terça-feira, 28 de abril de 2015

Ao vivo! Repórter com Síndrome de Down entrevista Fátima no Encontro

Fernanda entrevista Fátima Bernardes e dá um show de desenvoltura (Foto: TV Globo)
No Encontro desta terça-feira (28/4), a convidada Fernanda Honorato inverteu os papéis com Fátima Bernardes e entrevistou a apresentadora, ao vivo, no palco do programa. Fernanda tem 34 anos e é a primeira repórter com Síndrome de Down do Brasil. Com oito anos de experiência, ela mandou muito bem na entrevista de improviso e ainda recebeu preciosas dicas de Fátima: "Coragem, disposição para enfrentar esse trabalho e não desistir nunca". 

Fátima foi apenas mais uma famosa a ser entrevistada por Fernanda. Ao longo dos seus oito anos de profissão, a repórter já tem na sua lista nomes como Diogo Nogueira, Zezé Di Camargo e Luciano e Maria Bethânia, de quem é grande fã. Mas ela revela que ainda tem o sonho de entrevistar alguém muito especial: "O rei Roberto Carlos". E para quem duvida que Fernanda vai conseguir, ela manda um recado: "Eu nunca desito dos meus objetivos. Aquilo que quero, eu consigo". 

Fonte: Programa Encontro - Globo

Kelps alerta para crise no hospital de Currais Novos

kelps
Os problemas no Hospital Regional de Currais Novos, inclusive o recente pedido de exoneração dos diretores alegando falta de estrutura, foram o principal tema do pronunciamento do deputado Kelps Lima (SDD) na sessão plenária desta terça-feira (28). A maioria dos parlamentares presentes se solidarizou em aparte, endossando a necessidade de melhorias no sistema de saúde pública do RN como um todo.

“A situação é gritante. Se a população de Currais Novos precisar de um raio X, os médicos enviam para o hospital municipal de Lagoa Nova. Caso precise de uma pequena cirurgia, não tem como fazer. Crise no sistema hospitalar acarreta em mortes e o Governo deve ter uma ação mais ágil em relação à saúde”, afirmou Kelps, que participou de um protesto promovido pela população, no sábado passado (25), contra a precariedade dos serviços.

O parlamentar afirmou que as medidas para os problemas que o RN passa não podem ser paliativas, mas ações com planejamento. O deputado Nelter Queiroz (PMDB) pediu aparte, afirmou que a pauta era oportuna e parabenizou Kelps por abordar um tema tão importante ao Estado. Nelter disse que outros hospitais nas demais regiões também passam por situação semelhante.

Fonte: Assebleia Legislativa do RN

Nelter Queiroz sugere terceirização dos presídios

nelterrn
O deputado Nelter Queiroz (PMDB) defendeu nesta terça-feira (28), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, a terceirização das penitenciárias do Rio Grande do Norte. O deputado declarou que a medida seria a solução para o caos e decadência do atual sistema prisional do Estado.

“Não podemos ficar reféns da violência. Sugiro a formação de uma comissão de deputados para realizar visitas aos Estados brasileiros que já tenham adotado o modelo de terceirização”, disse Nelter ao abordar a crise no sistema prisional com as recentes fugas e rebeliões.

Outra sugestão do parlamentar foi a venda da Arena das Dunas, que demanda altos custos de manutenção ao consórcio administrativo. O deputado sugeriu a negociação do Estádio com grupos de investimentos para a melhor exploração do espaço e desoneração do Estado.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN 

Medicamento que poderia restaurar o movimento de pessoas paralisadas ganha status de “promessa extraordinária”


Um medicamento poderia restaurar o movimento de milhões de pessoas paralisadas em acidentes de carro, acidentes esportivos e quedas, de acordo com médicos.


O produto químico tem demonstrado ser uma “promessa extraordinária”, já que, quando testado em ratos com medula espinhal severamente danificadas, mostrou resultado. Alguns animais incapazes de dar um passo sequer, passaram a caminhar quase tão bem quanto criaturas saudáveis. Eles também se tornaram mais ágeis e recuperaram o controle de seus músculos da bexiga.

No geral, 21 dos 26 animais melhoraram sob efeito da droga, ou seja, uma taxa de efetividade surpreendente. O estudo, publicado na revista Nature, foi parcialmente financiado pelo National Institutes of Health, um parceiro de pesquisa de saúde do governo dos EUA.
O pesquisador Jerry Prata, professor de neurociência na Cape Western Reserve University, de Ohio, disse que o medicamento apresenta uma esperança de recuperação sem precedentes. "Cada um dos 21 animais ganharam algo, em termos de funcionalidade. Qualquer paciente com lesão da medula espinhal, hoje, se fosse recuperado, seria considerado um caso extraordinário, independente desse ganho. Estamos muito animados com a possibilidade de que milhares de pessoas poderiam, um dia, recuperar movimentos perdidos devido a lesões da medula espinhal”, declarou.


O médico Lyn Jakeman, do instituto de pesquisa de saúde do governo dos EUA, acredita que o tratamento possa ser um marco histórico da medicina. "Atualmente, não há terapias medicamentosas disponíveis que auxiliam na recuperação natural de lesões limitadas na medula espinhal. Este é um grande passo para a identificação de um novo agente capaz de ajudar as pessoas na recuperação", disse.


A cada ano, milhares de pessoas ao redor do mundo perdem a capacidade de andar após sofrerem acidentes rodoviários, danificando a medula espinhal, bloqueando a transmissão de mensagens vitais entre o cérebro e as pernas. Outros tantos ficaram paralisados após quedas e acidentes esportivos.

Inicialmente, muitos desses acidentados teriam uma leve melhora em suas condições, mas a maioria vai ficar com algum tipo de deficiência. Quanto mais grave a lesão, maior a probabilidade de perder a utilização de todos os seus membros, sendo incapaz de respirar sem a ajuda de um aparelho.

O novo fármaco, o qual é conhecido como “peptídeo sigma intracelular”, ou apenas ISP, ajuda as células nervosas danificadas na regeneração, permitindo que as mensagens vitais sejam transferidas aos músculos.


Quando os ratos com medulas danificadas foram testados com a droga, diariamente, por sete semanas, suas capacidades de caminhada, equilíbrio e controle de músculos da bexiga, foram intensificadas.
"Alguns animais reagiram tão bem que eles dificilmente poderiam ser distinguidos de animais normais. Isso é muito promissor. Agora temos um agente que pode trabalhar sozinho ou em combinação com outros tratamentos para melhorar a vida de muitas pessoas", disse Prata.

Mais pesquisas são necessárias para entender por que a droga funcionou em alguns animais e não em outros. O ISP também está sendo testado em outras condições, em que o tecido cicatrizado dificulta a recuperação, incluindo ataques cardíacos.

Fonte: Jornal Ciência

Curso “Excelência no atendimento à pessoa com deficiência” tem recorde de público

curso 01
Teve início na última segunda-feira, dia 27, o curso “Excelência no atendimento à pessoa com deficiência”, promovido através de uma parceria entre o Movimento Down e a Defensoria Pública do DF. O evento, realizado na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR), em Brasília, foi pensado com o objetivo de nivelar o conhecimento dos técnicos que prestam atendimento às pessoas com deficiência quanto aos seus aspectos legais, sociais, pedagógicos e de saúde.

O primeiro dia de curso contou com auditório cheio e público interessado. A mesa de abertura teve a presença do defensor público-geral do DF, Ricardo Batista, da secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (SEMIDH-DF), Marise Nogueira, e de Christiane Aquino, cofundadora do Movimento Down.

“Através desse curso, a Defensoria pretende preparar seus servidores e suas estruturas para garantir um atendimento com excelência às pessoas com deficiência”, explicou Ricardo Batista. Para ele, a Defensoria Pública deve ser uma instituição inclusiva capaz de defender os direitos dos deficientes em todos os âmbitos, seja judicial ou administrativo, além de recebê-los, acolhê-los e orientá-los com toda a qualidade devida.

De acordo com Christiane Aquino, a inciativa é fundamental para consolidar os direitos da pessoa com deficiência. “Há uma grande demanda por esse tipo de informação, pois as pessoas não conhecem os direitos daqueles com deficiência. Os participantes precisam conhecer essa realidade para então se tornarem multiplicadoras desse conhecimento em suas instituições”, afirmou.

Para quem participa do curso, o encontro é uma grande oportunidade de aprendizado. “Atender uma pessoa com deficiência é tranquilo, mas você fica um pouco constrangido, porque não sabe qual é a melhor abordagem para que a pessoa não se sinta discriminada”, contou Manoel José de Souza, servidor da Secretaria do Trabalho. Já para Rômulo Bezerra, conselheiro tutelar, é preciso saber como se adequar. “Nós trabalhamos em um sobrado, então quando chega um cadeirante, por exemplo, temos que mudar o lugar de atendimento, é preciso fazer uma adaptação para atendê-lo”, explicou.

Em sua primeira edição, o curso já bateu recorde de inscrições, superando o número de inscritos de outros cursos oferecidos pela Defensoria. “Nós abrimos 100 vagas, mas quando nos demos conta, já estávamos com 138 inscritos”, comentou a diretora da EASJUR, Paula Regina. De acordo com a organização, o evento é um grande sucesso. “Recebemos participantes de vários lugares do Brasil, incluindo representantes de escolas do Rio de Janeiro”, contou Christiane. “São pessoas que já trabalham na área, como conselheiros tutelares e terapeutas, e muito interessados em ouvir, aprender, dialogar e participar. Estamos muito felizes com o resultado e com a repercussão do curso”.

Devido à alta demanda, uma segunda edição do curso será oferecida no próximo semestre. O curso de excelência ocorre até quinta-feira, dia 30, e conta com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD)Ministério Público do Trabalho (MPT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), CRISDown, Ápice Down,SEMIDH-DF e Escritório de Advocacia SCBF.

Fonte: Movimento Down

Procura por Natal como destino turístico cresce 200%

100_3904
De acordo com levantamento feito pela agência online de viagens Hotel Urbano, a procura pela capital potiguar, um dos destinos mais visitados no Brasil, cresceu 200% no comparativo do primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período de 2015. Gramado, no Rio Grande do Sul, ficou em segundo lugar (190%) e Porto Seguro, na Bahia, ficou em terceiro (180%). O secretário de turismo do Estado, Ruy Gaspar atribui esse aumento importante no fluxo de turistas no Rio Grande do Norte às medidas enérgicas tomadas pelo Governo ainda nos primeiros meses de administração, como a redução de 12% e de 9% no ICMS de Querosene de Aviação (QAV), ampliando a oferta de voos nacionais e internacionais, respectivamente.

“Sem dúvida, essa corajosa atitude está fazendo toda a diferença para a conquista de avanços como esse apontado pelo Hotel Urbano, onde podemos ver Natal como um dos destinos mais buscados pelos turistas”, diz Gaspar. O resultado após a redução do ICMS foi a conquista dos voos Buenos Aires/Natal e Campinas (SP)/Natal. E no último dia 25, a Azul Linhas Aéreas anunciou um novo voo direto Belo Horizonte-Natal, que representará um incremento de mais de R$ 10 milhões anuais ao nosso Estado. Com todos os voos até agora confirmados, já são mais de R$ 50 milhões.

Técnicos discutem alternativas para abastecimento de Currais Novos e Acari

161322Em recente reunião entre técnicos da Caern, SEMARH e UFRN, a primeira possibilidade levantada é a captação de água diretamente do Gargalheiras com poços amazonas em aluviais rasos. A alternativa pode ser inviável porque as águas subterrâneas dali possuem muitos sais e ferro, de cordo com o professor da UFRN João Abner, mestre em Recursos Hídricos e doutor em Hidráulica e Saneamento.
A segunda alternativa é levar água à população por meio de carros-pipa, captada da adutora da Serra de Santana, que recebe água da Armando Ribeiro já tratada. “Mas pra poder viabilizar essa alternativa, temos que melhorar as condições da adutora da Serra, porque senão vamos descobrir um santo pra cobrir outros”, reconhece o professor, ao explicar que existe problema de operação em Santana: o ponto de captação é baixo. Assim a água é turva e o sistema de filtro trabalha não é eficiente. A ideia é deslocar o ponto para um lugar mais profundo e possivelmente ampliar o sistema de tratamento de água.
As outras duas opções não são bem aceitas pela comunidade acadêmica. Uma delas é considerada precária pelo professor João Abner e certamente será descartada. A fonte seria a Adutora Monsenhor Expedito, “que já está super explorada”.
“A gente ativou 10 poços do rio Boacica para aliviar a Lagoa do Bonfim [de onde sai a adutora]. Conseguimos livrar 110 m³”, acrescenta o secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, confirmando a fragilidade.
A última ideia é abastecer a área do Seridó com águas litorâneas, como já é feito na zona rural de Currais Novos, de acordo com o professor doutor. “Eu acho que essa é a mais absurda, totalmente impraticável”, opina. Atualmente, 11 municípios estão com o sistema de abastecimento colapsado, dependendo exclusivamente de carros-pipa ou perfuração de poços.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Currais Novos vai elaborar Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo


Através de Resolução 03 de 22 de abril de 2015, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente constituiu a Comissão Intersetorial para elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, destinado ao atendimento de adolescentes autores de ato infracional, em meio aberto.


Fazem parte da Comissão representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada de Currais Novos.

Comissão Intersetorial:

Rep. do Gabinete do Prefeito: 

Walter Antero Gomes Ribeiro;

Rep. da Secretaria de Educação e CMDCA

Edna Dantas

Rep. do Esporte, Cultura e Lazer: 

Afrânio Aurélio Silva Bezerra

Rep. da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social/ CREAS:
Graciely Cortez Pinheiro Galvão

Rep. do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: 

Kalina Catarina de Medeiros Vasconcelos

Rep. do Centro de Referência de assistência Social- CRAS e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 

Anne Katarine Miranda de Andrade Gomes

Rep. da Secretaria Municipal de Saúde: 

Iara de Souza Januário

Rep. da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento: 

José Itamar Diniz Andrade Júnior

Rep. da Fundação José Bezerra Gomes: 
Edjane Cortez da Cruz

Rep. do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente: 
Judson Pereira Dias da Silva

Rep. de Instituição Filantrópica Casa do Pobre:
Arineide Dantas da Silva Medeiros

Rep. da Polícia Militar de Currais Novos (Proerd) e CMDCA: 
Adaildo Benedito dos Santos

Rep. da sociedade civil:
Márcia Cristina Leitão Pimentel

Direitos da Pessoa Autista é tema de Audiência

AUD. PUBL
Mais uma vez os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Natal voltou ao debate na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (27) uma audiência pública proposta pelo vereador Chagas Catarino (PROS) discutiu os direitos e a melhoria no atendimento prestado pelo Município.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. De acordo com pais e profissionais que atendem a pessoas com autismo, as escolas e unidades de saúde do município ainda não conseguem prestar o atendimento e encaminhamento correto àqueles que apresentam o transtorno. Em Natal, o atendimento às pessoas autistas é oferecido principalmente por instituições não governamentais que precisam de recursos oriundos de convênios ou doações para manter o trabalho. Uma delas é a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN). 
Foto: Marcelo Barroso

Sai o edital do concurso do MPPB; são 105 vagas e salários de até R$ 4,9 mil

Foi divulgado nesta segunda-feira (27) o edital do concurso que vai selecionar 105 servidores para o quadro do Ministério Público da Paraíba. Os salários vão de R$ 3.341,29 a R$ 4.940,25. Confira o edital (com a data de 27 de abril de 2015, a partir da página 2).


As inscrições poderão ser feitas só pela internet a partir de 4 de maio e seguem até o dia 3 de junho. As vagas de nível superior, com inscrição a R$ 100, são para os cargos de Analista de Sistemas (Desenvolvedor, Administrador de Redes e Administrador de Banco de Dados) e de Analista Ministerial (Auditor de Contas Públicas, Medicina e Odontologia).

Já para nível médio, com inscrição a R$ 85, há 92 vagas para o cargo de Técnico Ministerial (nas áreas de Suporte, Web Designer, Diligências e Apoio Administrativo e sem especialidade). As provas devem ocorrer no dia 19 de julho e candidatos de todo o estado podem concorrer.

Reunião do conselho de turismo do polo Seridó acontecerá nesta quarta, 29, em Currais Novos

O Conselho de Turismo do Polo Seridó se reunirá nesta quarta-feira (29) no auditório da CDL em Currais Novos às 8h30 para discutir ações e projetos de fortalecimento da atividade turística na região, encontro este que contará com a presença de secretário estadual de turismo, Ruy Pereira Gaspar. A 23ª reunião do polo deverá abordar diversos assuntos importantes que planejem os eventos e projetos a serem executados este ano na região Seridó, além de ser o momento para os gestores reivindicarem e solicitarem ações que promovam o turismo seridoense.
Fonte:ASSECOM

Currais Novos está com Portal da Transparência atualizado

Em matéria publicada no site do Ministério Público Estadual do RN nesta segunda-feira (27) com o título “municípios sem portal da transparência ou com portais desatualizados podem ficar sem repasses voluntários”, foi indicado que Currais Novos não possuía o portal, porém, o site da transparência currais-novense está disponível para toda a população desde o início de 2013 conforme divulgado para toda imprensa e população na época. O Portal da Transparência de Currais Novos faz parte da estrutura do site da Prefeitura de Currais Novos, que pode ser acessado através do site http://prefeituracurraisnovos.com.br/. A última atualização do Portal aconteceu às 2h desta terça-feira (28/04/2015).
Ainda de acordo com a tabela divulgada pelo MP, há uma observação que diz haver “várias notícias em blogs locais da implantação do Portal da Transparência de Currais Novos em 2013, mas não há link de acesso”, entretanto, todas as notícias divulgadas em blogs locais e da região detalharam como a população pode ter acesso ao portal através do site da Prefeitura Municipal, como publicado nos releases e matérias enviadas à imprensa nos dias 28/05/2013 (Gastos públicos municipais podem ser acessados através do Portal da Transparência); 30/01/2014 (Novo site da Prefeitura de Currais Novos garantirá mais interação com o cidadão); e 23/12/2014 (Prefeitura de Currais Novos lança novo portal de notícias e Diário Oficial do Município).
A Prefeitura de Currais Novos cumpre a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), como determina a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), por reconhecer a importância da transparência dos gastos públicos com a população, e assim, disponibiliza em tempo real as informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira. O Portal da Transparência é um canal importante onde o cidadão pode ter acesso às informações relativas às receitas e despesas do município.

Fonte:ASSECOM

Fortaleza terá praia acessível para pessoas com deficiência


Com objetivo de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias da capital, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está desenvolvendo o projeto “Praia Acessível”.

Na última semana, o titular da Secretaria de Turismo do Município, Elpídio Nogueira, e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, se reuniram para articular detalhes de adaptação e adequação de espaços da orla marítima da Capital para implantação do projeto.

O “Praia Acessível” prevê cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido - com ajuda de profissionais qualificados -, vagas de estacionamento reservadas e sinalizadas, piso tátil, sanitários e chuveirões adaptados e esteira especial de expansão do calçadão à faixa de areia próxima ao mar.

De acordo com Elpídio Nogueira, a previsão é que o projeto seja iniciado ainda neste semestre. “Já temos recursos garantidos, o próximo passo é apresentar o ‘Praia Acessível’ para as associações de pessoas com deficiência”, informou.

Em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife, já existem programas semelhantes. No exterior, a cidade de Miami (EUA) também oferece acessibilidade nas praias para banhistas.

MPF quer obrigar Presidência a adotar discurso oficial em Libras

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República deverá responder na Justiça por que os pronunciamentos oficiais exibidos em cadeia nacional de televisão não contam com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em Ação Civil Pública ajuizada em Brasília, o Ministério Público Federal diz que os discursos oficiais violam regras de acessibilidade do Decreto 5.296/2005 e deixam de garantir o acesso a deficientes auditivos.

Segundo a procuradora da República Ana Carolina Araújo Roman, autora do pedido, a secretaria descumpriu uma recomendação feita pelo MPF no fim de 2014. Ela afirma que os pronunciamentos veiculados neste ano continuam sem apresentar a janela com intérprete, como nas falas da presidente Dilma Rousseff (PT) transmitidas em sua posse (1º de janeiro) e no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Ainda de acordo com a ação, a Secom disse que em casos excepcionais — quando não fosse possível incluir a tradução instantânea — uma versão do pronunciamento com Libras seria disponibilizada nos sites oficiais da Presidência da República. A procuradora diz que essas providências não foram tomadas e que a pasta não apresentou nenhuma justificativa.

Para o MPF, a ausência de tradução contraria convenção internacional sobre o direito de deficientes, que, no Brasil, equivale a norma constitucional. Esse ordenamento determina que os países ofereçam possibilidades para que as pessoas com deficiência possam viver de forma independente, participando plenamente de todos os aspectos da vida.

A ação pede uma liminar para que a União seja obrigada a incluir a tradução em Libras antes mesmo da análise do mérito. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF-DF.

Brasil ainda ignora profissionais com deficiência

 - Portal Inclusão Brasil - Ações sociais e inclusivas
De acordo com a edição mais recente do Censo do IBGE, existem no Brasil mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com estimativas das Superintendências Regionais do Trabalho, 11 milhões dessas pessoas estão aptas para o trabalho. No entanto, o Brasil contrata apenas 325.291 pessoas com deficiência, segundo dados da RAIS (Relação Anual de Informações do Ministério do Trabalho). A fiscalização apresenta um número ainda menor: 150.860 profissionais contratados.
Para Carolina Ignarra, consultora em contratação de pessoas com deficiência, o departamento de RH tem papel fundamental para mudar essa realidade. “Na prática, o RH precisa preparar, atualizar e buscar apoio da presidência e diretoria da empresa, além de envolver outras áreas para dividir responsabilidades nas contratações”, afirma.
Para ela, quanto mais engajamento e responsabilidades compartilhadas, mais chances de sucesso. “É necessário entender que incluir pessoas com deficiência é um programa corporativo e não apenas do RH, embora ele possa ser a peça chave para que uma empresa incorpore essas contratações em sua cultura”, comenta.
Nessa missão, o departamento conta ainda com a Lei de Cotas (8213/91), que obriga as empresas com mais de 100 colaboradores a contratarem profissionais com deficiência, obedecendo o percentual que varia de 2 a 5% de acordo com o número de colaboradores.
“O objetivo da Lei é transformar uma realidade de séculos de exclusão e desequilíbrio social. Se as empresas atuarem com esse objetivo, estarão cumprindo seu papel e terão mais chances de implantar um programa de inclusão sustentável. Acredito que quando a contratação acontece baseada no objetivo da Lei, cumpri-la acaba sendo uma consequência”, declara.
A especialista ainda completa: “Percebemos que o entendimento das diferenças das pessoas com deficiência, se faz necessário para promoção da igualdade, e desperta uma maior percepção do conceito de diversidade, ou seja, todos são diferentes e tem necessidades específicas, independentemente de ter deficiência ou não. Quando o profissional é respeitado na sua singularidade, ele engaja, desenvolve e entrega mais resultados”, explica.
O cenário nas empresas brasileiras para a contratação de pessoas com deficiência ainda é bem divergente. “Eu, que lido com esse mercado, percebo que as empresas estão em níveis diferentes. Em alguns casos, nós conseguimos aprofundar o programa de inclusão e contamos com o engajamento das empresas, desde o envolvimento da alta liderança até dos próprios profissionais com deficiência, que acabam identificando essas empresas como bons lugares para se trabalhar”, comenta Carolina. “Ainda são poucas as empresas que estão nesse nível. A maioria das que nos procuram, partem do zero, ou seja, são completamente carentes de informações e ainda não fazem nada para mudar o cenário”, conclui.

Entenda a Lei de Cotas




É obrigatório, para empresas com mais de 100 colaboradores, a contratação de profissionais com deficiência, obedecendo o percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de colaboradores:
- 100 a 200 funcionários - 2%
- 201 a 500 funcionários – 3%
- 501 a 1000 funcionários – 4%
- Acima de 1001 funcionários – 5%
Quem fiscaliza é a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, e a multa para o descumprimento da Lei é de aproximadamente R$1.900,00 por profissional não contratado. As deficiências que se enquadram na Lei de Cotas foram definidas pelo Decreto 5296/04 e ao longo do tempo foram incluídas no enquadramento outras condições como, por exemplo, deficiência visual monocular e autismo.

Entrevista com GERÔ SHOW na TV COM canal 57

Na noite da quinta-feira (23) de Abril de 2015 o presidente Francisco Felipe e Vice-Presidente Júlio Dantas da ACDF – Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos estiveram presentes no programa de Gerô na TV COM canal 57 da TV a cabo TV local da cidade de Currais Novos. Lá foram apresentados novos projetos a ser realizados pela a entidade, também foram discutidos assuntos sobre como as pessoas com deficiência e pessoas que queiram se tornarem sócios e colaboradores da ACDF quais os procedimentos cabíveis para tal coisa. 

Falamos também da questão da acessibilidade na cidade de Currais Novos, o quão ela é deficiente e o quanto precisar ser melhorado na cidade. 

O presidente Francisco Felipe exaltou a importância da ACDF na cidade e que no decorrer da sua história o quanto é respeitada e grande valia pra Currais Novos.

500 dias: Acessibilidade não deve ser “acessório”

Secretaria de Direitos Humanos monitora obras olímpicas para garantir preceitos de inclusão desde a matriz. Treinamentos estão previstos para melhorar atendimento


Para que a acessibilidade não seja apenas detalhe e sim prioridade, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) tem como função monitorar as obras para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos realizadas com recursos do governo federal. A proposta é garantir que a inclusão seja pensada desde a origem dos projetos de infraestrutura.

“O desafio é acompanhar de forma milimétrica o cronograma das obras que estão por ser entregues, garantir que a acessibilidade esteja na matriz dos projetos e que não entre como acessório, mas como algo necessário para prover dignidade, autonomia e cidadania a todas as pessoas. Acessibilidade não é só para pessoas com deficiência, é bom para todos. Uma população que envelhece necessita de obras com acessibilidade”, disse Antonio José Ferreira, secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH.

Tanto no Rio de Janeiro quanto nas demais sedes do futebol, outra meta é que os aeroportos estejam adequados para receber pessoas com deficiência não só em termos físicos, mas na qualidade de atendimento. Em entrevista ao brasil2016.gov.br, Antonio Ferreira também falou do legado intangível que os Jogos Paraolímpicos podem deixar, promovendo “um olhar mais humano” em relação às pessoas com deficiência. “Isso não se pode delimitar em uma planilha orçamentária”, ponderou.

Confira a entrevista:
Responsabilidade

Os desafios são tremendos para tornar o país ainda mais acessível, não só pela responsabilidade constitucional que temos em promover equiparação de oportunidades entre as pessoas com deficiência e as demais pessoas, mas também para recebermos muito bem os atletas paraolímpicos e todos os que virão ao Brasil para os Jogos em 2016.
Monitoramento

O papel da Secretaria de Direitos Humanos é fazer o monitoramento e o acompanhamento das obras que são realizadas com recursos com governo federal para verificar e tornar essas obras acessíveis: os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), as obras viárias, como metrô, VLT, todo o trabalho que é feito em aeroportos. Eles já melhoraram muito com a Copa e agora queremos torná-los ainda mais acessíveis não só no Rio de Janeiro, mas em todas as sedes do futebol e nas cidades que estarão recebendo turistas estrangeiros. Temos acompanhado de perto, feito um grande esforço para que as pessoas com deficiência – atletas ou não – sejam muito bem recebidas nos nossos aeroportos, com plena acessibilidade.

Atitude

A acessibilidade tem que ser arquitetônica, mas também atitudinal, que é aquela que está na atitude dos operadores, de quem recebe as pessoas com deficiência nos aeroportos. Além de cuidar da acessibilidade arquitetônica, vamos cuidar da capacitação de toda a equipe das operadoras, sejam elas empresas aéreas ou empresas que administram os aeroportos, além dos servidores ligados à Infraero. Todos passarão por treinamento.
Transporte

Estamos cuidando da acessibilidade em todas as obras de metrô e VLT no Rio de Janeiro. Essas obras estão sendo feitas com plena acessibilidade e estamos acompanhando para que, de fato, tudo esteja dentro do projeto original. Isso inclui o entorno e as obras na Vila Olímpica e Paraolímpica. Também há um esforço para tonar os transportes de passageiros mais acessíveis, dando mais autonomia às pessoas com deficiência.

Acessório

O desafio de modo geral é acompanhar de forma milimétrica o cronograma das obras que estão por ser entregues, garantir que a acessibilidade esteja na matriz dos projetos e que não entre como acessório, mas como algo necessário para prover dignidade, autonomia e cidadania. Acessibilidade não é só para pessoas com deficiência, é bom para todos. Uma população que envelhece necessita de obras com acessibilidade. Estamos acompanhando de forma direta e efetiva e as pessoas vão conferir a mudança de atitude durante os Jogos.

Frame de vídeo

Atendimento

Um aeroporto acessível não significa só ter pontes para desembarque acessível, como já temos hoje, ou ambulift – equipamento para desembarque de pessoas com deficiência nas áreas remotas do aeroporto –, mas ter toda uma compreensão e atitude dos operadores e das pessoas do atendimento. Por exemplo, é você chegar ao aeroporto, encontrar um balcão mais baixo, para que a pessoa em cadeira de rodas possa ter interação maior com o atendente, mas também que esse atendente esteja preparado, compreendendo a especificidade do atendimento. Capacitar é uma das nossas preocupações.

Da mesma forma, não vai ser plenamente acessível um VLT em que as pessoas desembarquem e embarquem no mesmo piso, em que as pessoas entrem com autonomia, se a equipe do VLT não estiver preparada para atender as pessoas. A acessibilidade não será plena.

Também estamos dialogando com a rede hoteleira que, apesar de não estar no âmbito do governo federal, oferta serviços. E esses serviços devem ser acessíveis não só no ingresso, mas no convívio das pessoas que ali estão.
Delegações

Já temos mapeadas as delegações paraolímpicas que estarão no Brasil, já sabemos onde desembarcarão, e estamos no acompanhamento fino, preparando o Brasil para receber bem esses atletas.
Legado

Um dos objetivos dos Jogos 2016 é deixar um grande legado para as pessoas no Brasil, e as pessoas com deficiência são diretamente beneficiadas. Um legado que passa pelos aeroportos, transporte terrestre, passará pelos Centros de Iniciação ao Esporte – 264 estão sendo construídos em todo país, que contemplam até seis modalidades paraolímpicas – um grande legado de fomento ao desenvolvimento do paradesporto.

O Brasil já é potência paraolímpica e depois dos jogos vai se tornar potência de relevância ainda maior. Temos que comemorar que também ficará como legado o Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, com investimento de R$ 264 milhões, onde será possível o treinamento de 15 modalidades. Será um dos maiores e mais modernos centros do mundo.
Intangível

O Brasil será um país ainda melhor após os Jogos Rio 2016, não só pelo legado de obras, mas pela excelente convivência que os brasileiros terão com as pessoas com deficiência, e isso ficará como legado de sensibilidade, de um olhar mais humano para as especificidades de todas essas pessoas. Isso é um legado intangível que não se consegue delimitar em uma planilha orçamentária.

Carol Delmazo – brasil2016.gov.br

Força Nacional de Segurança permanecerá no RN

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), solicitou a renovação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no RN, a fim de garantir um reforço policial nas áreas ao entorno das unidades prisionais consideradas mais críticas pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Além disso, os militares da Força Nacional também estão disponíveis para colaborar, sempre que necessário, nas intervenções nos presídio, em apoio aos agentes penitenciários.
O Governo do RN também autorizou, por meio da liberação de diárias operacionais, a complementação de mais policiais militares para reforçar as guaritas dos presídios e, assim, obter uma maior fiscalização quanto a rotina diária dos presos.

Audiência Pública discute construção de novo presídio em Ceará-Mirim

A crise no sistema carcerário do Rio Grande do Norte foi tema de audiência pública na tarde desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa. A construção de um presídio no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal, foi o foco principal do discussão, que contou com a participação de representantes do Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público e deputados. Enquanto prefeitos da Região Metropolitana se posicionam contra a construção, o Governo garante que o equipamento precisará ser construído.

Proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), a audiência tratou sobre o trâmite do projeto de construção de presídio para 600 detentos, em Ceará-Mirim, com recursos de aproximadamente R$ 17,8 milhões. O parlamentar criticou a escolha do município e argumenta que a indicação da cidade, devido à localização geográfica, vai contribuir para que a penitenciária conviva com fugas, assim como o presídio de Alcaçuz.

"A construção em Ceará-Mirim seria um erro para o estado. Tem que ser construído em região inóspita, e não em área com potencial turístico e com terreno arenoso. os cidadãos de Ceará-Mirim não querem, não precisam e não merecem esse presente de grego", disse Gustavo Fernandes, sugerindo que se leve em consideração a proposta de construir a unidade prisional na fronteira do estado, viabilizando uma gestão compartilhada com outra unidade da federação.

Também participando do debate, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB) elogiou a realização da audiência e enalteceu a busca por soluções para o problema carcerário no estado. Para ele, Governo, deputados, prefeitos e sociedade civil precisam ampliar o debate sobre o caso e agir para que o déficit de vagas seja amenizado.

"São 3.800 vagas que o estado precisa criar urgentemente e temos que analisar como isso será viabilizado. Por isso a importância dessa audiência e da presença de todos os interessados no assunto", disse Ezequiel.


Principal crítico da possibilidade de construção do presídio em Ceará-Mirim, o prefeito Antônio Peixoto (PR) disse que o caso transcorre desde 2008, mas que a Prefeitura entendia que se tratava da construção de uma cadeia pública para abrigar presos da Comarca local. Segundo Peixoto, a proposta inicial seria para o cumprimento da lei para que cada comarca tivesse sua cadeia - e a de Ceará-Mirim abrigaria 60 presos. O número, na opinião do prefeito, seria suficiente.

"'Cadeião' para atender qualquer tipo de preso do Rio Grande do Norte nós somos contrários. Ceará-Mirim já foi vítima. Uma cadeia pública com 60 vagas era mais do que suficiente para a cidade. Já demos a parcela de contribuição com o estado quando aceitamos a construção do aterro sanitário e não recebemos nenhum tipo de compensação por isso", criticou Peixoto.

Por outro lado, a procuradora da República Cibele Benevides argumentou que o estado precisa da construção da unidade, independente de onde for erguida. A representante do MPF explicou que o Governo do Estado já devolveu altas cifras aos cofres da União e que, por isso, a ex-governadora Rosalba Ciarlini foi denunciada. Benevides garante afirma que o Rio Grande do Norte não tem condições de devolver a verba.

"Estamos em condições de devolver recursos? Se não começar a construir até junho serão perdidos. O sistema prisional tem que ser prioridade absoluta na atual situação e acredito que não se possa mais evitar a vinda de estruturação. Vemos com bastante preocupação quando olhamos para um ponto específico e não vemos o todo", disse Cibele Benevides.

Já o Governo do Estado dá como certa a construção da unidade. O secretário de Justiça e Cidadania, Edílson França, explicou que o prazo para o início das obras é o fim de junho e que não há tempo hábil para a viabilização de outro destino para o presídio.

"Chegamos a uma situação que é irremediável. Essa construção já é discutida há dois anos e ela precisa ocorrer. O que temos que buscar - e é meu objetivo - é a melhoria do sistema, humanização dos presídios. Não sei se vamos conseguir, mas é o que queremos", garantiu Edílson França.

Compuseram a mesa da audiência o deputado propositor Gustavo Fernandes (PMDB), o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), o secretário Edílson França, o juiz de Execuções Penais Henrique Baltazar, o promotor Antônio Siqueira Cabral, a procuradora Cibele Benevides, o prefeito Antônio Peixoto, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, o coordenador do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos DIonísio, e a secretária de Segurança Kalina Leite. Estiveram presentes ainda os deputados Ricardo Motta (PROS), Carlos Augusto Maia (PT do B), Kelps Lima (Solidariedade) e Gustavo Carvalho (PROS).

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Dengue atinge 84% dos municípios do RN, diz Secretaria de Saúde


A dengue atingiu um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande em 2014. O número foi divulgado nesta segunda-feira (27) no boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), produzido com dados colhidos até o dia 18 de abril. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença, de acordo com a Sesap.
Em 2014 foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.

De acordo com Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios a fim de orientar as ações de prevenção e combate à doença. Mas ela orienta que cada morador deve ser responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas.

“A Sesap orienta à população para intensificar as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras”, explica.

Fonte: G1/RN

Governo do RN anuncia promoção de 1.232 praças

O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.

“Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje. Foi preciso um estudo aprofundado, um aporte financeiro, para chegarmos ao anúncio deste número. É mais um cumprimento de um compromisso do nosso governo”, destacou o governador, acrescentando que demanda de promoções reprimidas é uma distorção de mais de 20 anos que será equacionada em quatro de seu governo.

Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.

Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.

Fonte: Blog do BG