segunda-feira, 18 de maio de 2015

Oportunidade de Curso SENAC

Oportunidade - Inscrições de Cursos Profissionalizantes
Curso: Cabeleireiro – Carreta SENAC
Idade Mínima: 17 anos
Data da Inscrição: 19 de Maio 2015 ( Terça - Feira ) ás 08hs
Inicio das Aulas: 01 de Junho de 2015.
Matutino - 15 alunos
Local de Inscrição: 
Programa de Qualificação e Capacitação - ACESSUAS
Rua: Coronel José Bezerra - 41 - Centro, ao lado do Tungstênio Hotel
Currais Novos - RN
(084) 3405 - 2763
Documentação Necessária, CÓPIA de RG, CPF e Comprovante de Residência.
PMCN / SEMTHAS / SENAC / GRATUIDADE

Fonte: SEMTHAS

Apenas 357 mil das 45 milhões de pessoas com deficiência têm trabalho formal no Brasil

Num mercado de trabalho tão competitivo como o dos dias atuais, conseguir uma colocação não é fácil. Além do Ensino Superior, o conhecimento de outros idiomas é essencial. Para realizar o sonho de fazer o que gosta, Gabrielle Silva Carvalho, de 33 anos, que nasceu com paralisia cerebral, correu atrás de seus objetivos. Deixou a casa da família em Jandira, na Grande São Paulo, e morou no campus universitário de uma das maiores instituições de ensino do país para concluir os estudos. Hoje é formada em biblioteconomia pela USP e trabalha no Memorial da Inclusão, na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista. 'Mesmo com as dificuldades, é preciso viver e aproveitar a vida, não utilizando a deficiência como desculpa.'

O otimismo de Gabrielle é exceção entre as pessoas com algum tipo de deficiência. O Brasil tem 45 milhões de pessoas com alguma restrição, mas apenas 357 mil trabalham formalmente. O setor de serviços e a indústria de transformação são os maiores empregadores desse tipo de mão de obra.

Para Gabrielle, a maioria das empresas ainda olha para a deficiência de cada um e não para a qualificação profissional na hora de contratar um funcionário. 'Muita empresas só querem preencher as vagas.'

No Brasil, a Lei de Cotas para Deficientes prevê que toda empresa com cem ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência. Na Zona Sul de São Paulo, uma ONG luta para que a norma seja cumprida. Fomos conhecer em Santo Amaro, o Nurap (Aprendizagem Profissional e Assistência Social). Há mais de 27 anos, são oferecidos cursos de capacitação. A entidade funciona como uma ponte entre essas pessoas e as empresas. A gerente de inclusão, Rosemeire Andrade, ressalta que o mercado de trabalho é ainda mais difícil para quem tem alguma restrição. 'Ainda falta muito. As empresas querem apenas cumprir a Lei de Cotas.'

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os homens ocupam 65% das vagas destinadas a pessoas com alguma deficiência, enquanto as mulheres preenchem o restante. Os dados de Instrução do governo federal revelam que o Ensino Médio completo concentra o maior número de vínculos empregatícios.

O revisor de livros em braile Edson Pereira do Rosário, de 35 anos, perdeu totalmente a visão aos 12, depois de sofrer complicações com a retina do olho direito e desenvolver glaucoma. De origem humilde, ele serviu de exemplo para a família ao fazer o magistério no ensino médio e concluir a faculdade de pedagogia.

A superação de Edson é percebida em cada passo que ele avança diariamente. Agora, faz planos para iniciar uma especialização em educação especial e fazer um curso de inglês ou espanhol.
Mas, seguir exemplos como os de Edson, deficiente visual, e de Gabriele, que é cadeirante, não é fácil. A instrutora de orientação e mobilidade do Instituto Dorina Nowill para cegos, Carolina Canavezzi, enfatiza a necessidade dessas pessoas assumirem suas limitações para lutarem por seus direitos.

Um levantamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostrou que, no estado de São Paulo, os crimes contra a liberdade individual, como ameaças e constrangimento ilegal, são os mais comuns. Desde junho do ano passado, uma delegacia especializada atende esse público, sendo que até abril foram registrados 11 mil casos de violência. A unidade está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, número 527, no Centro da capital paulista. De acordo com o secretário adjunto Cid Torquato, o local oferece atendimento especializado para atender a demanda. 'A ideia é que essa delegacia sirva de exemplo para as demais.'

Atualmente, se uma pessoa precisa da elaboração de um boletim de ocorrência em braile ou de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais, conhecida por Libras, as delegacias do estado de São Paulo podem solicitar um profissional na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência.

Fonte: CBN

Jovem da cidade de São Vicente participará da 1ª seletiva do The Voice kids da Rede Globo, em Fortaleza

blog-de-sao-vicente

O jovem Elizaldo Alves de 12 anos, que faz parte do coral da igreja de São Vicente, teve o seu vídeo aprovado pela produção do The Voice Kids, e dia 20 de maio quarta – feira participará da seletiva às 14h no Hotel Gran Marquise, Avenida Beira Mar – Praia do Mucuripe em Fortaleza.

Elizaldo já iniciou os ensaios da música escolhida para a seletiva.

Esse garoto estuda na escola municipal Francisca Pires e cursa o 7º ano, faz parte do coral da igreja desde 2012. Como o mesmo é de uma família muito humilde, os amigos iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para o mesmo ir até Fortaleza para 1º seletiva. O prefeito do município de São Vicente, Joci Lins já está dando seu apoio e muita gente já se mobiliza nas redes sociais para ajudar esse jovem talento.

Um dos grandes incentivadores é o Abração Nunes, conselheiro tutelar e coordenador de uma escolinha de futebol, esta sendo a pessoa que abraçou a causa e está dando total suporte nos trâmites para a inscrição e todo processo.

Vem ai 1ª edição do Encontro de Blogueiros do RN


Você já se perguntou isso: Por que Blog? Nós também, muitas vezes. É para tentar responder a esta pergunta que estamos lançando a 1ª Edição do Encontro de Blogueiros, queremos descobrir a receita dos melhores blogueiros, youtubers e profissionais digitais para fazer do nosso trabalho um sucesso. Se você é como nós, está sempre querendo aprender coisas novas, participe!

O Encontro de Blogueiros é destinado à profissionalização de blogueiros e à capacitação de profissionais da área de comunicação e marketing digital, para atuação na blogosfera.

• 11 de Julho de 2015 - Local: Hotel Pipa Atlântico - Praia da Pipa 

Tibau do Sul/RN

Maiores detalhes, acesse: http://encontrorgn.yolasite.com/

Artesãos potiguares expõem trabalho na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa expõe, mais uma vez, os trabalhos artesãos do Rio Grande do Norte. Até o fim de maio, 16 profissionais estarão com suas peças em exposição na Mostra Artesanal da Assembleia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os trabalhos têm as mais diversas técnicas e a entrada é aberta ao público.

Com realizações mensais, a Mostra de Artesanato seleciona artesãos por especialidade, após preenchimento de formulário no setor de Cerimonial da Casa. O objetivo é dar oportunidade para o maior número possível de artesãos, respeitando o limite para conforto dos profissionais e do público que vai ao espaço reservado pela Assembleia.

"Aqui é um lugar que tem segurança, conforto, é climatizado e não precisamos retirar as nossas peças diariamente, como ocorre em outros lugares. Além disso, é gratuito e o tratamento dado pela Assembleia é excepcional", disse a artesã e artista plástica Arlete Silva.

A Mostra Artesanal busca diversificar os trabalhos oferecidos ao público e, nesse mês, estão expostas peças com técnicas de pintura, aplicação, fuxico, bordados, contas em acrílico, gripee, entre outras. Os produtos têm preços que variam entre R$ 10 e R$ 400, dependendo da técnica utilizada na confecção das peças.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Sessão Solene marca encerramento do Parlamento Jovem 2014


A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (18) solenidade de encerramento da quarta edição do Parlamento Jovem. A sessão homenageou os 24 jovens deputados, que receberam certificado de participação no projeto. De acordo com o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PMDB), o Parlamento Jovem leva cidadania e política para a vivência estudantil.

“O projeto dá voz à classe estudantil. Por meio dessas ações surgem novas ideias e lideranças que irão contribuir para um Rio Grande do Norte melhor e um Brasil mais democrático”, disse Ezequiel Ferreira.

Para a deputada Márcia Maia (PSB), autora do projeto, o Parlamento Jovem é uma porta de entrada para a cidadania. “Muitos sairão daqui com a alma fortalecida pela oportunidade de conhecerem um pouco do que são, do que podem ser e do poder transformador que possuem em nossa sociedade”, afirmou.

O presidente do Parlamento Jovem, Bruno Marinho, disse que o processo de crescimento dos jovens deputados foi contínuo. “Nenhum de nós é mais o mesmo. O avanço na maturidade é evidente. Agradeço pela oportunidade de participação nesse projeto de grande notoriedade no Estado e que tanto fortalece a classe estudantil”, declarou.

Durante a sessão solene, os jovens deputados também prestaram homenagem aos deputados Ezequiel Ferreira, Márcia Maia e Ricardo Motta (PROS). A quarta edição do Parlamento Jovem contou com a participação de alunos de escolas públicas e particulares de Natal, Tangará, São Paulo do Potengi, Bento Fernandes e Monte Alegre.

Durante o período de um ano, os jovens desenvolveram atividades legislativas com apresentação de projetos de lei e requerimentos, além de protagonizarem debates que abordaram relevantes temas para a sociedade potiguar.

Participaram da solenidade os deputados Hermano Morais (PMDB) e Cristiane Dantas (PCdoB), a secretária Extraordinária de Juventude do RN, Divaneide Basílio, e o secretário Municipal de Articulação, Publio José de Souza.

Nova edição

A quinta edição do Parlamento Jovem irá contemplar alunos dos municípios de Natal, Arez, Senador Georgino Avelino, Touros e Maxaranguape, que se encontram em campanha para posterior eleição de seus representantes. Assim como nas edições anteriores, novas instituições de ensino serão beneficiadas com o projeto.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Faça Bonito no 18 de maio!

CDH pode aprovar horário especial para servidor que tenha filho com deficiência


Senador Romário (PSB-RJ)


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) poderá aprovar, na próxima quarta-feira (20), projeto de lei (PLS 68/2015) do senador Romário (PSB-RJ) que concede horário especial, sem compensação de jornada, para o servidor público que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência física. A proposta já tem parecer favorável do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e, na sequência, será enviada a votação final na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O compromisso de inclusão da matéria na pauta de votações da próxima semana foi assumido pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), em entrevista à Agência Senado.

— É uma bela iniciativa do presidente da Comissão de Educação (CE), senador Romário, que também é relator de projeto de minha autoria (PLS 6/2003) sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ele mais uma vez, com a sensibilidade que tem, sabe que os trabalhadores precisam de um espaço maior para dar a devida atenção, o tratamento adequado ao filho (com deficiência) nos momentos necessários — elogiou Paim.

América Tigres integra ex-técnica da seleção brasileira

Ainda sem saber quando vão disputar a 1ª divisão do Campeonato Nacional, atletas se preparam para a competição.

O América Tigres, clube de Basquete Paraolímpico do estado, integra em sua comissão técnica a ex-treinadora da seleção brasileira de basquetebol em cadeira de rodas, a professora Maria José, que trás em seu currículo diversos títulos e uma grande experiência na seleção brasileira e no Clube/SP. A equipe potiguar também conta com o retorno de Eduardo Gomes à presidência.

A técnica do América Tigres já começou seus trabalhos e está preparando o time para os amistosos e os futuros campeonatos, em especial o nacional. O clube está atualmente na elite do basquete em cadeira rodas. 

"Os resultados de um trabalho arrojado e comprometido fez do clube ser a quarta melhor equipe do país em 2014, além da primeira da região nordeste" disse Eduardo Gomes, presidente do clube.

A diretoria do América Tigres já está buscando parceiros e patrocinadores no intuito de conseguir renovar o contrato dos atletas, e consequentemente buscar a conquista do título nacional da modalidade.

O campeonato nacional de basquete paraolímpico ainda não tem data para começar e nem local marcado, mas, segundo Eduardo Gomes, presidente do América, a competição deve acontecer em dezembro.

Fonte: Nominuto.com

“Assembleia Cidadã” apresenta ações que serão realizadas em Currais Novos nos dias 17 e 18 de junho


Currais Novos sediará a 22ª edição do projeto “Assembleia Cidadã do RN” nos dias 17 e 18 de junho com a realização de dezenas de atividades sociais, educativas e de saúde para toda a população, evento este que é organizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e contará com a parceria da Prefeitura Municipal. Na manhã desta segunda-feira (18), a coordenadora do projeto, Magaly Cristina da Silva, se reuniu com o vice-prefeito João Gustavo, secretários municipais e alguns assessores para apresentar as ações que serão desenvolvidas no município durante os dois dias de evento.
“Este projeto é uma grande ação que a AL do RN desenvolverá em Currais Novos em prol da nossa população”, disse João. O encontro contou com a presença de Aparecida Medeiros (Secretária Municipal de Educação), Luziane Guimarães (Gabinete Municipal), Socorro Góes (Coordenadora da SEMTUR), Donato Aprígio (Coordenador da SEMOSU), Ronaldo Gomes (Presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”), Gérson Jr. (Coordenador dos programas de qualificação municipal), e Iara Januário (NASF). De acordo com Magaly a reunião foi importante para apresentar a logística do evento e os projetos que serão desenvolvidos. “O Presidente da AL, Deputado Ezequiel Ferreira, nos pediu empenho nessa ação que será importante para o povo de Currais Novos, projeto este que contará com a grande parceria da Prefeitura”, disse Magaly.
AÇÕES
A Assembleia Cidadã contará com três segmentos de atuação: educação, saúde e assistência social. Na educação, serão oferecidas oficinas para alunos e professores, palestras e rodas de contação de histórias. No serviço social, o projeto terá espaços para a emissão da 1ª via do RG, carteira de trabalho e CPF, além da parceria do SENAC no estande de corte, e do SEBRAE no cadastro dos micro empreendedores individuais. O espaço da saúde terá atendimentos especializados para crianças, clínica médica, mastologia, dermatologia, nutrição e saúde bucal.
Fonte: ASSECOM

TV Cidade da Sidys TV entrevista prefeito de Currais Novos nesta segunda-feira (18)

Vilton Cunha falará dos projetos para os próximos meses.

Após dois anos e cinco meses a frente da administração do município de Currais Novos, segunda maior cidade da região do Seridó, o prefeito Vilton Cunha fará uma avaliação do seu mandato na Sidys TV. A entrevista acontecerá no Programa TV Cidade, apresentado pelo jornalista Ismael Medeiros, a partir do meio dia, desta segunda (18).
No bate papo o prefeito deverá falar de assuntos importantes sobre sua administração, além de temas pontuais: saúde, funcionalismo público, segurança, seca, eventos, dentre outros. O Programa TV Cidade é líder de audiência há vários anos no horário e pode ser acompanhando também pela internet (http://www.sidys.com.br).

Fonte: Marcos Dantas

Convite SEBRAE


ENEM: Inscrições começam No dia 25 de maio


redação-do-enem-2015
Nesse ano, o Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira do dia 25 de maio e ficarão abertas até as 23h59 do dia 5 de junho.

O Ministério da Educação publicou, na edição desta segunda-feira (18) do “Diário Oficial da União”, o edital com as regras da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Enem sofreu diversas modificações, principalmente em relação ao valor da taxa de inscrição, e a medidas de segurança que alteraram o horário das provas.

Veja abaixo os destaques:

DATA DAS INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrem entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será “confirmada” após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

TAXA DE INSCRIÇÃO

Sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

ISENTOS DE TAXA

Estudantes da rede pública no último ano do ensino médio estão automaticamente isentos. Além deles, podem obter isenção candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.
Segundo o edital, a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição somente poderá ser realizada no sistema de inscrição por meio da declaração de carência socioeconômica e durante o período de inscrição.
Os demais candidatos, mesmo que tenham feito ou estejam fazendo o ensino médio integralmente na rede pública, precisarão pagar a taxa. Segundo o ministro, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. Para tentar diminuir as faltas, o MEC afirmou que estudantes liberados do pagamento que não forem às provas vão perder o direito à isenção na próxima edição.

DURAÇÃO DAS PROVAS

No primeiro dia, ciências humanas e ciências da natureza terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.

HORÁRIOS DAS PROVAS

Portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões, ou seja, às 13h30, no horário de Brasília.

SABATISTAS

Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO

Além das necessidades especiais e atendimentos específicos já contemplados nas edições anteriores (como estudantes cegos ou com baixa visão, surdos, com deficiência física, gestantes e lactantes), o Enem também terá atendimento especializado para quem tem visão monocular e discalculia.

CANDIDATOS E CANDIDATAS TRANS

Pela segunda vez consecutiva, o MEC aceitará que os estudantes travestis e transexuais usem o nome social durante a prova. Para isso, o estudante precisa enviar a cópia do documento de identidade e preencher um formulário específico, incluindo uma foto recente, no sistema de inscrição. O prazo para o envio desses dados acontece entre 15 e 26 de junho.

CARTÃO DE INSCRIÇÃO

Deixará de ser impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Agora, terá que ser baixado ou consultado diretamente no site do Enem, opção que já existia no passado. O documento serve para orientação e não precisa ser apresentado no exame.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.
O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova. Nos dias de realização do Exame, segundo o edital, “o participante poderá ser submetido à revista eletrônica nos locais de provas, a qualquer momento, por meio do uso de detector de metais”.

TOTAL DE PARTICIPANTES

Estimativa de mais de 9 milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. O MEC estima que neste ano 850 mil pessoas trabalhem na aplicação da prova, envolvendo quem atua nos locais de prova e quem distribui as provas: Exército, Marinha, Aeronáutica e os funcionários dos Correios.

Fonte:G1

Vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira

vacinacao contra gripe 15A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.
Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

Prefeitura realiza mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha-Faça-BonitoA Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está realizando a campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como objetivo sensibilizar a população e mobilizar toda a sociedade na luta de prevenção e enfrentamento à exploração de crianças e jovens.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/05:
Programação durante todo o dia nas rádios e TV’s com a abordagem sobre o tema. Blitz educativa junto à Polícia Mirim, Polícia Rodoviária Federal e equipes da assistência social.
Dia 19/05: 
Às 14h, no CCI, abertura de seminário com a apresentação da AABB Comunidade. Palestra com os senhores promotores de justiça e o juiz de direito aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes.
Dia 20/05:
Às 16h, caminhada “Faça Bonito” saindo da praça Tetê Salustino em direção ao Largo do Tungstênio Hotel. Ao final do percurso, aula de ginástica para toda a população.
Fonte: ASSECOM

180 anos: Padre Guerra foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa do RN

774eb3dd32ea0f251bfeb225df4663bcA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi instalada em 2 de fevereiro de 1835. O primeiro Presidente da Casa foi o Padre Francisco de Brito Guerra. Coube ao prelado a missão para instalar e presidir o Legislativo, numa época de crise política e institucional que tomou conta do Brasil nos primeiros anos após a Independência.
Francisco de Brito Guerra nasceu na fazenda Jatobá, situada no atual município de Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte, dia 18 de abril de 1777. Filho de Manuel da Anunciação Lira e de Ana Filgueira de Jesus, fez as primeiras letras com o padre Luís Pimenta de Santana, em Assu. Em Pernambuco, ordenou-se padre. Em 1802, foi pároco de Caicó, onde morou em um sobrado com a mãe e irmãs e funcionava também a Escola de Latim, tendo em vista a sua fluência na língua.
Figura expressiva na política provincial e imperial, Brito Guerra teve sua primeira legislatura como deputado-geral entre os anos de 1831 e 1833 e foi senador vitalício do Império em 1837. Foi projeto seu a Lei de 25 de outubro de 1831, que delimitava o território do Seridó, fazendo-o definitivamente pertencer ao Rio Grande do Norte, acabando com a polêmica com a Paraíba, que reivindicava essa porção espacial para si.
O padre senador Francisco de Brito Guerra, como era conhecido, tinha uma personalidade conciliadora e generosa. Faleceu no Rio de Janeiro a 26 de fevereiro de 1845 provocada por uma congestão cerebral. Ficou conhecido pelo seu carisma, desejo de desenvolvimento e principalmente por respeitar o próximo.
Uma das suas frases mais conhecidas e lembradas até hoje reflete a realidade do sertanejo: “Esta região somente será feliz no dia em que as águas dos seus rios não chegarem aos oceanos”. Esta frase fez com que fossem construídos na época vários açudes para o represamento da água. Hoje, na casa onde morou o padre Francisco Brito Guerra, funciona a Casa de Cultura.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN