sábado, 27 de abril de 2013

CASO RARO - Bebê caicoense com patologia incomum chama a atenção



Um bebê de apenas um ano e dois meses, portador de uma patologia rara na literatura médica, chamou a atenção de todas as pessoas que freqüentavam a feira livre da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba. Segundo relatório médico do Hospital São Francisco de Assis de Jacareí-SP, a garota Ruhama Letícia da Silva Lucena, nascida em 09 de fevereiro de 2012, filha do casal Haroldo Lucena Júnior, 48 anos, natural de Serra Negra do Norte, e Maricelma da Silva, 30 anos, natural de Caicó, nasceu com apenas 930 gramas e 25 cm, de gestação gemelar, com diagnóstico de má formação grave do Sistema Nervoso Central (SNC), e com conseqüente má formação crânio-facial, fenda palatina mínima, e artrogripose de articulações dos quatro membros.

Ruhama nasceu de um parto de gêmeos, no oitavo mês de gestação, sendo o outro bebê do sexo masculino, Ami Matheus, que veio ao mundo sem nenhuma deformação e se mantém saudável até hoje. Já Ruhama necessita de cuidados especiais, pois se alimenta com leite de vaca, acompanhado de suplementos alimentares, a exemplo de Nutriday, iogurte e outros ingredientes, numa dosagem de 90 ml a cada três horas.

O casal já levou Ruhama a vários hospitais de São Paulo e de outras cidades do Nordeste, e acrescentou que desde do começo da gestação, os médicos falaram que a criança não sobreviveria, mas o bebê já está com quase 1 ano e 03 meses de idade. Em relação ao tratamento de Ruhama, Haroldo revelou que é, a princípio, deve ser fisioterapêutico, necessitando, também, de acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar, sendo a prioridade inicial o acompanhamento fonoaudiológico, além do tratamento gastronômico, para prover condições de alimentação quantitativa e qualitativamente adequada à idade e segura.
Postado por: ACDF Currais Novos / Jean Souza / Gláucia Lima

CRI entrega cadeiras de rodas para pacientes com deficiência de Currais Novos



O Centro de Reabilitação Infantil (CRI) entregou nesta sexta-feira (26), 8 cadeiras de rodas e de banho para pacientes com deficiência de Currais Novos. O Prefeito Vilton Cunha e a Secretária Municipal de Saúde, Tércia Leda, participaram da entrega, que contou com a presença de Socorro Fernandes, representante do CRI, Denise Sampaio, Terapeuta Ocupacional especialista em cadeiras de roda, além de familiares dos pacientes e equipe do CRI. A família de José Jeferson Costa dos Santos, de 12 anos, celebrou a chegada do equipamento, que foi recebido com grande alegria pelo jovem.

Os recursos para aquisição das cadeiras é resultado da parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o Governo do Estado, que realiza a entrega aos pacientes de diversas cidades do Estado que estão cadastrados no CRI. “É um momento especial”, disse o Prefeito Vilton Cunha, que auxiliou na montagem da cadeira de Jeferson. 

Algumas cidades do Rio Grande do Norte possuem um Centro de Reabilitação Infantil, como Currais Novos, que conta com a direção de Rosangela Medeiros. O CRI atende crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas, mentais, sensoriais ou múltiplas, e funciona na Praça Aproniano Pereira, 357, bairro Paizinho Maria.

Fonte:ASSECOM