quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cresce número de empregados domésticos com carteira assinada

O percentual de empregados domésticos mensalistas com carteira de trabalho assinada aumentou de 38,6%, em 2013, para 40,9% no ano passado, segundo estudo da Fundação Seade feito na região metropolitana de São Paulo. A parcela dos que contribuíram para a Previdência Social ainda é de 47,9%.
A criação de postos de trabalho em 2014 foi maior para vagas com carteira assinada (3,6%), enquanto o emprego para mensalistas sem carteira caiu 14,8%. O contingente de diaristas ficou praticamente estável em -0,7%.
A proporção de trabalhadores domésticos no mercado de trabalho foi de 6,5%, ou 634 mil pessoas, no ano passado. Desse total, 96,5% eram mulheres. A pesquisa mostrou ainda que houve drástica redução entre os funcionários que dormem na residência. Em 1992, eles representavam 22,8% do total de empregados domésticos, percentual que diminuiu para 1,7% em 2014.

Presidente da Assembleia leva comissão de Currais Novos e Acari para discutir abastecimento com governador


Por solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, uma comissão integrada por gestores e representantes de Currais Novos e Acari foi recebida nesta quinta-feira (23), pelo governador Robinson Faria. Na pauta, soluções emergenciais para o iminente problema de abastecimento de água nos municípios seridoenses.

“Trata-se de uma causa pela qual estamos empenhados há mais de um ano. Peço celeridade ao grupo técnico que foi formado por indicação do governador para estudar e apresentar soluções imediatas para o abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari. Desde já agradeço a Robinson pela sensibilidade e rápido atendimento à esta demanda”, disse Ezequiel.

Durante a reunião, o governador garantiu que todo o corpo técnico das secretarias e órgãos do Estado estariam empenhados em avaliar e sugerir alternativas que possam aliviar de forma emergencial os problemas de abastecimento de água dos municípios. A reunião contou ainda com as presenças do diretor da Caern, Marcelo Toscano, diretor do Idema, Rondinelle Silva, dos prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha e de Acari, Isaías Cabral e também do ex-prefeito de Currais Novos, José Lins.

Alternativas mais viáveis

Dentre as alternativas apresentadas durante o encontro, as mais viáveis seriam uma intervenção no Açude Gargalheiras, através da perfuração de cacimbões no aluvião do açude, ou a ampliação da vazão da adutora Serra de Santana, no município de Florânia, para abastecimento por meio de carro pipa.

“As alternativas apresentadas podem assegurar, emergencialmente, o abastecimento de água destes municípios enquanto aguarda-se a conclusão das obras da adutora de engate rápido que vem sendo executada”, avaliou o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, os órgãos de Meio Ambiente do Estado irão se unir à Universidade Federal (UFRN) para avaliar a viabilidade técnica das alternativas já sugeridas durante o encontro e estudar novas possibilidades. Segundo Mairton, o grupo deverá se reunir já na tarde desta sexta-feira (24).

“É provável que amanhã já tenhamos uma posição a respeito do que será feito. Iremos elaborar um plano de trabalho com cronograma de prazos e custos para as ações que forem definidas como mais viáveis para estes municípios”, declarou Mairton.

Governo reúne equipe técnica para discutir abastecimento de Acari e Currais Novos

Comissão de Acari Currais Novos fot Ivanizio Ramos5
O governador Robinson Faria reuniu a equipe técnica em Recursos Hídricos do governo, na tarde desta quinta-feira (23), para discutir medidas emergenciais que garantam o abastecimento de água dos municípios de Currais Novos e Acari, localizados no Seridó. O encontro contou com representantes das duas cidades, que utilizam a água do açude Gargalheiras, atualmente com apenas 2% de sua capacidade total. A reunião, realizada no Hotel Majestic, foi articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira.

“Essa é uma discussão que tem que ser feita de maneira técnica. Mas eu, como governador do Estado, determino que seja tomada uma providência. E essa equipe aqui tem todas as condições para encontrar uma solução”, afirmou o governador, ressaltando que, logo seja encontrada uma resposta exequível, ele buscará os recursos para viabilizá-la.

Fonte: Blog Marcos Dantas

Adutora de engate rápido só deve estar funcionando em dezembro deste ano



Uma adutora de engate rápido, cuja obra já foi iniciada, levará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para a região. Contudo, a previsão dada pelo Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS) é de que os 70 km de tubulação só estarão funcionando em dezembro próximo. “Nós vamos buscar uma solução que possa ser concluída em menos tempo e a um custo baixo. Todas as propostas serão estudadas”, assinalou Mairton França, secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Um novo encontro, desta vez só com a equipe técnica, foi marcado para a tarde desta sexta-feira, 24. Na reunião, serão debatidas todas as propostas já apresentadas, como a perfuração de poços amazonas no entorno do açude Gargalheiras e ampliação da Adutora de Serra de Sant’Ana.

O prefeito de Acari, Isaias de Cabral, disse estar otimista após a reunião, que contou também com a presença do prefeito de Currais Novos, José Vilton da Cunha, com vereadores dos dois municípios e parte da imprensa seridoense. “Estou vendo a boa vontade do governador. Espero que a parte técnica possa encontrar uma solução”, destacou, acrescentando que desde a construção do Gargalheiras, o reservatório nunca tinha sido visto nesta situação. Também participaram do encontro, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, e o diretor do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira.

Fonte: Blog Marcos Dantas

Registro da reunião que acontece agora com a comissão de Currais Novos e Acari.



Prefeitos de Currais Novos e Acari, Vilton Cunha e Izaías Cabral, ao lado do Deputado e presidente da AL RN, Ezequiel Ferreira, se reúnem com o Governador Robinson Faria para pedirem plano de urgência para o abastecimento das duas cidades. Lideranças políticas, CDL, imprensa e representantes de órgãos como CAERN e SEMARH participam da reunião.

Sebrae lança dia 7, etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor

fg87038Prefeitos de todos os municípios potiguares que desenvolveram projetos com bons resultados capazes de serem replicados podem participar da nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O lançamento da etapa estadual ocorre no dia 7 de maio, no auditório da sede da Instituição, em Natal, às 11h.
O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal – a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura – e, ao mesmo tempo, estimular a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades e reconhecer os gestores públicos que valorizam os pequenos negócios.
Nessa edição, a novidade é a inclusão de três categorias: inovação e sustentabilidade, municípios integrantes do G100 (grupo de 100 municípios com maior índice populacional e menor índice de desenvolvimento humano) e inclusão produtiva com segurança sanitária.

Blogueira acariense Thaisa Galvão estréia no rádio

O Jornal da Noite completa dois anos dentro da programação da rádio 95fm trazendo um resumo das notícias que marcaram o dia: informações sobre o trânsito, política, economia, polícia, cidades e os fatos mais importantes comentados pelos jornalistas Eugênio Bezerra e Juliana Celli, além de entrevistas exclusivas.
Um jornal ágil e descontraído que agora passa ter uma hora de duração e ganha mais uma apresentadora de peso.
A jornalista Thaisa Galvão que tem um dos blogs mais acessados e conhecidos do Rio Grande do Norte, passa a integrar o trio de apresentadores do Jornal da Noite. O que já era bom vai ficar imbatível com a credibilidade de um time campeão de audiência no jornalismo potiguar.
De segunda à sexta das 18h às 19h.
Estreia de Thaisa Galvão na próxima segunda-feira (27 de Abril).

Santa Cruz ganha Centro de Nefrologia de referência na região

nefrologia
Com a participação de prefeitos, lideranças políticas e profissionais de saúde, será lançada nesta sexta-feira (24), na cidade de Santa Cruz, a pedra fundamental que marcará o início das obras de implantação do Centro de Nefrologia, através do apoio do deputado estadual Tomba Farias (PSB) e da prefeita Fernanda Costa, que viabilizaram uma parceria entre a prefeitura local e a iniciativa privada. Logo que entrar em operação, o equipamento irá beneficiar não só a parcela de moradores de Santa Cruz que necessita fazer hemodiálise, como também pacientes de vários municípios circunvizinhos.

Segundo enfatizam Tomba Farias e Fernanda Costa, o Centro de Nefrologia será de referência, e vai oferecer aos seus usuários serviços especializados para o diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário. Fernanda destaca que a conquista, além de beneficiar os pacientes, também repercutirá na diminuição dos custos que o poder público tem com o transporte de pessoas. “Atualmente, quem precisa fazer tratamento através da hemodiálise tem que se deslocar para Natal, em muitos casos, até três vezes por semana. Com a implantação do Centro em Santa Cruz o sofrimento dessas pessoas irá diminuir. Esse é um bom exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem atuar em conjunto em benefício da população”, explica.

“Inclusão social nos tornou um grande mercado turístico”

O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves 
assumiu o cargo de ministro de Estado do Turismo.


“O processo de inclusão social ocorrido no Brasil nos últimos 12 anos fez com que a população brasileira se tornasse um grande mercado consumidor de serviços turísticos”, afirmou a presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Henrique Alves. Sobre o crescimento do mercado brasileiro, a aviação é um bom exemplo do salto. “A expansão de passageiros que usam avião dá uma boa ideia de quanto avançamos nessa área”, disse, citando o número de 85,5 milhões de passageiros em 2010 para 117 milhões no ano passado.

Nesse cenário, a indústria do turismo já responde por quase 4% do PIB do País e mantém cerca de três milhões de empregos diretos. Mas, mesmo tendo desenvolvido a indústria do turismo nos últimos anos, o Brasil tem ainda muito espaço para crescer nessa atividade, lembrou a presidenta.

“Todos aqui vão concordar que nosso País tem que melhorar e oferecer ao nosso turista são bens imateriais: receptividade, beleza natural de nosso País. Mas, nós temos todas as condições de combinar – isso, que é um bem imaterial – aos bens materiais”, como a qualidade da infraestrutura desportiva, da infraestrutura de transporte, da infraestrutura de hospedagem. “Isso tudo combinado, faz inteira diferença”, enfatizou.

Para atender a essa imensa demanda, o governo fez concessões em obras públicas em aeroportos e, para qualificar o mercado consumidor espalhado pelo território continental do País, está ampliando a aviação regional, com a ampliação de destinos e a criação de novos produtos para os novos consumidores, tarefas que Dilma Rousseff disse ter certeza de o ministro Henrique Eduardo Alves desempenhará bem.

Fonte: Panrotas

MEC prorroga prazo para renovação dos contratos do Fies até 29/05

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.


Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.

Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divugado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados.

Hoje (23), o ministro voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.

Em relação aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Agência Brasil

Assembleia Legislativa vota PECs e Projeto de Resolução

Os vinte quatro deputados estaduais votaram na sessão plenária desta quinta-feira (23) três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Resolução, este último relativo ao projeto Assembleia Itinerante, transferindo provisoriamente a sede do Legislativo para o município de Angicos por um dia, com data agendada para o dia 29 de abril.
No debate do dia entre os deputados, a PEC rejeitada foi a proposta de autoria do deputado Kelps Lima (SDD) para que fosse extinta a residência oficial do governador do Estado e do vice-governador: foram 13 votos contrários, nove a favor, uma abstenção e uma ausência.
Outra PEC em debate foi de autoria do deputado Agnelo Alves (PDT) que altera os artigos 106 e 107 da Constituição Estadual, tornando obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado com relação às emendas dos deputados.
O deputado justificou sua iniciativa afirmando que as funções dos parlamentares não se restringem a redigir e propor leis e a fiscalizar a atuação do Estado, mas alcançam, também, o dever de auxiliar o Poder Executivo no direcionamento de políticas públicas que se fizerem necessárias. A outra PEC aprovada altera o parágrafo quarto, do artigo 42 da constituição. As duas PECs aprovadas terão ainda outro turno de votação.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Emparn: A previsão é de chuvas em todas as regiões do RN nesta sexta

De acordo com Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), instabilidades atmosféricas associadas a presença da Zona de Convergência sobre a região favorecem a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado.

ANA abre 3,3 mil vagas em oito cursos gratuitos sobre recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas (ANA) abriu inscrições para 3.300 vagas em cursos gratuitos a distância.
As inscrições podem ser realizadas através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até 26 de abril. Há capacitações sobre: Água na Medida Certa; Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga; Comitê de Bacia: O que É e o que Faz; Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos; Cuidando das Águas; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Nordeste; Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; e Sala de Situação.
Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição.

CMDCA aprova entre outras resoluções, a eleição do Conselho Tutelar de Currais Novos

Em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Currais Novos – CMDCA, realizada nesta quarta-feira (22) foi aprovada a Resolução de criação da Comissão Intersetorial do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, destinado ao atendimento de adolescentes autores de ato infracional, em meio aberto, a Resolução dos membros gestores do FIA e a destinação das doações identificadas e a Resolução e Edital do processo de eleição do Conselho Tutelar 2015.

Sebrae abriu inscrições em todo o país para o Prêmio MPE Brasil/2015

Já estão abertas as inscrições para o “MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas”.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pelo Grupo Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio visa reconhecer empresas e empresários que colocam em prática conceitos inovadores e boas práticas de gestão nos mais diversos setores da economia.
As inscrições (gratuitas) podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site www.premiompe.sebrae.com.br ou em pontos de atendimento do Sebrae espalhados por todos os Estados do país.
Com informações de Marco Aurélio de Sá

Vereadora Dadá solicita a contratação de mais especialidades médicas para a Policlínica

Preocupada com a ampliação do serviço especializado de saúde pública em Currais novos, a vereadora Maria Aparecida (Dadá) requereu que seja viabilizada a contratação de Médicos nas especialidades de Geriatra, Urologia, Gastroenterologia, Mastologista, Ortopedista, Endocrinologista, Pediatra e outras especialidades para atendimento na Policlínica do Município.
“O objetivo da contratação do especialista citado visa tão somente ampliar o leque de especialidades médicas no atendimento aos usuários do nosso município, e vendo que existe uma demanda bastante elevada na procura dessa especialidade, estamos solicitando a contratação desses profissionais por entender que a falta dos mesmos traz transtornos aos pacientes que necessitam dos atendimentos nestas especialidades e não tem condição financeira de pagar”, explicou Dadá.