quarta-feira, 17 de junho de 2015
MTE confirma solicitação de novo concurso com 847 vagas
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) confirmou ao CorreioWeb que solicitou a abertura de concurso com 847 vagas de auditor-fiscal do trabalho. A remuneração inicial do cargo é de R$ 15.743,64. O pedido ainda aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).
O último concurso da pasta teve o resultado final divulgado em junho do ano passado. Foram oferecidas 450 vagas para níveis médio e superior, nos cargos de agente administrativo e contador, respectivamente. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi o organizador do certame. Ao todo, a seleção registrou 116.482 inscritos, gerando concorrência de, aproximadamente, 258 por chance.
Além da capital, os aprovados foram lotados no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Fonte: CorreioWeb
Assembleia Cidadã” reúne centenas de currais-novenses no primeiro dia de evento
Os currais-novenses participam desde as 7h30 desta quarta-feira (17) das atividades realizadas pela “Assembleia Cidadã” no município, projeto realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que disponibiliza atendimentos gratuitos para a população e ações importantes como retirada de documentos, consultas médicas e oficinas pedagógicas. A Prefeitura Municipal de Currais Novos é parceria do evento por acreditar na importância da ação para o bem da comunidade. Neste primeiro dia de evento, que se estenderá até 17h30 com ações na Avenida Cel. José Bezerra, a população teve a oportunidade de retirar documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, assim como ter acesso à atendimento de médicos, nutricionista, além de diversas oficinas pedagógicas e educacionais. No estande da saúde bucal, por exemplo, as crianças aprendem a escovar os dentes de forma correta. O projeto “Assembleia Cidadã” tem a expectativa de atender milhares de pessoas até esta quinta-feira (18). Confira as ações da “Assembleia Cidadã” em Currais Novos:
- ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Estrutura - Avenida Cel. José Bezerra: Oficina de biscuit; 1ª via de cédula de identidade a partir dos 08 anos de idade (levar duas fotos 3x4, original do registro de nascimento e comprovante de residência); Carteira de trabalho a partir dos 14 anos (levar duas fotos 3x4, original do registro de nascimento ou carteira de identidade e comprovante de residência); CPF; corte de cabelo (parceria com o SENAC); cadastro do Bolsa Família.
- Sede do SEBRAE (Rua Lula Gomes, nº 112): Cadastro do Micro Empreendedor Individual / Palestras de orientação empresarial – SEBRAE.
- SAÚDE
- Estrutura - Avenida Cel. José Bezerra: Saúde bucal (orientação, higiene bucal e aplicação de flúor); saúde infantil (atendimento médico pediátrico – zero a doze anos); dermatologia; mastologia; clínica geral (foco em diabetes e hipertensão); e nutricionista.
- EDUCAÇÃO
- Estrutura - Avenida Cel. José Bezerra: Recreação (espaço dos brinquedos cantados, danças, artes, jogos populares e brincadeiras diversas); brinquedos armados; apresentações culturais; oficina de brinquedos populares para crianças; oficina de reciclagem.
- Escola Municipal Professor Humberto Gama: Oficina de leitura e contação de histórias (professores e alunos); e oficina de brinquedos populares (professores).
- Escola Municipal de Nossa Senhora: Orientação pedagógica sobre cuidados com animais domésticos.
Fonte: ASSECOM
Presidente da Assembleia visita Casa do Pobre em Currais Novos
Presente no município de Currais Novos, onde participa da programação dos projetos Assembleia Cidadã e Assembleia Cultural, iniciados nesta quarta-feira (17), o presidente da Casa legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), realizou visita à Casa do Pobre, instituição filantrópica que atende cerca de 180 pessoas. O deputado destacou que a instituição é uma referência em toda a região seridoense pelos serviços sociais prestados à população carente.
“Realizamos essa visita em reconhecimento ao incansável trabalho realizado pela Irmã Ananília, fundadora desta Casa, que há 22 anos se dedica em alimentar, educar e, acima de tudo, oferecer amor ao próximo”, disse Ezequiel.
Na oportunidade, o presidente convidou a Irmã Ananília e demais dirigentes da instituição para o lançamento, na região do Seridó, da campanha de adoção da Assembleia, que acontece nesta quinta-feira (18), às 9 horas, no Hotel Tungstênio.
“Ajudar ao próximo é sempre uma dádiva. A caridade é a virtude mais louvável do senhor. Desejo sucesso à campanha da Assembleia”, declarou a Irmã Ananília, que agradeceu o convite e elogiou a iniciativa do legislativo potiguar.
De acordo com a Irmã, a Casa do Pobre também oferece serviço de acolhimento às crianças para adoção, por meio de um projeto chamado de Casa Lar. A instituição abriga atualmente duas crianças encaminhadas pela justiça para serem adotadas.
“As crianças que abrigamos são todas regularizadas, ou seja, são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e ao chegarem aqui nós damos todo o apoio necessário. Quando elas estão adaptadas o juiz autoriza a visita dos adotantes”, comentou o presidente da Casa do Pobre, Marcílio Araújo.
Amor não se escolhe
Com o tema “amor não se escolhe”, o conceito da campanha de adoção que a Assembleia lançará nesta quinta-feira (18), às 9 horas, é para que àqueles que pretendem adotar se dispam de critérios de escolha quanto a cor, idade, sexo e outras características físicas. O lançamento se inicia pelo Seridó e segue nas próximas semanas para as demais regiões do Estado.
“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas e desmistificar quanto ao processo de adoção, incentivando os norte-riograndenses a adotarem”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).
Casa Durval Paiva é contemplada pelo Projeto Voluntariado BB
O Projeto Florescer, da Casa Durval Paiva/Natal-RN, foi selecionado dentre 228 iniciativas inscritas no Banco do Brasil Voluntariado 2015, ficando entre os 65 projetos classificados de todo o país. O projeto visa capacitar as acompanhantes dos pacientes na área de embelezamento, preparando-as para o mercado de trabalho.
Durante as aulas serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas acerca do conhecimento de cada oficina, além de realizações de seminários, pesquisas, utilizando também dinâmicas, vivências, filmes, debates, construção de painéis, trabalhando sempre na perspectiva de promover o protagonismo social de cada participante.
Comissão da Câmara aprova redução de maioridade penal de 18 para 16
Em sessão fechada, deputados aprovaram nesta quarta-feira, 17, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para alguns tipos de crime. Apesar de uma série de manobras de parlamentares contrários ao texto para obstruir a votação, com 21 votos a favor e seis contra, a comissão especial criada para discutir o tema decidiu que serão punidos como adultos os maiores de 16 anos que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (com intenção de matar), lesão corporal grave, lesão corporal seguida de morte e roubo qualificado.
O novo relatório foi apresentado pelo deputado Laerte Bessa (PR-DF), que decidiu acolher propostas acordadas entre PMDB, PSDB e outros partidos, flexibilizando o parecer original que havia apresentado na semana passada. O acordo foi costurado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para garantir a aprovação na comissão. Cunha segurou o início da sessão no plenário principal da Câmara até que o texto fosse votado na comissão. A postura do presidente foi questionada pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ).
Presidente da Assembleia leva campanha de adoção aos Poderes
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), levou nesta quarta-feira (17) a campanha de adoção da Casa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público Estadual (MP/RN).
“Estamos visitando os poderes para divulgar a campanha e pedir o apoio destas instituições. O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre o processo de adoção, incentivando os norte-riograndenses a adotarem sem preconceito”, destaca Ezequiel Ferreira de Souza.
O presidente do Tribunal de Contas, Carlos Thompson, parabenizou a iniciativa e declarou apoio do TCE. “É uma campanha de altíssimo interesse público. Uma iniciativa que merece todo louvor. Estejam certos de que podem contar com este Tribunal para o que for necessário”, disse Thompson.
Os conselheiros Gilberto Jales e Poti Junior também participaram da reunião no Tribunal de Contas e sugeriram a realização de uma palestra para abordar o assunto junto aos servidores do TCE.
Na visita ao Ministério Público Estadual, o presidente Ezequiel Ferreira foi recebido pelo procurador geral Rinaldo Reis, que elogiou a campanha idealizada pela Assembleia e disse que o MP será parceiro na ação. “Pode ter certeza que a Casa legislativa encontra no Ministério Público um parceiro em função da nobreza da campanha e por sua grandiosidade humana”, declarou Rinaldo.
O procurador geral disse ainda que o MP vai estudar a possibilidade de criação de mecanismos práticos que possam conferir maior agilidade ao processo de adoção. O procurador adjunto do Ministério Público; Jovino Pereira, o chefe de gabinete Alexandre Frasson e a coordenadora do Caop da Infância e Juventude do MP também participaram do encontro.
Durante as visitas, o deputado Ezequiel Ferreira convidou as autoridades para a audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (22), às 9h30min, para tratar sobre o tema e fez a entrega de exemplares da cartilha de orientações sobre o processo de adoção que será lançada pela Casa.
Amor não se escolhe
Com o tema “Amor não se escolhe”, a Assembleia estreia sua nova campanha publicitária, a fim de estimular a adoção sem preconceito. O conceito é para que os futuros adotantes se dispam de critérios de escolha quanto a cor, idade, sexo e outras características físicas. Ser menina, branca e com menos um ano de idade são os critérios que ainda predominam as escolhas.
“Assembleia Cidadã” reúne centenas de currais-novenses no primeiro dia de evento
Os currais-novenses participam desde as 7h30 desta quarta-feira (17) das atividades realizadas pela “Assembleia Cidadã” no município, projeto realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que disponibiliza atendimentos gratuitos para a população e ações importantes como retirada de documentos, consultas médicas e oficinas pedagógicas.
A Prefeitura Municipal de Currais Novos é parceria do evento por acreditar na importância da ação para o bem da comunidade.
Neste primeiro dia de evento, que se estenderá até 17h30 com ações na Avenida Cel. José Bezerra, a população teve a oportunidade de retirar documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, assim como ter acesso à atendimento de médicos, nutricionista, além de diversas oficinas pedagógicas e educacionais. No estande da saúde bucal, por exemplo, as crianças aprendem a escovar os dentes de forma correta. O projeto “Assembleia Cidadã” tem a expectativa de atender milhares de pessoas até esta quinta-feira (18).
Ezequiel solicita reforço para as polícias Civil e Militar em C. Novos
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, defende através de requerimento ao governador Robinson Faria, melhorias nas condições de trabalho das polícias Civil e Militar de Currais Novos, no Seridó. Uma das principais necessidades do município é no que se refere à quantidade de efetivo da Polícia Civil de Currais Novos, que atende também aos municípios de Lagoa Nova e Cerro Corá.
De acordo com as estatísticas, houve um aumento no número de vítimas de roubos, arrombamentos, homicídios e latrocínios em Currais Novos e região Seridó, por isso, o parlamentar solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social que envie pelo menos cinco agentes de Polícia Civil, sendo um escrivão, visto que o quadro funcional da categoria é insuficiente para atender cerca de 70 mil habitantes.
“O prédio da Delegacia de Polícia Civil do município de Currais Novos precisa ser recuperado para proporcionar melhorias na prestação dos serviços na área de segurança pública e oferecer condições adequadas de trabalho aos policiais. Atualmente, a delegacia funciona em um espaço improvisado e a parte elétrica do prédio é deficitária. Além disso, o ambiente é insalubre”, destaca Ezequiel Ferreira.
Além da recuperação da delegacia, o presidente da Assembleia solicitou ainda um incremento de duas viaturas de polícia para a região.
A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Currais Novos necessita hoje de pelo menos duas novas viaturas para auxiliar no serviço de ronda policial da segunda maior cidade do Seridó. Segundo informações, hoje apenas duas viaturas atendem ao município, já que seis estão quebradas.
As rondas policiais estão comprometidas não só em bairros da cidade, como nas comunidades rurais que precisam de policiamento.
MEC inscreve quase 1,2 milhão de candidatos para segunda edição do Sisu 2015
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 1.192.622 candidatos inscritos na segunda edição de 2015. O balanço final foi divulgado hoje (15) pelo Ministério da Educação. No total, foram ofertadas 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior.
O número de inscritos nesta edição foi pouco menor que o da segunda edição de 2014 do Sisu, que atingiu 1.214.254 candidatos para 51.412 vagas em 67 instituições.
O curso de medicina foi o mais procurado pelos candidatos, com 185.818 inscrições e uma relação de 131 candidatos por vaga. Em seguida, estão os de direito (128.929), administração (95.272), engenharia civil (77.085) e pedagogia (74.233).
Currais Novos recebe Assembleia Cidadã e Cultural
A cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar, será receberá a 22ª edição da Assembleia Cidadã, a partir da quarta-feira (17). Além das atrações de lazer e serviços oferecidos à população, os curraisnovenses também terão a oportunidade de participar da 104ª edição da Assembleia Cultural, que terá quatro shows de forró na quinta-feira (18). A participação em todas as atividades é gratuita.
Serviços
Durante a quarta e quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no largo do Tungstênio Hotel, a Assembleia Cidadã oferecerá serviços de assistência social, com a emissão de carteiras de identidade, trabalho, CPF, além de realizar cadastro no Bolsa Família e oferecer cortes de cabelo em parceria com o Senac. Na área de saúde, haverá consultas com mastologistas, dermatologistas, pediatras, clínico geral, nutricionista e também serviços de saúde bucal.
Durante a quarta e quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no largo do Tungstênio Hotel, a Assembleia Cidadã oferecerá serviços de assistência social, com a emissão de carteiras de identidade, trabalho, CPF, além de realizar cadastro no Bolsa Família e oferecer cortes de cabelo em parceria com o Senac. Na área de saúde, haverá consultas com mastologistas, dermatologistas, pediatras, clínico geral, nutricionista e também serviços de saúde bucal.
Recreação
Para o lazer das crianças, a Assembleia Cidadã, ainda no largo do Tungstênio Hotel, disponibilizará espaço para recreação com brinquedos armados, apresentações culturais, oficina de brinquedos populares e reciclagem. Na escola Professor Humberto Gama, haverá oficina de contação de histórias e mais uma oficina de brinquedos populares, além de orientação pedagógica sobre cuidados com animais domésticos.
Para o lazer das crianças, a Assembleia Cidadã, ainda no largo do Tungstênio Hotel, disponibilizará espaço para recreação com brinquedos armados, apresentações culturais, oficina de brinquedos populares e reciclagem. Na escola Professor Humberto Gama, haverá oficina de contação de histórias e mais uma oficina de brinquedos populares, além de orientação pedagógica sobre cuidados com animais domésticos.
Shows
Já para a diversão dos adultos, a Assembleia Cultural promoverá na quinta-feira shows das bandas As Nordestinas, Roberto do Acordeon, Forrozão Tá Danado de Bom e Giullian Monte e Forró Deixe de Brincadeira. As atrações começarão a se apresentar às 19h, no corredor cultural, e a entrada é franca.
Já para a diversão dos adultos, a Assembleia Cultural promoverá na quinta-feira shows das bandas As Nordestinas, Roberto do Acordeon, Forrozão Tá Danado de Bom e Giullian Monte e Forró Deixe de Brincadeira. As atrações começarão a se apresentar às 19h, no corredor cultural, e a entrada é franca.
Assinar:
Postagens (Atom)