segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Superou os R$ 6 mil, o TeleApae 2015


O TeleApae realizado durante toda esta segunda-feira (30), no canal 4 de TV local, arrecadou R$ 6.615,00. O montante será utilizado na melhoria do veiculo Kombi, que faz o transporte dos alunos da APAE de Currais Novos.
DSC08562

O direito a vez e voz das mulheres com deficiência do Rio Grande do Norte

4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação do governador Robinson Faria, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho e cerca  de 450 participantes, entre delegadas, observadoras e convidadas.

Na Palestra Magna , intitulada Mais Direito, Poder e Participação, Tatau Godinho  destacou como se tem buscado, ao longo da história, a igualdade entre homens e mulheres. Daí ela  ter destacado que durante séculos o espaço privado era destinado as mulheres enquanto, o espaço público era destinado aos homens. E essa relação conflituosa entre espaço público (homem) X espaço privado (mulheres) explica o porquê até hoje “desenvolver políticas públicas para as mulheres é uma tarefa árdua [...]1
Já as mesas redondas foram formadas pelos relatos e informações de mulheres quilombolas, com deficiência,  agricultoras, jovens etc. Destacarei aqui a fala da minha amiga Benomia, na qual falou que nós mulheres com deficiência fazemos parte de todos segmentos que ali estavam. Afinal de contas, podemos ser negras, jovens, idosas, quilombolas e termos uma deficiência.

Também é importante destacar, aqui,  que essa foi a primeira vez que as mulheres com deficiência tiveram direito a vez e  voz numa Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Norte .
Após as mesas redondas houve a formação de grupos para que pudessem discutir os Eixos da Conferência e posteriormente as propostas foram votadas pelas delegadas credenciadas.  
E em seguida, realizou-se a escolha das delegadas que representarão o estado do RN,  na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres , que acontecerá em Brasília em março de 2016. E para representar as mulheres com deficiência do RN, foi eleita Benomia Rebouças (Mossoró).

Por fim, só me resta agradecer todo o carinho, comigo, do pessoal da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, as Meninas do Movimento das Mulheres do Seridó, ao COEDE/RN e a Comissão Organizadora da  Conferência.
Fonte: Blog de Papo com Claudinha

Zenaide Maia fala sobre luta contra os juros bancários e cotas para pessoas com deficiências

12311777_940980562660911_794353309_okjkkkk
A deputada federal Zenaide Maia (PR) foi à entrevistada desta segunda-feira (30) do Jornal da Noite, na Rádio 95 FM, em Natal. Entrevistada pelos jornalistas Juliana Celi, Thaísa Galvão e Eugênio Bezerra durante quase 15 minutos, Zenaide Maia falou sobre seu primeiro mandato, a rotina de trabalho na Câmara, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 160 de autoria da parlamentar e a questão das cotas para pessoas com deficiências nas escolas federais e universidades federais, relatada por ela na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CPD.

Questionada sobre as divergências entre os deputados durantes as votações na Câmara, a deputada foi enfática: “No parlamento existem sim muitas divergências. Eu sempre digo para meus colegas de partido: Não podemos esquecer que a gente está aqui para tentar transformar esse país num lugar melhor de se viver. Se é bom para o país, vamos acompanhar a proposta seja ela do governo ou da oposição”, declarou Zenaide.

Zenaide Maia falou também sobre a PEC 160, que trata de estabelecer limite às taxas de juros dos bancos. A PEC está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e está sujeita à apreciação do Plenário em regime especial. “A PEC trata de impedir que os bancos utilizem altas taxas de juros, onde uma pessoa compra uma geladeira e acaba pagando três devido aos juros”, explica a deputada.

Como membro da Comissão Seguridade Social e Família, Zenaide Maia também falou sobre as cotas na preparação de pessoas com deficiências, onde já foi aprovada pela comissão que elas terão 5% de cota nos três turnos, nos concurso seletivos para as escolas técnicas e universidades federais. “É uma luta justa para que o mercado de trabalho absorva as pessoas deficientes com qualificação”, garantiu.

Resultado final das eleições para diretores das escolas municipais de Currais Novos

Os eleitos terão mandatos de 03 (três anos).
Centro Municipal do Ensino Rural “Profª Rosângela da Silva”, candidata a diretora, CHAPA ÚNICA – Yelina Verônika dos Santos e Silva que foi eleita com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Ausônio Araújo, candidata a Diretora Josilene de Araújo Medeiros e a Vice Diretora Josefa Aparecida Soares Pinheiro, CHAPA ÚNICA,que não obteve o QUORUM mínimo de comparecimento.
Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, candidato a Diretor Francisco Técio Matias, CHAPA 1 e o candidato a Diretor – José Ferreira, CHAPA 2, que não obtiveram o QUORUM mínimo de comparecimento.
Escola Municipal Presidente Castelo Brancocandidata a diretora, CHAPA 1 – Maria Elaine Pinheiro Galvão e a Vice Diretora Valéria Kelly de Medeiros Costa foram eleitas com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal de Nossa Senhora/Creche Maria Dalila, candidata a diretora, CHAPA ÚNICA, Alexandra Telma da Silva e a Vice Diretora Ione Braga Silveira da Silva foram eleitas com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Francisco Leonis Gomes de Assis, candidata a diretora, CHAPA ÚNICA – Fátima Maria Azevêdo Bezerra Silva foi eleita com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Gilson Firmino da Silva candidata a diretora, CHAPA ÚNICA, Maria Avaneide Xavier de Oliveira e a Vice Diretora Ana Paula Faustino Silva foram eleitas com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Justino Dantas candidata a diretora, CAPA ÚNICA, Maria Goretti Salustiano de Santana e a Vice Diretora Agripina Suzana de Araújo foram eleitas com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Prof. Francisco Rosa, não houve nenhum inscrito;
Escola Municipal Prof. Salustiano Medeiros candidata a diretora, CHAPA ÚNICA, Rosineide dos Santos e a Vice Diretora Josefa Lenice de Oliveira foram eleitas com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Prof.ª Socorro Amaral candidato a diretor, CHAPA ÚNICA, José Valter Florêncio e o Vice Diretor Edmilson Pereira de Oliveira foram eleitos com 100%, dos votos válidos.
Escola Municipal Prof.ª Trindade Campelo, candidata a Diretora Magna de Fátima da Silva e o Vice Diretor Maxwel Ferreira, CHAPA ÚNICA, não obteve o QUORUM mínimo de comparecimento.

Festa da Imaculada Conceição, co-Padroeira de Currais Novos, teve início no sábado, 28



Teve início no último sábado (28) a 23ª Festa da Imaculada Conceição, co-Padroeira de Currais Novos, celebração que acontecerá até o próximo dia 08 de dezembro e que contará com uma diversa programação religiosa e social. Com o tema “Junto com Maria, mãe da evangelização, cuidemos da água, fonte de vida”, a festa deste ano terá como objetivo a discussão e sensibilização da população sobre o uso racional da água. Para o Pe. Marquinhos “será uma oportunidade impar de reavivarmos nossa fé católica e de sermos orientados a partir da luz divina sobre a educação que precisamos ter em relação aos nossos recursos naturais”. Na primeira novena da festa que aconteceu neste domingo (29), a Prefeitura Municipal de Currais Novos foi uma das que prestou homenagens à virgem Maria. Para o prefeito Vilton Cunha, “o momento é de renovarmos as esperanças para o próximo ano e de pedir à Deus a tão abençoada chuva”. Também estiveram presentes na missa a primeira dama Ana Maria, os vereadores Zefinha Moura, Dadá e João Neto, secretários municipais, e representante do poder judiciário, o promotor Victor Hugo. O grupo de idosos do CCI realizou uma belíssima homenagem à santa padroeira.

AGUÁ

Pregador da primeira nova da festa da Imaculada 2015, o pároco de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz/RN), Pe. Vicente, fez uma homilia sobre “água, questão essencial para a vida”, e destacou os problemas causados pela escassez deste líquido importante para a sobrevivência. “Devemos usar a água de forma racional e sabermos conviver cada dia com sua falta”, disse o padre, que durante seu discurso lembrou a luta de Monsenhor Expedito para a adutora na região agreste e Trairi do RN. “Por pouco essa adutora não chegou a Currais Novos, que hoje sofre com a falta d’água, assim como outras cidades”, disse Pe. Vicente.

PROGRAMAÇÃO
Confira a programação da 23ª Festa da Imaculada Conceição de Currais Novos:

30/11 – 19h: Novena; 21h: atração cultural e bingo no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
01/12 – 19h: Novena; 21h: Orquestra de violões de Parelhas e bingo no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
02/12 – 19h: Novena; 21h: Orquestra Sanfônica de Parelhas e bingo no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
03/12 – 19h: Novena; 21h: Apresentação do Caçuá de Mamulengos e bingo no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
04/12 – 19h: Novena; 21h: Louvor religioso da Juventude e bingo no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
05/12 – 19h: Novena; 21h: Jantar da Imaculada com animação de “Sons do Brasil”, no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
06/12 – 19h: Novena; 21h: 1ª noite de pavilhão, leilão maior da festa, com animação de Agnelo Jr e Musas da Balada, no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
07/12 – 19h: Novena; 21h: 2ª noite de pavilhão, leilão maior da festa, com animação de Parcélio e Paulinho e banda D’estilos e Forró Rela Bucho, no Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio”
08/12 – 9h30: Missa solene; 16h30: Procissão da Imaculada, missa de encerramento e “Bolo da Festa”.

Fonte: ASSECOM-PMCN

Passeio ciclístico celebrou os 95 anos de Currais Novos no domingo, 29






Centenas de curraisnovenses participaram na tarde de domingo (29) do passeio ciclístico em comemoração aos 95 anos de Currais Novos, data que celebra o decreto de instituição do município à condição de cidade que ocorreu em 29 de novembro de 1920. Os ciclistas e grupos de caminhada saíram do Espaço Cultural “Monsenhor Ausônio” – Praça da Imaculada Conceição, e percorreram as principais ruas e avenidas da cidade até o ponto final, no Palácio “Raul Macêdo”, onde foi realizado sorteios de brindes e de uma bicicleta. O prefeito Vilton Cunha, a primeira dama Ana Maria Furtado, além das secretárias Morgana Kenya (SEMTHAS), Luziane Guimarães (SEMSA), e Socorro Góes (coordenadora SEMTUR), participaram do evento. “Este é um momento muito especial pra todos nós que amamos Currais Novos, uma data para celebrar a nossa cidade”, disse Vilton, que aproveitou a oportunidade para acender a decoração natalina do Palácio “Raul Macedo” e de outros pontos como a árvore do coreto da Praça Cristo Rei. 

Fonte: ASSECOM-PMCN