segunda-feira, 6 de abril de 2015

Currais Novos terá Oficina sobre Crédito Fundiário

A Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária está realizando Oficinas de Avaliação e Planejamento do Plano Operacional Anual (POA) sobre o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
O objetivo das oficinas é projetar ações e estabelecer metas para contratação do Crédito Fundiário no ano de 2015.
Na região do Seridó, o encontro ocorrerá dia 9 de abril, em Currais Novos, das 9 às 16h, na CDL
O público-alvo dos eventos são representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar, agentes financeiros, prestadores de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), FETARN, FETRAF, MDA/RN e Secretarias Municipais de Agricultura.

Senac oferece 844 vagas para cursos gratuitos de qualificação

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, disponibiliza 844 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assú. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade, cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação. As inscrições ocorrem entre os dias 6 e 9 de abril, exclusivamente pelo do site www.rn.senac.br/psg.

Ao todo, são oferecidas 32 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações para o mês de maio, estão: Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Programador de Sistemas, Balconista de Farmácia, Marketing e Vendas, Operador de Caixa e Editor de Vídeo.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no Programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

Os cursos disponíveis são: Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Viagem, Almoxarife, Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Balconista de Farmácia, Chefia e Liderança, Costureiro (a), Depilador, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Gestão de Pessoas, Manicure e Pedicure, Marketing e Vendas, Massagista, Operador de Caixa, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Promotor de Vendas, Qualidade em Prestação de Serviços, Recepcionista, Técnicas de Preparo de Lanches e Sanduiches, Técnicas de Vendas para Garçom, Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Unhas Decoradas, Vendedor e Web Designer.

Feriado da Semana Santa tem 21 homicídios e 17 mortes por acidentes no RN

O feriadão da Semana Santa no Rio Grande do Norte foi violento, de acordo com os registros de homicídios no Instituto Técnico-Científico de Polícia. Da quinta-feira (02) até o final da noite deste domingo (06), foram contabilizadas 21 mortes violentas no Estado.

De acordo com o ITEP, a unidade em Natal registrou 12 assassinatos por arma de fogo e um por paulada. Na unidade de Mossoró, foram contabilizados cinco mortes por arma de fogo e uma por arma branca. Já na sede do ITEP na cidade de Caicó, os registros indicam duas mortes por arma de fogo no feriadão.

Além dos homicídios, o ITEP também contabilizou 17 mortes por acidentes, sendo duas delas em um acidente aéreo envolvendo um ultraleve, na cidade de Ceará-Mirim. As outras mortes aconteceram no trânsito, sendo sete na região de Natal, cinco na área de Caicó e três na de Mossoró.

Tenente Styvenson não faz mais parte da blitz da Lei Seca no RN

U7YO67O4-465x250A população de Natal já estava acostumada. Quem bebesse e depois fosse dirigir, tinha uma grande chance de ser parado na Blitz da Lei Seca comandante pelo tenente Styvenson Valentim, que ficou nacionalmente conhecido pela “rigidez” durante as operações. Entretanto, depois de pedir, por diversas vezes, mais investimentos e valorização para os profissionais que participavam das abordagens, Styvenson se disse “desgastado” e optou por deixar o comando das ações. Agora, ele tem palestrado para jovens no interior do Rio Grande do Norte.
A informação da saída do comando da blitz da Lei Seca foi confirmada pelo próprio Styvenson em entrevista para o Jornal de Hoje na manhã desta segunda-feira (6). “A situação é a seguinte: não adianta reclamar, pois nada vai mudar. Agora eu me dedico a palestras para educar os jovens, que mais para frente também irão se tornar motoristas. Falo com eles para que eles não virem essas pessoas sem educação que dirigem por aí”. Questionado sobre o que quis dizer com “não adianta reclamar”, Styvenson destacou que já tinha se cansado de pedir investimentos para melhorar o resultado das operações.
JH

Baixa visão: classificação quanto ao perfil de resposta visual

De acordo com décima revisão de classificação estatística internacional das doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10), considera-se visão subnormal ou baixa visão quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor que 20 graus. E considera-se cegueira quando a acuidade visual se encontra abaixo de 0,05 ou campo visual menor do que 10 graus.

A Sociedade Brasileira de Visão Subnormal classifica a baixa visão com valores de acuidade um pouco diferentes. Para acessar todas as informações, clique aqui.

Faye (1990) define de forma didática três grupos de perfil de reposta visual, de acordo com a interação da doença ocular e a funcionalidade visual (correlação clínico-funcional):

Diminuição da transparência dos meios ópticos do globo ocular

São as alterações geradas pelas opacidades das estruturas oculares. As principais causas são: catarata, opacidade vítrea, lesões e ou opacidade de córnea, ceratocone e irregularidade do filme lacrimal.

Os pacientes apresentam acuidade visual reduzida de acordo com a intensidade da opacificação dos meios. Podem apresentar glare e redução da sensibilidade ao contraste. 


Os auxílios possíveis são correção óptica adequada, controle da iluminação e ajuste do contraste (por meio de auxílios ópticos e não ópticos), e em alguns casos pode haver melhora da resolução ao realizar um pequeno aumento da imagem.

Defeito de campo visual central

Representam o grupo de doenças que geram diminuição da visão no campo visual central. As principais causas são: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinocoroidites maculares, distrofia de cones, doença de Stargardt e lesões das vias ópticas.

As alterações funcionais podem variar dependendo do grau de envolvimento macular, manifestando-se desde uma leve distorção da imagem até um escotoma central denso (ponto escuro). Pode levar a diminuição da acuidade visual, defeito da visão de cores e redução da sensibilidade ao contraste para altas e médias frequências. 

Geralmente as primeiras queixas são leitura ineficiente e dificuldade para reconhecimento de faces e expressões faciais. Nesses casos, os paciente aprende a utilizar a visão periférica por meio de posições do olhar ou da cabeça. 


Os auxílios possíveis são: uso de correção óptica e de adição se necessário, ampliação da imagem retiniana (para o melhor uso da retina periférica e da região perimacular), aumento do contraste e a adequação das condições ambientais de iluminação. Nos casos em que a diminuição da sensibilidade ao contraste atinge as altas e médias frequências, a ampliação da imagem retiniana tem melhores resultados. Porém, nos casos quem apresentam também diminuição da sensibilidade ao contraste para baixas frequências, a ampliação óptica poderá não ser bem sucedida e tem indicação para recursos de videoampliação da imagem (maior controle de contraste da imagem).

Defeitos do campo visual periférico

Representam as anormalidades que geram diminuição do campo de visão periférico. As principais causas são casos avançados de glaucoma, retinose pigmentar, casos de retina fotocoagulada e doenças neurológicas.

O paciente apresenta alterações funcionais como: dificuldade de reconhecimento e de orientação no ambiente, dificuldade de localização de objetos, diminuição da resposta visual sob condição de baixa luminosidade e redução da sensibilidade ao contraste. Os defeitos de campo visual periférico podem ser divididos em duas categorias: hemianopsias (defeitos setoriais no campo de visão) e contração generalizada do campo visual. Em alguns casos, a perda do campo visual ocorre de forma paulatina e o indivíduo desenvolverá mecanismos inconscientes de compensação através de varredura do ambiente por meios de movimentos dos olhos e da cabeça, e a percepção de perda visual pode ocorrer quando esta já estiver avançada.


Existem outros auxílios além da correção óptica nos casos de perda de campo visual periférico. Nos casos de contração generalizada, pode ser utilizada a condensação da imagem (para aumento da informação visual dentro do campo visual viável). Para a condensação da imagem, pode-se utilizar os seguintes equipamentos: telescópios reversos, lentes negativas e prismas dispostos circularmente nas lentes dos óculos com a base posicionada na periferia. Os recursos de condensação da imagem podem não satisfazer alguns pacientes, pois reduzem a resolução da imagem (minificam). A ampliação da imagem retiniana fica restrita apenas a alguns casos, pois a imagem ampliada poderá ter extensão maior que o campo visual remanescente. Caso seja indicado algum método de ampliação, os que apresentam resultado mais significativo são os de videoampliação. Já nos pacientes que apresentam hemianopsia, pode-se utilizar prismas e espelhos para que a informação visual do campo lesado seja apresentada ao campo remanescente, sendo necessário que o paciente seja orientado quanto à técnica de rastreamento.

Além dos auxílios ópticos possíveis, os pacientes também devem ser encaminhados para área de orientação e mobilidade, e em muitos casos o uso de bengala ajuda o paciente a garantir sua autonomia e independência.

Dr. Paulo Miziara - Médico Residente em Oftalmologia
E-mail: paulomiziara89@gmail.com
Fonte: Coleção CBO – Série Oftalmologia Brasileira
Imagens: Google

Empresa cria óculos que faz daltônicos enxergarem todas as cores pela primeira vez

lenete 9
Companhia americana de tintas fez um mini documentário para registrar a reação das pessoas.

O pôr do sol no Arpoador, na Zona Sul do Rio, é aplaudido todos os dias por cariocas e turistas que vão à pedra admirar o entardecer. Entretanto, um daltônico em visita ao local poderia não ter a mesma experiência pelo fato de não conseguir enxergar todas as cores. Pensando nas pessoas que são privadas diariamente de sensações como essa, por conta da deficiência na visão, uma empresa de tintas criou um óculos capaz de fazer com que daltônicos vejam todas as cores.

A empresa americana Valspar, uma das gigantes do setor de tintas, confeccionou o objeto em parceria com a EnChroma. O óculos desempenha a função de separar as cores e derivações do vermelho e do verde, que geralmente são percebidas como iguais pelos daltônicos, corrigindo a visão deficiente. Com o mecanismo, os portadores da doença conseguem enxergar um espectro maior de cores.

Como parte da ação, a Valspar filmou um mini documentário para captar as reações das pessoas que enxergaram pela primeira vez, por exemplo, o pôr do sol com todas suas tonalidades. No vídeo, os participantes também interagem com instalações repletas de matizes.

"Quando ele desenha, eu vejo ele indo e voltando da caixa de giz de cera, umas 150 vezes, às vezes. E agora eu meio que sei o por quê. Tem muito mais cores aqui", disse um dos personagens do documentário ao ver desenhos feitos pelo filho.

Fonte: O Globo

REATECH 2015: lei de cotas é debatida

Foto do logo da Reatech 2015

Durante a Reatech 2015, de09 a 12 de abril, haverá o V Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente, que neste ano tem como tema “O Desafio da Inclusão com Qualidade: Reflexão sobre a Prática”. Realizado pelo Espaço da Cidadania com apoio daSecretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o encontro acontece no dia 10 de abril, das 10h30 às 13h30.

Neste fórum, será colocado em debate o desafio da inclusão com qualidade, refletindo sobre a necessidade de uma mudança cultural que deve envolver o mundo do trabalho, especialmente empresas, sindicatos, entidades públicas e privadas que atuam pelo reconhecimento da dignidade e potencialidade das pessoas com deficiência. 

Em vigor desde 1991 no Brasil, a Lei de Cotas estabelece a obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência por empresas que tenham mais de 100 funcionários. Para este público, a lei tem sido fundamental para garantir o acesso a vagas no mercado de trabalho. Ainda assim, pessoas com deficiência apresentam taxas de ocupação menores que pessoas sem deficiência, principalmente considerando-se o universo de pessoas que trabalham com carteira assinada. 

Segundo o Ministério do Trabalho, em 2010, o número de contratações referidas à lei correspondia a 39% do total potencial de vagas da lei de cotas para pessoas com deficiência no Brasil. Nesse contexto, discussões e orientações que esclareçam esse tema ainda são fundamentais. 


SERVIÇO
V Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente - O Desafio da Inclusão com Qualidade: Reflexão sobre a Prática
Data: 10 de abril de 2015 – sexta-feira
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Reatech - Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5

RN tem 857 casos de dengue confirmados em 2015


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (6) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 13, com dados coletados até o dia 04 de abril. Ao todo, foram notificados 8.361 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 217,06% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 857 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.

O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo, para enfrentar a epidemia. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Há duas semanas o Governo do Estado decretou epidemia de dengue, como forma de acelerar investimentos na melhoria do trabalho de combate à doença.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

ATENÇÃO:

TENDO EM VISTA QUE O CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN, NOS ENVIOU POR EQUIVOCO O HORÁRIO ERRADO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 08/04/2015 ÀS 09:15HS, RETIFICAMOS O HORÁRIO CORRETO PARA AS 14HS.

PEDIMOS DESCULPAS PELO TRANSTORNO.













C O N V I T E


O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEDE/RN, em parceria com a Assembleia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, tem a honra de convidar esta instituição à participar da audiência pública com o objetivo de discutir o tema “PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”, a ser realizada no dia 08 de abril de 2015, às 14hs, no auditório da ALRN (Plenarinho), nesta Casa Legislativa, atendendo propositura do deputado JACÓ JÁCOME. 
Contamos com a sua valiosa presença.

Atenciosamente,

Márcia Maria Guedes Vasconcelos Fernandes
Presidente do COEDE/RN

Ronaldo Tavares da Silva
Secretário Executivo do COEDE/RN

Compras na internet prejudicam arrecadação do ICMS do RN

A crise financeira que afeta o Brasil também respinga no Rio Grande do Norte. Segundo o secretário de tributação, André Horta, o estado perdeu uma média de R$ 70 milhões de repasses federais, nos meses de janeiro e fevereiro, por causa da situação do país.

Para driblar a condição, o comércio levou até o governador Robinson Faria algumas sugestões. “Uma das nossas reivindicações era a questão do querosene de avião, e que o governo, inteligentemente, acatou. Com certeza vai trazer mais turistas para o Rio Grande do Norte, ganhando todo mundo. Na hora que vem mais turista para o RN, o turista gasta mais. Então se gasta mais, a gente vende mais e se recolhe mais imposto”, explica Afrânio Miranda, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL) em entrevista ao Jornal 96.

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) do estado também buscam inovar. “Nesse momento difícil, a gente tem que fazer alguma coisa diferente. A FCDL está levantando uma bandeira para que as pessoas do RN comprem dentro da sua região, dentro do estado. O cidadão potiguar precisa saber que o ICMS no seu município, se você compra na sua cidade, na hora que é distribuído o ICMS no estado, ele é distribuído de acordo com o que você gera na sua cidade”, esclarece Afrânio.

O presidente da FCDL explica que as compras na internet fora do estado prejudicam a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e o pregão eletrônico é o maior vilão. 

“É justo para o Rio Grande do Norte a gente fazer pregão eletrônico e competir com o mundo todo, com o Brasil inteiro? Então eu acredito que a gente tem que dá prioridade ao pregão presencial. A gente tem que proteger as empresas locais, se não vai acabar! E se acabar, quem vai recolher o ICMS do estado? Ninguém! E o estado vai pagar como a sua folha de pagamento? Como vai investir nas secretarias?”, pondera o presidente da FCDL.

Fonte: No minuto

Jacó Jácome vai discutir “passe livre” intermunicipal nesta quarta (8)


A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública às 14h da próxima quarta-feira (8) para discutir a implantação do PASSE LIVRE intermunicipal para pessoas com deficiência em audiência pública . A iniciativa é uma proposição do deputado estadual Jacó Jácome (PMN).

O objetivo do parlamentar é fundamentar a discussão em torno do tema para, posteriormente, propor uma medida que garanta a gratuidade para as pessoas com deficiência.


Ezequiel pede celeridade ao DNIT nas intervenções viárias de Currais Novos

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), participou nesta segunda-feira (6) de uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT/RN) para acompanhar e pedir celeridade no trâmite dos processos que tratam sobre as intervenções viárias previstas para o município de Currais Novos.

“As obras representam um anseio antigo da população currais-novense. Viemos acompanhar de perto o andamento dessas demandas e reforçar a sua relevância para a Região do Seridó”, disse Ezequiel Ferreira.

Um dos assuntos abordados durante o encontro é a construção do contorno viário de Currais Novos, obra que visa à retirada do tráfego de veículos pesados das ruas do município. De acordo com o superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes Miranda Junior, o projeto se encontra em elaboração no departamento para posterior alocação de recursos e licitação.

“Ratificamos mais uma vez a necessidade e importância dessa obra para o Seridó, tendo em Currais Novos o portão de entrada para a região. O projeto está sendo elaborado e aguarda a disponibilização de recursos no Orçamento Geral da União para a sua licitação”, afirmou Walter Fernandes.

A instalação de passarelas nas laterais da ponte sobre o Rio São Bento e o capeamento asfáltico das Avenidas Silvio Bezerra de Melo e Getúlio Vargas, em Currais Novos também foram assuntos tratados na reunião.

“As solicitações de pavimentação serão analisadas pela nossa equipe técnica para posterior posicionamento. Quanto às obras das passarelas, elas serão novamente licitadas em um prazo máximo de quinze dias, uma vez que o primeiro certame foi deserto”, declarou o superintendente do DNIT.

A reunião contou ainda com a presença do deputado federal, Walter Alves (PMDB), do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha (PR) e do ex-prefeito do município, José Lins.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Prefeito Vilton Cunha se reúne com deputados e superintendente do DNIT para discutir obra do contorno viário de Currais Novos

reuniao dnit sobre anel viárioPrefeito Vilton Cunha se reuniu na manhã desta segunda-feira (06) com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no RN, Walter Fernandes, com os Dep. Ezequiel Ferreira (Presidente da Assembleia Legislativa do RN), e Dep. Federal Walter Alves  e com o Ex-Prefeito Zé Lins, para discutirem a construção do contorno viário de Currais Novos.
A obra, que há anos aguarda o início da construção dos acessos que irão melhorar o fluxo de veículos pesados na cidade, será um dos grandes propulsores do desenvolvimento local e da região. No encontro, o prefeito Vilton Cunha comentou sobre a importância da obra para a cidade e pediu o empenho dos deputados e do DNIT para que a construção seja iniciada em breve.
Fonte:ASSECOM

Nova base do SAMU Currais Novos será inaugurada nesta terça-feira, 07

Noba base SAMU Currais NovosInaugurado em agosto de 2013 com o objetivo de atender oito municípios da região do Seridó, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Currais Novos terá sua sede própria a partir desta terça-feira (07) com a inauguração do novo espaço na rua Dr. João Dutra de Almeida, em frente ao Ginásio Agenorzão, às 10h.
Até então o SAMU funcionava no prédio anexo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOSU) na rua Presidente Kennedy. A nova base será inaugurada pelo prefeito Vilton Cunha e pelo vice-prefeito João Gustavo, e a solenidade contará com a participação dos coordenadores do SAMU RN, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, além dos profissionais que atuam no serviço. A base descentralizada do SAMU Currais Novos conta com duas unidades de suporte básico (USB) e uma de suporte avançado (USA) que atendem ocorrências das cidades pactuadas com o município, e o novo espaço contará com apartamentos confortáveis para as equipes de atendimento de urgência e garagem ampla para as ambulâncias.
Fonte:ASSECOM