sábado, 23 de maio de 2015

Histórias dos atletas paralímpicos brasileiros serão exibidas nos cinemas

Parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com rede de cinemas proporcionará a exibição de vídeos que mostram a superação dos esportistas

Os grandes atores vão dividir o espaço na tela dos cinemas com os atletas paralímpicos a partir deste mês, e antes de curtirem os filmes, as pessoas vão poder se emocionar com as histórias de superação desses esportistas. Isso graças a uma parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o Grupo Kinoplex, que exibirá os vídeos dos atletas em todas as suas salas durante os trailers a partir do próximo dia 28.

– Essa foi uma ideia que surgiu dentro do comitê. O Kinoplex tem um alcance de cerca de 20 milhões de pessoas por ano. Então levar em filmes essas conquistas do movimento paralímpico brasileiro para tanta gente que às veze não conhece é uma iniciativa sensacional. A ideia é que com a proximidade dos Jogos paralímpicos mais pessoas queiram ver, mas pessoas conheçam – explicou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, em evento realizado nesta quinta-feira no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Além de divulgar o movimento paralímpico, a campanha intitulada #MudeoImpossível tem como objetivo incentivar as pessoas com deficiência a praticar alguma atividade física e até mesmo se tornar um atleta. Parsons espera ainda que o projeto traga mais fãs para o esporte paralímpico, visando a venda de ingressos para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

– Não tenho dúvida que essa parceria vai despertar em muita gente que tem deficiência o desejo de se tornar atleta paralímpico ou de fazer atividade física, o que já vai ser algo importante. A ideia é que a gente aumente a nossa base de atletas e também a nossa base de fãs. Ano que vem nós temos metas ambiciosas para a venda de ingressos para a Paralímpiada de 2016. Nosso objetivo é vender 3 milhões de ingressos. Então, sem dúvida nenhuma contar essas histórias para um público que talvez não conheça vai ter um impacto nisso – disse o mandatário do CTB.

Verônica Hipólito e Daniel Dias são esperanças do Brasil em 2016 (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

Maior medalhista de ouro em Jogos Paralímpicos, o nadador Daniel Dias vibra com a chance de divulgar os trabalhos dos atletas brasileiros. Para ele, isso pode inspirar outros futuros campeões no esporte paralímpico.

– O esporte paralímpico tem crescido a cada ano e isso mostra a importância que está tendo no Brasil. É importante a gente divulgar isso. O Brasil é muito grande, e existem muitos atletas campeões que estão escondidos. Então é uma grande oportunidade de a gente divulgar, a pessoa vir a conhecer o esporte e quem sabe começar a praticar algum esporte – ressalta o nadador.

Verônica Hipólito, campeã mundial de atletismo, espera que os vídeos sirvam de exemplos para as pessoas superarem suas adversidades.

– A campanha tem dois pontos muito importantes: a primeira que é a divulgação do esporte paralímpico, para que as pessoas conheçam nosso potencial, e a segunda é que as pessoas que forem ver os filmes têm a chance de saírem de lá e falar ‘eu posso dar o meu melhor’, ‘eu posso tentar, eu posso mudar o meu impossível’ – afirmou a vencedora dos 200m.

Na campanha, cerca de 200 salas de cinema da rede Kinoplex exibirão as histórias vitoriosas de Daniel Dias (natação), Verônica Hipólito (atletismo), Terezinha Guilhermina (atletismo), Ricardo Alves (futebol de 5), Márcia Menezes (halterofilismo), Maciel Santos (bocha), Jovane Guissone (esgrima), Joana Neves (natação), Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Fernando Fernandes (canoagem).

Veja o vídeo da campanha #MudeoImpossível:
Fonte: NDonline

IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O vereador Odon participou na manhã da quarta-feira (20) da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na ocasião tivemos a palestra de Ivênio Hermes, Secretário do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do RN, que está na foto.

Na ocasião Odon prestou contas da sua luta e mostrou a Lei Municipal 1.965 de 03 de Maio de 2011 de nossa autoria que assegura o acesso gratuito as pessoas com deficiência nos eventos socioculturais de Currais Novos em espaços públicos e privados e que está sendo cumprida. Também falou da Lei Municipal 1.967 de 23 de Maio de 2011 que cria o Selo "Empresa Amiga e Instituição Amiga da Pessoa com Deficiência" com vistas a incentivar que as organizações garantam acessibilidade, empregabilidade e prioridade no atendimento as pessoas com deficiência e que vem sendo discutida pela Prefeitura sua aplicação.

Odon Jr informou que já está na conta da Prefeitura 100 mil reais do Governo Federal para equipagem e estruturação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Currais Novos e para capacitação de conselheiros do Seridó nessa área através de uma luta do mandato de vereador.
Na parte da tarde serão escolhidos os delegados da sociedade civil e do governo que participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que vai ocorrer em Setembro de 2015.







Marca cria bonecas com deficiências físicas para promover a inclusão

Como ensinar crianças a aceitarem a tentarem entender deficiências físicas e marcas de nascença quando a maioria das bonecas, brinquedos e desenhos animados não mostra isso em seus personagens? Instigada por uma campanha na internet, a marca britânica Makies, que vende bonecas feitas em impressora 3D, anunciou uma série de acessórios como bengalas, aparelhos auditivos, óculos e marcas, que podem ser adquiridos com a boneca ou separadamente.

Após o anúncio, a marca recebeu diversas solicitações de acessórios, como uma cadeira de rodas, o próximo item a ser lançado. A campanha #ToyLikeMe ganhou grande repercussão nas redes sociais, com pais pedindo mais diversidade nos brinquedos e bonecas. Afinal, como a gente bem sabe, a diversidade das pessoas vai muito além do corpo branco e perfeito das Barbies.

Confira os acessórios criados:

Fonte: Hypeness

Governo do Estado emite licença para instalação de teleférico na cidade


Santa Cruz vem sendo um dos municípios do Nordeste mais beneficiados no segmento de turismo religioso.

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), emitiu hoje a licença de instalação do teleférico da cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. O documento que libera a construção do equipamento foi assinado hoje à tarde pelo diretor do órgão, Rondinelle Oliveira.

“No dia de Santa Rita de Cássia, estamos emitindo uma licença importante para toda a região do Trairi”, destacou Rondinelle. O governador Robinson Faria afirmou que o teleférico agregará mais valor ao complexo turístico da cidade, valorizando o turismo religioso e regional. “O teleférico Santa Cruz irá fortalecer o turismo, o comércio e gerar emprego e renda para a região”.

O teleférico levará, através de bondinhos, os visitantes ao Alto de Santa Rita, onde se localiza o complexo turístico religioso de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. A estátua da santa é considerada a maior imagem católica do planeta e o complexo recebe aproximadamente 540 mil pessoas por ano. Com a instalação, esse número deverá aumentar e incrementar ainda mais a economia do município e da região do Trairi.

O projeto prevê um teleférico com 830 metros de extensão, sete torres de sustentação e retenção e será composto por duas estações, Estação Motriz – no Alto de Santa Rita – e Estação Retorno – na Igreja Matriz. Santa Cruz será uma das poucas cidades do país a ter um teleférico, o que deverá projetar o destino nacionalmente. A obra está orçada em R$ 14.432.588,73.

A licença emitida hoje pelo IDEMA foi solicitada pela Prefeitura de Santa Cruz e tem o prazo de validade de 4 anos.

Energia alternativa poderá receber incentivo no RN


No município de Currais Novos já existe investimentos para instalação de equipamentos para gerar energia solar.

O deputado estadual Souza apresentou projeto de lei instituindo a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento das energias Eólica e Solar. A matéria começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A iniciativa é para fomentar a utilização racional e eficiente de energia alternativa.
O parlamentar afirmou que “estudos indicam que o Rio Grande do Norte tem um enorme potencial de energias eólica e solar não aproveitado”. E complementa: “Ocorre que o principal entrave ao seu crescimento é, sem dúvidas, a falta de políticas públicas”. Ele lembrou que “embora a competência originária para legislar, sobre a matéria que diz respeito à energia e sua exploração seja da União, o estado tem a competência material para agir a fim de incentivar e patrocinar políticas de desenvolvimento energético, desde que em consonância com as diretrizes gerais da legislação federal”.
Um dos objetivos do projeto é estimular, como forma de diminuir o consumo das diferentes fontes de energia, os investimentos e a implantação dos sistemas eólico e solar.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Vilton quer interligação da adutora de Currais Novos a da Serra de Santana

Na reunião ontem com o titular da SEMARH, o prefeito Vilton Cunha pediu ao secretário Mairton França um estudo da viabilidade de interligação entre a adutora de engate rápido Currais Novos/Acari com a adutora Serra de Sant’Ana no trecho de Florânia, como também a construção de um ponto na adutora para o abastecimento de carros pipa, o que facilitaria o deslocamento dos veículos que hoje são abastecidos em Macaíba.
Mairton afirmou que a SEMARH e CAERN já estão realizando estudos para apresentarem a viabilidade das soluções.

TV Assembleia lança nova grade de programação na próxima terça-feira

Dentro das comemorações dos 180 anos celebrados este ano, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte apresenta a nova programação da TV Assembleia na próxima terça-feira (26), a partir das 19h, no auditório da Casa. A nova grade da emissora, que faz parte da política de modernização da gestão e transparência do presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), contará com novos programas e buscará mais interatividade com os telespectadores.
Terceira emissora legislativa estadual a entrar em operação no País, a TV Assembleia RN ampliará sua programação, com estreia marcada para 1º de junho. Ao todo, dez novas produções serão oferecidas em áreas como esportes, entrevistas, música, memórias do estado e atuação parlamentar.
“Estamos fazendo um amplo esforço, com apoio do presidente Ezequiel Ferreira, da Mesa Diretora da Assembleia e direção da Fundação Djalma Marinho, para melhorar e aperfeiçoar a emissora em vários aspectos, incluindo o tecnológico e operacional. Quem sai ganhando é o cidadão potiguar, que contará com uma emissora cada vez mais presente, atuante e informativa”, disse o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni.
Durante o coquetel de lançamento da nova programação, a Assembleia também fará homenagens a ex-presidentes da Casa, ex-diretores e funcionários da emissora, além de e ex-secretários gerais da Fundação Djalma Marinho, à qual a TV está vinculada.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Governo prorroga vacinação contra a gripe até 5 de junho em todo o país

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho em todo o país. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde hoje (22), data inicialmente prevista para o encerramento da campanha. Até o momento, 46,2% do público-alvo foi imunizado. O prolongamento tem como meta alcançar o índice de 80% de imunização.
O último balanço do ministério indica que, entre os grupos prioritários, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) registram, até o momento, a maior cobertura (62,5%), seguidas pelos idosos (52%), pelas crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos (45,1%); pelas gestantes (42,3%) e pelos trabalhadores da saúde (39,5%).

Governo Rio Grande do promove mais 137 militares do Corpo de Bombeiros e da PM


11271707_794821990637258_311994294_o

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da secretaria estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), promoveu nesta sexta-feira (22), mais 137 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do RN à graduações superiores.

Ao todo foram 109 da Polícia Militar e 28 do Corpo de Bombeiros Militar. O Poder Executivo Estadual tem como expectativa a promoção de pelo menos 1.870 praças da Polícia Militar do RN e do Corpo de Bombeiros Militar do RN, neste ano.

No dia 14 deste mês, o Governo do Estado já havia promovido 1.083 militares. Para o mês de agosto está prevista ainda a promoção de 465 militares e em dezembro de mais 173.

Ministério Público recorre ao Supremo para suspender concurso da PF pela segunda vez

20150521153846726849u
O concurso com 660 vagas para agente da Polícia Federal está na mira do Ministério Público Federal novamente. Não contente com a decisão do TRF da 1ª Região, que em novembro derrubou a liminar de suspensão do edital sem determinar melhores condições de participação para deficientes no concurso, o MPF recorreu ao Supremo para reverter a situação. O pedido pede nova suspensão até que as adaptações no edital sejam feitas. O caso aguarda análise do ministro Ricardo Lewandowski.

A seleção foi suspensa no final de outubro, após a 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG ter acolhido ação proposta pelo ministério, solicitando que o exame de aptidão física e o curso de formação fossem adaptados aos candidatos deficientes, que a avaliação da compatibilidade das deficiências apresentadas pelo candidato com as atribuições do cargo sejam feita durante o estágio probatório, e que não seja motivo de exclusão imediata do candidato a confirmação de qualquer das condições clínicas, sinais ou sintomas previstos no edital como causa de incapacidade e inaptidão para o exercício de sua função.

Na ocasião, a Advocacia-Geral da União (AGU) alegou que os motivos da suspensão contrariavam julgamento do próprio STF e afrontava o princípio da isonomia. Os procuradores destacaram, ainda, que o edital assegurava o acesso da pessoa com deficiência ao concurso, porém não poderia haver prejuízo à Administração Pública quanto ao desempenho do cargo. De acordo com a AGU, a adaptação das etapas a candidatos com deficiência seria “inviável, tanto acadêmica como tecnicamente”.

O relator do recurso no TRF-1 acatou os argumentos apresentados pela AGU e derrubou a liminar de suspensão até o pronunciamento definitivo do colegiado. Os agentes da PF executam investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigem veículos policiais, cumprem medidas de segurança orgânica, e desempenham outras atividades de natureza policial e administrativa.

WhatsApp é o aplicativo preferido dos brasileiros

img_6990_1
Um estudo feito pela Opinion Box, plataforma digital de pesquisa, indagou o seguinte questionamento: “Se você pudesse instalar um único aplicativo no seu smartphone, qual seria?”. O grande vitorioso foi o Whatsapp, escolhido por 56% das mulheres e 50% dos homens.

Também foi o preferido pelos mais jovens: 45% dos respondentes com idades entre 16 e 29 anos o escolheriam, frente a 37% das pessoas com 30 a 49 anos e 26% entre aqueles com 50 anos ou mais. Em segundo lugar ficou o Facebook.

Missa em Ação de Graça para o COMEDE

I Conferência Municipal Direitos da Criança e do Adolescente


O CMDCA está elaborando o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo para Currais Novos



Está sendo construído com a parceria do CMDCA e de diversos órgão especialmente os profissionais do CREAS de Currais Novos o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.
O plano realizará um mapeamento de todas as entidades do município que trabalham com adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas em meio aberto, um mapeamento das infrações cometidas e apontará ações para o próximo decênio.
O plano será apresentado para consulta popular ao final da sua elaboração.

Prefeitura divulga regulamento e inscrições para festival de quadrilhas do Forronovos 2015

A Prefeitura Municipal de Currais Novos divulgou na tarde desta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Município o regulamento e as inscrições para o festival de quadrilhas juninas do FORRONOVOS 2015, evento que acontecerá de 18 à 21 de junho na cidade. As inscrições acontecerão até a próxima segunda-feira (25) via email:curraisnovosturismo@gmail.com. Serão 12 vagas para as quadrilhas juninas, onde 3 vagas são reservadas para os 3 primeiros colocados do ano de 2014. (http://diariooficial.prefeituracurraisnovos.com.br/)
No entanto, é necessário o preenchimento e envio do formulário para o email da SEMTUR. Não ocorrendo o envio, as referidas vagas serão ocupadas pelas quadrilhas juninas que estiverem na suplência de acordo com a ordem dos e-mails enviados. A inscrição será confirmada pela SEMTUR via email. Mais informações do DOM.
Ficha inscrição quadrilha junina “tradicional”
Ficha inscrição quadrilha junina “estilizada”
Regulamento festival quadrinha junina “estilizada”
Regulamento festival quadrilha junina “tradicional”
Fonte: ASSECOM