quarta-feira, 15 de abril de 2015

Congresso de Acessibilidade online volta a ser exibido em abril

O 1º Congresso de Acessibilidade, ocorrido em setembro do ano passado e o primeiro no formato online sobre o assunto, voltará a ser exibido de 06 a 12 de abril.

Depois do sucesso da primeira edição, a organização do evento recebeu inúmeros pedidos para que as palestras fossem reprisadas. De acordo com Dolores Affonso, consultora em acessibilidade e inclusão e idealizadora desse projeto, o encontro registrou aproximadamente 50 mil espectadores. "Ainda estamos colhendo os frutos da repercussão positiva. Recebi milhares de pedidos para reexibição do congresso por parte de pessoas que não puderam assistir em setembro ou que querem ver novamente".

Visando a conquista de uma sociedade inclusiva, o congresso contou com a presença de 40 palestrantes que discutiram acessibilidade, diversidade, inclusão, e outros temas de interesse comum a todos que possuem ou não alguma deficiência. Alguns temas abordados foram: carreira, novas tecnologias de informação e comunicação, tecnologias assistivas, educação inclusiva, saúde, qualidade de vida, relacionamentos, sexualidade, desenvolvimento pessoal, superação e empreendedorismo.

Público

O evento é voltado aos mais diversos públicos, apesar do foco em acessibilidade e inclusão: pessoas com e sem deficiência e/ou necessidades especiais, pais, amigos e demais interessados no tema, como educadores, instituições de ensino e empresas que precisam se tornar acessíveis e inclusivas. Fazem parte também deste perfil: ONGs e entidades públicas de apoio, órgãos governamentais, profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e cuidadores; e outras áreas como cultura, design, arquitetura, esporte e todos que precisam conhecer as necessidades especiais, expectativas, capacidades e potencial das pessoas com deficiência e suas reais possibilidades de participação na sociedade, para realizarem melhor suas atividades pessoais e profissionais.

A reprise da 1ª edição do Congresso de Acessibilidade será uma nova oportunidade para apoiar a luta de 45 milhões de deficientes no Brasil. A consultora Dolores Affonso enumera os resultados conquistados com o evento online e que poderão se multiplicar com a reexibição: "Educadores dizendo como estão conseguindo mudar a vida e o aprendizado de seus alunos com adaptações simples; pais que conseguiram tornar a vida de seus filhos melhor e também as suas próprias; pessoas com deficiência que afirmam entender melhor seus direitos e como buscar sua inclusão na sociedade de forma digna, superando suas limitações; empresas que se tornaram mais capazes de incluir e de ter uma equipe realmente inclusiva, que usa a diversidade como ferramenta de melhoria e não como base para preconceitos e barreiras; entre outros".

Novamente, a exibição será online e gratuita e poderá ser acompanhada por meio de computadores convencionais, tablets e celulares. É importante ressaltar que, neste evento, que tem por objetivo promover a inclusão de pessoas com alguma deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou problemas de mobilidade, a transmissão contará com legenda, audiodescrição e tradução em libras. Caso o espectador tenha interesse em obter o certificado de participação, será possível adquiri-lo por meio do site do Congresso após o evento.

As pessoas, empresas e instituições que se interessarem em transformar vidas podem participar do congresso como parceiros, apoiadores, patrocinadores, fornecedores de brindes, divulgadores de produtos, entre outros. Para isso, entrem em contato com a idealizadora do evento Dolores Affonso (contato@congressodeacessibilidade.com).

Acesse nosso site www.congressodeacessibilidade.com e conheça os palestrantes e temas que serão abordados durante o congresso.

Serviço

Evento: Congresso de Acessibilidade
Datas: De 06 a 12 de abril de 2015
Local: Online
Preço: Gratuito
Inscrições e mais informações: www.congressodeacessibilidade.com e contato@congressodeacessibilidade.com

Fonte: Inclusive

Organizações levam à ONU propostas de educação inclusiva para jovens

Gerar padrões para identificar a discriminação por motivos de deficiência, adequar programas de formação docente e produzir dados estatísticos de qualidade são algumas das propostas que um conjunto de organizações sociais uruguaias deverá apresentar à Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é garantir o direito à educação inclusive das pessoas com algum tipo de deficiência no Uruguai.

As entidades, articuladas por meio do Grupo de Trabalho sobre Educação Inclusiva, deverão encaminhar as sugestões a comitê de especialistas das Nações Unidas, que supervisionam a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) no próximo dia 15 de abril, marco de discussão geral sobre a temática. O debate será realizado em Genebra, capital da Suíça, sede da ONU. No documento, relembram distintos pactos e tratados internacionais, assim como leis nacionais com as quais o Uruguai se comprometeu a garantir o direito à educação de meninas, meninos e adolescentes com deficiência.

"Mesmo que reconheçamos que nos últimos anos se hajam destinado esforços para implementar uma política de inclusão educativa geral, é fundamental que (...) se trabalhe de forma holística para que todo o sistema educativo uruguaio público e privado, formal e não formal, gere as condições necessárias para garantir que a educação no Uruguai seja um direito que se promova com base na igualdade e não discriminação", assinala a organização da proposta.

Segundo a proposta, a formação docente deve harmonizar-se com os padrões da CDPD. Para isso, devem destinar recursos para assegurar uma formação adequada dos docentes e estabelecer uma proposta pedagógica e didática da educação inclusiva em todos os níveis. Segundo as entidades, também é necessário adequar a normativa e a prática administrativa para que o processo de admissão e inclusão das pessoas com deficiência nos centros educacionais se faça com base no princípio de não discriminação.

De acordo com as organizações, para se efetivar o direito à educação, os Estados devem fazer ajustes para que se garanta as necessidades individuais dos estudantes, além de estabelecer a acessibilidade como um princípio geral – classificando-se o que se entende por acessibilidade. Além disso, é necessário gerar dados de qualidade com os quais basear as políticas de inclusão.

Atualmente, no Uruguai, existem inúmeras lacunas com relação à sistematização de dados estatísticos e à informação de qualidade quanto ao nível de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nos mais variados âmbitos educacionais. "Isto impede que as pessoas com deficiência e as pessoas que se encontram a cargo delas possam tomar uma decisão informada com relação às opções que existem atualmente no âmbito educativo", observa a proposta.

Segundo as entidades, esse vazio também dificulta a formulação e implementação de políticas públicas efetivas que garantam a plena realização dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Nesse sentido, defendem que é necessário promover a obrigação para que os Estados produzam informação ampla e de qualidade sobre a inclusão nos diversos âmbitos da sociedade, com ênfase no âmbito educativo.

(Com informações do Centro de Archivos y Acceso a la Información Pública – CAinfo e Adital)

Fonte: Inclusive

TV Globo cria versão estilizada de seu logotipo e aviso sonoro para indicar programas audiodescritos

Logotipo 2015 da TV Globo em versão para programas audiodescritos
Logotipo 2015 da TV Globo em versão para programas audiodescritos

Todos que se empenham em tornar a audiodescrição mais conhecida certamente ficaram muito felizes na última segunda-feira, ao ver que a TV Globo criou uma versão estilizada de seu novo logotipo acompanhado de um aviso sonoro para indicar as pessoas cegas os programas que contêm o recurso da audiodescrição.

A logomarca é formada por um círculo branco e sobre ele uma tela de tv multicolorida com um globo branco ao centro. Acima dele a palavra audiodescrição escrita em maiúsculas com letras brancas. A foto mostra o logotipo exibido no canto inferior direito da tela de um televisor, aplicada sobre cena de um filme que apresenta um homem e uma mulher dentro de uma cabana rústica de madeira.

Clique na imagem acima para ouvir o aviso sonoro criado pela emissora. O sinal sonoro, mais descreto que o famoso “plim-plim” pode ser ouvido no início de cada bloco dos filmes.

É inegável que o closed caption, também conhecido como legenda fechada para surdos, tornou-se conhecido do grande público depois que a Globo passou a apresentar a marca “CC” no rodapé da telinha para que as pessoas com deficiência auditiva pudessem saber quais programas continham o recurso.

Esperamos que o mesmo aconteça agora com a audiodescrição!

Fonte: Blog da Audiodescrição

AACD promove Congresso Internacional em julho

Foto do logo da AACD
Em 2015, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente completa 65 anos e, aproveitando esse momento histórico e o conhecimento adquirido no período, a Instituição promove, de 17 a 19 de julho, o Congresso Internacional da AACD, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, localizado em São Paulo.

Com expectativa de reunir mil congressistas, o evento vem para tornar-se referência mundial em encontros na área de reabilitação física e receberá especialistas em ortopedia, fisiatria, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Além de profissionais do corpo clínico da AACD, estão confirmadas as presenças dos médicos Thomas Dreher (Alemanha), Robert Palisano (Canadá), Camilo Turriago (Colombia), Clement Hamani (Canada), entre outros.

Entre os temas a serem discutidos estão, por exemplo, as novas tecnologias aplicadas à reabilitação e os resultados em longo prazo da rizotomia dorsal seletiva, apresentada por Tom Novacheck, do Gillette Children´s Hospital, Saint Paul, EUA. No complexo hospitalar americano, a rizotomia é realizada como rotina no tratamento do paciente com paralisia cerebral espástica, sendo um dos hospitais com maior experiência neste procedimento em nível mundial.

Outro ponto de destaque na programação do congresso serão os temas relacionados ao envelhecimento da população com deficiência física, que será abordado por Robert Palisano, que apresentará sua experiência com os sistemas de avaliação e classificação da função motora em pacientes com paralisia cerebral. 

Para completar a programação do Congresso, a equipe multiprofissional da AACD será representada por dezenas de profissionais, que abordarão a experiência adquirida pela Instituição no tratamento da deficiência física ao longo dos 65 anos de história, além compartilharem informações sobre os recentes avanços e tendências futuras nesta área de atuação. 

Será apresentado também estudo exclusivo sobre a Lokomat, moderno equipamento de auxílio à marcha, utilizado na reabilitação de pessoas com o mínimo de potencial para andar, que foi trazido para o Brasil de forma pioneira pela AACD.

“Com um corpo clínico palestrante de altíssima qualidade em nível mundial, o Congresso Internacional da AACD promete oferecer uma troca de experiências com temas inovadores tornando-se futuramente uma agenda anual indispensável para profissionais que atuam nessa área“, afirma a Superintendente de Reabilitação, Dra. Alice Rosa.

O Congresso tem inscrições limitadas que podem ser realizadas até dia 16 de julho pelo site www.aacd.org.br/congresso. O valor para inscrições realizadas até 29 de maio é de R$ 600 para profissionais e R$ 350 para estudantes de graduação. Confira tabela completa de valores no hotsite do evento.

Fonte: Vida mais Livre

Kelps quer estrutura para o Hospital de C. Novos


Fonte: YOUTUBE

Em audiência pública moradores do “Paizinho Maria” sugerem obras e projetos pra LDO 2016




A segunda e última audiência pública que discutiu com a comunidade currais-novense a “Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2016” aconteceu na noite desta terça-feira (14) na Escola Municipal “Professora Socorro Amaral”, no bairro Paizinho Maria, encontro este que contou com a participação de secretários municipais e da comunidade do bairro. Estiveram presentes à audiência os secretários municipais Eugênio Lins (SEMTHAS); Aparecida Medeiros (Educação); Hênio Othon (Controlador); Rodolfo Lucena (Procurador); Moisés Alex (Administração); Socorro Góes (coordenadora do Turismo); Avânia Dias (Coordenadora da SEMAD); Bernardo Gomes (contador); e Gabriela Beserra (Coordenadora da Saúde).


Entre os projetos e obras sugeridos pela população estão a reestruturação da rede de saneamento básico, pavimentação, construção de lombadas e redutores de velocidade, acessibilidade no acesso à escola, além de outras solicitações para a infraestrutura do bairro. A Lei compreenderá as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e orientará a elaboração da lei orçamentária anual. A primeira audiência aconteceu na segunda-feira (13) na Escola Municipal “Professora Trindade Campelo”, no bairro Silvio Bezerra.

Fonte: ASSECOM

Inscrições para o Sisutec são mais uma vez adiadas pelo MEC

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foram mais uma vez adiadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Inicialmente elas seriam no fim de março, passaram para o começo de maio e, agora, ocorrerão em junho, entre os dias 22 e 26. Com isso, as turmas serão abertas no segundo semestre, entre 27 de julho e 31 de agosto.
O Sisutec seleciona estudantes que concluíram o ensino médio para o técnico com base nas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O programa foi criado em 2013, nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas para o ensino superior em instituições públicas. Desde então, ocorre duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Este ano não haverá formação de turmas pelo sistema no primeiro semestre.

Mara Gabrilli denuncia demora na entrega de cadeira de rodas pelo SUS

audiencia

Durante audiência pública realizada na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na tarde desta terça-feira (14/4), a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) denunciou a longa espera para que uma pessoa com deficiência receba uma cadeira de rodas pelo SUS, no estado de São Paulo: 1 ano e 8 meses.

O dado faz parte do relatório de conclusão da terceira edição do Cadê Você? – projeto, promovido pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG), que, desde 2010, já localizou e atendeu mais de mil pessoas com deficiência na periferia de São Paulo.

Assista ao vídeo da fala da deputada Mara Gabrilli: http://youtu.be/NcZAgzGy96I

Relatório de Atividades Cadê Você? – Terceira Edição
  • 1 ano e 8 meses é o tempo médio de espera por uma cadeira de rodas pelo SUS
  • 72,6% é o índice de desemprego dos atendidos – considerando pessoas com mais de 14 anos, idade mínima para atuar como aprendiz.
  • 60,2% dependem exclusivamente do transporte público
  • 74% não pratica esporte
  • 45% não realiza nenhuma atividade cultural
  • R$ 526,00 é a renda média familiar per capita
A audiência pública, realizada a pedido dos deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Otávio Leite (PSDB-RJ) para debater o programa Viver sem Limite, contou com a participação do Secretário Nacional de Promoção Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência, Antonio José Ferreira, e do presidente do CONADE, Flávio Henrique de Souza.A deputada também questionou a efetividade do programa Viver sem Limite, lançado em novembro de 2011 com a promessa de investir 7,6 bilhões até o final de 2014.

“Estamos patinando, sem sair do lugar. Por mais de uma vez, questionei o Governo sobre o quanto foi, de fato, investido pelo Programa Viver sem Limite. Até hoje, não tive resposta. Demorar um ano e oito meses para entregar uma cadeira de rodas básica, significa manter essa pessoa na cama, sem produzir. Precisamos avançar e sair desse mundo escuro que as pessoas com deficiência ainda vivem no Brasil”, afirmou a deputada.

Chuvas estão abaixo da média no RN

O período do inverno no sertão caminha para o final e, se não chover com regularidade nos próximos 30 dias, o Rio Grande do Norte terá mais um ano de seca. Com uma dificuldade a mais: nunca os reservatórios de água estiveram num nível tão baixo como agora. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), existem hoje 16 reservatórios em “volume morto”, ou seja, a água não serve para abastecimento humano. Nessa situação estão o Açude Gargalheiras, com capacidade para acumular 44 bilhões de litros e água, e a Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, de 55 bilhões de litros.

O chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária(Emparn), Gilmar Bristot, admite que o acumulado de chuvas nos primeiros três meses e meio de 2015 indica tendência de seca, exceção apenas da região de Angicos, onde choveu acima do normal para a média histórica de chuvas no município, um acumulado de 445 milímetros na última semana de março. Para ele, só um volume de chuvas de 1.000 milímetros nas cabeceiras das bacias hídricas, poderá recuperar a capacidade dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, onde a região semiárida compreende mais de 90% do seu território de 53 mil quilômetros quadrados.
Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Rio Grande do Norte ganha nono dígito a partir de maio


A partir de 31 de maio, os 4,7 milhões de celulares do Rio Grande do Norte deverão acrescentar o dígito 9 para fazer chamadas para celulares. A mudança começou em 2012 e já é realidade em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Maranhão, Amapá, e Roraima. O objetivo é aumentar a disponibilidade e padronizar os números da telefonia móvel no país.

Dessa forma, os telefones passam a ter o seguinte formato “9XXXX-XXXX”. A mudança vale tanto para envio de SMS, como para ligações. Os telefones fixos continuarão com 8 dígitos. Por um período de 40 dias as chamadas sem o número 9 serão completadas. Durante esse tempo de adaptação, ocorrerão interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.

ILP oferece curso de Gestão Pública para servidores da Assembleia do RN



Os funcionários da Assembleia Legislativa terão mais uma oportunidade para ampliar a qualificação profissional. O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) iniciou o período de pré-inscrições para o curso de graduação tecnológica em Gestão Pública. O início das aulas está previsto para 4 de maio.

Direcionado para contribuir na formação cidadã e capacitação do gestor público, o curso de Gestão Pública dá oportunidade de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos relativos à administração pública, que são capazes de contribuir para a implementação e otimização das políticas públicas em todas as esferas. Por isso, o ILP volta a oferecer a oportunidade aos funcionários.

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos deverão realizar a pré-inscrição até a sexta-feira (17), portando carteira de identidade; CPF; diploma de conclusão de Ensino Médio; declaração de vínculo funcional com a Assembleia Legislativa expedido pela Coordenação de Recursos Humanos; e a assinatura do termo de compromisso.

Após a inscrição, os candidatos serão selecionados através de prova escrita de Língua Portuguesa, interpretação de texto, conhecimentos gerais, atualidades e redação. A avaliação será aplicada no dia 23 de abril, às 9h, na Unp da avenida Salgado Filho. No dia 27 de abril será a divulgação do resultado, com as matrículas sendo realizadas nos dias 28 e 29, das 9h às 12h, na secretaria da UnP.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para o curso, que terá duração de dois anos e com as aulas ocorrendo no turno da noite.

Sobre o ILP

Com aproximadamente de 18 mil alunos atendidos desde 2009, o ILP já ofereceu mais de 400 durante os quase sete anos de funcionamento. Além dos cursos de graduação, o ILP também oferece cursos livres profissionalizantes e pós-graduações, contando com aulas de professores especialistas, mestres e doutores, contratados em caráter temporário para ministrar os cursos de acordo com a demanda.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

RN tem maior taxa de incidência de dengue do Nordeste

O Rio Grande do Norte é dono da maior incidência de dengue do Nordeste. Com uma taxa de 208,7 casos para cada 100 mil habitantes, o estado foi também a sexta federação do Brasil com maior incidência da doença. Os dados foram divulgados no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde com base nos registros até 28 de março deste ano.


Na quantidade total de casos - 7.113 - o RN só fica atrás de Pernambuco, Bahia e Ceará em todo o Nordeste. O resultado representa um aumento de 224% em comparação aos 2.196 casos registrados no ano passado. Já a taxa de incidência de 2014 era de 64,4 casos para cada 100 mil habitantes.

A classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que lugares com mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes são considerados em situação de epidemia. Apesar do número estar abaixo da classificação disponibilizada pela OMS, o crescimento no número de casos levou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) a decretar situação de epidemia de dengue no Rio Grande do Norte.

No país, o Ministério da Saúde registrou até 28 de março deste ano 460,5 mil casos de dengue no país. O aumento é de 240,1% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 135,3 mil casos da doença.

Na comparação com o mesmo período de 2013 – quando foram notificados 730,8 mil casos – a redução é de 37%.

É comum que o número de casos de dengue oscile ao longo dos anos. Em alguns anos há um número muito grande e, em outros, um número menor. Depende muito dos sorotipos que estão circulando e varia de região para região.

Fonte: G1/RN

Ligação de orelhões da Oi em 15 estados será gratuita, diz Anatel


As ligações locais feitas para telefones fixos em orelhões da Oi em 15 estados não poderão ser cobradas a partir desta quarta-feira (15). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), depois que a operadora não atingiu o patamar mínimo de disponibilidade nesses estados.

O G1 procurou a Oi para comentar o assunto, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.A medida vale para os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo). Segundo a Anatel, na medição feita em 31 de março a Oi não atingiu esse patamar nesses estados.

As ligações serão gratuitas até que os patamares de disponibilidade sejam alcançados, afirma a agência.

Novas medidas
Estão previstas novas medições para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses.

Os telefones públicos que não alcançarem os patamares mínimos nessas medições terão gratuidade também, a partir de 1º de outubro, para ligações de longa distância nacional. A partir de 1º de abril de 2016, a gratuidade se estende para telefones móveis com o mesmo DDD; e a partir de 1º de outubro de 2016, para os telefones celulares com DDD diferente.

Fonte: G1/RN