O Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, participou nesta sexta-feira (17) na Escola de Governo em Natal, do Encontro Estadual do “Programa Água Doce”, que tem como objetivo levar água de boa qualidade para o consumo humano através de sistemas de dessalinização. Acompanharam o prefeito no encontro, representantes das comunidades rurais de São Rafael e Namorados, que foram contempladas com sistemas de dessalinização de água. Em conversa com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Ivan Jr, o Prefeito Odon Jr solicitou mais ações para Currais Novos, e agendou uma reunião para apresentar uma pauta de reinvindicações ao Governo do Estado.
sábado, 18 de março de 2017
Próxima Roda de Estudos da Lei Brasileira de Inclusão será no dia 20 de março
A Diretoria de Políticas e Ações Inclusiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realiza no próximo dia 20, às 13h30, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), a XVI Roda de Estudos – Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
O tema abordado será “A Lei Brasileira de Inclusão: Modos de Saber e de Fazer na Perspectiva das Instituições Locais”.
O cronograma da Roda de Estudos está organizado em quatro fases, compreendendo quatro semestres de estudos da LBI, sob a coordenação da professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, PhD em Educação, e o advogado e mestrando Dr. Vicente Celeste Oliveira Júnior.
Iniciada, em sua primeira fase em agosto de 2015 irá até o primeiro semestre de 2017. A organização da iniciativa reforça que a vocação do projeto está na soma de esforços de todos os profissionais das instituições envolvidas que, somando com os profissionais da UERN, acrescentam reflexões e aprofundam o estudo.
A LBI é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. “A Lei Brasileira de Inclusão tem como base a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008” e se constitui em um grande avanço para o cumprimento da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência”, explica a professora Ana Lúcia Aguiar.
– O que foi iniciado pela DAIN: Roda de Estudos – Lei Brasileira de Inclusão (LBI)
OBJETIVO: Estudar, discutir, refletir o que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para a soma de esforços com vistas à promoção de ações que consolidem a condição de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Parcerias:
1. O Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV)
2.O Centro Estadual de Formação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS)
3. Associação do Deficiente Visual de Mossoró (ADVM)
4. Coordenação de Ações Afirmativas Diversidade e Inclusão/UFERSA
5. Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró ADVM
6.Colégio Diocesano Santa Luzia – CDSL
7.Associação de Surdos de Mossoró –ASMO
8.Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Mossoró
9.Centro Regional de Educação Especial de Mossoró – CREE-MOS
10. Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Mossoró (CMDPDM)
11.Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFRN/Mossoró
12.Conselho Tutelar de Mossoró-RN
13.Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE/UFRN
14 Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) -Subseção/Mossoró
15 Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio
16. Penitenciária Federal/Mossoró
17. Colégio Mather Chriti
Fonte: Portal da URNE
Fonte: Portal da URNE
Escola da Assembleia inicia ano letivo para Pós-graduações na próxima semana
Os 150 alunos matriculados nos cursos de Pós-graduações oferecidos gratuitamente pela Escola da Assembleia voltam às aulas nos próximos dias 20 e 21 de março. Na próxima segunda-feira (20), serão retomadas as turmas de “Gestão Eficaz no Serviço Público”, “Gestão Pública” e “Poder Legislativo e Políticas Públicas”. No dia seguinte, terça-feira, voltam os cursos de “Direito Público”, “Gestão de Pessoa no Serviço Público” e “Gestão e Planejamento Financeiro no Serviço Público”. As aulas acontecem das 18h às 21h40min.
“Percebemos que o caminho para elevar o nível dos serviços prestados à sociedade percorre a qualificação. A Escola da Assembleia é ferramenta fundamental neste processo a cada semestre letivo. Com a ampliação de competências e formação de nossos servidores, além da comunidade, em atividades vinculadas ao processo legislativo, retornaremos uma melhor prestação de serviço para o povo potiguar”, explica Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, justificando porque a Educação é um dos pilares do planejamento estratégico da atual gestão.
A Escola da Assembleia tem focado na melhoria da formação continuada dos servidores da Casa Legislativa Estadual e das casas legislativas municipais, que detêm convênios de parceria com a instituição. O diretor geral da instituição legislativa reforça a missão da Escola. “A melhor forma de garantir um serviço público de qualidade à população é capacitando aqueles que prestam os serviços. A Escola da Assembleia atua alinhada ao Conselho Estadual de Educação, em busca da excelência nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu”, destaca Carlos Russo,
Além dos cursos já em andamento, a Escola também inicia na próxima semana a nova turma de especialização em Direito Público. As aulas acontecem às terças e quintas, das 20h às 21h40min, na sede da Escola da Assembleia, situada na Rua Açu, 426, Tirol. Telefone (84) 3232-1001.
Assinar:
Postagens (Atom)