quarta-feira, 18 de maio de 2016

Potiguar busca conquistas históricas na natação na Paraolimpíada

Foto: Ricardo Borges / Folhapress
Se o passado reservou a Joana da Silva Neves, 29, momentos de enfrentamento contra o preconceito por seu nanismo, restrições de comida por sua pobreza e dores agudas por suas quedas na rua devido a seus ossos enfraquecidos, o presente e futuro apontam para conquistas históricas no esporte do país.

Do alto do seu 1,23 metro, a nadadora paraolímpica potiguar é atual campeã mundial dos 50 m livre, classe S5 (no paradesporto, os atletas são separados conforme suas habilidades), ganhadora de cinco medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, e um dos nomes mais promissores para ir ao pódio nos Jogos do Rio.

“Minhas chances [de ganhar medalha na Paraolimpíada do Rio] são boas. Vou fazer o meu melhor e estou muito concentrada. O problema é conter a ansiedade, que é muito grande, quero que chegue logo”, diz.

Os Jogos Paraolímpicos começam no dia 7 de setembro e terminam 11 dias depois.

Mas paciência e apoio familiar nunca faltaram na trajetória de “Joaninha”, como a atleta ficou conhecida.

Começou a nadar em 2003, aos 16 anos, por uma recomendação médica. “Quebrava demais ossos da perna, devido ao meu tipo de nanismo [acondroplasia]. Cheguei a fraturar o fêmur subindo uma escada. Até que fui aconselhada a me exercitar na piscina. Melhorei 100% e virei atleta”, conta.

Treinava à base de força de vontade e de rapadura derretida, que comia com água. O primeiro maiô de competição foi emprestado de uma prima. Ela viajava para disputas com R$ 10 no bolso.

“Comecei a ter bons resultados e consegui um treinador que me dava uma cesta básica todos os meses. Meu pai, que era alcoólatra, começou a deixar o vício e passou a me ajudar mais também. Vencer a fome era muito difícil, mas minha família sempre me incentivava”.

As medalhas na natação também ajudaram Joana a saber enfrentar melhor os olhares carregados sobre sua baixa estatura e seus 36 quilos. “Tinha vergonha de sair de casa, pois era xingada na rua. Era muito constrangedor. Nem à escola eu gostava de ir. O esporte ajudou minha autoestima, abriu meus olhos para enxergar que uma pessoa com deficiência pode ser muito feliz”, disse.

Com a entrada na seleção brasileira paraolímpica de natação, em 2010, e com três bronzes ( 50 m livre, 50 m borboleta e 200 m livre] nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, Joana mudou radicalmente de vida.

Pólo Seridó

Próxima (20) Currais Novos sedia a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Pólo Seridó. O evento acontece no auditório da CDL, às 9h30min.

Na 14ª Semana de Museus em Currais Novos, promovida pela Fundação Cultural José Bezerra Gomes

PALESTRA – Educação Patrimonial e Tombamento de Bens Culturais, proferida pela Doutora Paula Rejane Fernandes, realizada nesta terça-feira (17), no “Memorial Mateus de Medeiros Lula”, da Câmara Municipal.

Prefeitura e DIRED

Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Vilton Cunha esteve reunido com a nova Chefe da 9ª DIRED, Edna Pontes e Ana Albuquerque, do corpo técnico da Diretoria Regional de Educação Estadual, sediada em Currais Novos.

14ª Semana de Museus em Currais Novos

Hoje, visita ao Cruzeiro:

Conscientização ambiental dos alunos da rede pública municipal, objetivando desenvolver uma relação entre sua identidade, à preservação do patrimônio e a paisagem natural.


Currais Novos saiu às ruas contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Um grande número de pessoas foi às ruas de Currais Novos na tarde desta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Caminhada do “Faça Bonito”, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo CREAS, CRAS, com a participação das demais secretarias municipais, AABB Comunidade, e parceiros, como o Conselho Tutelar, PROERD, entre outros.

A multidão saiu da Praça Tetê Salustino, a conhecida “Praça da Rodoviária” chegando finalmente ao Largo do Tungstênio Hotel, na Av. Cel José Bezerra.

Combate
No encerramento da caminhada, falou o prefeito Vilton Cunha, dizendo da necessidade de se redobrar o cuidado e o combate ao abuso e exploração sexual, que traz consequências irreparáveis a vida de crianças e de adolescentes. “Infelizmente, um mal terrível que ainda vemos se proliferar nos dias de hoje”, frisou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Morgana Lins participou da caminhada, além de outros secretários e auxiliares da gestão municipal, e profissionais ligados a Assistência.

Também prestigiaram o evento, a presidente da Câmara Municipal, Zefinha Moura, os vereadores Eugênio Lins e João Neto, e as vereadoras Celinha Medeiros, Maria Aparecida (Dadá), e a primeira dama, Ana Maria.

O governo de Michel Temer e as Pessoas com Deficiência


Gente, é impressão minha ou esse novo governo começou pondo fim em tudo?! Fiquei na frente da TV, navegando na Internet procurando um ministro negro, uma mulher e se não fosse pedir demais algum ministro ou ministra cadeirante, surda ou deficiente visual. E nada!

Mas, domingo, o Presidente Interino Michel Temer explicou tudinho e eu entendi direitinho. Ele disse, em bom português, que agora vai ter que governar para poucos. Entenderam?! Não?!

Sabe essa história de políticas direcionadas para pobres, negros, mulheres, idosos, indígenas, pessoas com deficiência etc?! É isso aí, com o fim do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos essas pessoas, começaram a temer que o governo de Michel Temer reduza todos os direitos conquistados nos últimos anos.  

E diante desse clima de incertezas com o futuro, está circulando um abaixo assinado organizado pelas entidades da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE, em defesa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD).

É importante frisar que a SNPD era um “[...] órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, criada pela Lei nº 11.958/2009 e Decretos Nº 6.980/2009 e Nº 7.256/10”. E a  SDH/PR era um órgão que dedicava-se a efetivar, fomentar e garantir os direitos humanos  e a Presidente Dilma Rousseff, no dia 05 de abril de 2016, a extinguiu juntamente com outras secretarias, a exemplo, da  Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República .
Todavia, ela criou o "Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos" e atrelou as responsabilidades do CONADE a este Ministério. O CONADE “ [...]é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O Conade faz[ia] parte da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR)”.
O problema foi que o Presidente Interino  Michel  Temer, no dia 12 de maio,  extinguiu o "Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos". No lugar dele criar uma secretaria/ministério de natureza social, ele decidiu unir  o"Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos" com o "Ministério da Justiça".
Entenderam agora o motivo das  entidades da sociedade civil, terem organizado um abaixo assinado, defendendo  a  Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência? É isso aí, gente se você acha que o novo governo não pode retirar nenhum direito das pessoas com deficiência leia o texto abaixo, assine e compartilhe com seus amigos.  

Nota das Entidades da Sociedade Civil que compõem o CONADE em defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.
As entidades da sociedade civil, abaixo assinadas, que compõem o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE, considerando que o atual momento do Pais exige que as instituições e sujeitos se posicionem no sentido de contribuir com a democracia e, especialmente, na garantia de conquistas para que não ocorram retrocessos sociais.
E considerando os avanços produzidos na área da pessoa com deficiência no contexto brasileiro nos últimos anos, onde as ações do governo federal são de substancial relevância para continuidade desse avanço.
E considerando que um dos fatores que julgamos de grande importância é a existência de ações da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), como instâncias legítimas da expressão e garantia de direitos da pessoa com deficiência.
E ainda considerando que a Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016 editada pelo Exmo. Sr. Presidente da República em exercício Michel Temer, não previu na estrutura do novo Ministério Da Justiça e Cidadania a continuidade da existência da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência .
Nesta perspectiva, as entidades subscritoras manifestam sua preocupação com a extinção do órgão, e reivindicam que a nova estrutura mantenha o espaço legitimamente conquistado, garantindo o protagonismo dos direitos da pessoa com deficiência, não se perdendo recursos humanos ou financeiros, para que possa levar adiante a sua importante missão de efetivação dos direitos assegurados na legislação nacional de promoção e proteção desses direitos, especialmente, aqueles garantidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, que foi ratificada no Brasil com equivalência constitucional, por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008, conforme o procedimento do § 3º do art. 5º da Constituição. E promulgada pelo poder executivo, através do Decreto Nº 6949 de 25 de agosto de 2009 e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.13.146, de 6 de julho de 2015.
As pessoas com deficiência representam mais de 45 milhões de homens e mulheres que ao longo da história foram marginalizadas, e tiveram seus direitos cerceados. É fundamental que o governo brasileiro continue com políticas voltadas a esse segmento como foi com o Plano Viver Sem Limite, e tenha a acessibilidade na centralidade de suas ações para garantir a igualdade de oportunidades como um princípio de suas atitudes e práticas.
Subscrevem a Nota:
OAB
AMPID
FSDOWN
FENAPESTALOZZI
ONCB
ABRA
FENEIS
APABB
ONEDEF
CNC
CONFEA
ABRC
FARBRA
CBDV
FENAPAES
Representação dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Brasil
Representação dos Conselhos Estaduais dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Brasil
APNEN (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa)
Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas
Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down – FBASD
Fórum Permanente de Educação Inclusiva
Grupo Maricá
Inclusive – Inclusão e Cidadania
Movimento Down
Blog Inclusão Diferente
Blog De Papo com Claudinha

E aí, vai assinar o manifesto?  Então clique aqui, e depois compartilhe o máximo que puder.

PENSE NUM GOVERNO BACANA!!!

O PRESIDENTE INTERINO MICHEL TEMER FECHA A SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, O QUE PODE TRAZER SÉRIOS PREJUÍZOS HÁ MAIS DE 45 MILHÕES DE BRASILEIROS

As pessoas com deficiência – dentre elas os ostomizados – foram surpreendidas com a Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016, que extingue a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no novo Ministério Da Justiça e Cidadania.

Infelizmente, essa decisão representa um forte retrocesso nas conquistas sociais das Pessoas com Deficiência, evidenciando a falta de compromisso das autoridades governamentais com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada no Brasil com equivalência constitucional, por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008.

Segue a nota do CONADE – Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, que trata do assunto.

NOTA DAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL QUE COMPÕEM O CONADE EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As entidades da sociedade civil, abaixo assinadas, que compõem o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CONADE, considerando que o atual momento do País exige que as instituições e sujeitos se posicionem no sentido de contribuir com a democracia e, especialmente, na garantia de conquistas para que não ocorram retrocessos sociais.

E considerando os avanços produzidos na área da pessoa com deficiência no contexto brasileiro nos últimos anos, onde as ações do governo federal são de substancial relevância para continuidade desse avanço.
E considerando que um dos fatores que julgamos de grande importância é a existência de ações da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), como instâncias legítimas da expressão e garantia de direitos da pessoa com deficiência.

E ainda considerando que a Medida Provisória nº 726, de 12 de maio de 2016 editada pelo Exmo. Sr. Presidente da República em exercício Michel Temer, não previu na estrutura do novo Ministério Da Justiça e Cidadania a continuidade da existência da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Nesta perspectiva, as entidades subscritoras manifestam sua preocupação com a extinção do órgão, e reivindicam que a nova estrutura mantenha o espaço legitimamente conquistado, garantindo o protagonismo dos direitos da pessoa com deficiência, não se perdendo recursos humanos ou financeiros, para que possa levar adiante a sua importante missão de efetivação dos direitos assegurados na legislação nacional de promoção e proteção desses direitos, especialmente, aqueles garantidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, que foi ratificada no Brasil com equivalência constitucional, por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008, conforme o procedimento do § 3º do art. 5º da Constituição. E promulgada pelo poder executivo, através do Decreto Nº 6949 de 25 de agosto de 2009 e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.13.146, de 6 de julho de 2015.

As pessoas com deficiência representam mais de 45 milhões de homens e mulheres que ao longo da história foram marginalizadas, e tiveram seus direitos cerceados. É fundamental que o governo brasileiro continue com políticas voltadas a esse segmento como foi com o Plano Viver Sem Limite, e tenha a acessibilidade na centralidade de suas ações para garantir a igualdade de oportunidades como um princípio de suas atitudes e práticas.

Subscrevem a Nota:

OAB, 
AMPID,
Federação das Associações Síndrome de Down,
FENAPESTALOZZI,
ONCB,
ABRA,
FENEIS,
APABB,
ONEDEF,
CONFEA,
ABRC,
FARBRA,
CBDV,
FENAPAES
MORHAN

Representação dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Brasil
Representação dos Conselhos Estaduais dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Brasil

Brasília, 16 de maio de 2016.