sexta-feira, 25 de maio de 2012

VEM AÍ, FORRO DO ECC.


“Bolsa Família em Ação”.


A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, juntamente com o Programa “Bolsa Família” convidam as famílias para participarem de uma ação intersetorial nas áreas de Educação, Saúde e Assistência social, segunda-feira 28 de maio de 2012, das 7h às 13h. O evento ocorrerá no pátio da SEMTHAS, conforme programação abaixo relacionada.
  • Atualização Cadastral;
  • Entrega de Cartões do Bolsa Família;
  • Acompanhamento da Saúde (pesando e medindo);
  • Prestação de Serviços com corte de cabelo;
  • Palestra informativa;
  • Distribuição de panfletos informativos;
  • Distribuição de lanches e picolés;
  • Brinquedo pula-pula para crianças.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho



O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar amanhã (25). Até a manhã de hoje (24), 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4% do público-alvo.
A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo.
A melhor adesão à campanha, no momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4% (quase 2,6 milhões). 
Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3%), mais de 10,7 milhões de idosos (52%), pouco mais de 1 milhão de gestantes (47,5%) e 586,6 mil índios (40,4%).
A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.
A pasta reforçou que a dose – oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país – é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o Influenza H1N1.
Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente.

Sem pasto, o gado ‘cai’ e morre em meio à caatinga


Sem pasto, e quase sem água nos açudes, barreiros e poços, o rebanho bovino do semiárido está sucumbindo. Em meio à caatinga, os animais estão caindo e, sem forças para se reerguer, morrem. Nas regiões Central, Seridó e Oeste vaqueiros e criadores têm um só lamento: “Dá pena ver os bichos caídos e não poder fazer nada”. Para muitos, falta a condição financeira para bancar o custo da ração concentrada. Terminam disputando o gado com urubus, que rondam fazendas e cercados.

Currais Novos realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado



Acontecerá no próximo dia 29 de maio, de 7h30min ao meio dia, no Auditório da Escola Municipal Professor Humberto Gama, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado, edição 2009 – 2012. O objetivo do encontro é analisar quanto o município melhorou com relação às políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de nossa cidade.

O Fórum será coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em conjunto com a articuladora do Selo Unicef no município, a comissão Pró-Selo, lideranças dos adolescentes e representantes de todas as instituições existentes no município.

O fórum contará com a participação das escolas, conselhos, entidades, gestores e famílias, para realizar uma avaliação das ações e uma exposição do que já foi feito ao longo destes quatro anos de ações do Selo.

”O Prefeito nos Bairros” será dia 02/06


O Projeto “ O Prefeito nos Bairros” que é de realização da Prefeitura Municipal de Currais Novos e suas Secretarias , terá a sua 16ª edição no dia 2 de Junho. A edição será realizada na Policlínica e colégio IVP, onde vários serviços como consultas médicas, manicure, corte de cabelo, emissão de carteira de identidade dentre outros serviços serão oferecidos a população. A última edição foi realizada no Bairro Silvio Bezerra de Melo, onde centenas de pessoas foram atendidas pelo o projeto, que só tem a beneficiar os Curraisnovenses.

Campanha da Paz


A Prefeitura Municipal de Currais Novos através do CRAS, do Bairro Silvio Bezerra de Melo, estará realizando caminhada alusiva ao Dia Internacional da Criança Vítima de agressão.

A caminhada da Paz acontecerá no dia 4 de Junho com concentração ás 18:00hs em frente a sede do CRAS. Aos interessados a participar dessa caminhada, as inscrições a serão feitas no CRAS, de 21/05 a 01/06 das 7:00hs ás 11:00hs.