quinta-feira, 11 de junho de 2015

Deputados aprovam matérias em sessão plenária na quarta-feira (10)

unnamed (6)Os deputados aproevam, por unanimidade, na sessão plenária desta quarta-feira (10), dois Projetos de Leis Ordinárias do Governo do Estado, que já tinham sido apreciados nas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Finanças e Fiscalização.
Um autoriza a contratação de pessoal pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) a fim de atender necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme consente a Constituição Federal.
O outro altera a Lei Estadual 8.060, de 17 de janeiro de 2002, que cria a Gratificação de Desempenho Tributário Auxiliar (GDTA), a ser concedida a servidores públicos estaduais, lotados na secretaria de Estado da Tributação, que tenham exercício efeito em repartições fiscais. A gratificação terá o valor de R$ 85,00, observado o limite de 15 concessões mensais para cada servidor.
Também foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que institui o Fundo Legislativo do Rio Grande do Norte (FUNLE). O Fundo tem por finalidade suprir as necessidades de apoio, modernização e aprimoramento da Assembleia Legislativa.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

MPEduc: audiência pública discutirá problemas da educação em Currais Novos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e o Ministério Público do Estado (MP/RN) promoverão, no próximo dia 22, uma audiência pública para debater os problemas da educação no Município de Currais Novos. A audiência será a quinta do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte e está marcada para as 14h, no auditório do IFRN.
O evento servirá para apresentar à sociedade o projeto MPEduc e ouvir educadores e cidadãos em geral, a respeito da qualidade da educação pública oferecida em Currais Novos. A audiência será comandada pelo procurador da República Bruno Lamenha e pelas promotoras de Justiça Mariana Barbalho e Iveluska Lemos.

Governo apresenta metas do PRÓ-SERTÃO

O Governo do Estado do RN, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), irá apresentar, na próxima sexta-feira, 12 de junho, às 11h30, as novas metas do Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (PRÓ-SERTÃO) para o período 2015-2018. A solenidade será realizada no Auditório da Governadoria. Na ocasião, será assinada, pelo Governador Robinson Faria, a doação de um terreno à Guararapes, que fará a apresentação do novo Centro de Distribuição da empresa.
O ato contará com a presença do Governador Robinson Faria; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cordeiro; secretários de outras pastas; diretores e representantes das empresas beneficiadas; representantes do SEBRAE, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Banco do Nordeste (BNB).

Arraiá do Seu Durvá 2015

Arraiá2015Todos os preparativos para o Arraiá do Seu Durvá já estão encaminhados. A festa junina dos pacientes e acompanhantes da Casa Durval Paiva será no dia 18/06, das 15 às 17h, na Rua Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho. O evento é aberto ao público.
Para incrementar a festa, a Casa está precisando de doações de comidas típicas: milho, canjica, pamonha, bolos, polpa de fruta e refrigerante. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com o setor de nutrição pelo 84 4006-1600.
ATRAÇÕES
15:00 – Forró Chapéu de Palha
16:00 – Quadrilha Rei do Baião
16:30 – Rei e Rainha do Milho
16:45 – Quadrilha improvisada da Casa Durval Paiva
17:00 – Sorteio do Balaio

Comissão aprova projeto que beneficia pessoas com deficiência



A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social aprova nove matérias em reunião realizada nesta quarta-feira (10) presidida pelo deputado Fernando Mineiro (PT), aprovou 9 matérias, incluindo o projeto do deputado Albert Dickson (PROS) que assegura 10% das vagas de empregos em contratos públicos para deficientes físicos, e fez a distribuição de um processo para ser relatado pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB).

“Estamos mantendo a dinâmica para não acumular processos. A nossa Comissão está dando agilidade para que as matérias chegarem ao plenário para a discussão e votação final, seguindo o ritual do processo legislativo”, afirma o deputado Fernando Mineiro.

Três das matérias aprovadas são de autoria do deputado Albert Dickson (PROS). Um assegura reserva percentual de 10% dos total de vagas para pessoas com deficiência, em contratos de empresas ou entidades prestadoras de serviços públicos com os poderes e órgãos da administração pública. Outro institui o Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose no Estado e o terceiro institui o Programa Empresa Amiga da Educação.

De iniciativa do deputado Ricardo Motta (PROS) foi aprovado o Projeto de Lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro em todos os eventos esportivos realizados no Estado. A Comissão aprovou também o projeto de autoria do deputado Nelter Queiroz (PMDB) instituindo no calendário oficial do Estado o “Mês de Julho Amarelo”, em alusão ao combate das hepatites virais.



Os deputados aprovaram ainda um Projeto de Resolução, concedendo título de cidadania e três projetos de reconhecimento de utilidade pública. Participaram da reunião os deputados Fernando Mineiro, Cristiane Dantas e Gustavo Carvalho (PROS).

Comissão divulga lista dos inscritos que farão prova para “Conselheiro Tutelar”

A comissão eleitoral do processo de escolha dos conselheiros tutelares de Currais Novos divulgou na quarta-feira (10) a relação dos candidatos que foram selecionados para realizarem a prova no próximo dia 19 de julho na Escola Municipal “Professor Humberto Gama”, das 8h às 12h. Todos os inscritos cumpriram as formalidades do edital, apresentando a documentação exigida, e portanto, estão aptos a fazerem a prova que definirá os eleitos para o conselho dos próximos quatro anos. Os inscritos que concorrerão à função de “Conselheiro Tutelar” são:
Maria das Vitórias Araújo Ferreira, Manoel Garcia de Araújo, José Anderson Marques da Silva, José Ademir Dantas Adriano, Francisco Itamar da Silva Medeiros, Maria Edileusa Costa, Clécia Medeiros da Cunha Lopes, Gilvânia Pereira da Silva Cirilo, Maria das Dores Cândido Fernandes, Noêmia Assunção de Souza, Ana Cláudia Lima Garcia, Wilton Pinheiro de Araújo Junior, Jocimar da Silva, Érica Valéria da Silva Barbosa, José Ivaldo de Macedo Silva, Rogerio Tiago Hipólito Fernandes, Elder Jamerson Dantas Bezerra Medeiros, Walfredo Luiz Galvão, Jorivan Marcos de Medeiros, Emanuel Dayan Vieira Dantas, e Danielle de Lima.
Fonte:ASSECOM

Festival de Tapioca será realizado no dia 18 de junho durante o FORRONOVOS 2015

FORRONOVOS 2015 contará com uma excelente novidade para os que apreciam a culinária nordestina: um festival de tapiocas, que acontecerá na quinta-feira (18) com a participação das culinaristas do projeto “Arte Itinerante” da Prefeitura Municipal de Currais Novos.
As 10 participantes irão apresentar os tradicionais recheios da tapioca, além de novos sabores. De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o festival será “um dos melhores eventos da programação do Forronovos 2015”, onde a população poderá opinar por meio de uma votação qual a melhor tapioca do festival. “Será uma grande oportunidade para as nossas culinaristas inovarem e apresentarem ótimas sugestões de recheios e sabores para nossa tapioca”, disse Socorro. Recheios de queijo e manteiga, frango, presunto, carne de charque, doces, além de novos sabores, farão parte do cardápio. Além das tapiocas, as culinaristas também estarão vendendo comidas típicas do período junino, entre outras delícias gastronômicas.
Comemorando 20 edições este ano, o FORRONOVOS é considerado um dos maiores festejos juninos do interior do RN, e acontecerá de 18 à 21 de junho com a realização do tradicional “Festival de Quadrilhas Juninas” nas categorias estilizada e matuta, além de shows artísticos e culturais.
Fonte: ASSECOM

Prefeitura e Fecomércio se reuniram para discutir apoio à “Feirinha de Sant’Ana”

O vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Helder de Medeiros Araújo, se reuniram na tarde de terça-feira (09) com o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, para discutirem o apoio da federação à Feirinha de Sant’Ana, que acontecerá no dia 18 de julho.
João Gustavo comentou sobre a importância do apoio da Fecomércio aos eventos no município que contribuem com o fortalecimento da economia. “Sempre buscamos o apoio da Fecomércio por ser uma instituição que valoriza eventos em benefício do comércio e da população”, disse João, lembrando o sucesso do “Dia do Desafio”, onde a Fecomércio foi a grande parceria do evento. O presidente Marcelo Queiroz parabenizou o município pela vitória no “Dia do Desafio” e afirmou que a Fecomércio estará à disposição de Currais Novos para a realização de eventos importantes. “Vamos apoiar a realização da Feirinha por ser um evento de grande importância para a economia currais-novense”, comentou.
Fonte: ASSECOM

Servidores Estaduais da Saúde entram em greve no RN

vitrine(3)Servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte entram em greve hoje (11). A decisão foi tomada em votação durante uma assembleia geral realizada no dia 29 de maio. O início da paralisação acontece com um ato público, logo mais, às 9h30, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.
Segundo o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), as principais reivindicações da categoria são o reajuste salarial de 27% e a isonomia para os servidores municipalizados, que estão há quatro anos sem reajuste e acumulam perdas de 61%. Além disso, é cobrada a implantação imediata das mudanças de nível vencidas desde 2013, tabela de qualificação, garantia de abastecimento de materiais e medicamentos nos hospitais e um novo concurso público para combater a sobrecarga nos locais de trabalho.

SEMEC realizou encontro de formação continuada com gestores de escolas e creches

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Currais Novos realizou na manhã desta quinta-feira (11) no auditório da Câmara Municipal, encontro de formação continuada com todos os gestores das escolas e creches municipais, evento que contou com a parceria do Grupo Khronos Educacional, que possui cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação. De acordo com a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, os encontros de formação são constantes para planejamento das ações desenvolvidas nas escolas além de ser um momento de avaliação do trabalho dos educadores.
“As formações são importantes para discutirmos metas e planejarmos o trabalho das escolas, e todos os gestores estão comprometidos com o fortalecimento das ações na educação”, disse Aparecida. Durante toda a formação, a professora doutora pela Universidade Estadual da Paraíba, Auricélia Lopes, discutiu a “gestão de pessoas na educação”, apresentando exemplos de como desenvolver uma gestão mais eficiente no ambiente escolar. O encontro também contou com a presença de Daniel Amaral (diretor geral e jurídico da Khronos) e de Edson Pereira (diretor de marketing e publicidade).
Fonte:ASSECOM

“Dia do Cooperativismo” em Currais Novos terá foco em ações voluntárias

A união das pessoas que trabalham em prol do bem comum será a principal missão dos voluntários que participarão do “Dia do Cooperativismo” em Currais Novos no próximo dia 07 de julho, evento que é organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte – SESCOOP RN em parceria com diversos municípios. Na última terça-feira (09), a organização do “Dia C” se reuniu na CDL para discutir as ações cooperativistas e voluntárias que serão realizadas durante toda a programação.
Na edição deste ano, o “Dia C” terá como foco as ações voluntárias que beneficiarão 04 ONG’s do município, que são: Casa do Pobre (arrecadação de alimentos), APAE (arrecadação de brinquedos educativos), Abrigo dos Idosos (arrecadação de produtos de limpeza), e COOPERNOVOS (campanha para aquisição de uma prensa). As ações voluntárias serão articuladas pela Prefeitura, escolas, CDL, entidades sociais, igreja, imprensa, entre outros. De acordo com Chanklea Aragão, uma das coordenadoras da ação, o evento terá um “mutirão do voluntariado” no Largo do Tungstênio a partir das 16h do dia 07 de julho com diversas ações de solidariedade e de qualidade de vida. “No Dia C cada um ajuda a seu modo com o compromisso e dedicação para melhorar o seu entorno social”, comentou Chanklea. Em 2014 o “Dia C” no Rio Grande doNorte mobilizou 985 voluntários, beneficiou 11.886 pessoas, e contou com a participação de 20 cooperativas.
Fonte: ASSECOM

Atletas currais-novenses se destacam em corridas na Paraíba e conquistam 11 troféus

Os atletas da equipe “Guerreiros do Sertão”/Prefeitura de Currais Novos conquistaram 11 troféus em corridas realizadas nas cidades paraibanas de Nova Floresta e Rio Tinto no último final de semana (sábado, 06, e domingo 07, respectivamente). Os currais-novenses que se destacaram foram: Anderson Crisostomo (campeão da corrida de emancipação de Nova Floresta, na prova de 10km); e 5º lugar geral da corrida “Carlinhos Paraíba” em Rio Tinto), Mikaellen Pricilla (Campeã geral da corrida de emancipação de Nova Floresta e 4ª geral na corrida de Rio Tinto), Ana Catarina (Vice campeã em Nova Floresta e 6ª na corrida de Rio Tinto), e Marciel Totoró (6º lugar geral na corrida de Rio Tinto). De acordo com o treinador Hipólito Bezerra, os atletas currais-novenses vem se destacando em diversas competições no país e no exterior nos últimos meses.
“Estes resultados representam o trabalho sério e o esforço da nossa equipe e de todos os atletas”, disse. Os demais atletas que conquistaram troféus foram: Josivan Carvalho, Damiana Sales, Thalles Felipe, Prisciliano Ribeiro, José Daniel e Chico da Cohab.
Fonte: ASSECOM

Blitz Educativa em Currais Novos







A cidade de Currais Novos/RN percebeu uma movimentação diferente nas ruas nesta quinta-feira, 11. A Blitz Educativa realizada pelos alunos do Projeto Polícia Mirim, instrutores do Proerd e componentes do Ronda Escolar desta cidade.
Os alunos estiveram abordando carros, motos e pedestres em dois pontos distintos da cidade, com o intuito de entregarem panfletos informativos tentando a conscientização dos motoristas no tocante ao respeito às regras de trânsito em especial, ao perigo da mistura: Álcool e Direção.
As abordagens foram feitas com muita simpatia, carisma e responsabilidade por parte dos alunos, que estiveram pondo em prática a disciplina Ética e Cidadania que integra a grade curricular do projeto. O evento ainda contou com o apoio da imprensa local. O evento ainda contou com o apoio da imprensa local como a 95 FM, a TV a Cabo - Canal 4 e a TV Comunitária - Canal 57.
Fonte: Proerd no Sertão

Mais rigor no “Cidadão Nota 10″

O Governo do Estado do RN altera o Regulamento da campanha de incentivo à emissão de documentos fiscais denominada “Cidadão Nota 10”, integrante do Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Norte, aprovado pelo Decreto n.º 19.776, de 27 de abril de 2007. A entidade que não obedecer às regras será excluída do programa.

Fonte: www.cidadaonota10.set.rn.gov.br

Sessão solene marcará os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral

c8200a3b-e6d4-46d7-ac90-815b3bb1449cNo próximo dia 12 (sexta-feira), a Justiça Eleitoral comemora os 70 anos de sua reinstalação no Rio Grande do Norte, após ter suas funções suspensas, em todo o país, durante o Estado Novo (1937 a 1945).
Para celebrar a data, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizará, às 10h, uma sessão solene com a presença de autoridades, convidados e servidores.
Após a abertura da sessão, haverá a obliteração de um selo e um carimbo, alusivos a data, personalizados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e na sequencia, o presidente do Regional potiguar, desembargador Virgílio Macedo, fará o descerramento da placa comemorativa da reinstalação da Justiça Eleitoral que será fixada na entrada do Plenário.
Na ocasião, haverá o lançamento de uma revista que registra a trajetória da evolução histórica da justiça eleitoral no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Norte, exposição alusiva a data e, ainda, o lançamento do ementário temático – registro de candidatura.