sábado, 7 de abril de 2012

Relatório Mundial sobre a Deficiência ajuda a direcionar ações para acessibilidade e inclusão


A deficiência e parte da condição humana – quase todos nos estaremos temporária ou permanentemente incapacitados em algum momento da vida, e aqueles que alcançarem uma idade mais avançada experimentarão crescentes dificuldades em sua funcionalidade. A deficiência e complexa, e as intervenções para superar as desvantagens associadas a deficiência são múltiplas e sistêmicas – variando de acordo com o contexto.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências (CRPD, na sigla original), adotada em 2006, tem como objetivo “promover, proteger e assegurar o gozo integral e igual de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, e promover o respeito por sua dignidade inerente”. Isso reflete a grande mudança na compreensão e respostas mundiais a deficiência.

“O relatório faz recomendações para iniciativas nos níveis local, nacional e internacional. Assim, será uma ferramenta valiosa para os responsáveis pela elaboração de politicas publicas, pesquisadores, profissionais da medicina, defensores e voluntários envolvidos com a questão da deficiência. E minha esperança que, a começar pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e agora com a publicação do Relatório Mundial sobre a Deficiência, este século marque uma reviravolta na inclusão de pessoas com deficiência na vida da sociedade”, disse o Professor Stephen Hawking.

O Relatório Mundial sobre a Deficiência reúne as melhores informações cientificas disponíveis sobre a deficiência para melhorar as vidas das pessoas com deficiência e facilitar a implementação da CRPD. Seu objetivo e:
Prover aos governos e a sociedade civil uma analise abrangente sobre a importância da deficiência e as respostas oferecidas, baseada nas melhores evidencias disponíveis.
Recomendar ações em nível nacional e internacional.

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde – CIF, adotada como o modelo conceitual deste Relatório, define a incapacidade como um termo amplo para deficiências, limitações as atividades e restrições a participação. A incapacidade se refere aos aspectos negativos da interação entre indivíduos com determinadas condições de saúde (tais como paralisia cerebral, Síndrome de Down ou depressão) e fatores pessoais e ambientais (tais como atitudes negativas, transportes e prédios públicos inacessíveis, e apoio social limitado).

“A visão que nos move e a de um mundo de inclusão, no qual todos sejamos capazes de viver uma vida de saúde, conforto, e dignidade. Convidamos você a utilizar as evidencias contidas neste relatório de forma a contribuir para que esta visão se torne realidade”, comentou Dra. Margaret Chan, Diretora General da Organização Mundial da Saúde.

Para acessar o documento completo e traduzido para a Língua Portuguesa, clique no link a seguir Relatório Mundial sobre a Deficiência

Parabéns atrasado Dr. Eugênio...


Hoje, nós lembramos de você Dr. Eugênio Sérgio, lembramos do seu aniversário e percebemos que o seu dia já passou.
Mas mesmo assim queremos desejar a você todos os nossos sinceros votos de muitas felicidades e muitos anos de vida, que a esperança e o sucesso sejam suas metas para todo o sempre. 
Que a paz e a alegria sejam suas bandeiras de luta para que você possa vencer todos os obstáculos do dia-a-dia, e agora, mesmo estando atrasado(a) em te cumprimentar pelo seu aniversário queremos desejar-lhe tudo de bom em sua vida.
Durante a correria da vida, às vezes deslizamos em certas coisas que são muito importantes para nós, e você é uma pessoa muito importante para a ACDF.
Queremos cumprimentar-lhe pela passagem do seu dia, queremos desejar, Felicidades e que você seja muito feliz.
Parabéns pelo seu aniversário, mesmo atrasado... Parabéns....

Parabéns Zayama

Hoje, 07 de Abril, quem completa mais um ano de vida é a nossa grande amiga Zayama Jatobá produtora da Sidy's TV a Cabo, todos nós que fazemos parte da ACDF, desejamos muita alegria nessa data tão especial e muito sucesso no ano de 2012.
No sábado o programa "Nossa Terra na TV" será um especial com Djs Walderson e Marcus, para comemorar o aniversário de Zayama. 
Parabéns!!!

Deputado Gustavo Carvalho sugere criação de núcleo dos direitos da pessoa com necessidade especial


O vice-presidente da Assembleia Legislativa Deputado Gustavo Carvalho 
apresentou requerimento para que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte
instale um Núcleo dos Direitos da Pessoa com Necessidade Especial – PNE.

O parlamentar afirma que os portadores de necessidades especiais enfrentam muitas dificuldades e por isso precisam do apoio do governo do Estado. “Hoje não temos um órgão que cuide especificamente dessas pessoas. É preciso se fazer um cadastro para ver o real número de pessoas com essas necessidades em todo o Estado e assim buscar melhorias para esse segmento”, afirmou. Na opinião do deputado, a criação do Núcleo visa colocar em prática políticas públicas voltadas para esse público no Rio Grande do Norte.
Fonte: Anna Ruth Dantas