domingo, 26 de março de 2017

Currais Novos receberá projeto “Vila Cidadã” do Governo do RN na próxima quinta, 30


O Governo do Rio Grande do Norte através da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) realizará na próxima quinta-feira (30) com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, o projeto “Vila Cidadã”, que acontecerá a partir das 9h na Rua Tomás do O, bairro JK, e que oferecerá à população mais carente serviços essenciais como a confecção da carteira de identidade, de trabalho, CPF, entre outros serviços. 
O “Vila Cidadã” em Currais Novos contará com atendimentos e serviços de órgãos estaduais como a CODACI (Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão), com a expedição de 150 unidades do CPF e 300 do RG; DETRAN; CAERN; AGN com informações sobre o programa de Micro Crédito; SINE/PROART; PETI; CEASA; PROCON; EMATER; SAPE (Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca); SEMARH (Secretaria Estadual de Recursos Hídricos); SESAP (Secretaria de Estado de Saúde, com testes rápidos de HIV/SIFILIS, além de testes de glicemia e verificação de pressão); IDEMA; CEHAB (Orientação e informações sobre Programas Habitacionais); SPM (Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres); e Secretaria Estadual de Esportes.

I Oficina de TV em Currais Novos

Foram 7 meses observando e acompanhando esses meninos na I OFICINA PROFISSIONALIZANTE DE TV realizado pela PMCN, CMDCA, CDL, ACDF, Canal 57 e patrocinado pelo FIA. Mesmo não tendo nenhuma ligação formal com o curso, apenas o apoio logístico por ocorrer na sede da CDL, a gente acaba se envolvendo. Sob o comando da jornalista Denise Santos, hoje foi a ultima aula do curso e posso garantir que vi muitos deles extremamente tímidos 7 meses atrás, que mal falavam e que hoje saem mais desenvoltos, mais confiantes de si. Sobre o conteúdo especifico do curso, alguns assimilaram mais, outros menos, mas não podemos exigir que jovens numa faixa etária que ainda tem muito para decidirem, tenham decidido o futuro nesses 7 meses. Não! Foi uma experiência! Para todo mundo! Para alguns tenho certeza que foi a maior experiência que viveram em suas jovens vidas. Mesmo que alguns terminem o curso mais preparados para o mercado de TV. Pra mim, o que importa é que eles cresceram enquanto pequenos grandes jovens que são. Passaram a ser mais responsáveis, a cumprir horários, a estabelecer prioridades. A frequentar a escola com uma visão diferente. A saber que as escolhas da vida serão sempre várias. E que as consequências das escolhas serão de cada um deles. Assimilavam "carão" com mais maturidade que alguns marmanjos. E se orgulhavam com os os elogios. Nas aulas viam o mundo da TV, nos corredores eu via diversos mundos reunidos ali. Quantas conversas extra curso, quantos conselhos me pediram e principalmente quanto eu aprendi com cada história de vida desses pequenos. Alguns com histórias que eu, com mais de o dobro de idade não vivi. Hoje encerrou o clico de aulas (com um belo programa aliás), alguns desistiram, mas os que persistiram vão ter a esperada formatura com toda pompa que merecem. Mas acima de tudo o prazer e a honra de tê-los conhecidos ficara na lembrança e no coração! Valeu turminha!