sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vilton viaja a Brasília próxima semana

Após a reunião com o secretário da SEMARH, o prefeito Vilton Cunha falou à imprensa currais-novense sobre as reivindicações e projetos que apresentará em Brasília na próxima semana.
No Ministério do Turismo, Vilton apresentará ao ministro Henrique Alves o projeto da estrada Currais Novos – Frei Martinho/PB, com a justificativa de interesses econômicos e turísticos; ao Ministério da Integração, o prefeito de Currais Novos pedirá mais recursos para obras e ações que melhorem o abastecimento da cidade; em outros ministérios e coordenadorias, Vilton pedirá a liberação de recursos para a ampliação do abatedouro público (R$700 mil), Centro Turístico “Pedra do Cruzeiro”, conclusão de creches, Feira Livre, pavimentação de ruas, implantação da UPA 24 horas, entre outros assuntos. Durante este período o prefeito participará da “XVIII Marcha dos Prefeitos”, que tem como um dos objetivos apresentar reivindicações e discutir soluções para a crise financeira que prejudica os municípios brasileiros.
Fionte:ASSECOM

Prefeito pede ao titular da SEMARH urgência nas soluções para abastecimento de Currais Novos

Vilton Cunha se reúne com secretário da SEMARH e pede urgência e soluções para abastecimento de Currais Novos
A discussão de soluções urgentes para a melhoria no abastecimento de Currais Novos foi tema de reunião entre o prefeito Vilton Cunha e o secretário estadual de meio ambiente e recursos Hídricos, Mairton França, na manhã desta sexta-feira (22) no Gabinete Municipal, reunião que contou com a presença da imprensa local e de assessores da SEMARH. Vilton pediu urgência e medidas concretas para amenizar o problema no abastecimento do município, ocasionado pela gravíssima estiagem. “Apresentei algumas medidas e ações que o Governo junto aos órgãos competentes podem tomar para nos ajudar, e tenho certeza que a visita do secretário sinaliza uma resposta positiva para nossos pedidos”, disse Vilton. O secretário da SEMARH apresentou três possíveis soluções que já estão em estudo e devem ter seus diagnósticos apresentados em breve: estudo da qualidade da água e vazão de 27 poços localizados próximo à adutora Acari – Currais Novos; sondagem do aluvião do Gargalheiras; e a ampliação da captação de água para a adutora Serra de Sant’Ana. “O plano estratégico do governo para todo o estado é a perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas, recuperação de dessalinizadores, e a extensão do programa operação pipa para as zonas urbanas”, disse Mairton. De acordo com a SEMARH o nível da barragem “Armando Ribeiro Gonçalves”, principal reservatório do Rio Grande do Norte, está entre 29% e 30% de sua capacidade total, abastecendo toda a região oeste, médio oeste e a serra de Sant’Ana.
Vilton Cunha pediu ao secretário Mairton França um estudo da viabilidade de interligação entre a adutora de engate rápido Currais Novos/Acari com a adutora Serra de Sant’Ana no trecho de Florânia, como também a construção de um ponto na adutora para o abastecimento de carros pipa, o que facilitaria o deslocamento dos veículos que hoje são abastecidos em Macaíba. Mairton afirmou que a SEMARH e CAERN já estão realizando estudos para apresentarem a viabilidade das soluções apresentadas.
Fonte:ASSECOM

Sesc RN realiza Dia do Desafio em três cidades potiguares

Na próxima quarta-feira (27/05), acontece no Brasil e simultaneamente em mais de 23 países ao redor do mundo a 21ª edição do Dia do Desafio, evento que pretende estimular a prática de exercícios. No Rio Grande do Norte, o projeto está na 4ª edição, e será realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) em Caicó, Currais Novos e Mossoró. A programação gratuita acontece nos três turnos em vários locais das cidades, e conta com diversas atividades físicas.
O Dia do Desafio promove competições saudáveis entre cidades. Este ano, Caicó competirá com Aquiraz (CE), Currais Novos com La Unión (El Salvador) e Mossoró com Barinas (Venezuela). Ano passado, Caicó, veterana na competição, foi tricampeã, mobilizando mais de 70% da população. Mossoró, que participou pela 1ª vez do projeto, venceu sua rival com uma margem de quase 55%. Já Currais Novos, embora não tenha ganhado, fez bonito e movimentou 81,22% de sua população.

Em parceria com o SENAC, Prefeitura inaugurará “Carreta da Beleza” no próximo dia 28



Mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Currais Novos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irá qualificar 60 pessoas através dos cursos oferecidos pela “Carreta da Beleza”, estrutura que será inaugurada na próxima quinta-feira (28) na Praça Tetê Salustino. Todos os alunos inscritos no ACESSUAS nos cursos de depilação, unha e cabelo, estarão a partir das 8h na carreta para conhecer os instrutores e a dinâmica das aulas, que acontecerão durante três meses.
De acordo com o coordenador do programa municipal de qualificação profissional, Gérson Júnior, “as carretas e os cursos ofertados tem o intuito de qualificar e capacitar mão de obra em Currais Novos e fortalecer a economia local”. “Esta é mais uma parceria de sucesso com o SENAC e Prefeitura que tem o objetivo de qualificar e capacitar a população em diversas áreas”, disse.
Fonte:ASSECOM

Incerteza quanto as chuvas é muito preocupante

DSC06168O secretário Mairton França chegou a Currais Novos com uma preocupação adicional, a incerteza sobre inverno em 2016.
Medidas
Emergencialmente o secretário anunciou que serão perfurados poços e recuperados poços de uma mineração, para injetar na adutora;
Perfuração de poços no aluvião do Gargalheiras;
Ampliação da captação da água da Adutora Serra de Santana, para abastecer carros pipa.
Adiantou que o governo do estado fará investimentos também na aquisição e dessalinizadores.
Armando Ribeiro
O secretário Mairton França demonstrou preocupação com a água existente na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, hoje em torno de 30% da sua capacidade.
Aquele reservatório abastece o Oeste, Serra de Santana, indo até a região de Riachuelo.
Dificuldades
O titular da SEMARH salientou a escassez dos recursos, levando-se em conta também a grave crise econômica que o país atravessa.

Secretário de SEMARH fala a imprensa de Currais Novos

DSC06169
O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, encontra-se na manhã desta sexta-feira, reunido com o prefeito Vilton Cunha e a imprensa, anunciando as medidas que serão tomadas quanto ao abastecimento d’água de Currais Novos.