quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

MP se reuniu com diretores de escolas municipais para discutir acesso à educação

Diretores das escolas municipais de Currais Novos e a equipe da Secretaria Municipal de Educação se reuniram na tarde desta terça-feira (01) com o promotor da Vara da Infância e Adolescência de Currais Novos, Dr. Victor Hugo, para discutirem a garantia do acesso e permanência dos alunos nas escolas. O encontro promovido pelo Ministério Público Estadual foi um momento importante para que os educadores pudessem expor o trabalho desenvolvido com as crianças e jovens nas instituições, e os anseios para a melhoria na qualidade do ensino.

Para a professora e mobilizadora social pela educação, Edna Dantas, a reunião foi fundamental para discutir assuntos como o direito às vagas nas escolas, transferências, e o acesso e permanência do aluno nas instituições. “Todas as crianças tem direito de ingressar na escola, sem distinção social ou física, e esse encontro foi importante para mobilizarmos os educadores sobre diversos temas importantes para a sociabilidade e aprendizado dos alunos”, disse. Estiveram na reunião a secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, a coordenadora pedagógica da SEMEC, Lourdes Santos, e a coordenadora de ensino do 6º ao 9º ano, Aparecida Silva.
 
Fonte: ASSECOM-PMCN

ACESSUAS Currais Novos entrega certificados de alunos concluintes de cursos de capacitação

A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) informa que os certificados de conclusão de cursos de qualificação realizados no município este ano em parceria com a EAJ/UFRN, SENAR, SENAC, SENAI e SESC, estão disponíveis na sede do ACESSUAS - Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Trabalho, na Avenida Coronel José Bezerra nº 41, ao lado do Tungstênio Hotel. De acordo com o coordenador do programa no município, Gérson Júnior, os alunos que concluíram os cursos em 2013 e 2014 que ainda não foram receber seus certificados podem se dirigir ao ACESSUAS para receber o documento. “Realizamos diversos cursos que qualificaram centenas de pessoas ao longo desses três anos, e o certificado é importante para o currículo destas pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho”, disse Júnior. O ACESSUAS funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 13h. 
 
Fonte: ASSECOM-PMCN

I Conferência Municipal de Direitos Humanos aconteceu na quarta, 02, em Currais Novos



“Direitos humanos para todos e todas: democracia, justiça e igualdade” é o tema da I Conferência Municipal de Direitos Humanos que aconteceu na manhã de quarta-feira (02) em Currais Novos, encontro realizado no auditório da CDL que contou com a participação de representantes de instituições, conselhos, entidades, movimentos sociais e autoridades.

A secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, que representou o prefeito Vilton Cunha na conferência, disse que o momento “é mais que especial, pois ela transversaliza todos os temas abordados nas demais conferências, isso se justifica pelo fato de discutir e lutar por todos os outros direitos”. “Os direitos humanos significam direito a vida, a saúde, a educação, a qualidade de vida, e estamos aqui para discutir os direitos das crianças, jovens, idosos, da mulher, do negro, do indígena, da pessoa com deficiência, do homossexual, etc”.

Na reunião foram discutidos três eixos: Afirmação e fortalecimento da democracia, promoção e consolidação da igualdade, e garantia e universalização de direitos. Grupos de trabalho foram formados para a discussão dos temas e ao final foram eleitos os delegados para a conferência estadual de direitos humanos.

Estiveram presentes na solenidade de abertura da conferência, o presidente e vice do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio e Geraldo Wanderley, Manoel Garcia (representando o Conselho Tutelar), Sâmara Othon (representando os alunos concluintes do curso de educação e direitos humanos da UFRN), Iara Januário (representando a Secretaria Municipal de Saúde), Diego Silva (Movimento LGBT), Rayssa Aline (Movimento Feminista), Adaildo Santos (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Wilton Júnior (Assistente Social e representante da SEMTHAS), além de conselheiros de direitos de Lagoa Nova, Parelhas, Equador e Caicó.

Mortalidade Infantil cai no RN

 
O Rio Grande do Norte conseguiu importante avanço na redução da mortalidade infantil, cuja taxa caiu 28% em apenas quatro anos, passando de 20,6 mortes a grupo de 1.000 crianças nascidas vivas em 2010 para 16,1 no ano passado. Além disso, detém a maior expectativa de vida entre os Estados do Nordeste, segundo Tábua Completa de Mortalidade, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de mortalidade de crianças com menos de um ano de idade do RN em 2014 está abaixo da média nordestina (23) e um pouco acima da nacional (14,4). No Nordeste, o Rio Grande do Norte ocupa o terceiro lugar entre os que detém os melhores indicadores de mortalidade infantil.