segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Assembleia homenageia potiguares que participaram das Paralimpíadas

A Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira (17) os potiguares que participaram dos jogos paralímpicos de 2016, em setembro, no Rio de Janeiro. A solenidade foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e reuniu parlamentares, representantes de entidades esportivas ligadas à pessoa com deficiência e familiares dos paratletas homenageados.
“Temos aqui representantes com as mais variadas deficiências. Mas nada disso tem sido capaz de detê-los. Hoje o sentimento, não somente meu, como certamente de todos os Norte-riograndenses, é de gratidão e orgulho”, disse Cristiane.
Nas Paralimpíadas 2016, o Rio Grande do Norte foi o terceiro Estado que mais conquistou medalhas para a delegação brasileira. Ao todo, o RN conquistou nove medalhas, sendo seis delas por meio de atletas que iniciaram no esporte em terras potiguares.
Durante a solenidade, Cristiane Dantas destacou a necessidade de maior apoio do Poder Público aos paratletas. “Homenagear a todos é pouco diante de todo esforço que fazem para chegar a uma Paralimpíada, enfrentando a falta de incentivos e patrocínio. É preciso mais reconhecimento e investimento para que não seja mais necessário que nossos melhores atletas deixem o Rio Grande do Norte em busca de apoio na carreira”, observou.
Em nome dos treze homenageados, o paratleta Adriano Gomes agradeceu a honraria e também cobrou maior atenção do poder público com os atletas. “O RN sempre foi um celeiro de atletas palímpicos. As pessoas com deficiência são capazes, desde que lhes sejam dadas oportunidades. E é isso que o esporte faz. O esporte palímpico precisa ser valorizado. O meu objetivo foi cumprido, mas espero que os atletas que estão iniciando não sejam esquecidos”, declarou o nadador.
Na oportunidade, a deputada Márcia Maia (PSDB), autora do projeto Bolsa Atleta, fez um novo apelo ao Governo do Estado solicitando a regulamentação da proposta. O deputado Hermano Morais (PMDB) e o vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PCdoB) também acompanharam a sessão e parabenizaram os homenageados pela participação nos jogos.
Além dos paratletas, a solenidade homenageou os integrantes da delegação médica que acompanhou os potiguares nas Paralimpíadas, comandada pelo médico Roberto Vital. “Os bons resultados alcançados nos jogos paralímpicos de 2016 são fruto de um longo planejamento. Agradecemos a homenagem oferecida pela Casa e lembro que é importante fomentar o esporte para que nossa delegação de paratletas não encolha”, falou Vital.
Paratletas homenageados
Abner Nascimento de Oliveira - Judô
Adriano Gomes de Lima - Natação
Ana Raquel M. Batista Lins - Triatlo
Arthur Cavalcante da Silva - Judô
Clodoaldo F. da Silva Correa - Natação
Cecilia kethlen Jerônimo de Araújo - Natação
Edenia Nogueira Garcia - Natação
Halyson Oliveira Boto - Judô
Joana Maria J. da Silva N. Euzébio - Natação
Rildene Fonseca Firmino - Natação
Romário Diego Marques - GoallBall
Thalita Vitória S. da Silva - Atletismo
Terezinha Mulato dos Santos – Halterofilismo

Juiz lança livro sobre o Fundo da Infância e Adolescência, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente

O juiz de Direito da Criança e do Adolescente, Marcus Vinícius Pereira Júnior, lança no próximo dia 21 de outubro, na Escola de Magistratura do RN (Esmarn), a partir das 18h, o livro “Fundo da Infância e Adolescência (FIA) – Aspectos Teóricos e Práticos: Da Implementação à Execução (Uma alternativa à redução da maioridade penal), no qual defende que a implementação efetiva de políticas públicas – há anos previstas em Lei – para a juventude é uma via de acesso para a diminuição não só dos índices de violência, como também para a garantia dos direitos da infância e adolescência. Numa visão humanista, através de uma leitura acessível, o juiz – que também é professor doutor no curso de Direito na UFRN – traça caminhos viáveis e práticos para a efetivação do FIA e conclama a participação popular e dos políticos para que se juntem e olhem para a problemática dos jovens brasileiros com responsabilidade e compromisso.
Marcus Vinícius é um dos maiores defensores dos direitos da criança e adolescência do Estado. Sua atuação em Nísia Floresta, por exemplo, foi notória ao inocular naquela população a vontade e a força de participar nas decisões sobre a destinação do orçamento público para ações que pudessem garantir mais saúde, educação, lazer para os pequenos.
Atualmente atua na Comarca de Currais Novos.
Ele também é autor do livro “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” (Editora Forense – RJ) e já escreveu diversos artigos em revistas e livros acerca do tema e se garante também na feitura de cordéis.
A Esmarn fica na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto – 1000, em Candelária/Natal

Parabéns Currais Novos!