sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Homens participam de palestra no encerramento da programação do “Novembro Azul”



 O Núcleo de Atenção à Saúde do Homem realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento da programação do “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde masculina e à prevenção de doenças como o câncer de próstata.

O urologista Assis Nóbrega proferiu palestra sobre os cuidados que os homens devem tomar com a saúde, principalmente com a alimentação e a realização de atividades físicas. Sobre o temido exame do toque, o médico lembrou que é um procedimento simples e indolor.

Tércia Leda, secretária municipal de saúde, lembrou que o atendimento especializado à população masculina foi iniciado na atual gestão com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de próstata e outras doenças. “Com o Núcleo de Saúde do Homem temos uma integralidade de assistência, com o atendimento do urologista e a realização de exames especializados”, disse.
 
Os atendimentos especializados acontecem nas terças e quintas-feiras, às 19h, e poderão ser marcados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Postado por: Assecom

Cerimonia de Adesão ao Plano Nacional de Atenção a Pessoa Deficiente - VIVER SEM LIMITE.

Discutir políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência é uma das principais ações do “Viver Sem Limite”, plano nacional desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que já conta com a pactuação de 1.150 municípios em todo o país. No Rio Grande do Norte o primeiro ato de adesão coletiva ao plano aconteceu na tarde da quinta-feira (28), no auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental – AMSO, em Currais Novos, com a participação de 24 municípios dos 36 aptos à adesão. Stênio José Paulino Soares, apoiador institucional do “Viver Sem Limite” para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, apresentou um painel com as principais ações e projetos desenvolvidos pelo plano com o objetivo de promover melhorias na assistência as pessoas com deficiência. “No RN, 27% da população possui alguma deficiência, e os gestores precisam realizar ações que tragam benefícios a essas pessoas”, comentou Stênio. Após o painel, alunos do Centro de Reabilitação “Crindélia Bezerra” realizaram uma belíssima apresentação.



Participaram do ato de adesão coletiva ao “Viver Sem Limite” os prefeitos de: Angicos (Expedito Edilson), Cerro Corá (Raimundo Marcelino Borges), Currais Novos (vice-prefeito João Gustavo), Florânia (Janúncio de Araújo Júnior), Jardim de Piranhas, (Elídio Araújo de Queiroz), Jardim do Seridó (Jocimar Dantas de Araújo), Lajes Pintadas (Nivaldo Alves da Silva), Pedro Avelino (Sérgio Eduardo Bezerra Teodoro), São Fernando (Genilson Medeiros Maia), São Paulo do Potengi (José Leonardo Cassimiro de Araújo), São Tomé (Gutemberg Pereira da Rocha), Sítio Novo (Richardson Xavier Cunha), Tangará (Alcimar Germano), Tenente Laurentino (Francisco Dantas de Araújo) e Timbaúba dos Batistas (Chilon Batista de Araújo Neto). 
O ato também contou a participação de representantes dos municípios de Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Equador, Ouro Branco, Santana do Matos, São Bento do Trairi, São João do Sabugi e Serra Negra do Norte.

RPTV ganha Prêmio Itaú Social/Unicef


Currais Novos representou o Rio Grande do Norte na final do Prêmio Itaú Social/Unicef que aconteceu nesta quinta (28), no Auditório Ibirapuera em São Paulo.

O projeto da Rede Potiguar de Televisão (RPTV), única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas, foi o grande campeão da 10ª edição do prêmio Itaú-Unicef, na categoria micro porte.

Levada ar ao no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo, o projeto promovido pelo Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2,7 mil projetos de todo o Brasil. O projeto, que já havia recebido R$ 25 mil na etapa regional da premiação, acaba de ser contemplada com mais R$ 100 mil para dar continuidade aos trabalhos.

O Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP), organização responsável pelo projeto, estabelece parcerias com os Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, a Vara a Infância e Adolescência, a Promotoria, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, a 9ª Diretoria Regional de Educação e escolas públicas estaduais e municipais.

O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual e veicula diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção.

Estiveram na cerimônia, a Governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Vilton Cunha, o secretário de Estado da Comunicação, Paulo Araújo, a diretora da 9a Dired, Ivania Torres, o diretor de projeto, Raimundo Melo, a coordenadora Ana Paula e os quatro estudantes.

Também estiveram presentes à solenidade, o presidente do Itaú, Roberto Setubal, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o ex-jogador Raí, a socióloga Maria Alice Setubal, além dos atores globais Beth Gofman e Dan Stubach.
 

O PRÊMIO
 
O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e conta com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa é pioneira ao estimular experiências de educação integral no Brasil. Educação Integral: Crer e Fazer é o mote desta edição, que estimula a reflexão sobre ações educativas que transformaram a vida das comunidades. Em 2013, foram computadas 2.713 inscrições em todo o País. No estado do Rio Grande do Norte foram inscritos 39 projetos educativos. 

Fonte: natalpress.com.br