael e o Gilberto Pinheiro (até Parque das Pedras).
Dias: 03, 09, 15, 21 e 27.

Setor 4
Bairros: Sílvio Bezerra, Manoel Salustino e Inocoop.
Dias 04, 10, 16, 22 e 28.

Fonte: G1/RN

RN registra aumento de 272% nos casos suspeitos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta terça-feira (5) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 17, com dados coletados até o dia 02 de maio. Ao todo, foram notificados 15.122 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 272,19% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.724 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (4.006), Parnamirim (915), Mossoró (621), Currais Novos (576) e Santa Cruz (492). Quanto à incidência em dengue, 67 municípios apresentaram alta, 28 estão com média, 49 estão com baixa e 23 apresentaram incidência silenciosa.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios, a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, vem sendo feita operação UBV (carro fumacê), de acordo com os critérios estabelecidos na Nota Técnica 01/2013, elaborada pelo Programa. Desde o início do ano, 16 municípios já foram contemplados com a ação. No momento, a operação está ocorrendo em Natal, Parnamirim e Santa Cruz e, nesta semana, iniciará em Riachuelo e Caiçara do Rio dos Ventos.

Conforme Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa, “cada morador é responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas”. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

A coordenadora ressalta, ainda, a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate à dengue.

Decreto que regulamenta promoção de praças militares do RN é publicado

Foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE) o decreto que assegura a promoção dos praças militares estaduais. De acordo com o decreto vai beneficiar 1.232 homens - sendo 1.126 policiais militares e 106 bombeiros - já no mês de maio, além de outros 465 em agosto e 173 em dezembro.

Decreto que assegura promoção de policiais e bombeiros militares foi publicado nesta terça-feira no DOE

No documento, também foi estabelecido em anexo único o calendário que regulamenta as promoções previstas para os dias 21 de abril (com efeito retroativo); 21 de agosto e 25 de dezembro. Segundo o governador Robinson Faria, o decreto não irá ultrapassar o limite prudencial do orçamento. "É um feito inédito esse e foi preciso um estudo aprofundado para conseguirmos o aporte financeiro, sem ultrapassar o limite prudencial e, mesmo assim, alcançarmos um número tão significativo de promoções", declarou ele.

De acordo com Kalina Leite, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), até a próxima semana deverá ser publicada uma portaria baseada neste decreto. O documento trará ainda o quantitativo de profissionais e quais as graduações que serão beneficiadas.

Fonte: Tribuna do Norte 

Deputado Ezequiel Ferreira de Souza é reeleito para presidir Assembleia Legislativa



Os deputados estaduais que compõem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foram reeleitos na manhã desta terça-feira (5) em votação durante a sessão de reeleição. Os sete deputados foram reconduzidos para a Mesa Diretora: Ezequiel Ferreira (PMDB) - Presidente; Gustavo Carvalho (Pros) - 1º Vice-presidente; José Adécio (DEM) - 2º Vice-presidente; Galeno Torquato (PSD) - 1º Secretário; Hermano Morais (PMDB) - 2º Secretário; George Soares (PR) - 3º Secretário e Carlos Augusto Maia (PTdoB) - 4º Secretário.


A votação da reeleição do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PMDB) contou com a participação de 22 deputados presentes na Casa, obtendo 21 votos favoráveis e um em branco. “Vamos continuar nosso trabalho no Poder Legislativo tornando a Assembleia cada dia mais transparente e aberta à participação popular. Essa atuação tem recebido a aprovação dos parlamentares e servidores da Casa”, destaca Ezequiel.

No discurso de agradecimento, o presidente reeleito falou ainda sobre o planejamento estratégico e a modernização da Assembleia, reafirmando a continuidade do trabalho. Os deputados estaduais parabenizaram a Mesa Diretora pela reeleição lembrando a harmonia entre os parlamentares e os avanços registrados nesta legislatura.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Vem aí o I Encontro de Blogueiros, Radialistas, Redes Sociais e Cultura Digital do RN

Será realizado no dia 11 de julho na Praia da Pipa em Tibau do Sul/RN, o I Encontro de Blogs, Radialistas, Redes Sociais e Cultura Digital do Rio Grande do Norte, também conhecido como #1RNBlogs.


O evento, será realizado no Hotel Pipa Atlântico, e vai reunir blogueiros, ativistas digitais, jornalistas, comunicadores populares, estudantes e internautas do Rio Grande do Norte e de outros estados. O evento é gratuito, participe!

Além dos temas relacionados, o #1RNBlogs pretende discutir uma série de temas que interessam a todos os internautas, como as novas legislações de internet, que alteram a forma como os cidadãos tem acesso à rede.

#1RNBlogs – A primeira edição do Encontro de Blogs, Radialistas, Redes Sociais e Cultura Digital do Rio Grande do Norte será promovido pelo portal de notícias RGN no Ar. O evento conta com o apoio do Hotel Pipa Atlântico, Prefeitura de Tibau do Sul e Restaurante Caxangá. As vagas são limitadas; garanta já a sua credencial, faça AQUI sua inscrição para participar do Evento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

16h: Abertura – Apresentação Cultural.
16h20: Composição da Messa – Apresentação do Encontro.
17h: Palestras e Debates.
* Tema: Marketing Digital.
18h30: Coffee Break.
18h50: Palestras e Debates.
* Tema: Por que Blog.
20h20: Exposição dos trabalhos realizados pelos blogs do RN.
21h: Encerramento.
21h30: Confraternização: Restaurante Caxangá (Beira Mar – Praia da Pipa).

Acesse o site Oficial do evento:

Fonte: Blog Jean Souza
A Prefeitura Municipal de Currais Novos comunica a população currais-novense que os extratos de inexigibilidade firmados com assistente social e nutricionista publicados no Diário Oficial do Município na última semana, continham erros de digitação, onde, ao invés de informarem os valores mensais dos salários das profissionais contratadas, indicavam o valor total referente à contratação para o ano de 2015. Desse modo, a PMCN retificou-se, como pode ser comprovado nos links publicados com as correções no Diário Oficial:
http://diariooficial.prefeituracurraisnovos.com.br/?wpfb_dl=1246 http://diariooficial.prefeituracurraisnovos.com.br/?wpfb_dl=1248 
Portanto, a Prefeitura Municipal de Currais Novos reitera sua responsabilidade com a transparência e respeito à população currais-novense.
Fonte: ASSECOM

Vilton Cunha e CAERN se reúnem para discutir soluções para abastecimento de Currais Novos

O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, esteve reunido durante a tarde desta segunda-feira (04) com engenheiros e técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, na direção central do órgão em Natal, para discutir as soluções que melhorem o abastecimento do município. A reunião contou com a presença do diretor de operação e manutenção da CAERN, João Alberto, do engenheiro José Eudes, além de geólogos da companhia. Vilton reafirmou que uma das alternativas é o uso da água de alguns poços na região do Gargalheiras, assim como a perfuração de poços nos aluviões do açude.
Os técnicos afirmaram que ainda esta semana estarão no manancial para análise dos aluviões e outras pesquisas técnicas que orientem as ações. “Apresentamos as alternativas que amenizem o sofrimento da população e estamos confiantes que a CAERN e outros órgãos do estado irão nos ajudar nessas ações”, disse Vilton.
Fonte:ASSECOM

Vilton Cunha destaca prioridades no abastecimento em entrevista na BAND

O programa “RN Acontece” BAND desta segunda-feira (04) contou com a participação do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, que conversou com a jornalista Anna Rutuh Dantas sobre as ações de combate à estiagem no município, a necessidade de mais investimentos na saúde e a interiorização do turismo no Estado. Indagado sobre o que a Prefeitura está planejando para melhorar o abastecimento do município, Vilton Cunha afirmou que as alternativas estão sendo discutidas com órgãos do Estado, como CAERN e SEMARH, para fortalecer a distribuição de água para a população.
“Se não vier boas chuvas até junho teremos que suprir o abastecimento com algumas alternativas, como poços e carros-pipa, captação em adutoras próximas, e exigirmos a agilidade na construção da adutora de engate rápido, prevista para o fim do ano”, disse. Sobre a situação crítica do Hospital Regional “Mariano Coelho”, o prefeito lembrou que mensalmente o município repassa R$60 mil via convênio SUS, além de R$ 110 mil para os plantões médicos. “O secretário estadual de saúde reconhece os problemas e nós esperamos que as soluções possam acontecer para o bem da população”, ressaltou o prefeito, afirmando que atualmente 17 municípios fazem parte do consórcio de saúde da AMSO que destinam recursos para o Hospital.
Sobre o turismo, Vilton destacou a reunião na última semana com o secretário estadual da SETUR, Ruy Gaspar, onde na ocasião os municípios do polo Seridó reivindicaram mais ações do setor na região. “O turismo potiguar está retomando seu espaço no cenário nacional com as novas medidas do governo estadual, e nós temos que fazer com que esse turista venha pra nossa região que é referência em cultura e gastronomia”, comentou Vilton.
Fonte:ASSECOM

Governo estadual e prefeitos discutem consórcio de resíduos sólidos do Seridó

Um investimento de pouco mais de R$ 32 milhões de reais e uma grande contribuição para o meio ambiente da região do Seridó potiguar. A implantação de um sistema integrado de resíduos sólidos na região foi tema de encontro entre o Governo do Estado e prefeitos seridoenses na manhã desta segunda-feira (04) na sede da governadoria em Natal, reunião esta que contou com a presença do vice-governador Fábio Dantas, dos secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, de relações institucionais, Hudson Pereira de Brito e o superintendente do Idema, Rondinelli Silva Oliveira, além de 14 prefeitos da região e da promotora do CAOP, Fernanda Bezerra.
O coordenador do projeto de resíduos sólidos do Seridó, Sérgio Pinheiro, que é o técnico da SEMARH responsável pela elaboração do plano de gerenciamento, detalhou aos prefeitos as características técnicas do projeto, como os locais das estações de transbordo, unidades de triagem, pontos de entrega voluntária, e destacou a importância do encerramento dos lixões e a instalação dos aterros. Currais Novos será contemplada com uma estação de transbordo, unidade de triagem, ponto de entrega voluntária, e um novo aterro, e toda essa estrutura deverá custar pouco mais de R$ 2 milhões. O aterro sanitário do Seridó será instalado em Caicó e representará uma grande mudança no tratamento dos resíduos sólidos da região. “Estas ações serão de extrema importância para o meio ambiente da região, além de contribuir com a solução de um problema que atinge o mundo: a destinação do lixo”, disse o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha. O Governo do RN apresentará ao Governo Federal esta semana o projeto do aterro sanitário do Seridó para viabilizar recursos que implantem as ações necessárias contidas no projeto.
Fonte:ASSECOM

Prefeitura e SENAI abrem inscrições para curso de pintor de obras

A Prefeitura de Currais Novos e o SENAI estão com inscrições abertas para o curso de “Pintor de Obras” que terá início no próximo dia 11 de maio na Creche Municipal “O Mundo da Criança”, no bairro Silvio Bezerra de Melo. As inscrições acontecem na sede da creche, na rua Maria Galvão Chacon, 353 (vizinho ao Ginásio Cortezão), até a próxima sexta-feira (08) e podem se inscrever pessoas com idade mínima de 17 anos. Vinte (20) vagas estão disponíveis.
Fonte:ASSECOM