domingo, 22 de março de 2015

Aplicativo mede impacto dos hábitos no consumo da água


Por um aplicativo de celular, o usuário seleciona uma foto de rosto e responde a cinco perguntas referentes aos seus hábitos de consumo de água.


No Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22), o Programa Água Brasil lançou a campanha "Sustentabilidade: mergulhe nesta causa", que tem como objetivo conscientizar a população sobre hábitos de consumo. A iniciativa pode ser acessada por meio do endereço http://www.diadaaguabb.com.br/.

Por um aplicativo de celular, o usuário seleciona uma foto de rosto e responde a cinco perguntas referentes aos seus hábitos de consumo de água. Ao final, é calculada a porcentagem de água que ele desperdiça e, automaticamente, a foto é modificada para mostrar como a aparência dele ficaria sem essa quantidade de água no organismo.

A proposta do aplicativo é fazer uma alusão ao impacto causado ao planeta pelos maus hábitos de consumo de água e, dessa forma, conscientizar a sociedade a economizar o recurso.

O Programa Água Brasil é uma parceria entre o Banco do Brasil, a WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas. A iniciativa dissemina práticas sustentáveis no meio rural e urbano em todo país e promove a conscientização e a mudança de atitude da sociedade com relação à conservação dos rios e das águas.

No dia Internacional da Água, Papa Francisco pede proteção e acesso de todos

Em discurso neste domingo na Praça de São Pedro, o papa Francisco incentivou o mundo a proteger a água para garantir seu fornecimento a todos. Neste dia 22 de março, a Nações Unidas promove o Dia Internacional da Água.

O papa citou São Francisco de Assis e falou da água como "o mais essencial elemento para a vida" e disse que "o futuro da humanidade depende da nossa habilidade para cuidar e dividi-la".

Ele encorajou governantes a garantir que o abastecimento de água seja protegido e acessível a todos.

Crise hídrica pode trazer mudanças no cuidado com a água, dizem especialistas

dia da água
A necessidade de rever os padrões de consumo da água é um alerta antigo, mas que ganhou um caráter real com a atual crise de abastecimento em alguns estados do país. Em 1993, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o 22 de março como o Dia Mundial da Água, já se apontavam os desafios relacionados à proteção desse bem finito e essencial à vida humana. A Agência Brasil conversou com especialistas para discutir as falhas cometidas na gestão dos recursos hídricos que levaram à pior situação de escassez dos últimos 84 anos no Sudeste brasileiro. Eles falam também sobre alternativas para garantir a sustentabilidade dos recursos existentes.
A coordenadora da articulação Aliança pelas Águas, Marussia Whately, acredita que a crise pode ser um marco para construção de uma nova cultura de cuidado com a água. “A estiagem não é a razão da crise, mas acaba sendo o estopim dela. A diminuição do nível das represas trouxe à tona uma série de descuidos históricos com os recursos hídricos, que resultaram na baixa resistência das áreas que produzem água para as grandes cidades, como é o caso do Cantareira”, declarou. Como exemplo dessa ausência de proteção dos mananciais, ela cita a Represa Billings. “Não pode ser usada [como alternativa para abastecimento] porque está extremamente poluída e não houve qualquer prioridade para cuidar dela”, apontou.

Chuva adiou 2ª Caminhada pela Inclusão em Natal

caminhada2
Em decorrência da forte chuva caída na capital, hoje (22), a organização da 2ª Caminhada pela Inclusão, que aconteceria em frente ao Parque das Dunas, teve que adiar o evento. A mobilização marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, mas acontecerá em data posterior.