sábado, 9 de maio de 2015

Professora sem braços aposentada iraniana ensina alunos a pintar e escrever com os pés


A iraniana Zohreh Etezadossaltaneh nasceu sem braços, mas isso não a impediu de exercer muitas atividades, da pintura ao tênis de mesa. Aos 52 anos, esta professora aposentada de Teerã tem se dedicado a ajudar os outros com deficiências similares a viver uma vida plena e satisfatória.
“Cada organismo pode ter algumas limitações e deficiências. Mas, se você tem uma alma pura e elevada, o corpo não importa”, diz Etezadossaltaneh.

Quando criança, ela recebeu a educação primária em uma escola especial para crianças com deficiência. Depois Etezadossaltaneh se mudou para o sistema de ensino iraniano regular, fez faculdade e se formou em psicologia.


Agora, ela trabalha com jovens com deficiências similares. Um de seus alunos é Roohollah Jafar, de 9 anos, que perdeu as duas mãos em um acidente e agora está aprendendo com Etezadossaltaneh a pintar e escrever usando os pés.

A aula para o menino começa com Etezadossaltaneh usando seus próprios pés para massagear os pés de Jafar e orienta-lo sobre a forma de manter e controlar uma caneta entre os dedos.


Com os pés, Etezadossaltaneh consegue segurar uma raquete de pingue-pongue ou um pincel. Ela já participou de exposições de artes e vendeu até almas de suas obras. “Ela trabalha tão facilmente que eu totalmente esquecido que ela pinta com os pés”, disse o instrutor de pintura Parisa Samavatian.

Quando ao tênis de mesa, a ex-professora diz que leva muito a sério. “Quero representar o meu país em competições no exterior.




Fonte: G1

Mega-sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado

dicas-mega-sena-1669(1)A Mega-Sena pode pagar 3 milhões de reais neste sábado (08) ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.703.
O sorteio será realizado às 20h, no Caminhão da Sorte da Caixa, que está na cidade Aparecida de Goiânia (GO), estacionado no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.
A aposta mínima na modalidade custa 2,50 reais e pode ser feita nas casas lotéricas até as 19h. Clientes da Caixa também podem realizar o palpite pelo internet banking.

Dadá pede a construção de novos postos de saúde no município de Currais Novos

10_viva_comvereadora Maria Aparecida (Dadá) solicitou a Prefeitura/secretaria municipal de saúde, que seja viabilizada a construção de um posto de SAÚDE nobairro Walfredo Galvão (IPE).
“No transcurso do dia-a-dia tenho procurado acompanhar os anseios da nossa comunidade. No que diz respeito à área da saúde, em se tratando de visita recente ao conhecido conjunto IPE, verifiquei o interesse maior daqueles moradores pela construção de um POSTO DE SAÚDE. É oportuno lembrar que o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho já não fica tão próximo da referida localidade. O Posto de Saúde Dr. Ferreirinha, situado na Rua do Petróleo, tem sido compatível para atender os habitantes do PROMORAR”, justificou.
Dadá também pediu a construção de um POSTO DE SAÚDE na Comunidade Namorados, na Zona Rural de Currais Novos.

No Dia Nacional do Turismo, ministro Henrique destaca fortalecimento da atividade no Brasil

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, afirmou na sexta-feira (8), em Natal, que o turismo é uma das formas mais rápidas e eficazes de geração de emprego e renda. Ele destacou que, a recuperação da economia brasileira, principalmente em destinos já consolidados como a capital potiguar, poderá contar com o turismo como atividade econômica de retorno rápido para todas as camadas sociais.
Na audiência pública, promovida pela Câmara Municipal de Natal, Henrique Alves disse que tem a noção exata da importância do ministério. “O turismo tem de fazer parte da agenda econômica e social desse país”, destacou. O ministro apresentou dados estatísticos que apontam o turismo como atividade que superam itens importantes da pauta de exportações brasileiras como carne bovina, café, aeronaves e automóveis.

Deputados Estaduais participam do 3º Encontro de Governadores do Nordeste

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza prestigiou o 3º Encontro de Governadores do Nordeste, que aconteceu na sexta-feira (8), no Centro de Convenções de Natal. Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger ministraram palestras sobre pontos que incluem demandas econômica, financeira e social do Nordeste.
“Esse Encontro é uma demonstração de que os governadores do Nordeste estão unidos e enfrentando as diversidades. Juntos estão buscando soluções para continuidade do crescimento de seus Estados. Mesmo com essa crise, o Nordeste merece investimentos já que é a região do país que mais cresce economicamente”, afirmou Ezequiel.
Além do presidente da Assembleia, os deputados Dison Lisboa, Jacó Jácome, Galeno Torquato, Fernando Mineiro, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho e Albert Dickson acompanharam o Encontro de Governadores do Nordeste. Além do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, os governadores: Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellignton Dias (Piauí) e Jackson Barreto (Sergipe) participaram do evento. O vice-governador Carlos Brandão representou o governador do Maranhão, Flávio Dino.