sexta-feira, 15 de março de 2013

4º Fórum do Turismo do RN debate interiorização e investimentos para o setor

14 de março de 2013 — Estadual

Fórum Turismo 04 Fórum Turismo 01 Fórum Turismo 08 Gestores de turismo das principais regiões do Estado participaram nesta quarta-feira, 13, do 4º Fórum de Turismo do RN, que aconteceu no Centro de Convenções de Natal, reunindo alguns prefeitos e autoridades do setor como o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz. “Políticas Públicas no Turismo: roteirização e regionalização” foi o tema do debate entre os prefeitos que representam os polos turísticos do RN: Vilton Cunha (Currais Novos, polo Seridó), Fernanda Costa (Santa Cruz, polo Agreste/Trairi) e Klauss Rego (Extremoz, polo Costa das Dunas). “O turismo é uma indústria nova e que vem dando bons resultados no Brasil, sendo o motivador do desenvolvimento de outras indústrias”, disse Vinícius, que apontou um crescimento de 9% no turismo brasileiro para os próximos anos.

O Secretário Estadual de Turismo, Renato Fernandes, mediou o debate e afirmou que “o RN precisa consolidar novos roteiros turísticos, como São Miguel do Gostoso e as cidades serranas”. A diversificação do turismo no interior foi defendida pelos prefeitos. “Os municípios precisam de planejamento”, disse Fernanda Costa, de Santa Cruz. “Precisamos sair do discurso do turismo de Sol e Mar, o turismo precisa ser interiorizado”, disse Vilton Cunha, que apresentou as potencialidades turísticas de Currais Novos e de algumas cidades circunvizinhas. “As manifestações tipicamente nordestinas, como as festas de padroeiro e o São João, são fortes na nossa região, e a gastronomia do Seridó é reconhecida em todo o país”, finalizou.

O Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Celso Cruz, também participou do Fórum. “Estamos apresentando alguns projetos que serão de grande importância para o desenvolvimento de Currais Novos, como o complexo religioso da Pedra do Navio/Cruzeiro”, disse. Estudantes de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Currais Novos, participaram do encontro e avaliaram o evento como “de grande importância para o planejamento de novas políticas voltadas para o desenvolvimento do turismo do RN”, ressaltou a aluna Ayane Eloyse.

Fonte: ASSECOM