terça-feira, 21 de abril de 2015

Cantores Católicos e Evangélicos Unem-se pela a Paz no RN!

Promoções dos praças da PM e Bombeiros são adiadas para maio

FOTO: THYAGO MACEDO / PORTAL BO

Inicialmente, as promoções estavam previstas para acontecer nesta terça-feira, dia 21 de abril.


Os militares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que aguardavam para este mês de abril a implantação das promoções aprovadas em Lei terão que esperar mais um mês. Pelo menos de acordo com reunião realizada entre as associações representativas e o Governo do Estado, o Executivo informou que as promoções serão implantadas até o dia 22 de maio.

Inicialmente, as promoções estavam previstas para acontecer nesta terça-feira, dia 21 de abril. No entanto, atrasos administrativos acabaram retardando o processo.

Tanto o Comando da Polícia Militar como do Corpo de Bombeiros afirmam que estão concluindo os trâmites administrativos. O governo Robinson Faria, por sua vez, garantiu aos policiais e bombeiros que as promoções serão implantadas.

Mesmo assim, as associações representativas estão articulando junto às categorias para mobilizar o efetivo e pressionar o Governo do RN, alegando que as promoções estão asseguradas por Lei e precisam ser implantes.

Durante a reunião desta segunda-feira, ficou acertado o prazo de 30 dias, a contar a partir desta terça-feira (21), para que o Poder Executivo Estadual e os Comandos das Corporações efetivem as promoções previstas na LPP com base no nas recomendações do Ministério Público (MPRN) e do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN).

Conforme acordado entre os participantes na reunião, o Governo se comprometeu a apresentar, na próxima segunda-feira (27), o quantitativo exato de militares estaduais e suas respectivas graduações, a serem beneficiados com a promoção, que ocorrerá até o dia 22 de maio, com efeito retroativo a partir do dia determinado em lei.

Fonte: portal BO

Confira 6 dicas para sair do sufoco e colocar as contas em dia

Uma vez inadimplente, é difícil recuperar o seu crédito. Para ser mais exato, no caso do consumidor brasileiro, demora-se cerca de dois anos para deixar de ter o nome sujo. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)e do portal Meu Bolso Feliz, além de demorar para conseguir limpar o nome, o inadimplente normalmente tem suas dívidas distribuídas em quase quatro empresas diferentes - a maioria adquirida por meio do cartão de crédito e de lojas, formando um débito total junto às empresas credoras que ultrapassa R$21 mil.

Ainda segundo a pesquisa, as dívidas dos brasileiros, embutidas as multas e as taxas cobradas pelo atraso chegam a um valor final até 70% maior do que o inicial. Avaliando este cenário, é importante entender quais os motivos que levaram a entrar na dívida e, mais do que isso, procurar a melhor maneira de quitá-la.

Quase metade dos consumidores entre inadimplentes e ex-inadimplentes ouvidos na pesquisa afirmam que a falta de planejamento no orçamento pessoal é a principal razão para não pagar as contas.

O passo a passo para acabar com a dívida

Um grande problema enfrentado pelos entrevistados na hora de quitar sua dívida é encontrar a melhor maneira de eliminar a pendência. "Esta é a hora de renegociar o que deve e, talvez, buscar um empréstimo para pagar as contas", explica José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil. Ele dá dicas para quem quer saber o passo a passo para sair dessa situação:

Passo 1 - Identifique o tamanho da dívida

Calcule exatamente o quanto deve. Se não souber ao certo, procure os credores para descobrir. Lembre-se que o valor deve considerar o montante emprestado mais os juros embutidos. Se necessário, peça ajuda para fazer esse cálculo. Faça isso com todas as suas dívidas.

Passo 2 - Veja quanto pode pagar por mês

Inclua no cálculo suas despesas fixas, o empréstimo e os juros a serem pagos. Dessa forma, você planeja o pagamento de todas suas contas e descobre o valor e o número de parcelas que pode pagar, já tendo uma proposta fechada para negociação. Se tiver uma poupança, esta é a hora de utilizar o dinheiro guardado para ajudá-lo a sair das dívidas.

O valor que tem disponível por mês é menor do que sua dívida? A solução então é renegociar o valor das parcelas.

Passo 3: Negociar com os credores

Segundo a pesquisa, na hora de pagar as dívidas, 41% dos entrevistados alegam que a maior dificuldade enfrentada é o valor proposto na negociação, considerado acima de suas possibilidades. 21% alegam que o valor da dívida está muito acima de seus ganhos e enquanto e há os que desejam negociar, mas não sabem como fazer (19%). A negociação com o credor é umas das mais importantes atitudes para resolver a situação.

Neste momento é importante ser sincero, deixando clara a real situação financeira e o quanto de fato pode pagar. Lembre-se que o credor tem tanto interesse em receber a dívida quanto você tem em quitá-la. Assim, com uma conversa franca, pode ser mais fácil chegar num valor e em um número de parcelas que seja bons para ambos.

Passo 4 - Avalie as propostas que pode fazer à empresa credora ou ao banco

Uma boa opção é propor a mudança no tipo de financiamento que você está usando. Neste último caso, você pode obter um empréstimo mais barato, como, por exemplo, o crédito consignado (média de 2% de juros ao mês), para saldar a dívida existente em situações de juros elevados. Você continuará endividado, mas a dívida com juros menor crescerá de forma mais amena.

Passo 5 - Fuja das armadilhas

Lembre-se que quem empresta dinheiro também cobra juros. Por isso, evite os financiamentos com as maiores taxas como utilizar cartão de crédito e o cheque especial. Outro ponto importante é não cair na tentação de buscar empresas que prometem limpar seu nome sem quitar a dívida. Essas ofertas, normalmente, oferecem serviços desnecessários e, muitas vezes, que acabam não funcionando.

Passo 6 - Tenha foco

Durante esse processo de quitação de dívida, você precisa praticar o autocontrole, cortar gastos supérfluos e deixar de adquirir novas dívidas, sempre evitando o uso do cartão de crédito. Para isso, prepare uma lista com tudo que costuma fazer e avalie sua rotina. Comer fora menos vezes por semana, evitar comprar roupas e falar menos ao telefone, reduzindo a conta, são boas opções para economizar dinheiro.

50 anos da Globo: Mapa interativo com 150 cenas de novelas, Currais Novos e destaque com "Flor do Caribe"

A Globo comemora 50 anos esta semana, e pra marcar a data o site G1 elaborou uma série de especiais para lembrar a história da TV. Uma das curiosidades é o mapa interativo com 150 cenas de novelas gravadas em todo o país, e advinha qual cidade está lá em destaque? Sim, Currais Novos, que foi cenário para a novela "Flor do Caribe" em 2013, com gravações na "Mina Brejuí". Legal hein?!

Eleitores em situação irregular terão título cancelado após 4 de maio

TÍTULO 3
Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições terão o título cancelado se não comparecerem ao cartório eleitoral até 4 de maio. Para realizar o procedimento, é necessário levar documento oficial com foto.

Para verificar se o título está passível de cancelamento, o interessado deve acessar o site. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, quem não regularizar a situação não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Casa do Estudante está abandonada

161112
Atualmente, são duas Casas em Natal, duas em Caicó e uma em Mossoró. A unidade masculina da capital potiguar, situada à Rua Coronel Lins Caldas, Cidade Alta, que tem cerca de 80 moradores, parece ser a pior – a que está em situação mais degradante. O prédio, que é tombado, mostra sinais de abandono, externamente, e internamente, em cada compartimento o estado é de completa desolação e penúria.

Pelo estatuto, cada morador dá uma contribuição de R$ 25 por mês. Normalmente, esse dinheiro é dividido entre os que ajudam na cozinha, limpeza e administração da casa. Em geral, ex-moradores. Mas, de acordo com o estudante Washington Luiz, a arrecadação deixou de ser feita, com o fim do repasse do Governo. Assim, até mesmo essas pessoas que auxiliavam nos serviços pararam de ir à casa.

Washington é de Caicó, estuda Comércio Exterior no IFRN e mora no espaço de assistência social há três anos. “O último repasse foi em novembro”, lembra, mostrando a antiga câmara fria, vazia e mal cheirosa.

“Cada um ajuda o outro. Um dia um compra o arroz, no outro o feijão. E assim vai”, conta.

O mofo se espalha por paredes e teto. Pedaços do gesso já caíram. As infiltrações são incontáveis. Dos 50 quartos, cerca de 30 são abertos.

Na lousa branca, um recado, em tom de pedido ou conselho a quem resiste às condições: “Continue tentando, pois no final sempre tem uma saída”.

Ao lado, os cômodos onde funcionavam cinemateca e biblioteca estão vazios. Poucos móveis ainda restam dispostos pela casa. O estudante Washington Luiz, diz que as mesas de estudo estão trancadas em um quarto. Caso contrário, se acabariam pela água, como tantas outras, ou seriam roubadas. A insegurança também é ponto crítico. “Só neste ano foram quatro arrastões, além dos pequenos roubos em volta”, conta Washington. Para evitar que isso volte a acontecer, cada um tirou cópia das chaves dos portões, agora sempre fechados. Na frente, a quadra de esportes, está sendo reformada pela Prefeitura. Mas quando aberta, quase não era usada pelos moradores. A esperança é que o Governo do Estado regularize os repasses.

Tarifas de energia no Rio Grande do Norte sobem 9,57% nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (22) entra em vigor o reajuste médio de 9,57% nas tarifas de energia elétrica da Cosern, concessionária que tem hoje 1,3 milhão de clientes no Rio Grande do Norte.
Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam mais de 99% dos clientes da empresa porque inclui os residenciais, terão aumento médio de 7,41%.
Já para os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, o reajuste será de 14,41%, em média.
Além dos valores de tarifas autorizados pela Aneel, são cobrados ainda os impostos (ICMS, PIS e COFINS) e as Bandeiras Tarifárias.

Adelson Sebastião assume chefia do escritório da CAERN em Currais Novos

Gargalheiras 2Após quatro anos de trabalho à frente da CAERN no município de Acari, o servidor Adelson Sebastião foi convidado a assumir, na última sexta-feira (17), a chefia do escritório da CAERN em Currais Novos.
Ele havia, no dia 19 de março, sido substituído na chefia de Acari por Paulo Alves, ocupante anterior da função, em virtude da mudança de governo. Com a nomeação, Adelson assume o cargo até então exercido pelo engenheiro José Eudes.
Com informações de Romeu Dantas

Acesso aos cargos da polícia federal é direito assegurado às pessoas com deficiência, segundo PGR

Acessibilidade-simbolo
Esse é o entendimento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo ele, “a limitação física não deve resultar na redução do status de indivíduo, o qual deve ser tomado como ser íntegro, absolutamente capaz de compor a sociedade lado a lado aos demais sujeitos, respeitadas e contempladas a suas diferenças”.

Janot destaca que o leque de limitações que podem caracterizar algum tipo de deficiência é extenso e muitas dessas limitações não incapacitarão efetivamente o seu portador para o exercício do cargo, embora o façam para a prática do exame físico nos moldes em que é realizado. “É possível, sem prejuízo do bom exercício das atribuições dos cargos, que sejam fixadas regras diferenciadas para os candidatos aceitos no concurso em condições também diferenciadas”, sustenta. Ele lembra que a diferenciação das regras para o exame de aptidão física já é usada em relação às candidatas do sexo feminino por conta da sua constituição física desigual.

Para o procurador-geral, exigências excessivas e que não serão imprescindíveis ao exercício da função pretendida não se justificam e importam desrespeito ao princípio da proporcionalidade e da igualdade. “Não se trata de reduzir, para uns, os requisitos mínimos necessários à aprovação, e, sim, de promover as adaptações necessárias a um grupo de pessoas a quem a Constituição garantiu parcela de vagas no serviço público”, argumenta.

A manifestação foi dada na Suspensão de Liminar n. 861, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que ordenou o prosseguimento de concurso da Polícia Federal sem as adaptações requeridas pelo MPF.

Entenda o caso – Em 2002, o Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) ajuizou ação civil pública com o objetivo de garantir o acesso de pessoas com deficiência aos quadros da Polícia Federal. O órgão abriu concurso público para o provimento dos cargos de delegado, perito criminal, escrivão e agente, sem a previsão de vagas no edital para pessoas com deficiência.

A ação foi julgada improcedente tanto na 1ª, quanto na 2ª instância, sob o argumento de não haver compatibilidade entre as funções respectivas e qualquer tipo de deficiência. Diante das negativas, o MPF recorreu e obteve êxito no STF, que deu provimento integral ao recurso extraordinário (RE 676.335).

Em julho de 2014, o MPF pediu o cumprimento da sentença, requerendo que a União fosse obrigada a adaptar o edital publicado naquele ano para o provimento de 600 cargos de agente da Polícia Federal. O 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberlândia deferiu o pedido e suspendeu o concurso até o cumprimento da decisão, mas o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), executor do concurso, recorreu da decisão.

O relator do recurso no TRF-1 deferiu o pedido do Cebraspe possibilitando a realização do concurso sem as adaptações requeridas pelo MPF. Segundo ele, o RE 676.335 apenas determinou a reserva de vagas às pessoas com deficiência e não obriga o tratamento diferenciado aos candidatos com deficiência em relação à avaliações previstas.

Para o procurador-geral, há no caso “evidente lesão à ordem pública, verificada no desvirtuamento da decisão do Supremo Tribunal Federal no RE 676.335, que é mostra da jurisprudência da Corte sobre o tema, e no imediato e inaceitável dano a valor que a Constituição buscou proteger”. Ele explica que a decisão no recurso extraordinário, “deixa clara a intenção de beneficiar aqueles que a Constituição protege”.

Janot destaca que a decisão questionada desrespeita a orientação do Supremo Tribunal Federal, a Constituição e a legislação aplicável. “A decisão faz retroceder a demanda, em sede de execução de julgado, e tudo o que até aqui se alcançou em benefício das pessoas portadoras de deficiência”, pontua.

Com informações da Agência de Notícias do Ministério Público Federal



Fonte: cbnfoz.com.br

Odon indica a construção de academias públicas nos bairros

Essa semana o vereador Odon Jr apresentou uma indicação na sessão da Câmara Municipal de Currais Novos.

Odon sugeriu a construção de academias públicas:
-No Bairro Manoel Salustino, no canteiro central da Rua Eli Araújo,
- No Bairro Santa Maria Gorete,
- No Bairro Silvio Bezerra de Melo
- E no Bairro Centro, próximo ao Abrigo dos Idosos.

Desde o nosso primeiro mandato Odon tem se preocupado com essa temática apresentando projetos de lei, requerimentos e solicitando emendas parlamentares de Fátima Bezerra para investir em Academias Públicas em Currais Novos.

Atualmente o município possui Academias no Largo Jr Toscano, no Bairro Paizinho Maria e no Centro da Cidade na Avenida Coronel José Bezerra beneficiando a população em geral com a prática de atividades físicas através de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde.

Odon afirmou em sua fala na Câmara que o município deve ter um plano de expansão para que todos os bairros sejam contemplados com a construção de academias livres e públicas para a população.


Investir no incentivo a atividades físicas regulares por parte da população é garantir a prevenção de várias doenças provocadas pelo sedentarismo.

Clipe “Maior que As Muralhas” da banda Fresno mostra atletas paraolímpicos

Para a banda Freno, atletas paraolímpicos representam bem o título da música ‘Maior que as muralhas’

Para a banda Freno, atletas paraolímpicos representam bem o título da música ‘Maior que as muralhas’

A banda Fresno tem um clipe do single “Maior Que as Muralhas”, faixa de “Infinito”, lançado pela banda em 2012. Dirigido por Daniel Ferro em formato de curta-metragem, o vídeo mostra depoimentos dos atletas Ítalo Romano (skate), Paloma Sampaio (natação), Águias (basquete), Fernando Fernandes (canoagem), Bruno das Neves (vela) e Alan Fonteles (atletismo). “Que seja para vocês tão transformador quanto está sendo para nós”, escreveu a banda em sua página no Facebook.

Em entrevista, o vocalista Lucas disse que o vídeo mostra o “quanto é importante ter garra para vencer obstáculos”. “Pensamos em fazer um vídeo, que ainda não tinha aqui no Brasil, que tratasse a deficiência de uma maneira mais digna e que não causasse um sentimento de dó ou pena. Na verdade, eles não sentem dó deles mesmos. Eles têm um amor próprio muito grande.”

De acordo com Lucas, a música foi escrita por ele por existir um “anseio atual pelo trabalho social”. “Hoje entendo a dimensão que uma música pode proporcionar na vida das pessoas e sabendo que temos um público grande, eu quero mesmo é levar outras coisas além da música para as pessoas.”
Fonte: UOL

Acessibilidade – Vamos nos adaptar. Seja acessível, valorize seu imóvel.

A acessibilidade pode fazer parte de sua vida, mesmo sem possuir uma deficiência, e sem perder a elegância
A acessibilidade pode fazer parte de sua vida, mesmo sem possuir uma deficiência, e sem perder a elegância

“Deficiência e eficiência todas as pessoas têm. Tenho eficiências que muitas pessoas não têm, e uma deficiência que é visível. Então sinto a responsabilidade e a necessidade de ser um exemplo” Fernando Fernandes.

Este é um ótimo pensamento para começar o post de hoje. Você, algum dia, já quebrou um braço? Uma perna? Precisou subir escadas de muletas, por exemplo? Ou ainda precisou de ajuda para chegar a algum lugar?

Pois é, a acessibilidade não deve ser vista e pensada só para as pessoas com deficiência.

Ela precisa estar dentro de cada um de nós. Porque nunca se sabe, não é verdade? Primeiro passo: não exclua ninguém, a não ser o preconceito.

Vamos as dicas para que o dia-a-dia fique “sem barreiras”

1. Espaço: as dificuldades de se locomover pela casa são evidentes, em especial quando os cômodos são pequenos e sobrecarregados. Dessa forma, priorize o espaço do quarto do cadeirante e use de todos os artifícios para otimizá-lo.

2. Móveis: tudo precisa ser planejado em função da mobilidade do usuário, por isso prefira encostar os móveis nas paredes e deixar o espaço central livre para circulação. Quanto aos itens mobiliários, prefira peças que tenham cantos arredondados para evitar colisões dolorosas.

3. Revestimento: use pisos antiderrapantes para revestir o chão e evite as peças polidas.
O banheiro não deve perder a beleza e o design só porque precisa ter acessibilidade.
O banheiro não deve perder a beleza e o design só porque precisa ter acessibilidade.

4. Tudo ao alcance das mãos: a decoração precisa deixar tudo acessível ao cadeirante, o que justifica a necessidade de algumas adaptações. A altura máxima de alcance é de 1,35 m, por isso os objetos não podem estar guardados em prateleiras altas. A cama deve apresentar a mesma altura da cadeira de rodas e a escrivaninha necessita de algumas mudanças que permitam o encaixe perfeito, com alcance manual frontal.

5. Adaptações: instale as tomadas numa altura entre 60 a 75 cm do chão. O tamanho do cômodo e até mesmo do corredor de acesso precisa levar em conta o giro da cadeira para não criar dificuldades na locomoção do deficiente físico. Mantenha o banheiro o mais próximo possível do quarto, apostando em todos os ajustes que facilitam a vida. A instalação das barras para apoio é fundamental, tal como aderir móveis mais baixos.
Perceba que bacana esta cozinha adaptada para os cadeirantes. Muita gente que é ou vira cadeirante precisa da cozinha para sobreviver.
Perceba que bacana esta cozinha adaptada para os cadeirantes. Muita gente que é ou vira cadeirante precisa da cozinha para sobreviver.

6. Personalização: na hora de decorar, procure valorizar as preferências do cadeirante para eleger um estilo ou tema em especial. Assim, o espaço acaba se transformando em um ambiente mais aconchegante e charmoso.

“Lembre-se que a deficiência não pode e não deve excluir ninguém, de nada; e muito menos, impedi-la de viver a vida plenamente”. 

Grande abraço!

Fonte: Portobello

Netflix anuncia serviço de acessibilidade para deficientes visuais, começando por “Demolidor”


Matt Murdock (Ben Affleck) sofre um acidente que faz com que fique cego e tenha seus sentidos ampliados

Uma das maiores críticas ao serviço de streaming da Netflix era a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência visual no seu catálogo. Agora, com a série “Demolidor”, cujo personagem título é cego, nada mais justo do que mudar essa situação, né?

E sim, isso realmente vai mudar. A Netflix anunciou hoje que, gradativamente, irá disponibilizar em boa parte do seu catálogo o serviço de audiodescrição, recurso que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.

Inicialmente, apenas “Demolidor” terá o serviço, mas em breve séries originais como “House of Cards”, “Orange is the New Black”, “Marco Polo” e “Unbreakable Kimmy Schmidt” devem ficar acessíveis.

O serviço de audiodescrição é uma espécie de narração que descreve os acontecimentos da trama visual, explicando as ações em cena, expressões e até mesmo descrevendo cenários e figurinos, tudo isso para que haja uma maior imersão do deficiente visual na história.

Matt Murdock adorou a novidade!

Fonte: Papelpop

Dadá quer intérpretes de LIBRAS na rede municipal de saúde

vereadora Maria Aparecida (Dadá) solicitou a Prefeitura, extensivo ao Secretaria de Saúde, que seja implantado nas unidades da Rede Municipal de Saúde, os serviços de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
Comunicação 
A implantação dos serviços dos profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS nas unidades de saúde do Município significa estabelecer mecanismos e alternativas, que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização das instituições públicas de assistência à saúde às pessoas com deficiência auditiva, é a garantia do atendimento e tratamento adequado, bem como, do direito de comunicação e cidadania dos surdos.
De acordo com a Lei Federal nº 10.436 deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.