segunda-feira, 6 de abril de 2015

REATECH 2015: lei de cotas é debatida

Foto do logo da Reatech 2015

Durante a Reatech 2015, de09 a 12 de abril, haverá o V Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente, que neste ano tem como tema “O Desafio da Inclusão com Qualidade: Reflexão sobre a Prática”. Realizado pelo Espaço da Cidadania com apoio daSecretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o encontro acontece no dia 10 de abril, das 10h30 às 13h30.

Neste fórum, será colocado em debate o desafio da inclusão com qualidade, refletindo sobre a necessidade de uma mudança cultural que deve envolver o mundo do trabalho, especialmente empresas, sindicatos, entidades públicas e privadas que atuam pelo reconhecimento da dignidade e potencialidade das pessoas com deficiência. 

Em vigor desde 1991 no Brasil, a Lei de Cotas estabelece a obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência por empresas que tenham mais de 100 funcionários. Para este público, a lei tem sido fundamental para garantir o acesso a vagas no mercado de trabalho. Ainda assim, pessoas com deficiência apresentam taxas de ocupação menores que pessoas sem deficiência, principalmente considerando-se o universo de pessoas que trabalham com carteira assinada. 

Segundo o Ministério do Trabalho, em 2010, o número de contratações referidas à lei correspondia a 39% do total potencial de vagas da lei de cotas para pessoas com deficiência no Brasil. Nesse contexto, discussões e orientações que esclareçam esse tema ainda são fundamentais. 


SERVIÇO
V Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente - O Desafio da Inclusão com Qualidade: Reflexão sobre a Prática
Data: 10 de abril de 2015 – sexta-feira
Horário: 10h30 às 13h30
Local: Reatech - Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário