terça-feira, 19 de maio de 2015

Fundep apresenta projeto de inclusão socioprodutiva para catadores de Currais Novos


A inclusão socioprodutiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis do Rio Grande do Norte é o objetivo principal do projeto executado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP e que conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), além de diversos municípios, como Currais Novos, que será contemplada com capacitações para os catadores. Na manhã desta terça-feira (19) o prefeito Vilton Cunha se reuniu com as assistentes sociais Cintia Carvalho e Adeilza Ferreira, responsáveis pela sensibilização do projeto em alguns municípios. “Esse projeto é de extrema importância para o Estado e os municípios contemplados, pois terão ações focadas em políticas públicas e qualificação profissional importante para estes trabalhadores”, disse Vilton.
A melhor dinâmica para as cooperativas, como a COOPERNOVOS – Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos de Currais Novos, é uma das metas estipuladas pelo projeto, que contará com oficinas temáticas e cursos de capacitação, além da realização de diagnósticos sobre a cadeia produtiva de materiais recicláveis no Estado. No RN o projeto irá beneficiar 32 cidades e terá como parceiro o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Temos a meta de capacitar 2.600 catadores em todo o Estado e promover a inclusão deles e de suas famílias na economia solidária dos municípios”, disse Adeilza. Participaram da reunião o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Daniel Gustavo, e as assistentes sociais Chanclea Aragão e Camila Cortez (CRAS Silvio Bezerra).
Fonte: ASSECOM

Vilton destaca a posição de Ezequiel para Currais Novos

Entrevista-Vilton-Eugênio-e-Aparecida-021Entrevistado nesta segunda-feira (18), no TV Cidade do canal 4 de TV local, o prefeito Vilton Cunha destacou a importância da posição do Presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira para Currais Novos.
O chefe do executivo curraisnovense afirmou que Ezequiel tem sido um grande parceiro do município, viabilizando junto ao governador Robinson Faria, os pleitos de Currais Novos.
Vilton falou também das emendas que o deputado tem colocado no Orçamento do Estado, para o município.
Foto: ilustrativa

Governo prorroga prazo da quitação do ICMS aos beneficiários do PROADI

O Governo do Estado publicou na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE) a prorrogação até dia 22 de junho do prazo da quitação do ICMS aos participantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROADI). Esta é a segunda vez neste ano que o Estado prorroga o prazo.
O documento diz que o motivo para a data ter sido prorrogada foi a impossibilidade da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) cumprir com a obrigação prevista nos contratos particulares de mútuo de execução periódica celebrados com os contribuintes, além do inadimplemento de obrigações tributárias gera pendências que reduzem os efeitos dos benefícios fiscais e possibilitam a exclusão do contribuinte do PROADI.
O financiamento dos recursos do programa é baseado nos valores do ICMS a partir das operações do empreendimentos, observados entre os percentuais de 60% a 75%.

Vítima de acidente automobilístico terá próteses fornecidas pelo Estado

O juiz Valter Antônio Silva Flor Júnior, da Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, condenou o Estado do Rio Grande do Norte ao custeio, em favor de um cidadão que sofreu um acidente de carro em 1994 e por isso amputação de uma perna, de uma prótese com joelho C-LEG, pé C-WALK, soquete em carbono e sistema rotativo da coxa. O material deve ser fornecido no prazo de 15 dias.
O autor informou nos autos que sofreu acidente automobilístico, em 1994 e por isso teve que se submeter, em virtude desse fato, à amputação do membro inferior esquerdo. Ele alegou que necessita do uso imediato da prótese com joelho C-LEG, pé C-WALK, soquete em carbono e sistema rotativo da coxa;
Segundo o autor da ação, esse equipamento custa R$ 165 mil a prótese que usa atualmente é de baixo padrão e lhe impede a capacidade de locomoção de forma independente. Disse também que não dispõe de condição para custeio desse equipamento e que a Secretaria de Saúde e a Central de Reabilitação limitam a sua aquisição a uma unidade por ano.
Fonte: TJRN

Crianças e mães da Durval Paiva apresentam peça “A grande surpresa”

Nesta quarta, 20/05, as crianças e mães da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva farão apresentação de canto e teatro, às 15h, no Auditório do SESC/RN Centro (Rua Coronel Bezerra, 37, Cidade Alta, Natal/RN). A ação é resultado das oficinas aplicadas dentro do Projeto Viva a Cultura, patrocinado pela Fundação Volkswagen. A apresentação é gratuita e aberta ao público.
O Projeto Viva a Cultura está inserido no Prêmio Sustentabilidade oferecido pela Volkswagen à Casa Durval Paiva por ter sido a instituição que melhor geriu os recursos recebidos no concurso “Volkswagen na Comunidade” em 2013, dentre os dez projetos sociais contemplados na edição. O projeto visa propiciar as crianças e adolescentes assistidos uma pratica terapeutizante que promova à reinserção social numa perspectiva inclusiva melhorando assim a sua qualidade de vida, através de recursos facilitadores como: música, teatro, literatura, expressão corporal e desenho.