quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Currais Novos tem Ato Ecumênico em Ação de Graças

Pelo quinto ano consecutivo, a comunidade está sendo mobilizada para o Dia Nacional de Ação de Graças.

Toda a comunidade é convidada a se fazer presente no ato ecumênico, ponto alto da nossa programação, a ser realizado nesta quinta-feira, dia 26/11/2015, às 16h, no Largo do Tungstênio.

A informação é de Ana Paula Lopes, Presidente do Comitê Regional de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças.

Currais Novos sedia Encontro da ASPOSBERN


A Associação dos Pais e Pessoas com a Síndrome de Berardinelli do Estado do Rio Grande do Norte realiza o seu XVIII Encontro, próximo dia 28, no Aero Clube de Currais Novos, refletindo sobre o tema: “Um Caminho de Esperança”.


Constarão da programação, a partir das 7h30min: Coleta de sangue, café da manhã, apresentação de trabalhos, almoço de confraternização, dinâmica de relaxamento para as famílias, e encerrando com a confraternização natalina, com a presença do Papai Noel.

Pedra do Navio é tombada pelo Patrimônio Histórico

Pelo decreto DECRETO Nº 4.406 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2015, do prefeito Vilton Cunha, fica tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Municipal, o seguinte bem natural geológico: Pedra do Navio/Cruzeiro (imóveis, vegetação e geologia), localizado no Sítio Belo Vista, zona de expansão urbana, de propriedade da Sra. Danielly Maria da Costa Galvão, com as seguintes coordenadas UTM 775970,90mE e 9306727,11mS (DATUMSIRGAS 2000).

Para efeitos do tombamento fica protegido por este instituto o raio de 100m tomando como centro as coordenadas geográficas acima mencionadas, na forma do anexo I deste Decreto.

O Bem acima referido não poderá ser demolido, reformado oupintado, nem sofrer acréscimos ou diminuições, exceto a do projeto de construção do CentroCultural Parque da Pedra do Cruzeiro, devidamente aprovado pelo Ministério do Turismo, bem como não poderão se prestar à afixação de anúncios ou cartazes, sem prévia e expressa autorização da Fundação Cultural Jose Bezerra Gomes, através do Serviço do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Municipal.

Para possibilitar o conhecimento pormenorizado das dependências e demais características do bem ora tombado, e a situação do mesmo, bem assim, no sentido de permitir o exercício de fiscalização, para fazer cumprir as disposições do presentedecreto, deverá o setor técnico do Serviço do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Municipal, ligado à Fundação Cultural Jose Bezerra Gomes, executar levantamentos detalhados do Bem Tombado, que deverá instruir o procedimento respectivo e permanecer sob a guarda da Fundação Cultural Jose Bezerra Gomes em seus arquivos.

No caso do Bem Tombado deverá ser oficializado ao seu proprietário, as Delegacias de Polícia local e ao Ministério Público, sobre o conteúdo deste decreto, referente aos seus deveres e direitos, e outras providências para sua preservação.

Currais Novos sem UTIs

O Hospital Regional de Currais Novos amanheceu quarta-feira (25), sem o serviço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal. Em uma visita nesta terça-feira (24), a SUVISA (Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária) interditou além das UTIs, outros setores do Hospital Dr Mariano Coelho, que atende pacientes de vários municípios circunvizinhos.

Em nota, o atual diretor geral da instituição, Dr Arimatea Bezerra, explicou o motivo da interdição e o que continuará em funcionamento. Confira a nota na íntegra:

Comunicamos que na data de 24 de novembro, a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) realizou interdição do Centro Cirúrgico para cirurgias eletivas, do Centro de Material e Esterilização, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal.

A decisão da SUVISA se deu em fiscalização sanitária de retorno, diante da constatação do não cumprimento de recomendações para correção de inconformidades consideradas críticas mais do fato de o grupo gerador de eletricidade não estar funcionamento agravando a situação.

A SUVISA estabeleceu ao HRMC um prazo de 15 dias para dar solução aos seguintes problemas:

1. Reparo do grupo gerador.

2. Aquisição de equipamentos e utensílios para adequar a sala de limpeza e preparo de material para esterilização.

3. Aquisição de material específico para testar se a esterilização está efetiva.

4. Aquisição de equipamentos para ressuscitação cardiopulmonar e monitor multiparâmetro para o centro cirúrgico e obstétrico.

5. Aquisição de equipamentos e acessórios para adequação da UTI adulto e UCI NEO.

O que faremos:

1. Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos até acabar o estoque de material esterilizado;

2. Os pacientes internados na UTI adulto e UCI Neo, permanecerão internados até que tenham alta, porém não serão internados novos pacientes;

3. Serão suspensas todas as cirurgias eletivas;

4. A diretoria do HRMC irá reunir-se com o secretário estadual de saúde e o prefeito de Currais Novos para decidir as ações e aplicação de recursos em caráter emergencial, sem licitação, para resolver as questões mais emergenciais e termos a retomada do atendimento.

Temos a expectativa de que venceremos a burocracia e, no prazo legal, até a data de encerramento do ano fiscal do serviço público, teremos adquirido os serviços e insumos necessários ao cumprimento da demanda.

Currais Novos, 24 de novembro de 2015


José de Arimatéa Bezerra
Diretor geral

Palestra hoje, na CDL Currais Novos

Prefeitura está abrindo grande cacimba no Açude Dourado para abastecer chafarizes

A Prefeitura Municipal de Currais Novos está abrindo uma grande cacimba no aluvião do “Açude Dourado” para melhorar o abastecimento dos mais de 40 chafarizes que distribuem água para a população, ação esta desempenhada pelas secretarias de infraestrutura e de agricultura e abastecimento. De acordo com o prefeito Vilton Cunha o volume de água represado no aluvião será importante para fortalecer o abastecimento dos chafarizes. “Encontramos um bom volume de água que será fundamental para melhorar a distribuição de água para a população”, disse Vilton. A água dos chafarizes é utilizada para o uso doméstico, e é importante que a população esteja atenta ao armazenamento, além de buscar higienizar alimentos com hipoclorito de sódio, além de consumir água de distribuidores autorizados com o selo “VigiÁgua”, da vigilância sanitária.

Vilton e João Gustavo receberam a visita do Prefeito e da Vice-Prefeita Mirim de Currais Novos



O “Dia de Ação de Graças” será celebrado em Currais Novos nesta quinta-feira (26) com uma extensa programação dedicada à solidariedade e a paz, e um dos projetos desenvolvidos é o “Autoridade Mirim”, onde crianças são empossadas nos mais altos cargos do executivo, legislativo e judiciário do município para conhecerem a dinâmica e o trabalho desempenhado pelas autoridades. Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Vilton Cunha e o vice João Gustavo receberam a visita do prefeito e da vice-prefeita mirim do município, os alunos Luan Guilherme e Juciene Macedo dos Santos, alunos do 5º ano da Escola Municipal “Presidente Castelo Branco”. O instrutor do PROERD, Thiago Henrique, acompanhou os alunos durante a visita.


Para Luan, a experiência como prefeito foi importante pra conhecer o cotidiano da maior autoridade política do município. “É muito difícil ser prefeito pois são muitas coisas a se fazer, vi que a agenda do prefeito é lotada com muitos compromissos e muitas responsabilidades para cuidar do patrimônio material e imaterial da cidade”, disse o estudante de 11 anos. Uma das reivindicações de Luan e Juciene foi destinar para a escola um vigia para o turno da manhã. Vilton e João destacaram o trabalho e as responsabilidades as quais lhe são atribuídas, e apresentaram as principais demandas da população e alguns projetos em execução. “Este momento é muito importante para mostrarmos as crianças o nosso trabalho em prol da população, as demandas e soluções dos problemas, e as ações que estamos realizando em prol de todos”, disse Vilton, que elogiou o projeto e destacou o ótimo desempenho da escola no último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Estudem e busquem sempre o melhor para terem um futuro promissor”, disse João Gustavo aos alunos.

Na companhia das autoridades mirins, Vilton e João assinaram o decreto de tombamento cultural da “Pedra do Cruzeiro”, documento importante de proteção ao espaço que está sendo transformado em um centro de turismo, projeto já aprovado pelo Governo Federal e que teve a primeira parcela para a execução da obra liberada.

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é um movimento sociocultural, apolítico, sem distinção de credo religioso e sem fins lucrativos. Pelo quinto ano consecutivo, Currais Novos realizará mobilizações para celebrar a data. O evento maior será um ato ecumênico nesta quinta-feira (26) às 16h no Largo do Tungstênio.

Fonte: ASSECOM-PMCN

Caicó tem o maior índice de infestação do Brasil

O Rio Grande do Norte está à frente dos demais Estados do Brasil quando o assunto é infestação do mosquito da dengue. Dentre os mais de 1.700 municípios brasileiros avaliados, a cidade de Caicó tem o maior índice de infestação com 27,1% dos imóveis pesquisados entre outubro e este mês. Esse quadro não se explica apenas em função da necessidade de armazenamento de água durante períodos de seca, mas também pela interrupção no fornecimento de larvicida para combater o mosquito Aedes aegypti.

Esse índice é calculado a partir da quantidade de imóveis onde são encontrados mosquitos ainda nas fases juvenis (ovo, larva e pupa) dentro de um quarteirão. O pior desse resultado é que, pelo menos em tese, o Zyka vírus também ganha potencial para se espalhar pelo Seridó, já que ele também pode ser transmitido pelo Aedes. E com isso deve levar todas as consequências tardias desse tipo de infecção, como a microcefalia em fetos humanos.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Caicó, Gustavo Solano, falou que já é possível ouvir pessoas do município reclamando de sintomas clássicos do Zyka vírus. “O pessoal na zona rural tem reclamado muito de coceira e da pele toda empolada”, contou. Olhos avermelhados e febre baixa também são sintomas clássicos da doença que chegou ao Brasil no ano passado.

No que diz respeito à dengue, quando um município registra 4% ou mais no Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é considerado o risco de surto. Embora não apresente estatística, o coordenador de Zoonoses da cidade informa que a doença ainda não se alastrou pela cidade. Gustavo Solano acredita que o índice deva diminuir na próxima medição, feita a cada dois meses.

O coordenador aposta nessa tendência, pois o larvicida que estava em falta, chegou a Caicó. “Fazia quase dois meses que não vinha. Chegou ontem [segunda-feira] aqui, porque chegou em Natal na sexta-feira e a 4ª Regional [órgão da Secretaria Estadual de Saúde] trouxe logo pra cá”, contou. A responsabilidade da compra e envio desse produto para combater o mosquito ainda no seu “berçário” é do Ministério da Saúde. Essa interrupção teria ocorrido em todo o Brasil segundo Solano. Em contato com o órgão, a assessoria de imprensa informou que houve “registros pontuais” de quebra no fornecimento do larvicida. A pasta comandada por Marcelo Castro deve enviar neste mês 20 toneladas de larvicida para todo Brasil.

Mesmo acreditando na reversão do quadro na capital do Seridó, Solano revela uma desconfiança com o princípio ativo do larvicida. “É um pó que fica agindo no fundo do reservatório por até dois meses. Nisso ele é bom, porque o líquido, que vinha antes, saia junto com a água. Esse continua no reservatório, mesmo se ficar seco por um tempo. O problema desse que eles mandam agora é que o princípio ativo só funcionava na fase de pupa”, explicou o coordenador. A pupa é a última fase antes de o mosquito se tornar adulto. Ou seja, o veneno contra o Aedes não mata ovos nem larvas. “Aí a gente acaba desconfiando um pouco”, completou Gustavo.

No Nordeste, o Ministério da Saúde mostrou que 82% dos mosquitos em fase juvenil encontrados no levantamento rápido estavam em reservatórios de água. De todo Brasil, é a região onde mais Aedes são encontrados nesses criadouros. “O povo aqui está tudo atrás de qualquer água. O pessoal está pegando água até de poço com larva”, acrescentou o responsável pelo controle de doenças transmitidas por animais. Há dois meses, o índice de infestação em Caicó era de 12%. Os ovos do mosquito se reproduzem em lugares úmidos e quentes. Por isso, o verão, quando temos chuvas e altas temperaturas, é o período ideal de reprodução do inseto. Para chegar a fase adulta, o Aedes aegypti leva entre 7 e 10 dias.

Cidades em risco:
No RN são oito os municípios com maior risco de surto

1º) Caicó 27,1%
2º) Nova Cruz 14,7%
3º) São Miguel 9,8%
4º) Santa Cruz 7,5%
5º) Mossoró 7,4%
6º) Cruzeta 6,6%
7º) Campo Redondo 6,2%
8º) Currais Novos 4,6%

Obs.1: Natal não utiliza mais essa metodologia de controle.
Fonte: Ministério da Saúde/ Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Só 25 cidades do RN enviam LIRAa para MS
Dos 167 municípios do Estado, apenas 25 enviaram o levantamento rápido de infestação do mosquito da dengue. Um dos que não mandou foi a Capital. O Chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, explicou que isso ocorreu porque Natal já conseguiu expandir para toda a cidade uma nova metodologia de monitoramento da doença. O modelo de hot spot (pontos quentes) cruza os dados de pessoas doentes (com patologias transmitidas pelo Aedes) com o número de ovos encontrados em armadilhas montadas em lugares críticos da cidade.

Conforme Alessandre, apenas o bairro Nossa Senhora da Apresentação estava em uma situação de risco no mais recente levantamento.“Na próxima semana, Nossa Senhora da Apresentação deve baixar”, prevê Medeiros. Entretanto, a TRIBUNA DO NORTE mostrou ontem que os bairros de Cidade Alta e Dix-sept Rosado também apresentam números altos simultaneamente nos dois quesitos monitorados: infestação do mosquito e casos da doença.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias do Rio Grande do Norte (Sindas/RN), Cosmo Mariz, não enviar o levantamento rápido de infestação é “querer esconder a realidade”. “Considerando que o Ministério da Saúde tem enviado muito dinheiro, eles não iriam gostar de ver que os municípios não estão fazendo o dever de casa”, comentou. Só em 2015, R$ 1,25 bilhão foram repassados aos municípios e Estados para combater o mosquito.

O líder sindical informou também que constatou a falta do larvicida anti-Aedes também em Acari e outros municípios do Seridó na semana passada. O coordenador do Centro de Zoonoses de Caicó, Gustavo Solano, disse que em algumas localidades só não faltou larvicida porque o estoque era grande. “Mas aqui em Caicó a gente usa muito porque tem reservatório pra todo canto”, contou

Fonte: Tribuna do Norte

Realizadas pela 1ª vez em Natal, Paralimpíadas Escolares

Atletas de 24 federações brasileiras, Distrito Federal e do Reino Unido participaram na noite desta terça-feira (24) da abertura das Paralimpíadas Escolares 2015, que pela primeira vez em nove anos serão sediadas no Rio Grande do Norte.


Realizado no Centro de Convenções de Natal, o evento contou com a presença do governador Robinson Faria, da secretária de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social e primeira dama, Julianne Faria, além do secretário de Estado do Esporte, George Câmara, autoridades do do desporto potiguar e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons. A abertura teve a participação do grupo parafolclórico da UFRN.

Média mensal de atendimento na saúde básica de Currais Novos é de 20 mil pessoas

     
Os serviços primários de saúde prestados pelas Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos contabilizaram uma média de 20 mil 216 pessoas atendidas entre janeiro e agosto deste ano, dados estes confirmados pelo Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SAI/SUS, que é disponibilizado através do DATASUS (Departamento de Informática do SUS). De acordo com a secretária municipal de saúde, Luziane Guimarães, a atenção básica do município disponibiliza serviços importantes para a população como consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, além da administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares dos agentes de saúde, entre outras ações. “Nossa missão é buscar mais ações para melhoria da qualidade de vida dos currais-novenses, e o investimento na atenção básica é fundamental”, disse. Entre as UBS que apresentaram maior número de atendimentos no ano estão: UBS “Dr. Ferreirinha” (27.778), UBS “Joaninha Parteira” (25.932) e UBS “Maria das Dores” (21.738). O mês de abril foi o que contabilizou o maior número de atendimentos, 29.202, e o mês de agosto com o menor, 11.299.


      Os dados também apresentaram estatísticas dos atendimentos da média complexidade que são realizados por clínicas privadas, Policlínica Municipal “Monsenhor Ausônio Araújo”, CAPS, Centro de Reabilitação, Núcleo Municipal de Saúde, Centro Especializado em Odontologia e Vigilância Sanitária. A média mensal de atendimentos foi de 10.007 pessoas, tendo a Policlínica Municipal com o maior número de atendimentos, em média 6.908 pessoas/mês.

O que é atenção básica?

      As Unidades Básicas de Saúde (Postos) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e o objetivo é atender até 80% dos problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração de prédio histórico do início do século XX

Construído no auge do ciclo do algodão em Currais Novos no início do século XX, o prédio histórico na esquina da Praça Tomaz Salustino com a Avenida Cel. José Bezerra que serviu de moradia, ponto comercial, fórum municipal e secretarias de finanças e administração, está passando por uma recuperação e restauração em sua estrutura, serviço que teve início esta semana pela Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura Municipal. De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o pavimento superior está sendo recuperado e restaurado. “Já estamos utilizando o térreo como sede da SEMTUR, assessoria de projetos da prefeitura, sala do empreendedor, RN Sustentável, e futuramente o escritório do Geoparque Seridó, e no pavimento superior iremos utilizar para fins culturais e educativos”, disse Socorro.


Com projeto arquitetônico arrojado, o prédio construído em 1924 possui dois pavimentos, fachada decorada com linhas e figuras geométricas típicas da arquitetura moderna do início do século passado. Foi moradia do político Aproniano Pereira, e segundo relatos do escritor, professor e historiador Joabel Rodrigues (in memorian), o “Bangalô de Antônio Bezerra”, como também é conhecido o prédio, foi adaptado na gestão do prefeito Mariano Guimarães (1963-1969) para o funcionamento do fórum, e posteriormente, reformado para sediar as secretarias de finanças e administração, que funcionaram no local até 2010.

Fonte: ASSECOM - PMCN



Paralimpíadas Escolares movimentam a cidade de Natal

A edição 2015 das Paralimpíadas Escolares teve início nesta terça-feira (24) em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Neste ano, a competição vai reunir mais de 700 atletas de 12 a 17 anos, representando 24 Estados, o Distrito Federal e o Reino Unido. A abertura das Paralimpíadas Escolares 2015 será às 18h, no Centro de Convenções da capital potiguar. A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar.

As provas, em oito modalidades (atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7), terão início nesta quarta-feira (25) e seguem até sexta-feira (27). As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006. Os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.

Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres 2012 e medalhista nos mundiais de Lyon 2013 e Doha 2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow 2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. Estados do Norte e do Nordeste dominam as delegações participantes da competição – 14 entre as 26 inscritas. Os destaques ficam com as delegações do Sudeste. São Paulo já venceu quatro vezes e Rio de Janeiro, três. No ano passado, contudo, Santa Catarina foi o Estado vencedor e encerrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.

Nesta edição, as Escolares ainda contarão com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda poderão conhecer o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Para isso, a organização montará uma quadra e contará com a presença da atleta Cintya Oliveira e da técnica Marta Cristina Lopes. As duas mostrarão equipamentos aos interessados e até farão demonstrações no Centro de Convenções da capital potiguar.

Antes do início das Escolares, ainda serão promovidos cursos para profissionais da cidade indicados pela prefeitura de Natal. Durante os dias 23 e 24 de novembro, especialistas nos temas serão os responsáveis por ministrar as aulas sobre Aspectos Básicos da Classificação Funcional e sobre Captação de Recursos.

Confira os locais de provas das Paralimpíadas Escolares 2015: 


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Avenida Senador Salgado Filho, 3.000 – Lagoa Nova, Natal/RN

Modalidades: Atletismo e goalball


COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES
Av. Coronel Estevam, 1.055 – Alecrim, Natal/RN

Modalidade: Natação


AEROCLUBE DE NATAL
Av. Hermes da Fonseca, 1.296 – Tirol, Natal/RN

Modalidades: Futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas


CENTRO DE CONVENÇÕES
Av. Sen. Dinarte Medeiros Mariz, Natal/RN

Modalidades: Bocha, judô e tênis de mesa