quinta-feira, 14 de maio de 2015

Deputados recebem esclarecimentos do secretário sobre setor de Saúde do Estado do RN

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, esteve na Assembleia na manhã desta quinta-feira (14) para esclarecer ações do Governo do Estado para o setor. Ao todo, 19 deputados estiveram presentes na reunião.
O secretário iniciou a reunião explicando a realidade da saúde estadual. Ele disse que o problema de desabastecimento dos hospitais foi herdado de outras gestões, mas que está sendo solucionado. Segundo Lagreca, uma dispensa de licitação foi realizada para compra de medicamentos e outros insumos, que deverão abastecer as unidades regionais por até 90 dias até que se encontre uma solução definitiva. 
"Viemos mostrar a realidade da saúde pública, sem querer justificar", disse. Para ele, saúde se faz de forma estável e ele precisa regularizar os repasses para conquistar de volta a credibilidade dos fornecedores. Hoje, o repasse do Governo do Estado para a pasta é de R$ 18 milhões por mês, a meta é de R$ 40 milhões.
Falando em regionalização da saúde, o secretário disse que é uma prioridade para, de forma definitiva, resolver o problema de saúde do Estado. "A regionalização é o projeto que pode resolver os problemas da saúde no RN", afirmou Lagreca.
O secretário ainda mostrou os projetos do Governo para solucionar os problemas. Ele citou a inauguração de um setor de maternidade no Hospital de Macaíba, em maio de 2016.
Mas para ele o principal projeto é a construção do hospital terciário, que receberia todos os pacientes de alta complexidade do Estado, desafogando o Walfredo Gurgel, que seria um hospital exclusivamente de traumas.
"Para que se tenha uma ideia, 37% das mortes no Estado são por doenças cardiovasculares, 22% por doença maligna e 17% por traumas. Então temos que dar foco nas doenças de alta complexidade", disse.
O secretário ainda citou a ampliação do Hospital Maria Alice Fernandes, da duplicação dos leitos de UTI existentes e falou sobre o combate à dengue, negando também a existência de um surto de meningite no Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), avaliou a reunião positivamente. “Tivemos uma boa notícia: o problema do desabastecimento foi sanado e em mais 10 ou 15 dias os hospitais terão os estoques abastecidos. As demais explicações foram satisfatórias e agradecemos a boa vontade e o esforço do secretário para resolver os problemas da saúde", disse Ezequiel.
 O presidente da Comissão de Saúde, deputado Álvaro Dias (PMDB) considerou que a presença do secretário na Assembleia Legislativa            “foi muito importante para os parlamentares apresentarem as reivindicações de cada região onde atuam. Além disso, o secretário apresentou o plano de ação fazendo uma explanação sobre a situação da saúde publica e as medidas que está tomando para amenizar muita coisa das dificuldades que o Estado enfrenta com a saúde pública”.
 Estavam presentes na reunião os deputados Albert Dickson (PROS), Agnelo Alves (PDT), Álvaro Dias, Cristiane Dantas (PCdoB), Jacó Jácome (PMN), Kelps Lima (SDD), Raimundo Fernandes (PROS), Márcia Maia (PSB), Gustavo Carvalho (PROS), Nelter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), George Soares (PR), Galeno Torquato (PSD), Fernando Mineiro (PT), Souza (PHS), Ezequiel Ferreira, Dison Lisboa (PSD), Ricardo Motta (PROS) e Carlos Augusto Maia (PTdoB).
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Parlamentares participam de seminário sobre combate à homofobia

Os deputados Fernando Mineiro (PT) e Márcia Maia (PSB) participaram na manhã desta quinta-feira (14) de um seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio. O evento foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa, que cedeu o espaço aos organizadores do seminário.
“A Casa legislativa é um local democrático, que defende os interesses de todas as classes. Apoiamos a causa e esperamos avançar com proposições que possam coibir definitivamente a homofobia”, disse Márcia Maia.
De acordo com a parlamentar, que é integrante da Comissão de Defesa dos Direito Humanos e Cidadania, o preconceito da sociedade reflete nos índices de violência do Estado. “É inadmissível que ainda hoje as pessoas sofram violência e sejam mortas pelo preconceito de alguns. Queremos que esses atos sejam erradicados”, afirmou.
O deputado Fernando Mineiro destacou que a sua atuação política sempre defendeu a luta contra a discriminação por orientação sexual. O parlamentar ressaltou que é o autor da Lei Estadual nº 9.036/2007, conhecida como “RN Sem Homofobia”, que tem por objetivo contribuir para o combate à violência contra homossexuais.
“A luta pelo respeito à diversidade sexual e aos direitos LGBT continuarão sendo nossa bandeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, disse Mineiro.
Participaram do evento a secretária Municipal da Mulher, Aparecida França; o vereador Aroldo Alves (PSDB); a representante do Movimento de Lésbicas, Sargento Regina; o representante do Movimento Homens Trans, Eduardo Rocha; a representante da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Intolerância da OAB/RN, Paula Santos; e a representante do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes do RN, Goretti Gomes.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Prefeitura realiza mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha Faça BonitoA Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está realizando a campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como objetivo sensibilizar a população e mobilizar toda a sociedade na luta de prevenção e enfrentamento à exploração de crianças e jovens.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/05:
Programação durante todo o dia nas rádios e TV’s com a abordagem sobre o tema. Blitz educativa junto à Polícia Mirim, Polícia Rodoviária Federal e equipes da assistência social.
Dia 19/05: 
Às 14h, no CCI, abertura de seminário com a apresentação da AABB Comunidade. Palestra com os senhores promotores de justiça e o juiz de direito aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes.
Dia 20/05:
Às 16h, caminhada “Faça Bonito” saindo da praça Tetê Salustino em direção ao Largo do Tungstênio Hotel. Ao final do percurso, aula de ginástica para toda a população.
Fonte: ASSECOM

Assembleias do RN e PE estabelecem parceria para ações de Comunicação

2455b561-8177-43b2-b230-3b42fc2f2089As ações de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) foram apresentadas à Assembleia de Pernambuco por meio de uma reunião entre a coordenadora do setor no RN, Marília Rocha, e Margot Dourado, superintendente da Comunicação em Pernambuco nesta quinta-feira (14).
“A proposta é a integração dos projetos de Comunicação entre as Assembleias do Nordeste, nas ações das redes sociais, TVs e rádios legislativas”, destaca Marília.
Assim como a Assembleia do Rio Grande do Norte, a Assembleia de Pernambuco completa 180 anos em 2015 e estão programadas sessões solenes para homenagear o Legislativo nos dois estados.
A reunião fortalece a parceria entre as casas legislativas no setor de comunicação. Na ocasião, Marília Rocha apresentou as ações programadas e projetos para comemorar os 180 anos, entre eles o aplicativo para celular, tablets e smartphones que permite que o internauta acesse as atividades dos deputados, além de acompamhar as TV Assembleia de qualquer lugar.
Também foi apresentado um planejamento das atividades para os próximos meses na Assembleia do Rio Grande do Norte. Margot Dourado elogiou as ações e agendou uma visita à Assembleia do RN ainda este semestre.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Combate eficiente à dengue em Currais Novos tira município da lista dos que mais notificaram

Após um enorme esforço da Prefeitura de Currais Novos através dos Agentes de Endemias do município e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade não se configura entre as 05 que mais notificaram casos suspeitos de dengue no Rio Grande do Norte, o que ocorria nos últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). No boletim epidemiológico desta quarta-feira (13), Natal segue como o município que mais notificou novos casos, com 4.718, seguida de Parnamirim (1.024), Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó (627).
No último dia 05 de maio Currais Novos aparecia em quarto lugar no número de novos casos suspeitos, com 576. “A diminuição nos nossos índices é resultado de um grande esforço dos nossos agentes de endemias e a parceria com todos os profissionais da saúde municipal”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo. De acordo com a SESAP, Currais Novos será um dos municípios que receberão a operação UBV (carro fumacê) com o objetivo de ajudar no combate ao agravo.
A ajuda da população está sendo fundamental nesta luta, principalmente para combater os focos dos mosquitos e realizando medidas de prevenção como: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.
Fonte:ASSECOM

Em Currais Novos, INCRA realiza treinamento com 11 municípios sobre novo sistema de cadastro rural

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA está realizando desde a segunda-feira (11) no laboratório de informática da 9ª Dired em Currais Novos, um treinamento para servidores de onze municípios potiguares com o intuito de os atualizarem sobre o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) que os possibilita a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). A capacitação teve orientação dos técnicos João Maria e Herbert.
O treinamento acontece até esta quinta-feira (14) com representantes das Unidades Municipais de Cadastro (UMC) de Tenente Laurentino, Acari, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Senador Elói de Souza, Santa Cruz, Parelhas, Florânia, São Vicente e Bodó.
O novo sistema do INCRA permite a autodeclaração dos proprietários de terra, mas para a inserção de novos imóveis ainda é necessário apresentar documentos comprobatórios ao Instituto, o que pode ser feito, de forma descentralizada, por meio das Unidades Municipais de Cadastro (UMCs) onde atuam os profissionais capacitados. De acordo com Herbet os treinamentos estão acontecendo em todo o Brasil, e no RN esta capacitação acontece em diversas cidades polo, como Currais Novos.
“O principal objetivo é mostrar como funciona o novo sistema aos técnicos de cada município para que eles possam realizar seus trabalhos de forma mais prática”, disse o técnico. O curso também foi importante para preparar os servidores a não somente fazerem os cadastros, mas também analisa-los, emitindo de forma mais ágil o CCIR para o proprietário.
Fonte:ASSECOM

Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos foi discutido durante conferência

Conferência Municipal de Educação 01Um dos mais importantes documentos para o planejamento da educação currais-novense para os próximos 10 anos foi apresentado e discutido na manhã desta quinta-feira (14) durante a Conferência Municipal de Educação 2015 – COMED, encontro este que contou com a presença de autoridades, professores, e da comissão de sistematização que construiu o plano municipal de educação. Para o prefeito Vilton Cunha “não se pode esconder o atraso do Brasil na educação”, e que o país precisa dar um salto para avançar e desenvolver. “Temos o compromisso com a educação e este plano ambicioso deve ser posto em prática para transformamos a educação do município, e assim, desenvolver nossa cidade”, disse. A secretária Aparecida Medeiros afirmou que é necessário “pensar a educação de Currais Novos com base nos indicadores que temos hoje para daqui há dez anos”. “O plano é uma responsabilidade muito grande, as comissões tiveram metas ousadas e precisaremos de muita articulação para cumpri-las”, afirmou. O encontro também contou com a participação do vereador e representante da Câmara Municipal, Odon Jr, da professora Francisca Palmeira (SINTE), do diretor da 9ª Dired, Jorian Pereira dos Santos, do diretor do IFRN Currais Novos, Rady Dias, e da representante das instituições privadas, Nadja Barbosa.
O PME é resultado de um amplo debate que acontece em todo o país e no município desde 2010, e o plano nacional de educação se configura como um importante marco legal para o planejamento da educação para os próximos 10 anos. O documento final será enviado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, e após aprovado, será sancionado. De acordo com o vereador Odon Jr, “este plano tem que responder os desafios da educação municipal no futuro”. “A colaboração de cada um é importante para efetivarmos as diretrizes para a educação municipal”, comentou. Após os pronunciamentos, as representantes da Comissão de Sistematização do PME, Claudia Lira e Yuma Ferreira, apresentaram os destaques e metas do plano.
Fonte: ASSECOM

Prefeitura de Currais Novos constrói creches nos bairros José Bezerra e Paizinho Maria

A creche Proinfância tipo “B” do bairro Dr. José Bezerra (PROMORAR), orçada em pouco mais de R$ 1 milhão e duzentos mil reais, conta com recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Prefeitura Municipal, e após sua conclusão terá capacidade para atender cerca de duzentas crianças, de acordo com o planejado pelo programa Proinfância.
“Nossa meta é entregar esta creche para o início do próximo ano letivo, e assim, oferecer uma melhor estrutura de ensino às nossas crianças”, disse o prefeito Vilton Cunha.
Outra creche em construção no município, no bairro Paizinho Maria, modelo tipo “C”, também teve suas obras retomadas e apresentam estágio avançado.
Fonte: ASSECOM

Eugênio quer a volta da “Câmara Itinerante”

DSC05900No seu primeiro pronunciamento de retorno ao legislativo curraisnovense, o vereador Eugênio Lins solicitou a Mesa Diretora, a volta da “Câmara Itinerante”, projeto que leva os trabalhos legislativos aos bairros e comunidades rurais de Currais Novos. “É importante que a câmara vá até a população para ouvir as suas reivindicações”, salientou.
Tempo
Eugênio também citou como positiva a exibição no vídeo da TV Câmara, do relógio que marca o tempo destinado a cada vereador, na tribuna.

Assembleia Legislativa do RN sedia seminário de combate à homofobia nesta quinta

Municípios realizarão Conferências de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde do RN, esteve mais uma vez em Currais Novos nesta quarta-feira (13), no auditório da AMSO, para uma plenária com a 4ª Regional de Saúde com o objetivo de orientar os conselhos municipais e os gestores sobre a Conferência de Saúde dos Municípios.
O CES/RN solicitou dos presidentes dos conselhos municipais, informações sobre preparativos para a realização das Conferencias Municipais de Saúde.
A plenária contou com a participação de 13 municípios e aproximadamente 80 participantes.
Na sua fala, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, o Sr. Francisco Canindé dos Santos elogiou o desempenho do Conselho Municipal de Saúde de Currais Novos, frisando força de vontade do seu presidente Francisco Lins (Chiquinho) e seus companheiros de CMS.

Comissão de Educação da Assembleia do RN aprova Programa Bolsa Atleta e mais 13 matérias

unnamed1A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social aprovou 14 matérias, zerando a pauta. A principal matéria analisada, que agora está pronta para a votação no plenário da Assembleia Legislativa foi o Projeto de Lei 002/2015, que institui o Bolsa Atleta.
O Projeto Bolsa Atleta Estadual, que surge como uma oportunidade de manter o apoio pessoal mínimo aos atletas de alto rendimento, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e à participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva e colocando em primeiro plano o nome do Rio Grande do Norte.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Procurador acusado de tentativa de assassinato contra vereador em Caico é preso na PB

Imagens do Jornal da Paraíba que mostra o Procurador-Federal, Marcelo Raposo, sendo conduzido pela polícia para a delegacia no momento que foi preso.
O procurador federal Marcelo Raposo, que trabalha no Rio Grande do Norte, foi preso na tarde desta quarta-feira (13), em João Pessoa por força de um mandado de prisão expedido pela Justiça Potiguar.
Segundo a polícia, Marcelo Raposo é acusado de tentar assassinar um vereador da cidade de Caicó-RN, fato ocorrido no mês de abril desse ano dentro de uma loja de conveniência.
A discussão seguida de tentativa de assassinato começou quando o vereador suspeitou que o procurador estivesse assediando a sua esposa. Os dois começaram a discutir quando, de repente, o procurador sacou de uma revólver calibre 38 e atirou três vezes contra o vereador que foi atingido na mãoe um dos dedos foi decepado por causa do disparo.
O procurador se apresentou espontaneamente a polícia e contou a sua versão para o fato. Marcelo Raposo alegou que foi agredido verbal e fisicamente pelo vereador.
Portal Paraíba

FEMURN realiza encontros regionais com prefeitos

A Federação dos municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) promoverá uma série de Encontros Regionais nas cidades potiguares. O lançamento e o primeiro encontro acontece na próxima sexta-feira (15), na cidade de Tibau do Norte e contempla os municípios da região da Costa Branca.
A iniciativa tem como objetivo discutir e encontrar soluções para os problemas comuns enfrentados pelos municípios. Além disso, a FEMURN quer levar soluções práticas para o equilíbrio financeiro, ajudando a melhorar receitas e reduzir despesas nas cidades.
Fonte: FEMURN

Deputado Ezequiel Ferreira propõe criação do Programa Estadual de Saúde da Criança

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa está propondo a criação do Programa Estadual de Saúde da Criança no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. A ideia foca em atividades de promoção da alimentação saudável e de atividades físicas, a adoção de um sistema frequente de monitoramento médico e odontológico.
“A fim de garantir o pleno exercício do direito a saúde da criança, revela-se necessário não apenas o tratamento de eventuais doenças que a criança já manifestou, mas sim a realização de amplas campanhas educativas e de exames preventivos para impedir ou detectar precocemente os males que afligem”, frisou Ezequiel Ferreira.
E as ações previstas no Programa serão desenvolvidas também em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, atingindo atividades preventivas na rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte. No cenário dos serviços de atenção a saúde do Estado, as crianças precisam de uma atenção especial, inclusive como medida preventiva de que sejam acometidas por doenças mais graves. O projeto mostra uma preocupação não apenas com medidas curativas, mas também preventivas.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Justiça determina municipalização do trânsito em Currais Novos

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da comarca de Currais Novos, julgou procedente pedido feito pela Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS), em Ação Civil Pública, e determinou que o Município de Currais Novos passe a integrar o Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, em um prazo de 180 dias, com a criação de um órgão municipal executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística.
Segundo a sentença judicial, poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento ou uma autarquia, de acordo com o interesse público municipal, a ser discutido entre os cidadãos e integrantes dos cargos de vereadores e prefeito.
Fonte: TJRN

Insegurança nos Correios é discutida em audiência pública

A Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (13) uma audiência pública que debateu a insegurança nas agências dos Correios na capital e no estado. Participaram vereadores, sindicalistas, funcionários da estatal, representante do prefeito, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal e concursados que ainda não foram convocados.
O presidente do Sindicato dos Servidores dos Correios, Edilson Silva, defendeu a categoria e cobrou medidas enérgicas que garantam a segurança dos funcionários. Segundo contou, há assaltos à agências no estado praticamente todos os dias. “É imprescindível que uma empresa que presta serviço para o Banco do Brasil e Banco Postal tenha a estrutura necessária com porta giratória e vigilância armada em suas agência. Queremos sensibilizar a sociedade e engajar todos na luta”, disse o diretor do sindicato.
Fonte: Câmara Municipal de Natal 

Assembleia sedia seminário de combate à homofobia nesta quinta

A Assembleia Legislativa receberá, na quinta-feira (14), um seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio. O debate ocorrerá às 9h, no plenarinho da Casa, reunindo parlamentares, autoridades e membros da sociedade civil organizada.
Em 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde. O entendimento foi oficialmente confirmado no dia 17 de maio e, em 2004, a data foi escolhida como marco simbólico pelo movimento LGBT para a realização de ações de combate à homofobia.
Assim como no Rio Grande do Norte, todos os estados do Brasil e vários países ao redor do mundo promovem atos em defesa dos direitos da população LGBT. No seminário, temas como união homoafetiva, adoção de crianças por casais formados por pessoas do mesmo sexo e violência contra homossexuais serão discutidos junto aos presentes.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Currais Novos realizará 13ª semana do museu entre os dias 18 e 22 de maio na FCJBG

A 13ª edição da “Semana do Museu” em Currais Novos será comemorada com uma programação especial na Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” entre os dias 18 e 22 de maio, com apresentações culturais, palestras e visitas itinerantes às escolas do município. A ação é promovida em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e contará com a participação de 1.378 instituições culturais. Neste ano a semana terá como tema: “Museus para uma sociedade sustentável”, que enfatizará a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta, além de reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.
Em Currais Novos a programação tem início no próximo dia 18 às 19h30 na Fundação Cultural José Bezerra Gomes (Rua Coronel José Bezerra, 151) com as apresentações culturais do Caçuá de Mamulengos, poeta Sérgio Cleto, Coral Vozes do Sertão, recital livre e poetisa Madá. De 19 à 21/05, visitas itinerantes acontecerão nas escolas com a exposição sobre a vida e obra de José Bezerra Gomes, e slides de fotos e módulos que fazem o Museu Histórico de Currais Novos. No dia 20/05 haverá palestra na Escola Municipal “Professor Humberto Gama” às 9h com o tema: “Museus para uma sociedade sustentável”, com o palestrante Daniel Gustavo. Durante toda a “Semana do Museu” haverá visitação guiada aos módulos do Museu Histórico das 7h às 21h, e as visitas podem ser agendadas pelo telefone (84) 3405-2737.
Fonte:ASSECOM

Ações do “Dia do Cooperativismo” serão realizadas no dia 26 de junho em Currais Novos

Celebrado em todo o mundo no dia 04 de julho, o “Dia do Cooperativismo – Dia C” terá suas ações desenvolvidas em Currais Novos no dia 26 de junho, data confirmada durante reunião na manhã desta quarta-feira (13) com a presença de Sônia Maria de Sousa Rocha, superintendente do SESCOOP RN, da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, do coordenador dos cursos de qualificação da SEMTHAS, Gérson Jr, e da assessora de atividades operacionais, Chanclea Aragão.
O presidente da COOPERNOVOS – Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos de Currais Novos, José Maria de Andrade, recebeu o certificado de participação na edição de 2014 como reconhecimento do trabalho voluntário desenvolvido nas ações do “Dia C”. Para a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte – SESCOOP RN, “o interesse é fortalecer o potencial cooperativista, a responsabilidade social e o serviço ao próximo”. “Nosso maior parceiro são os voluntários que contribuem com as ações que beneficiam milhares de pessoas”, disse Sônia. Em 2014 o “Dia C” no Rio Grande do Norte mobilizou 985 voluntários, beneficiou 11.886 pessoas, e contou com a participação de 20 cooperativas.
Neste ano, as ações do dia do cooperar em Currais Novos serão realizadas em 26 de junho e a programação terá como tema principal: “Juntos pelo bem”, com a expectativa de sensibilizar ações, projetos e atividades voluntárias realizados em diversas instituições da cidade.
Fonte:ASSECOM

Conferência do “Plano Municipal de Educação” acontecerá nesta quinta, 14, na CDL

As metas para a educação municipal nos próximos dez anos serão discutidas durante a manhã desta quinta-feira (14) a partir das 7h30 durante a “Conferência do Plano Municipal de Educação”, encontro que acontecerá no auditório da CDL com a participação de gestores municipais da educação, além de professores, instituições estaduais e federais de ensino, comunidade escolar, sindicato, entre outros órgãos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) algumas reuniões técnicas foram realizadas com grupos temáticos que discutiram a educação nos níveis ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação inclusiva, ensino médio, ensino superior, educação em tempo integral, além de discussões sobre o financiamento das políticas educacionais. Na conferência serão elaboradas as diretrizes que direcionarão as estratégias para a educação no município para os próximos dez anos.
Entre as metas do Plano Nacional de Educação entre as quais os municípios também devem cumprir estão: universalizar a educação infantil e ensino fundamental, alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental, oferecer educação integral em no mínimo 50% das escolas públicas, entre outros.
Fonte:ASSECOM

Narciso Vidal diz que continuará lutando pelo desenvolvimento do município

DSC051571O agora suplente de vereador publicou numa rede social:
“A partir deste 12 de maio de 2015 não mais estou ocupando a cadeira de titular como Vereador na Câmara Municipal de Currais Novos, haja vista a exoneração do ex-Secretário Eugênio Lins da Pasta da Ação Social.
Já que não tive a oportunidade de me despedir e agradecer a população curraisnovense, em mais um pronunciamento na Sessão Ordinária, venho agradecer o carinho e a atenção de todos que acreditaram neste jovem com seu sentimento de mudança, crendo que a política pode ser um instrumento capaz de favorecer o bem comum e amenizar as diferenças entre as classes sociais.
Durante este período de mais de dois anos em que estive Vereador muitos foram os Requerimentos, Decretos e Projetos, direcionados aos nossos munícipes. Sempre ouvi atentamente os pedidos de todos os que me procuravam; e estes foram muitos. E continuaram sendo, haja vista que a Princesa do Seridó amarga o descaso nas suas principais esferas: saúde, segurança, educação e infraestrutura urbana.
Nesse tempo de vida pública aprendi e amadureci muito e nunca deixei que a política se tornasse uma questão pessoal. Com honradez e humildade trabalhei para que a mesma fosse um instrumento de unidade entre os Poderes Executivo, Legislativo com a população. Na Câmara Municipal, jamais desrespeitei meus colegas e sempre primei pelo respeito e a harmonia da Casa. Agradeço a todos os meus colegas Vereadores pelo apoio em todos os requerimentos e projetos apresentados durante este período, pois todos foram aprovados por unanimidade na Casa.
No mais, reitero a todos que sempre me apoiaram que não desistirei de lutar pelo desenvolvimento do nosso município e não será a falta da cadeira de titular que me fará ficar de mãos atadas. Continuarei o meu trabalho como sempre o fiz, afinal, a política é uma arte com fins de fiscalização e organização e enquanto cidadão curraisnovense que sou, com muito orgulho, jamais desistirei de lutar em prol da coletividade.
Mais uma vez, obrigado a todos. Não citarei nomes para não cometer injustiça, porém não posso deixar de citar que esta foi uma conquista e um trabalho desempenhado através da ajuda e colaboração de todos os meus amigos, familiares e principalmente da população da minha querida Currais Novos.”

Volta de Eugênio é saudada por todos os vereadores

O retorno do vereador Eugênio Lins ao plenário do legislativo curraisnovense foi saudado por todos os vereadores, que fizeram alusão também à estada de Narciso Vidal na câmara, durante o tempo que Eugênio esteve licenciado.
Gratidão Por sua vez, Eugênio agradeceu ao prefeito Vilton Cunha pela confiança no período que passou como secretário, e aos seus colaboradores na SEMTHAS e disse que voltava para se unir aos outros dez vereadores, para colaborar na busca de soluções para as demandas existentes no município de Currais Novos.
Agradeceu a Narciso pela permanência na sua cadeira, no trabalho exercido na Casa.
Diálogo
Eugênio Lins disse que apesar de não ser líder do prefeito, se colocava a disposição dos vereadores, para ser a ponte junto ao Poder Executivo, na resolução dos problemas do município.
“Acredito que a forma mais correta com a qual devemos proceder é com diálogo”, frisou Eugênio.

Nova direção do hospital começa a mostrar resultado

Aos poucos as coisas começam a se resolver no Hospital Regional “Dr. Mariano Coelho” de Currais Novos.
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (12), o vereador-médico Eduardo Pontes anunciou que voltaram a funcionar o Autoclave e o Raio X.
Eduardo disse ainda que o Dr. João Luiz doou ao hospital um Autoclave pequeno e o médico Rinaldo Regis pagou o conserto do equipamento.
Parabenizou a determinação do novo diretor, Dr. Arimatéia Bezerra, em fazer o melhor por aquela casa de saúde, lhe desejando sucesso na função.
Cirurgias 
O médico adiantou que começarão a serem remarcadas as cirurgias eletivas no hospital de Currais Novos.