sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Futebol Solidário reúne artistas e parlamentares neste sábado em prol de crianças cardiopatas em Natal

Reunindo artistas que participam do Carnatal, deputados federais e grandes craques do esporte como o maior jogador de futebol do mundo, Romário e os artistas Durval Lelys, Ricardo Chaves e Bell Marques, o projeto Futebol Solidário acontece com jogo no próximo sábado (5), às 12h, no Ocean Palace, em prol das crianças cardiopatas.
A partida vai arrecadar recursos para a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). A iniciativa é do deputado federal Fábio Faria (PSD) e conta com apoio da bancada federal.
“É um evento com o propósito de atrair doações para a Amico, que tem feito um belo trabalho no tratamento de crianças cardiopatas do Rio Grande do Norte, entidade conduzida com muita seriedade pelo Doutor Madson Vidal. Será um jogo de confraternização e um momento de todos nós abraçarmos essa causa”, afirma Fábio Faria.
A ação vai envolver toda sociedade e os amantes do esporte e da solidariedade em prol de uma grande causa, a solidariedade.
Para ter acesso ao jogo, os torcedores devem comprar a camiseta da Amico que custa R$ 30 e que está sendo vendida na sede da Amico que fica na Avenida Amintas Barros, nº 2935, Lagoa Nova. Durante o jogo, também haverá um stand da Amico recebendo doações financeiras para a associação. Toda a renda do jogo será revertida para Associação Amigos do Coração da Criança (Amico).

Ex-presidentes da Assembleia Legislativa serão homenageados em sessão solene

unnamed (13) 
Os deputados estaduais que foram presidentes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão homenageados em sessão solene no próximo dia 18 de dezembro. A homenagem faz parte das comemorações pela passagem dos 180 anos de fundação da Casa Legislativa no estado e vai contemplar 13 parlamentares e ex-parlamentares, às 9h, no plenário da Casa.

Enquanto os ex-presidentes receberão, cada, a Medalha do Mérito Legislativo, cinco personalidades da cultura potiguar também serão homenageados com a Medalha do Mérito Cultural.

A programação prevê ainda descerramento de placa alusiva ao período e ainda o lançamento do selo e carimbo postais comemorativos aos 180 anos da Casa, a serem emitidos pelos Correios em reconhecimento e homenagem aos trabalhos prestados pela Assembleia Legislativa em favor da sociedade e do Estado do Rio Grande do Norte.

A sessão marca também o início das apresentações, por músicos da Banda da Polícia Militar, para execução dos Hinos Nacional e do Rio Grande do Norte. A partir dessa solenidade, os instrumentistas passam a tocar os hinos durante todas as sessões solenes promovidas pela Casa.

Os 180 anos da Assembleia Legislativa foram lembrados ao longo do ano de 2015. Durante o período, a Casa desenvolveu campanhas publicitárias que lembraram o tema e apresentaram a evolução do Legislativo, além de reportagens especiais na Tv e Rádio Assembleia, aplicativo para telefone e ações que destacaram a data.

Homenageados

Ex-presidentes
José Vasconecelos da Rocha (13/01/1961-31/01/1961)
Ezequiel José Ferreira de Souza (1973-1975)
Alcimar Torquato de Almeida (1977-1979)
Luiz Antônio Vidal (1979-1981)
Carlos Augusto de Souza Rosado (1981-1983)
Antônio Willy Vale Saldanha (1985-1987)
Nelson Hermógenes de Medeiros Freire (1987-1989)
Vivaldo Silvino da Costa (1989-1991)
José Adécio Costa (1991-1993)
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes (1993-1995)
Leonardo Arruda Câmara (1995-1997)
Álvaro Costa Dias (1997-2003)
Robinson Mesquita de Faria (2003-2010)

Medalha do Mérito Cultural
Leonardo Nogueira, ex-deputado
João Medeiros Filho, padre
Candinha Bezerra, fotógrafa e produtora cultural
Leide Câmara, pesquisadora musical
João Batista Ferreira, maestro
 
Fonte: ALRN

Currais Novos mais inclusivo, benefícios para todos!

03 DE DEZEMBRO
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Josefa Moura, deu entrada na Câmara Municipal de Currais Novos num PROJETO DE LEI N°021/2015 que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de CADEIRAS DE RODAS nas repartições públicas municipais no âmbito de Currais Novos/ RN.
“É inadmissível que qualquer pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida deixe de ser atendida nos órgãos públicos; cumpre-nos o dever de facilitar o acesso e locomoção destes a todas repartições públicas em Currais Novos”.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.
Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Doação de uma Cadeira de Rodas da AFABB-RN


A Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no RN, através do Projeto "AFABB SOLIDÁRIA ANO IV". Agradecemos a pessoa de Jair Antunes de Lima e toda sua Diretoria por nos presentear com essa honrosa doação.

Ezequiel Ferreira é eleito pela imprensa o Parlamentar do Ano de 2015

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) como o Parlamentar do Ano de 2015. Ele foi escolhido com 28 votos dos 36 registrados.

“Estou no quarto mandato de deputado e essa é a primeira vez que sou eleito Parlamentear do Ano. Quero dividir esse reconhecimento com os assessores que fazem parte da nossa equipe e com todos os deputados que fizeram essa legislatura bater recordes em audiências públicas e projetos. Nesse ano de renovação quero agradecer a todos que fazem a cobertura jornalística da Casa, que está cada vez mais aberta ao povo”, comemorou o presidente da Assembleia.

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) obteve 3 votos, o deputado Galeno Torquato (PSD) 2 votos, Kelps Lima (SDD) e Gustavo Fernandes (PMDB) tiveram 1 voto cada. Foi registrado ainda um voto em branco. “Esse ano tivemos uma boa quantidade de votantes. Dos 45 aptos a votar, 36 compareceram e fizeram uma escolha justa, a de eleger o deputado Ezequiel Ferreira que tem feito um bom trabalho à frente da Assembleia e merece o reconhecimento”, disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado da Legislatura.

Ações parlamentares
O deputado Ezequiel Ferreira de Souza apresentou este ano 270 requerimentos, 30 Projetos de Lei e foi propositor de audiências públicas para discutir o combate à seca no Estado e encabeçou a luta pela adoção. O parlamentar é ainda o presidente do Comitê de Ações de Combate à Seca. “É difícil separar o mandato de presidente da Assembleia do mandato de deputado estadual e é isso que temos feito”, afirmou.

Ezequiel Ferreira diz que AL é destaque nacional com recordes de audiências públicas e projetos

 
Eleito pela imprensa o Parlamentar do Ano de 2015, hoje (2), o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, reforça a união dos parlamentares para a qualidade dos trabalhos desenvolvidas pela Casa Legislativa. O parlamentar defende que o Poder Legislativo tem se destacado no cenário nacional, uma vez que vem batendo recordes no número de audiências públicas.

“Estamos batendo recorde no número de projetos de lei, requerimentos, além de discutir todas as questões que afligem a população do Rio Grande do Norte, buscando e trazendo soluções. A Assembleia mostra toda a sua maturidade, engrandecimento e capilaridade”, destacou o presidente da ALRN.

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta quarta-feira (2), o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) como o Parlamentar do Ano de 2015. Ele foi escolhido com 28 votos dos 36 registrados.

Governo encaminha projeto de lei que prevê gratuidade nos transportes intermunicipais para deficientes

O Governador encaminhou um projeto de lei (PL) à Assembleia Legislativa que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para pessoas com deficiência, que comprovem que não têm condições financeiras para custear as passagens. De acordo com o PL serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que tiverem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e cuja deficiência as impeçam sua participação plena e efetiva na sociedade, se comparadas as pessoas ditas “normais”.

“O Estado tem por obrigação garantir que a igualdade de direitos se aproxime e seja efetiva para o maior número de pessoas, inclusive e principalmente, aquelas que possuem algum tipo de deficiência”, justificou Robinson Faria.

Prefeito nomeia Conselho Municipal de Habitação de Currais Novos

http://www.vlaudeyliberato.com/images/2015/12/Visita-constru%C3%A7%C3%A3o-casas-01.jpg
Pela Portaria Nº 2557, de 1º de dezembro de 2015, o prefeito Vilton Cunha nomeou o Conselho Municipal de Habitação, do Município de Currais Novos, composto pelos seguintes membros:

MEMBROS REPRESENTANTES DO GOVERNO:
Representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTHAS

Titular – Wilton Pinheiro de Araújo Júnior
Suplente – Marcione Eduarda de Lira

Representante do Gabinete

Titular – Chanklea Antônia Ribeiro Aragão
Suplente – Kyliane Kaline Calheiros Paiva Tenório

Representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos –SEMOSU

Titular – Arnaud Alves de Lima Seridó
Suplente – José Francisco Segundo

MEMBROS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL:

Representante da Câmara Municipal

Titular – Gilberto Eugênio de Barros Lins
Suplente – José Targino Dantas

Representante da Associação dos Moradores do Bairro Sílvio Bezerra de Melo –
AMBSBM.

Titular – Marlene de Souza
Suplente – Paulo Ivanês Dantas do Nascimento

Representante da Associação dos Moradores do Bairro Paizinho Maria
Titular – Reginaldo Francisco
Suplente – Francisco Canindé da Silva

O Conselho Municipal de Habitação tem como objetivo cooperar na formulação e na implantação da política habitacional do Município, nos termos da Lei n° 1.685 de 1º de julho de 2005.

Ezequiel recebe projeto para transporte gratuito à pessoa com deficiência





Na data em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (3), por encaminhamento da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), um Projeto de Lei que dispõe sobre a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para portadores de deficiência. O documento foi entregue pela secretária Julianne Faria em reunião na sede do Legislativo.

“Vamos dar a celeridade possível para fazer tramitar na Casa Legislativa essa matéria de cunho tão nobre e justo. A categoria conta com o apoio da Assembleia Legislativa e com a sensibilidade dos seus vinte e quatro deputados. Estamos de mãos dadas com o Governo do Estado em favor dessa causa”, disse Ezequiel, ressaltando também a necessidade investimentos em acessibilidade.

O projeto de lei busca assegurar o benefício aos portadores de deficiência com baixa renda e que não possuem meios de prover a própria manutenção ou de serem providos por sua família. “É um sonho de vinte anos que hoje começa a se tornar real”, comemorou Décio Gomes, presidente da Federação Norte-riograndense de Entidade de Deficiente (FENADE).

Na ocasião, Julianne disse que as ações em favor do deficiente foram esquecidas pelos gestores nos últimos anos e que está sendo retomada pelo Governo do Estado. “Esse é um momento de recomeço. A SETHAS se propõe a oferecer o suporte necessário ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência”, declarou.

Também presente na reunião, o deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) enalteceu a importância do projeto de lei para a classe. “É uma conquista que resulta da luta e do empenho da categoria. É a prova que a sociedade, quando unida em favor de uma causa, é capaz de colaborar com o Poder Público na construção de novos caminhos”, falou.

O encontro foi acompanhado por representantes de diversas entidades voltadas à pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte.
 
Fonte: ALRN