quarta-feira, 25 de março de 2015

Fundação Volkswagen abre inscrições para concurso de projetos sociais

A ONG vencedora receberá um prêmio de R$ 40 mil e um curso de Gestão de Projetos Sociais. Inscrições vão até o dia 10/04/2015.

Fundacao_VW1
A Fundação Volkswagen, que coordena há 35 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, acaba de abrir o período de inscrições, que segue até 10 de abril, para a 8ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade” por meio do site (www.vwnacomunidade.com.br). O concurso oferece prêmios em dinheiro para os melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” oferecerá um prêmio a mais do que na edição passada: agora serão 11 projetos sociais contemplados. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão para melhor administrar seus projetos sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, pois os projetos devem ser inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Dos 11 prêmios, dez equivalem aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios serão destinados a projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no País todo; o novo prêmio será para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’, promovido pela Fundação Volkswagen, é um exemplo do compromisso que a Volkswagen do Brasil tem com a construção de um mundo cada vez melhor. O concurso promove o engajamento dos colaboradores, que inscrevem projetos sociais nos quais atuam voluntariamente. Com o prêmio em dinheiro, os vencedores têm a possibilidade de colocar seus projetos em prática. O curso de gestão permite que as organizações vencedoras e as finalistas também aprendam a administrar seus recursos”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust.

“No ‘8º Volkswagen na Comunidade’, a Fundação Volkswagen convida os colaboradores da MAN Latin America para inscrever projetos sociais nos quais atuam voluntariamente, em suas comunidades. Dessa forma, o concurso amplia ainda mais seu alcance e fortalece o trabalho em conjunto entre as empresas em prol do bem maior: o desenvolvimento social”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

O curso de gestão oferecido às organizações vencedoras e também às finalistas permite que as entidades trabalhem com seus orçamentos de forma sustentável. “A formação inclui captação de recursos, estratégias de comunicação, discussão de casos, entre outros. Dessa forma, a Fundação Volkswagen contribui para que as organizações tenham sucesso em seus trabalhos de forma permanente”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

“Volkswagen na Comunidade” já beneficiou 14.125 pessoas diretamente

Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 62 prêmios em dinheiro e beneficiou 14.125 pessoas diretamente. As sete edições já realizadas, até 2014, somam 2.853 projetos inscritos de todo Brasil.

Na 7ª edição, em 2014, o concurso “Volkswagen na Comunidade” atingiu recorde de inscrições: foram 569 projetos indicados por 139 colaboradores da Volkswagen do Brasil. Os projetos inscritos eram realizados por 372 organizações sociais, de 23 Estados brasileiros. Os vencedores foram revelados em outubro.

Sessão solene celebra Campanha da Fraternidade 2015

6efdd3e2-c15e-4309-af2d-1f3f25b746d0
A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (25), sessão solene para celebrar a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema “Eu Vim para Servir”. O evento atendeu a requerimento do deputado Hermano Morais (PMDB), que cedeu o tempo previsto para seu pronunciamento para o deputado José Dias (PSD).
“Assim como o legislativo, a Igreja também tem como missão lutar pela justiça social”, disse o deputado José Dias, que destacou a importância do tema proposto neste ano e as obrigações da igreja e sociedade. De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e missão de todos os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, propostos pelo Vaticano.
Fonte: Assembleia Legislativa RN

Em entrevista ao Bom Dia RN Sec. Recursos Hídricos se mostrou desatualizado e desinteressado por Acari

Em entrevista cedida ao Bom Dia RN, na manhã desta quarta-feira (25), o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França, mostrou-se desatualizado sobre a real situação em que vivemos diante desse colapso, que é a escassez de água.

Na entrevista ele falou de todos os reservatórios do Estado e externou uma grande preocupação com o município de Currais Novos, até ai tudo bem, o problema é que ao comentar sobre o Gargalheiras o mesmo mostrou interesse apenas por Currais Novos, esqueceu de Acari, e mais, para comprovar total desatualização por parte do secretário, ele ainda comentou que Gargalheiras teria mais de 8% de sua capacidade, quando na verdade o manancial só tem 2,5%, estando em volume morto. 

Tomara que ele pesquise um pouco mais sobre Acari e tome conhecimento que aqui também é RN e habitam mais de 11 mil pessoas.

Fonte: Nelder Medeiros

Ministros assinam portaria que institui grupo de trabalho de saúde da mulher com deficiência e mobilidade reduzida

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinaram nesta quarta-feira (25) uma portaria interministerial que institui o Grupo de Trabalho Interministerial de Saúde da Mulher com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A equipe será composta por representantes do Ministério da Saúde, da SPM, da SDH, do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
O grupo de trabalho vai promover ações para a garantia de acesso às mulheres com deficiência e mobilidade reduzida aos cuidados à saúde da mulher em todo o território nacional; acompanhar a implementação das ações para a qualificação da atenção à saúde da mulher com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do SUS; promover a elaboração e difusão de informações que possam subsidiar o desenvolvimento de ações voltadas ao enfrentamento do preconceito, discriminação, todos os tipos de violência institucional relacionado às mulheres com deficiência; e realizar o balanço semestral do desenvolvimento das ações para a qualificação da atenção à saúde da mulher com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do SUS.
Para a ministra Ideli Salvatti, é impossível dar atendimento adequado em termos de rede e do sistema de saúde sem essa peculiaridade e especificidade no tratamento à mulher com deficiência. “É um diferencial necessário esse tratamento às mulheres com mobilidade reduzida. É assim que o Brasil fortalece a sua democracia.”
O documento foi assinado durante uma cerimônia que também contemplou a assinatura de outra portaria, que estabelece orientações para o atendimento integrado às pessoas em situação de violência sexual com novas diretrizes para organização e a integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ministra Ideli Salvatti falou do enfrentamento à violência no país como tema prioritário do governo federal e comentou sobre o crescimento no número de homicídios e de estupro, que praticamente se igualam segundo estatísticas oficiais. “É importante realçarmos conjuntos de políticas públicas para a redução significativa deste cenário de violência, com atuações ofensivas e propositivas. Temos um gueto no nosso país, com violência de raça, renda, gênero e de território, onde as desigualdades estão concentradas”.
SERVIÇOS DE REFERÊNCIA - Atualmente, O Brasil conta com 402 Serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual. Desses, 131 são Serviços de referência para atenção integral às pessoas em situação de violência sexual que ofertam atendimento de forma ininterrupta (24horas/dia).
 Assessoria de Comunicação Social com informações do Ministério da Saúde

Em protesto, homem empurra cadeira de rodas por 6,5 mil km até o DF

O ativista mineiro José Geraldo Castro, conhecido como Zé do Pedal, chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (24) empurrando uma cadeira de rodas para alertar as pessoas sobre os problemas com acessibilidade. Ele começou a cruzada em 10 de fevereiro, e de Roraima até o DF percorreu 6,5 mil quilômetros. O homem disse já ter passado por 73 países defendendo a casa.

Em um passeio pela Esplanada dos Ministérios, o homem percebe as dificuldades provocadas pela falta de rampas nas calçadas em frente à Catedral Metropolitana. Uma das únicas encontradas situa-se no Ministério da Cultura. Há outras cobertas com cimento.

Castro anda sempre a pé com a cadeira, com a qual testa os obstáculos pelos percursos. Ele diz que pretende entregar uma proposta de projeto de lei sobre a questão à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

"Tem passeios para todo mundo usar, menos para pessoas com deficiência", diz. Castro afirma que no país, ao contrário do que ocorre na Europa, a maioria das cidades tem problemas de acessibilidade. "Aqui é tudo igual. Lá talvez tenha 1% dos problemas que temos aqui."

Os buracos são outros problemas. "Não são só as rodovias da gente que estão em estado ruim. As calçadas também."

Para Zé do Pedal, a recompensa pela jornada vem por meio declarações de pessoas que conhece. "Eu estava no México, fui fazer uma palestra na escola e após a palestra uma crianças chegou para mim e falou assim: 'Senhor Castro, obrigado por fazer isso também por mim.' Então, é isso que te motiva."

Fonte: G1/DF

Comissão das Pessoas com Deficiência com público seleto

Descrição da imagem para cego ver: Didi sentado em uma das mesas de comissão com os braços cruzados e expressão de confiança e satisfação.
Essa é a primeira vez que o Didi vem para Brasília. Ele participará daqui a pouco da Mesa da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e contará suas experiências de vida e trabalho com a gente. Já são sete anos que o tenho em minha equipe. Estamos todos muito orgulhosos.
Acompanhando essa mesma sessão, vários jovens com deficiência que trabalham na preservação dos acervos de obras para o Senado, Câmarae Tribunais.

Quem quiser acompanhar a sessão ao vivo, é só acessar o link da Web Câmara:

http://www2.camara.leg.br/…/transmissoes-do-d…/aoVivoSinais…

Hermano pede celeridade na realização de cirurgias ortopédicas

O deputado Hermano Morais (PMDB) fez apelo ao secretário estadual da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, para zerar a fila de espera por uma cirurgia ortopédica no Rio Grande do Norte. De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, são 658 pessoas aguardando a intervenção.

“É preciso prioridade para as cirurgias de trauma. Os recursos precisam ser direcionados para a o setor, porque o sofrimento da população está grande. As pessoas estão pedindo socorro”, destacou Hermano Morais.

Em aparte, o deputado Tomba Farias (PSB) demonstrou preocupação com a situação da cidade de Currais Novos. “A saúde não pode esperar. Soube que a população vai fechar a BR na próxima sexta-feira (27) em luta pela abertura do hospital da cidade”, destacou o parlamentar.

Outros
Hermano Morais falou ainda sobre a Campanha da Fraternidade 2015 e sobre a situação de impasse dos Servidores e Administração do Poder Judiciário.

Fonte: Assembleia Legislativa RN

Dourado e Gargalheiras continuam sem receber água; previsão de abastecimento é até o fim de abril, diz CAERN

Açude Dourado permanece sem água. Foto tirada hoje pela manhã.
Açude Dourado permanece sem água. Foto tirada hoje pela manhã.

Mesmo com as frequentes chuvas caídas no município de Currais Novos nos últimos cinco dias, o açude Dourado, maior reservatório do município – responsável pelo abastecimento de parte da cidade, continua seco, ou seja, ainda não recebeu água esse ano.

Contudo, a esperança é que se continuar chovendo nas próximas horas, o reservatório comece receber o líquido precioso, haja vista que alguns pequenos reservatórios existentes nas cabeceiras do Dourado já começaram a transbordar com as chuvas de ontem (24).

Currais Novos: 50 mm
Mina Brejuí: 30 mm
Sítio Serrote do Melo: 34 mm
Rua Walker Macedo: 58 mm
Sitio Boa Esperança: 18 mm
Sitio Riacho do Boi: 35 mm
Trangola: 32 mm
Trapiá: 30 mm
Fazenda Aba da Serra: 35 mm
Namorados: 18 mm
Macambira I (L.Novas): 30 mm
Sitio de Dentro (L.Nova): 30 mm

Outro reservatório que abastece Currais Novos, o Gargalheiras, também permanece sem receber água. Segundo informações da CAERN, o Marechal Dutra que também abastece o município de Acari, tem hoje menos de 2 % de sua capacidade hídrica.

Fonte: Blog Jean Souza

Deputado Ezequiel sugere a criação da Escola Estadual de Condutores com cursos gratuitos

2e5ac6a6af6f8f5fcd79b76853d5f6ceO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza protocolou proposta que sugere a criação da Escola Estadual de Condutores, que funcionará em todas as unidades do Detran instaladas nos municípios do Rio Grande do Norte.
De acordo com a proposta, a Escola oferecerá curso de condução gratuito para as pessoas que declaradamente tenham renda familiar de, no máximo, um salário mínimo. Pela proposta, a Escola será restrita ao curso de habilitação e de renovação da habilitação.
“No segmento da condução de veículos automotores, importante destacar o alto custo para os motoristas se regularizarem com a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), expedida a partir da formação em escolas credenciadas”, justificou o deputado.
Ainda de acordo com a proposta apresentada por Ezequiel, a Escola traz um caráter eminentemente social sob vários aspectos: geração de emprego e ainda evitar as conduções ilegais de veículos, feitas por aqueles que não tem habilitação. “A criação da Escola Estadual de Condutores reduzirá o número de pessoas que dirigem veículos sem habilitação. Em havendo limitação orçamentária para a disponibilização da estrutura física e de pessoal, o programa Escola Especial de Condutores poderia ser implantado também com o convênio das escolas já existentes”, afirma.

Fonte: Assembleia Legislativa RN

Prefeitura inaugura novas instalações do CAPS “Maria Vênus Cunha”

Após uma ampla reforma em todas as salas, construção de um banheiro e pintura, o Centro de Atenção Psicossocial “Maria Vênus Cunha” foi reinaugurado na manhã desta quarta-feira (25) na rua Ernesto Cunha, 40, (bairro Walfredo Galvão/IPE) com a participação de dezenas de usuários e seus familiares, equipe do CAPS, além da presença do prefeito Vilton Cunha, do vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo, vereadora Maria Aparecida (Dadá), primeira dama Ana Maria Furtado, secretários municipais, servidores municipais, e da comunidade.
A professora Vilma Cunha, irmã do prefeito Vilton e da professora Vênus, esteve presente na solenidade. A coordenadora do CAPS, Paula Érika, agradeceu a Prefeitura pelo trabalho e lembrou o esforço do prefeito e de toda equipe em reformar o espaço para atender melhor os usuários. “Fomos abraçados nesta gestão e tivemos muita sorte. Hoje temos nossa sede própria e o momento é de grande felicidade”, disse Paula. O prefeito Vilton Cunha comentou sobre as mudanças no início da gestão para melhor aproveitamento dos espaços e extinção de aluguéis. “O CAPS não tinha endereço fixo e passou por algumas mudanças, após o nosso esforço trouxemos o centro para este espaço mais amplo e agora reformamos para melhor receber os usuários”, disse Vilton, anunciando que o próximo passo será a construção de uma área de convivência para o centro. Após a solenidade, o pastor João Batista fez uma oração junto aos usuários e autoridades e abençoou o novo espaço.
O CAPS “Maria Vênus Cunha” foi criado em 2005 na gestão do ex-prefeito Zé Lins, que tinha como vice-prefeito o atual gestor municipal, Vilton Cunha. Após 10 anos o Centro expandiu suas ações e atualmente atende usuários de Currais Novos, Bodó, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá, Florânia, São Vicente e Acari, e desenvolve atividades como música, arte terapia, oficinas produtivas, projetos de geração de renda, rádio e produção textual (jornal CAPS), além de contar com parcerias importantes com o IFRN e “Casarão de Poesia”.
SOBRE VÊNUS
Maria Vênus Cunha é a primogênita do casal Vicente Severiano da Cunha e Margarida Maria da Cunha, e nasceu no dia 30 de novembro de 1943 em Currais Novos. Vênus era formada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Francesa), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; tinha especialização em “Nível pós-universitário de professores para Suplência”, curso realizado à distância pelo Departamento do Ensino Supletivo do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília, “Treinamento de docentes em técnicas de elaboração de instrumento de instrução personalizada”, curso realizado à distância pelo Departamento de Ensino Supletivo do Ministério da Educação e Cultura, em Brasília.
Vênus também era formada em Língua Francesa pela Aliança Francesa de Natal, mestrado na Universidade de São Paulo (USP) na área de linguística, e lecionou em algumas instituições de Currais Novos e Natal, e no Departamento de Filosofia, Letras e Artes da UFRN. A professora também exerceu cargos importantes no Departamento de Ensino Supletivo da Secretaria da Educação e Cultura do RN, e publicou diversos artigos e instrumentos abordando aspectos da língua portuguesa. Vênus morreu aos 60 anos em 02 de abril de 2003.
Fonte:ASSECOM