quinta-feira, 5 de abril de 2012

Atleta paralímpica japonesa posa nua para poder treinar

Maya Nakanishi resolveu tirar a roupa a fim de arrecadar dinheiro para o seu treinamento visando aos Jogos Paralímpicos de Londres deste ano. Só que a iniciativa rendeu à atleta japonesa várias críticas. Segundo ela, algumas pessoas disseram que a atleta “havia humilhado deficientes” com o ensaio, ao expor a deficiência dessa maneira. Na web a atleta também foi criticada pela forma como correu atrás de patrocínio.
Atleta paralímpica japonesa posa nua para poder treinar
A nipônica de 26 anos, que compete em provas de velocidade no atletismo, treina nos EUA. Ela contou que chegou a dormir no carro por não ter dinheiro para um dormitório adequado. Maya perdeu parte da perna direita em um acidente de trabalho no Japão.
Atleta paralímpica japonesa posa nua para poder treinar
Então veio a ideia do calendário…
“Quero transmitir a ideia de que prótese é algo bonito e não é motivo de vergonha”, disse a atleta à imprensa japonesa ao divulgar o trabalho.
Atleta paralímpica japonesa posa nua para poder treinar

Aprovada aposentadoria especial para pessoas com deficiência


A Câmara do Deputados aprovou um projeto muito importante relativo a aposentadoria dos portadores de deficiência que trabalham com carteira assinada. Agora o projeto se encaminha para o Senado e se aprovado ainda dependerá de aprovação do Presidente da República, mas a primeira barreira já foi ultrapassada.
O projeto reduz o tempo de contribuição  e a idade limite para que os portadores de deficiência possam se aposentar. A redução da idade limite é de 5 anos, com isso os homens passariam a se aposentar com 60 anos e as mulheres com 55 anos respeitando o limite mínimo de 15 anos de contribuição.
Já a redução do tempo de contribuição depende do grau de deficiência, que será medido por uma perícia do INSS (Instituto de Seguridade Social). A contribuição, hoje, de um trabalhador é de 35 anos para os homens e de 30 para as mulheres, servindo para todos os trabalhadores. Com a nova lei, o deficiente com grau leve teria uma redução de 5 anos ao prazo normal (contribuiria 30 anos), com grau moderado a redução passa a ser de 8 anos (contribuiria 27 anos)e os que tem deficiência grave teriam redução de 10 anos (contribuindo 25 anos).
São beneficiadas, pelo texto, pessoas que tenham deficiência que apresente restrição física, mental, auditiva, intelectual, sensorial, visual ou múltipla e que restrinja a capacidade funcional. Um regulamento seria feito posteriormente pelo Executivo para definir qual grau de limitação levará à qualificação da deficiência como leve, moderada ou grave.
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTENão deixe de assinar ao abaixo assinado para acelerar o processo no senado, para isso clique aqui e saiba mais.
ATUALIZAÇÃO (21/03/12): O PLC 40/2010 foi aprovado pela CAE no senado federal – Veja mais no link – PLC 40/2010 – Aposentadoria especial é aprovada em comissão do senado 

Ingressos para deficientes na Copa do Mundo de 2014 estão ameaçados

É interessante perceber como nossos políticos utilizam-se do português para se esquivarem da responsabilidade e dos compromissos firmados com a sociedade. Durante muito tempo ficou-se negociando a gratuidade dosingressos para os deficientes físicos e idosos na Copa do Mundoe a Fifa se manteve sempre contra alegislação brasileira, inclusive ameaçando a realização do evento por aqui, mas o governo ficou firme e a legislação, que fala da gratuidade, vai ser cumprida, ou não.

Veja a matéria que foi publicada no Diário do Grande ABC e tire suas próprias conclusões sobre o que o governo está aprontando para os deficientes na Copa do Mundo.

Apesar da promessa feita durante a negociação, o texto aprovado em plenário não garante condições diferenciadas para a aquisição de ingressos por pessoas com deficiência. A redação escolhida afirma que a Fifa e os entes federados “poderão celebrar” acordos para viabilizar o acesso e a venda de ingressos para este público reservando pelo menos 1% dos bilhetes.

A escolha pelo verbo “poderão” não atendeu o acordado entre o deputado Rui Carneiro (PSDB-PB) e o relator, Vicente Cândido (PT-SP). O tucano é o autor da emenda que deu origem a essa reserva de ingressos. “Mudaram o combinado. Foi má-fé. Na minha emenda o verbo era celebrarão”. O tucano afirmou que vai pedir a seus correligionários no Senado que tentem alterar o texto.

O relator confirmou que por um erro na redação o texto não obriga a celebração destes acordos. Ele ressaltou, porém, que a Fifa já se comprometeu a dar bilhetes para as pessoas com deficiência. Cândido disse que pedirá à entidade que explicite por escrito este compromisso. “Ninguém vai brincar com isso. Podemos pegar com a Fifa um compromisso por escrito”. O petista disse não ser o ideal alterar a redação no Senado porque isso obrigaria o texto a voltar para a Câmara.