A edição 2015 das Paralimpíadas Escolares teve início nesta terça-feira (24) em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Neste ano, a competição vai reunir mais de 700 atletas de 12 a 17 anos, representando 24 Estados, o Distrito Federal e o Reino Unido. A abertura das Paralimpíadas Escolares 2015 será às 18h, no Centro de Convenções da capital potiguar. A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar.
As provas, em oito modalidades (atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7), terão início nesta quarta-feira (25) e seguem até sexta-feira (27). As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006. Os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.
Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres 2012 e medalhista nos mundiais de Lyon 2013 e Doha 2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow 2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.
Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. Estados do Norte e do Nordeste dominam as delegações participantes da competição – 14 entre as 26 inscritas. Os destaques ficam com as delegações do Sudeste. São Paulo já venceu quatro vezes e Rio de Janeiro, três. No ano passado, contudo, Santa Catarina foi o Estado vencedor e encerrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.
Nesta edição, as Escolares ainda contarão com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda poderão conhecer o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Para isso, a organização montará uma quadra e contará com a presença da atleta Cintya Oliveira e da técnica Marta Cristina Lopes. As duas mostrarão equipamentos aos interessados e até farão demonstrações no Centro de Convenções da capital potiguar.
Antes do início das Escolares, ainda serão promovidos cursos para profissionais da cidade indicados pela prefeitura de Natal. Durante os dias 23 e 24 de novembro, especialistas nos temas serão os responsáveis por ministrar as aulas sobre Aspectos Básicos da Classificação Funcional e sobre Captação de Recursos.
Confira os locais de provas das Paralimpíadas Escolares 2015:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Avenida Senador Salgado Filho, 3.000 – Lagoa Nova, Natal/RN
Modalidades: Atletismo e goalball
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES
Av. Coronel Estevam, 1.055 – Alecrim, Natal/RN
Modalidade: Natação
AEROCLUBE DE NATAL
Av. Hermes da Fonseca, 1.296 – Tirol, Natal/RN
Modalidades: Futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas
CENTRO DE CONVENÇÕES
Av. Sen. Dinarte Medeiros Mariz, Natal/RN
Modalidades: Bocha, judô e tênis de mesa