segunda-feira, 8 de junho de 2015

Prefeitura divulga programação do FORRONOVOS 2015. Evento acontecerá de 18 a 21 de junho





A Prefeitura Municipal de Currais Novos lançou na noite desta segunda-feira (08) a programação da 20ª edição do FORRONOVOS, maior festejo junino da cidade que acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho com diversas atrações culturais e artísticas. O prefeito Vilton Cunha e o vice João Gustavo, além de secretários municipais, das vereadoras Zefinha Moura, Dadá e Celinha, da rainha do Forronovos 2015, Sellyane Leão, imprensa, e população, prestigiaram a solenidade de apresentação da programação. O FORRONOVOS 2015 homenageará as quadrilhas juninas estilizadas e tradicionais que passaram pelo evento nessas duas décadas, além de valorizar a cultura local e os artistas da terra em uma programação diversificada. Vilton Cunha afirmou que mesmo num ano ruim para a vida do país, Currais Novos consegue fazer um evento simples mas com grande riqueza cultural e de valorização das tradições nordestinas. “Estou feliz com mais um FORRONOVOS e queremos que as famílias participem e toda população, pois o São João é uma festa popular feita para o povo”, disse ele, lembrando que a edição deste ano conta com a grande parceria da Assembleia Legislativa. “Estamos tendo o grande apoio dos projetos Assembleia Cidadã e Assembleia Cultural, e agradeço ao presidente da AL RN, Deputado Ezequiel Ferreira, por essa parceria tão importante”, disse Vilton.

De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o evento programado para quatro dias está repleto de ótimas atrações artísticas e culturais. “Teremos muitas novidades durante toda a programação”, comentou. O presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes, apresentou toda a programação do evento deste ano, que terá o tradicional festival de quadrilhas, eventos no Corredor Cultural, shows artísticos, apresentações de projetos sociais e de escolas do município, entre outros. Confira a programação do 20º FORRONOVOS:

Fonte: ASSECOM

Divulgada a programação do FORRONOVOS 2015

15 DE JUNHO (segunda-feira)
Local: Feira livre (EVENTO SIMBÓLICO)
Horário: 7h30min
Forró do Agricultor (forró pé-de-serra).
18 DE JUNHO (quinta-feira) – ABERTURA OFICIAL
Local: Palácio dos Esportes (Arena do Forró)
Horário: 19h30min
Escolha da Rainha do Forronovos; Escolha da Rainha Mirim do Forronovos; Apresentação cultural da APAE; Grupo de alunos de Currais Novos homenageando
as quadrilhas juninas.
Local: Corredor Cultural – Av. Coronel José Bezerra
Horário: 18h (Ilha do Forró Pé-de-serra)
Programação da Assembleia Cultural: Sandrimar do Acordeon, As nordestinas, Roberto do Acordeon e DDB
19 DE JUNHO (sexta-feira)
Local: Palácio dos Esportes – Arena do Forró.
Horário: 19h30min
Apresentações culturais (creches, PHG – Currais Novos); Quadrilha junina da Polícia Mirim; Apresentações artísticas: CCI e AABB; Apresentação da quadrilha junina Escola Municipal Nossa Senhora; Apresentações de grupos culturais das cidades de
Bodó, Cerro Corá e São José do Seridó.
Local: Corredor Cultural – Av. Coronel José
Horário: 19h30min
Apresentações artísticas e Forró Pé-de-Serra (Ilha do Forró)
PALCO PRINCIPAL
Horário: 23h
Atrações musicais: Banda Recado Nordestino e Rainhas da Balada
20 DE JUNHO (sábado)
CORRIDA DA FOGUEIRA
Largada e chegada: Largo do Tungstênio Hotel
Categoria Infantil: 15h30
Categoria Adulto: 16h30
Local: Palácio dos Esportes (Arena do Forró)
Horário: 19h30min
Concurso das Quadrilhas Juninas – Categoria Estilizada.
Local: Corredor Cultural
Forró pé-de-serra ( Ilha do Forró )
PALCO PRINCIPAL
Atrações musicais: Banda Relabucho e Rita de Cássia
21 DE JUNHO (domingo)
CORRIDA DE JEGUE
Horário: 15h
Local: Palácio dos Esportes ( Arena do Forró)
Horário: 19h30min
Concurso das Quadrilhas Juninas – Categoria Tradicional
Fonte:ASSECOM

Água do Gargalheiras deve ir até agosto

caernO engenheiro da Caern, José Eudes, esteve nesta segunda-feira (08), visitando o trabalho de limpeza, manutenção de poços que ficam no aluvião do Gargalheiras (leito do Rio São Bento), cuja água servirá para socorrer a população de Currais Novos, quando do período mais critico com relação ao seu abastecimento.
Previsão 
Mas, segundo Eudes, a água do açude Gargalheiras deverá abastecer Currais Novos e Acari até o mês de agosto, conforme disse, de acordo com a experiência dos que vivem ali, principalmente os pescadores.

Ações de Combate a Seca são debatidas por Deputados do RN e da Paraíba


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta segunda-feira (8), o deputado estadual da Paraíba, Jeová Campos (PSB), líder da Frente Parlamentar de Combate a Seca na Paraíba para debater desafios do enfrentamento a seca no Nordeste. A Frente Parlamentar é representada no Rio Grande do Norte pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), com apoio do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

Durante a reunião o parlamentar paraibano, Jeová Campos (PSB) explanou sua experiência diante do desafio da seca, uma realidade também do estado potiguar. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), e contou com a participação dos deputados George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB) e do presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).

“Debatemos a questão da seca que atinge a Paraíba, o Rio Grande do Norte e todo o Nordeste com deputado estadual da Paraíba, José Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água na Paraíba, trocamos também experiências com a iniciativa no estado vizinho e procuramos unir forças nas bancadas estaduais, federais e defender o Nordeste que sofre com os problemas de abastecimento de água,” afirmou o presidente da Casa.

O deputado Galeno Torquato (PSD) defende a criação formal da Frente Parlamentar da Água no Rio Grande do Norte, a exemplo do que vem ocorrendo na Paraíba, com isso, pretende reunir prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e o governador em torno recursos hídricos, tema que afeta diariamente a população norte-rio-grandense. “Nos unirmos para solicitar a bancada federal para minimizar esse desafio,” salientou o deputado Galeno.

O deputado paraibano, Jeová Campos (PSB), defendeu que a questão da água deve ser tratada como prioridade em todos os estados do Nordeste e reforçou a necessidade de uma ampla aliança das casas legislativas com o objetivo de trazer mais legitimidade para a causa. Entre as iniciativas adotadas na Paraíba vistas como exitosas, o deputado Jeová elencou a realização de visitas às obras de enfrentamento à seca, além da realização constante de audiências públicas em municípios onde o colapso do acesso à água é mais evidente. “Os deputados estaduais do RN e o presidente Ezequiel Ferreira estão preocupados em encontrar soluções para o problema gritante,” finaliza Campos.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Conferência de Saúde de Currais Novos será em julho

Pelo Decreto Nº 4365, de 02 de junho de 2015 foi convocada a V Conferencia Municipal de Saúde de CurraisNovos/RN – CMS, a se realizar nos dias 14 e 15 de julho de 2015, no auditório do IFRN, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, e o eixo:“Direito do Povo Brasileiro”.
A V Conferencia Municipal de Saúde será coordenada por representante do Conselho Municipal de Saúde e presidida pelo Secretário Municipal de Saúde do Município e, em sua ausência ou impedimento, pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde.
Fonte: Diário Oficial de Currais Novos 

Comissão analisa reforma e criação de legislações para os militares do Rio Grande do Norte

arq4e0a053b57b14As legislações que tratam da polícia e dos bombeiros militares estaduais irão passar por atualização e outros projetos serão criados a partir desta terça-feira, 09, por uma comissão contratada pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed). O trabalho terá início às 8h30, na Escola de Governo, e será realizado em conjunto com as instituições Polícia e Bombeiros Militares, além de ter participação das associações de oficiais e praças.
Juntos, os gestores e trabalhadores da segurança pública irão elaborar propostas para a criação do Código de Ética dos Militares Estaduais e reformas nas seguintes leis: Estatuto dos Militares Estaduais, Lei de Ordenação Básica da PM (LOB), Lei de Diária Operacional, Lei de Promoção de Praças e Lei de Promoção de Oficiais. Inicialmente, haverá a análise e construção das legislações artigo por artigo, e posteriormente as propostas criadas pela comissão serão encaminhadas para análise jurídica da Consultoria Geral do Estado. Passada essa fase, os projetos de lei serão encaminhados para a Assembleia Legislativa.

CPRE fiscaliza 53.700 veículos nos cinco primeiros meses de 2015

Ação-do-CPRE-em-Natal-1-1024x768Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual do Rio Grande do Norte (CPRE), mostram que nos cinco primeiros meses de 2015 foi realizado 53.700 fiscalizações a veículos, sendo confeccionados 8.482 autos de infração de trânsito e 1.586 boletins de acidentes de trânsito.
Durante este período, 1.785 veículos foram removidos ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), com 480 condutores abordados, 500 carteiras de habilitação recolhidas, além de 39 condutores conduzidos à delegacia, 122 condutores flagrados sob o efeito de álcool, 16 certificados de registro e licenciamento de veículos recolhidos, além de diversas armas e veículos recuperados nas barreiras policiais.
No mês de maio, durante a solenidade de comemoração pelos 13 anos de criação do Comando da Polícia Rodoviária do Estado (CPRE), o governador Robinson Faria anunciou a redução de 20% nas ocorrências de acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Natal nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2014.

Inscrições para o Prouni começam dia 16 de junho

Começam no dia 16 de junho as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre deste ano. Os estudantes interessados em obter bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior podem se inscrever até o dia 18 de junho na página do programa na internet.
Estão habilitados para o Prouni estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, desde que não tenham tirado zero na redação e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura.
Concorrem às bolsas integrais estudantes com alguma deficiência ou tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral.
Os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. No caso de professores, não é necessário comprovar renda.

“Assembleia Cidadã” divulga ações que serão realizadas em Currais Novos nos dias 17 e 18 de junho

unnamedA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Currais Novos irão promover nos próximos dias 17 e 18 de junho diversas ações sociais, de saúde e educação durante a “Assembleia Cidadã”, evento que será realizado na Avenida Cel. José Bezerra (Largo do Tungstênio Hotel) e em duas escolas municipais. O projeto foi criado em 2006 com o intuito de oferecer atendimentos gratuitos para a população potiguar, e nesta 22ª edição contará com ações importantes como retirada de documentos, consultas médicas e oficinas pedagógicas. Confira as ações da “Assembleia Cidadã” em Currais Novos:
ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Estrutura – Avenida Cel. José Bezerra: Oficina de biscuit; 1ª via de cédula de identidade a partir dos 08 anos de idade (levar duas fotos 3×4, original do registro de nascimento e comprovante de residência); Carteira de trabalho a partir dos 14 anos (levar duas fotos 3×4, original do registro de nascimento ou carteira de identidade e comprovante de residência); CPF; corte de cabelo (parceria com o SENAC); cadastro do Bolsa Família.
- Sede do SEBRAE (Rua Lula Gomes, nº 112): Cadastro do Micro Empreendedor Individual / Palestras de orientação empresarial – SEBRAE.
SAÚDE
- Estrutura – Avenida Cel. José Bezerra: Saúde bucal (orientação, higiene bucal e aplicação de flúor); saúde infantil (atendimento médico pediátrico – zero a doze anos); dermatologia; mastologia; clínica geral (foco em diabetes e hipertensão); e nutricionista.
EDUCAÇÃO
- Estrutura – Avenida Cel. José Bezerra: Recreação (espaço dos brinquedos cantados, danças, artes, jogos populares e brincadeiras diversas); brinquedos armados; apresentações culturais; oficina de brinquedos populares para crianças; oficina de reciclagem.
- Escola Municipal Professor Humberto Gama: Oficina de leitura e contação de histórias (professores e alunos); e oficina de brinquedos populares (professores).
- Escola Municipal de Nossa Senhora: Orientação pedagógica sobre cuidados com animais domésticos.
Fonte:ASSECOM

Apoio a arraiás pode ser concedido mediante cadastramento

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, realiza o cadastramento de arraiás comunitários e/ou de rua entre os dias 5 e 12 de junho. O objetivo principal é catalogar e mapear essas festas em todo o estado, mas os dados também podem gerar apoio financeiro e de estrutura para realização dos festejos juninos.
A FJA poderá disponibilizar tendas, som e tablados para os arraiás tradicionais que forem realizados entre 17 de junho e 10 de julho, de acordo com a demanda de cada ação e dentro das disponibilidades de orçamento.
O arraiá cadastrado não receberá apoio automaticamente após o envio de seus dados. Uma equipe da Fundação analisará a viabilidade de cada apoio a ser feito, considerando também a distribuição territorial, para que o fomento chegue a todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O formulário está disponível aqui.

Deputados participam do seminário Motores do Desenvolvimento

Contando com o apoio da Assembleia Legislativa, o projeto Motores do Desenvolvimento reúne durante toda esta segunda-feira (08) representantes da classe política e do setor turístico do Rio Grande do Norte. O evento tem como foco a disputa do Estado pelo Centro de Cargas e Passageiros do grupo Latam (o Hub aéreo), tendo como tema central: “Perspectivas e Desafios para o Turismo do RN”.

Presente no seminário, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), elogiou a iniciativa e comentou sobre a capacidade de desenvolvimento ofertada pelo turismo. “A atividade gera incontáveis benefícios sociais, econômicos e culturais, contribuindo expressivamente para o desenvolvimento do Estado e, consequentemente, para a população”, afirmou o deputado.

Ezequiel destacou, também, a importância que o Centro de Cargas e Passageiros pode representar para o turismo do Rio Grande do Norte e ressaltou as ações da Assembleia Legislativa para o setor. “A Casa recém aprovou a Lei do Turismo, que determina as diretrizes de desenvolvimento para a atividade no Estado. Além disso, solicitamos ao Governo a retomada das obras do acesso sul, pela BR 304, do Aeroporto de São Gonçalo”, declarou.

Autor da Lei do Turismo, o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) comentou durante o evento que um dos principais legados da Lei é a criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur), usado para a promoção do Estado no Brasil e no mundo. Para o parlamentar, a aplicação da Lei é de fundamental importância para o crescimento do setor.

“Além da Lei do Turismo, promulgada este ano, contamos hoje, também, com a presença de Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo. Ou seja, vivemos um momento favorável para o setor. A união de esforços será muito importante para fomentar o desenvolvimento da atividade”, declarou Gustavo.

Os deputados Hermano Morais (PMDB), Ricardo Motta (PROS), Márcia Maia (PSB), Souza Neto (PHS), Fernando Mineiro (PT), Kelps Lima (SDD) e Dison Lisboa (PSD) também participam do evento.

O seminário é uma promoção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), em parceria com o jornal Tribuna do Norte, a Salamanca Capital Investimentos, o Sistema Fiern e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Assembleia Legislativa sedia seminário de Turismo da Câmara dos Deputados

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sedia no próximo dia 12/06, às 9hs, o seminário “Turismo como Fator do Desenvolvimento do RN”, promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Além dos parlamentares da Casa legislativa, o evento irá reunir deputados federais, prefeitos, secretários municipais e representantes de associações e entidades ligadas ao turismo em todo o Estado.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), o evento será uma oportunidade de debater sobre a capacidade que o turismo tem de melhorar e desenvolver economicamente e socialmente o Estado.
“A atividade turística traz inúmeras vantagens socioeconômicas e culturais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da população. É uma honra recebermos este evento na Assembleia”, comentou Ezequiel.
O deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da Comissão de Turismo e propositor do seminário, será o mediador de dois painéis que irão tratar sobre a melhoria da infraestrutura turística do Estado e a integração associada na cadeia produtiva do segmento.
“Como integrante da Comissão de Turismo, não podia deixar de trazer essa discussão para o nosso Estado. O turismo é uma das atividades econômicas que mais gera emprego e renda para a população do RN, por isso, a importância de buscar melhorias para o seu crescimento”, afirmou Rafael.

Potiguar irá chefiar seleção brasileira de atletismo no Pan

A potiguar Maria Magnólia Figueiredo irá chefiar a delegação do Brasil de atletismo que irá disputar o Pan de Toronto, no Canadá. Magnólia, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Seul 88 e Atlanta 96, está estreando na nova função.
“É uma função extremamente importante, de muita responsabilidade e será uma honra assumi-la no Pan. Acho que posso contribuir por toda experiência que trago da carreira de atleta. Já venho trabalhando com a Confederação e me capacitando para assumir este cargo”, afirmou Maria Magnólia. Nesta semana, a ex-corredora participou de um curso de capacitação de chefes de equipe organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O curso teve como objetivo qualificar os gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas, que atuarão nos Jogos Pan-Americanos. A fase final do curso foi realizada na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, e reuniu grande parte dos 51 profissionais que estarão no Canadá para discutiu todos os detalhes da operação e logística da competição.
Sou Mais RN

ACDF realiza aula inaugural de hidroginástica para os associados.




A Associação Curraisnovense de Deficientes Físicos - ACDF, em parceria com a Voluntária Franciara da Silva Garcia, realizou na manhã da última terça-feira, 02/06, a aula inaugural de hidroginástica para os Associados da Entidade. As aulas estão sendo realizadas na sede da ACDF. 

As aulas estão sendo oferecidas todas as:

Segunda, Quarta e Sexta, das 9h às 10h. 
E na Terça-feira, das 7h às 10h.

Divulgado banner oficial da 42ª Vaquejada de Currais Novos; as atrações musicais serão anunciadas hoje, nesta segunda-feita (08)

A crise no Brasil é grande, a economia está comprometida, o comércio desempregando pessoas, nossa região sofrendo com a seca… Mas a cidade não pode parar, nós não podemos cruzar os braços e nos entregar ao “colapso”. Pensando nisso, os vaqueiros e promotores de eventos estão se reunindo para não deixar de ter a tradicional vaquejada de Currais Novos.


Na manhã de hoje a equipe divulgou o banner do evento que terá 40 mil em prêmios. Nele, ainda não tem as atrações das festas de clube. No entanto, confirmaram o forró para o sábado e domingo no Parque da Folia. As bandas serão anunciadas nesta segunda-feira (08).


Fonte: Blog Jean Souza

Deficiente auditiva é assassinada no litoral brasileiro após não entender anúncio de assalto


Andréia dos Santos Pereira, não entendeu as ordens do grupo e sofreu lesões nas costelas e traumatismo craniano.

Uma deficiente auditiva foi assassinada na quinta-feira(4) após ter sido agredida repetidamente por homens que tentaram assaltar o estabelecimento onde ela trabalhava em Guarujá, no litoral de São Paulo. A vítima, identificada como Andréia dos Santos Pereira, não entendeu as ordens do grupo e sofreu lesões nas costelas e traumatismo craniano. Até o momento, ninguém foi preso.

De acordo com Jonatas Diniz, que é parente da vítima, Andréia não entendeu as ordens dos suspeitos que começaram a agredi-la logo em seguida. “Ela saiu de casa e foi até a pastelaria para trabalhar. Quando ela estava preparando os alimentos entraram três jovens que anunciaram o assalto. Como ela não ouviu e nem entendeu o que estava acontecendo eles começaram a atacá-la”, conta.

Ele diz que a agressão não aconteceu dentro da pastelaria, mas sim em uma área externa e que Andréia ficou muito ferida. “Foi bem brutal. Quebraram três costelas e ela teve traumatismo craniano, fizeram um raio-X e verificaram várias fraturas pelo corpo todo”, diz.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu) foram deslocadas até o local para prestar socorro à vítima que acabou morrendo devido aos ferimentos sofridos logo depois de chegar em um hospital da cidade. O corpo de Andréia será enterrado na tarde de sexta-feira(5) no Cemitério de Vicente de Carvalho. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil que confirmou que já está investigando o caso.

Fonte: G1

Veja como solicitar atendimento especial na prova do Enem 2015

Os candidatos com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015. Para isso, é preciso informar durante a inscrição no site do Inep a condição que motiva o pedido.

As inscrições no exame nacional podem ser feitas até o dia 5 de junho.

Segundo o edital do Enem, o atendimento especial é oferecido para:

- pessoas com deficiência física
- deficiência auditiva
- deficiência intelectual
- surdez
- baixa visão
- cegueira
- autismo e demais condições especiais.

No ato da inscrição na página do Enem, o questionário pede ao candidato que especifique o tipo de auxílio ou recurso que precisará para fazer a prova. Provas em braile, com letra ampliada, salas com acessibilidade e auxílio para leitura são algumas das opções que os cadidatos podem escolher.

O participante que declarar possuir deficiência também poderá solocitar um tempo adicional de até 60 minutos para a realização da prova, em cada um dos dias do exame.

Libras e áudio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou um vídeo com o manual do Enem 2015 em libras para pessoas surdas. O vídeo de uma hora e trinta minutos explica todas as regras do exame nacional.

No canal do Inep no Youtube é possível também assistir a vídeos com o passo a passo da inscrição.

A página de inscrição no Enem é acessível a pessoas com deficiência visual em computadores com leitores de tela. A área de validação da inscrição, por exemplo, em vez de apresentar uma série de imagens para seleção oferece a opção do estudar ouvir a uma pergunta e cadastrar a resposta.

Fonte: G1

Flagra de funcionária dando sorvete a homem com deficiência comove redes sociais e vira matéria do Fantástico.

Foto de Lauane ajoelhada dando sorvete ao cliente

"Esse tipo de gesto não parte de qualquer pessoa. A funcionária saiu de seu posto e naquele momento ela não se importou se outras pessoas ficariam sem atendimento, não se importou se seria chamada atenção. Ela simplesmente foi até o cliente incapacitado de segurar qualquer coisa e deu sorvete na boca dele", contou o músico e professor Thiago Ferreira, sobre o registro feito no último domingo (30) em um Shopping de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A cena que mostra a funcionária de uma rede de fast food ajoelhada dando sorvete a um cliente tocou Thiago, e já foi compartilhada por quase 8 mil pessoas nas redes sociais.

O registro foi feito durante a tarde, quando Thiago caminhava pelo shopping. Segundo ele, a imagem mostra um gesto simples, encantador e pouco comum. "Não aguentei e no impluso retirei o celular e registrei. Fiquei de longe olhando e logo fui dar um abraço na moça. Fui tomado por uma profunda emoção. Nós vemos tanta coisa ruim nesse mundo que acabamos por não acreditar mais nas pessoas. Quando vemos algo assim, é preciso compartilhar", disse.

Segundo o sociólogo Clayton Pereira, ações como estas estão cada vez mais raras hoje em dia. Ele avaliou a imagem. "Num olhar sociológico, a vida humana só é possível por meio da sociabilidade, que envolve gestos de solidariedade entre os indivíduos. Acontece que atos assim, de altruísmo, numa sociedade contemporânea, cada vez mais egoísta, competitiva e individualista, surpreendem pela simplicidade e atenção às necessidades alheias. De fato, um resgate de valores morais muito escassos hoje em dia”, comentou o sociólogo.

Feliz com a repercussão, a funcionária Lauane Rodrigues de Sousa, uma adolescente de 17 anos, disse estar agradecida pelo reconhecimento e compartilhamento da atitude. Ela ressalta que a ação foi natural. "Eu estou me sentindo muito feliz com tudo isso. Na hora foi um gesto comum. Vi que ele não tinha como tomar o sorvete quando entreguei o pote para ele, então o ajudei. Passamos quase uma hora juntos e ele me agradeceu muito. Depois do sorvete, o levei próximo ao banheiro, em seguida ao supermercado e depois o deixei em uma loja de doces", disse.

Lauane contou ainda que não levou nenhuma bronca por ter se ausentado da função. "Pelo contrário, meus colegas e a gerência me parabenizaram, disseram que precisamos fazer mais coisas assim. Fiquei e estou muito feliz", contou.

O sociólogo Clayton Pereira destaca que a ação da adolescente é a essência da solidariedade. "É bacana destacar a etimologia, significado da palavra solidariedade. A palavra solidariedade tem origem no francês 'solidarité', que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Laços de solidariedade são típicos de comunidades, contrastando com a competitividade característica de sociedades. O que a funcionária praticou foi a essência da solidariedade, ou seja, a identificação com o outro e a vontade de cooperar”, destacou.

Ao abraçar Lauane depois de tirar a foto, Thiago disse que a agradeceu pelo momento proporcionado. "Agradeci porque eu me senti muito bem ao ver aquilo. Logo saí, para não deixá-la sem graça e para chorar", destacou.

Lauane disse que não sabe quem é o cliente, mas que faz questão que ele retorne ao local. "Eu gostaria que ele retornasse várias vezes e em todas estarei disposta a ajudá-lo", finalizou.

Fonte: G1

Operação Sete Chaves que investiga turmalina “esquentada” em Parelhas foi destaque no Fantástico

Uma das pedras preciosas mais caras que existem em uma das regiões mais miseráveis do país. O Fantástico mostra como funcionava um esquema internacional para explorar ilegalmente a turmalina paraíba e levá-la para fora do Brasil. Os repórteres do Fantástico Maurício Ferraz e Alan Graça Ferreira revelam como a turmalina paraíba chegava à Tailândia, em um esquema que teria conexão com um dos grupos terroristas mais temidos do mundo.

A turmalina paraíba é uma das pedras mais raras, mais caras e mais procuradas do mundo. Mais rara até que o diamante. “É umas das gemas mais caras que se tem pela raridade, porque o diamante, na verdade, geologicamente falando, não é tão raro quanto se pensa”, afirma Antônio Luciano Gandini, geólogo da Universidade Federal de Ouro Preto.

Segundo a investigação, Sebastião Lourenço era um dos líderes do grupo e o responsável pela venda das pedras. “Essa turmalina, a partir do momento em que ela é extraída, ela é ensacada transportada para Parelhas, município do Rio Grande do Norte”, diz o delegado da Polícia Federal Fabiano Martins.

Dez novos concursos públicos federais preparam editais, saiba quais são


INSS

O órgão deve receber em breve a autorização para a publicação do edital. O pedido feito pelo INSS segue em análise pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Quando o concurso for autorizado o INSS terá no máximo 6 meses para publicar o edital. A expectativa é que sejam abertas milhares de vagas em todo o país.

CORREIOS

Estão autorizadas milhares de vagas para os Correios. Algumas destas oportunidades serão para os cargos de Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo. As vagas são para nível médio e costumam ser distribuídas por todo o Brasil.

TEM

O órgão deve receber em breve a autorização para a publicação do edital. O pedido feito pelo INSS segue em análise pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Quando o concurso for autorizado o INSS terá no máximo 6 meses para publicar o edital. A expectativa é que sejam abertas milhares de vagas em todo o país.

BANRISUL

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) deve realizar ainda em 2015 um novo concurso público com oportunidades para Escriturário. O prazo de validade da última seleção expirou em abril de 2014.

PRF

O pedido de autorização de um novo concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 1.500 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal, está em trâmite no Ministério da Justiça desde o dia 11 de dezembro de 2014. O cargo exige nível superior em qualquer área e a remuneração é de R$R$ 6.106,81.

TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve retificar a autorização do concurso solicitada em julho de 2014 e poderá contemplar a ampliação do número de vagas em função das vacâncias no tribunal. As vagas serão de nível médio e superior com remuneração até R$ 17.513,86.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal oferece ótimas oportunidades para quem quer atuar na área bancária. Os concursos promovidos pela Caixa para o cargo de técnico bancário costumam ser realizados a cada dois anos e convocam muitos candidatos. A remuneração vai de R$ 2.025,00 a R$ 5.483,00, mais benefícios.

ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão novo pedido de autorização de concurso público para a Abin. O órgão aguarda esta autorização desde 2011 e ressalta que a não realização de um novo concurso em breve representa risco de inviabilizar o cumprimento das competências legais da agência.

RECEITA FEDERAL

O coordenador-geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil, Francisco Lessa, afirmou que o órgão planeja a realização de um novo concurso com 2.000 vagas em 2015. O pedido foi solicitado pelo Ministério da Fazenda por meio do Aviso Ministerial 164/2014, encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

BANCO DO BRASIL

Em meados deste ano de 2015 o Banco do Brasil deve publicar mais um edital de concurso público, desta vez para regiões não abrangidas no último edital. O banco oferece oportunidades no cargo de Escriturário, de nível médio. O salário inicial é de R$ 2.227,26 mais benefícios.

Fonte: Política em Foco

Fifa admite trocar sedes das Copas 2018 e 2022

A Fifa admitiu que as Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar, podem ter suas sedes alteradas caso se comprove suborno nas escolhas dos países.
A afirmação veio do presidente do Comitê de Auditoria da Fifa, Domenico Scala, ao jornal suíço “SonntagsZeitung”, neste domingo (7).
“Se surgirem evidências de que as vitórias de Qatar e Rússia só foram conquistadas com votos comprados, então essas vitórias poderão ser invalidadas. Essas evidências ainda não apareceram”, disse o cartola, responsável pelo processo de reforma da Fifa, anunciado após a renúncia de Joseph Blatter.
Reportagem da revista alemã “Der Spiegel”, publicada em novembro de 2014, diz que Blatter cogitava tirar a Copa do Qatar, o que posteriormente ele negou.
É a primeira vez, contudo, que um representante da cúpula da entidade admite publicamente a chance de deixar a Rússia sem a Copa.
As escolhas das duas sedes estão sendo investigadas por autoridades da Suíça e dos Estados Unidos.

Sisu abre inscrições nesta segunda-feira para 55 mil vagas no ensino superior

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada começam amanhã (8). Os interessados podem consultar as vagas disponíveis no site do sistema. Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas.
Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. As inscrições estarão abertas até quarta-feira (10).
Na hora da inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência àquelas reservadas como previsto na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).
As cotas são para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesta edição do Sisu, pelo menos 37,5% das vagas serão para cotistas.

TRE/RN realizará concurso

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte se programa para realizar seu concurso público para os cargos de técnico e analista judiciário.
A comissão está em fase de formação e deve ser anunciada nos próximos dias.
A partir daí serão definidas as áreas de atuação e oferta de vagas. As remunerações iniciais são de R$ 5.365,92 para técnicos e R$ 8.803,97 para analistas, com jornada de 40 horas semanais. Em julho, expira-se a validade do concurso realizado em 2010.
Informações de Eliana Lima

Receita libera consulta a primeiro lote de restituições nesta segunda-feira

A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 será liberada às 9h de amanhã (8). As informações estarão disponíveis no site da Receita Federal ou por meio do Receitafone 146. O Fisco disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS.
Contribuintes idosos e os com moléstia grave ou deficiência física, que não tenham cometido erros ou omissões na hora de enviar os dados têm prioridade. Ao todo, 1.495.850 contribuintes terão direito a restituição no lote, com correção de 1,99% pela taxa Selic, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. Foram também incluídas restituições dos exercícios de 2008 a 2014, retiradas da malha fina, elevando para R$ 2,4 bilhões o valor total de liberações, e o número de contribuintes com direito a devoluções sobe para 1.505.928.

Tecnologias desenvolvidas pelo SEAPAC beneficiarão quase 200 famílias na Zona Rural de Currais Novos


Louvor, comida partilhada e forró pé-de-serra foram os ingredientes principais da celebração pelas 164 tecnologias da segunda água (P1+2) construídas pelo SEAPAC com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, nas comunidades rurais de Maxinaré, Pedra Preta, Jurupaiti, Fortaleza, Soledade, Catandu, São Luiz, São Miguel, São Rafael, Santana, Candu, Cachoeira, Malhada da Areia e Trangola. Toda a celebração aconteceu na noite desta sexta-feira (05) no Espaço Cultural Mizael Gomes, da Comunidade São Luiz. A missa foi celebrada pelo bispo Dom Antônio Carlos, e concelebrada pelos padres Ivanoff da Costa e Welson Rodrigues. Autoridades locais, como o prefeito Vilton Cunha, articuladores da ASA e do Seapac, respectivamente Procópio Lucena e Damião Santos, além de agricultores das comunidades beneficiadas prestigiaram a noite.

Ave Maria Sertaneja com Rodolfo Lopes

Após a missa, como já é tradição nas celebrações populares, um jantar partilhado pelos próprios agricultores, onde cada um trouxe um pouco da comida que serviu para alimentar quase 500 pessoas. A noite foi encerrada com o autêntico forró pé-de-serra de Rodolfo Lopes e sua banda. Dentre as tecnologias construídas na Zona Rural de Currais Novos, destacam-se: cisternas calçadão, cisternas de enxurrada, barreiros trincheira e barragens subterrâneas para o armazenamento de água para a produção de alimentos e criação de pequenos animais.

A preocupação do Seapac não foi apenas em executar a construção das tecnologias, mas também capacitar as famílias na produção de alimentos e no manejo da água. “Nossa intenção sempre tem sido de ensinar, por exemplo, os agricultores a construir alternativas como a produção de hortaliças, aviários, cuidar bem dos animais. Apesar de vivermos no semiárido que mais chove no mundo, precisamos aprender alternativas de sair desta situação de calamidade”, explicou Damião Santos, articulador do Seapac ao Blog do Marcos Dantas.


Celebrantes da missa
Espaço Mizael

Agricultor na benção da água

Agricultor beneficiado

Damião Santos (Seapac)

José Procopio (ASA)

Prefeito Vilton Cunha

Fonte/Fotos: Blog de Marcos Dantas

Dom Antônio Carlos: “Iniciativas bonitas como as cisternas não dão ibope na mídia”



A missa dessa sexta-feira (05) na Comunidade São Luiz em Currais Novos, foi a quarta celebrada pelo bispo Dom Antônio Carlos, desde que assumiu a Diocese de Caicó e que passou a acompanhar de perto o trabalho social desenvolvido pelo SEAPAC. Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dom Antônio calcula (de cabeça) ter participado da entrega de quase mil cisternas, em dezenas de comunidades. O bispo criticou a ausência de divulgação na mídia, de iniciativas que tem ajudado o nordestino a conviver com a estiagem.

“Eu, que sou carioca, não fazia idéia que existia essas tecnologias aqui no Nordeste, porque essas coisas não aparecem na televisão. Se acontecesse uma tragédia, se tivesse todo mundo morrendo aqui, com certeza isso aparecia na televisão. Mas essas iniciativas bonitas geralmente não aparecem, certamente pra eles não dá ibope. Por isso é uma alegria pra mim participar deste momento. A gente precisa aprender a cuidar da terra. E quando a gente ama, a gente cuida”.

Fonte/Foto: Blog de Marcos Dantas

Padre Ivanoff: “Nossa missão é desenvolver ações sociais sem qualquer interesse próprio ou político”



Para o vigário-episcopal para as causas sociais da Diocese de Caicó, padre Ivanoff da Costa Pereira, a Igreja Católica do Seridó tem cumprido sua missão, de coordenar a construção de ações sociais, com responsabilidade e acima de tudo sem interesses próprios e muito menos políticos. Padre Ivanoff concelebrou a missa desta sexta-feira (05) na Comunidade São Luiz, por ocasião da inauguração de 164 tecnologias sociais de convivência com a estiagem, através de parceria entre o SEAPAC e o MDS.

“É a tecnologia do bem viver, as pessoas tem qualidade de vida com água bem cuidada e tratada, enviada dos céus. A nossa alegria é a nossa responsabilidade de trazer esses recursos, através de editais que o Seapac disputa junto aos Governos. E a Igreja vai cumprindo sua missão com esse lado social que desenvolve com muita responsabilidade”.

Fonte/Foto: Blog de Marcos Dantas

Padre Welson: “O povo se sente apoiado com as ações do Seapac”.



Presente na celebração desta sexta-feira (05) na Comunidade São Luiz em Currais Novos, o vigário-geral da Diocese de Caicó, padre Welson Rodrigues se emocionou com as ações desenvolvidas pelo SEAPAC, através de editais conquistados no Governo Federal. Welson, mais do que ninguém conhece as dificuldades enfrentadas pelos agricultores de seu município, e acredita que tecnologias como as que foram construídas recentemente serão responsáveis por amenizar as dificuldades das 164 famílias beneficiadas.

“A gente vê que é uma coisa tão bem estruturada e organizada, que acredito que faz com que as dificuldades sejam superadas através destas alternativas. O povo se sente apoiado, e isso faz com que as pessoas se animem mais um pouco. Vamos aguardar que as chuvas venham para encher as cisternas, com essa melhor forma de distribuir as ações”, destacou.

Fonte/Foto: Blog de Marcos Dantas