sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cosern fará doação de livros em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil


Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que ocorrerá amanhã (18.04), a Cosern doará algumas obras patrocinados pela empresa a bibliotecas e instituições filantrópicas do estado com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

Serão contempladas com a doação, a Casa do Menor Trabalhador, parceira da Cosern na formação de jovens aprendizes para o mercado de trabalho, a Biblioteca do Parque das Dunas, além de bibliotecas nos municípios de Assu, Pau dos Ferros, Currais Novos, Ceará Mirim, Macaíba, São Paulo do Potengi e Natal, cidades que participam do projeto Casa das Palavras, patrocinado pela Cosern através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Desde 1998 a Cosern patrocinou 74 obras literárias, dentre as quais, seis voltadas ao público infanto-juvenil: Desenho em Sala de Aula, Revista Maturi, Fábulas nas Escolas, Contos do Mar, Teatro Mágico e a Cartilha Cidadania de A-Z.

Além destas publicações, a companhia tem incentivado e patrocinado iniciativas direcionadas à literatura no estado, tais como: o Circuito Potiguar do Livro, que inclui a Feira do Livro de Mossoró, a Feira do Livro e Quadrinhos de Natal e o Festival Literário do Seridó; o Projeto Casa das Palavras; o Seminário Ler Para Saber Mais; e o Prêmio Cosern Literatura de Cordel, direcionados ao público em geral, que contam com significativa participação infanto-juvenil.

Reconhecimentos

O incentivo da Cosern à literatura no estado rendeu à empresa algumas condecorações, tais quais: o Título de Empresa Amiga da Leitura, concedido em 2007 pela IV Bienal Nacional do Livro de Natal e pela Câmara Brasileira do Livro, em alusão ao relevante apoio prestado ao fomento e à difusão do livro e da leitura, e o Selo Empresa Amiga da Criança, conferido pela Fundação Abrinq à Cosern desde 2003, em reconhecimento às ações sociais realizadas pela distribuidora em prol da infância e adolescência no estado, dentre as quais as ações de estímulo à literatura nesta faixa etária.

Em 2014, a Cosern recebeu o Troféu Niná Rebouças, prêmio destinado aos profissionais e empresas que criam, incentivam e patrocinam projetos que estimulam o hábito de leitura entre jovens e adultos do Rio Grande do Norte.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002 para homenagear o escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, um dos principais autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Monteiro Lobato é autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, que traz personagens marcantes na obra como Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília.

Fonte: defato.com

Deficientes visuais sentem dificuldades para pegar ônibus em Natal

Os deficientes visuais que moram em Natal sentem uma enorme dificuldade para utilizar o transporte público. Os problemas começam ainda quando as pessoas chegam a paradas, e continua até eles subirem nos ônibus.

Segundo Ronaldo Tavares, presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern), as dificuldades são enormes. “Ao chegar na parada de ônibus, por exemplo, nós ficamos a mercê da própria sorte, pois não há um dispositivo sonoro que nós informe para onde ele vai. Isso é lamentável, até porque, hoje já existe tecnologia necessária para resolver este problema”, explica.

Ao subir no ônibus, as dificuldades permanecem. De acordo com Ronaldo, ao entrar no transporte coletivo, muitas vezes, o deficiente visual fica preso na roleta. “Até o ano passado, o sistema de bilhetagem eletrônica reconhecia o cartão de gratuidade do deficiente e emitia um sinal sonoro, que indicava que a gente poderia passar. Porém, com as mudanças no sistema, isso foi extinto”, reclama o presidente da Socern.

O presidente da associação fez questão de ressaltar ainda, que as paradas de ônibus precisam contar com placas em braile, identificando as linhas que param no local. Ele lembrou também, que é importante para os deficientes, que próximo as faixas de pedestres tenham equipamentos que emitam sinais sonoros. “Aqui em Natal nós temos poucos aparelhos assim. E, além da quantidade insuficiente, os que estão presentes, muitas vezes não funcionam”, denuncia.

Ainda de acordo com Ronaldo Tavares, a Sociedade dos Cegos reivindicou junto a prefeitura do Natal, por diversas vezes, melhorias nas políticas de acessibilidade, no entanto, até o momento, a situação continua inalterada. 

A reportagem do Nominuto.com tentou o contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), porém, o secretário adjunto do órgão, Clodoaldo Trindade, estava ocupado e não pôde nos atender.

Fonte: Nominuto.com

Ezequiel Ferreira propõe programa de combate ao bullying nas escolas

A prática do bullying já se tornou comum entre os adolescentes. É um problema que tem como consequência o aumento da violência nas escolas. Por esses motivos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) apresentou Projeto de Lei que cria o Programa de Combate ao Bullying no âmbito de todas as escolas da rede estadual de ensino. 

“A instituição do programa de combate ao bullying nas escolas vai permitir o desenvolvimento de ações de solidariedade e de resgate de valores de cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e docentes. A iniciativa pretende ainda potencializar as eventuais diferenças, canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da autoestima dos nossos estudantes”, explica o parlamentar. 

O parlamentar justifica ainda que o bullying não é apenas a violência física, mas também psicológica, intencional e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um individuo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes. 

“É impossível conceber políticas públicas de segurança sem observar todos os fatores geradores do aumento no número de crimes e dos índices de violência escolar. Necessário se faz uma participação ativa dos educadores, em todas as escolas, para evitar e combater o bullying”, justifica o deputado.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

RN supera produção de 2 gigawatts de energia eólica com novo parque

Ventos fortes e constantes atraem investidores no RN (Foto: Felipe Gibson/G1)
O início da operação de um novo parque eólico no município de João Camarâ, na região do Mato Grande, fez o Rio Grande do Norte ultrapassar a marca de dois gigawatts de energia produzida a partir dos ventos. A informação é do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), que calcula 75 usinas produzindo energia eólica comercialmente no estado atualmente.

Anunciada nesta sexta-feira (17), a operação comercial do parque eólico Morro dos Ventos II, da empresa CPFL Renováveis S/A, colocou em funcionamento 18 aerogeradores, somando a produção 29,1 megawatts. Com o novo parque, o RN chegou a 2,02 gigawatts de potência instalada.

De acordo com o Cerne, a produção do estado supera vários países europeus como Grécia, Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, segundo o centro, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil. Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de 5.841 megawatts, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos a maior matriz eólica estadual do Brasil", diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto.

Fonte: G1/RN

Direção do hospital de Currais Novos pede exoneração

O diretor médico Dr. Giordano, diretor Geral Carlos Magno e a diretora administrativa Regina Coeli pediram, hoje (16), do Hospital Regional Mariano Coelho, no município de Currais Novos, pediram exoneração dos respectivos cargos, denunciando o caos na unidade e expondo a problemática da “falta de condições mínimas para gerir uma unidade de saúde de porte regional, que atende aproximadamente 25 municípios, sem autonomia administrativa e financeira”.

O pedido foi aceito pela SESAP na tarde de hoje.

Veja abaixo a carta de exoneração expedida pela direção do HRCN. Nela, os diretores expressam a falta de estrutura para se trabalhar, como também as inúmeras solicitações de apoio ao poder poder público, sem êxito.

Prefeitura inaugura “Sala do Empreendedor” para estimular novos negócios em Currais Novos





Uma iniciativa de esperança e estímulo aos novos negócios. Com essa perspectiva a Prefeitura de Currais Novos inaugurou na noite desta quinta-feira (16) a “Sala do Empreendedor”, espaço que irá contribuir com a formalização de novos empreendedores, fortalecer a economia local e gerar novos negócios no município. A solenidade contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, do diretor de operações do SEBRAE RN, Eduardo Viana, e do gerente do SEBRAE Currais Novos, Célio Vieira. Eduardo lembrou que o prefeito currais-novense é um grande empreendedor e que se empenha na busca por capacitação e qualificação para a população. “Essa sala é uma iniciativa de esperança, pois irá contribuir com a formalização e capacitação dos novos empreendedores”, disse. O prefeito Vilton Cunha ressaltou a vocação do empreendedorismo na região do Seridó e principalmente em Currais Novos. “Somos uma cidade empreendedora e que busca o desenvolvimento, queremos avançar com o microempreendedor individual para despertar as potencialidades das pessoas”, afirmou Vilton.

Para Célio o empreendedor terá “uma grande facilidade” com o apoio da sala, que contará com três agentes de desenvolvimento para facilitar a formalização e a busca por conhecimentos. “A parceria do SEBRAE com a Prefeitura é muito importante para que ações como estas sejam concretizadas”, comentou. De acordo com Eduardo Viana existem mais de 60 mil microempreendedores formalizados no Rio Grande do Norte, sendo mais de 1.300 em Currais Novos.

A solenidade também contou com a participação da vereadora Dadá, das agentes de desenvolvimento local, Luziane Guimarães, Chanclea Aragão e Risolane Ferreira, além da presença de secretários municipais, empresários, presidente da seccional OAB Seridó/Trairi, José Maria, associações comunitárias, do vice-diretor do CERES UFRN, Professor Mário Lourenço, imprensa e comunidade currais-novense. A Sala funciona no prédio da antiga secretaria de administração, na Avenida Cel. José Bezerra, 10.

Fonte: ASSECOM

Cursos de qualificação da Prefeitura/Acessuas expõem trabalhos durante Feira do MEI



Os alunos dos sete cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura de Currais Novos em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho/ACESSUAS estão expondo seus trabalhos paralelamente à “Feira do Microempreendedor Individual do Seridó” com o intuito de mostrarem as atividades desenvolvidas durante a capacitação, que são realizadas pelo SENAI e UFRN/Escola Agrícola de Jundiaí. O prefeito Vilton Cunha, o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, e o interlocutor do programa no município, Gérson Jr, visitaram os cursos na noite desta quinta-feira (16) e conversaram com os alunos sobre a importância da qualificação profissional.
Na turma do curso de pintor, Vilton ressaltou o compromisso da Prefeitura na busca por cursos de capacitação. “A prefeitura sempre buscou qualificar e capacitar a população para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente, e queremos ampliar cada vez mais esta oportunidade para outras pessoas”, disse Vilton. O secretário Eugênio Lins agradeceu a dedicação dos alunos e afirmou o compromisso em buscar mais ações que tragam qualificação para a população currais-novense. Os 240 alunos estão divididos em cursos como pintor, pedreiro, agente de saúde, RH, promotor de vendas, auxiliar administrativo e concerto e manutenção de máquina de costura. O ACESSUAS/Trabalho funciona na Avenida Cel. José Bezerra nº 41 (vizinho ao Tungstênio Hotel) e possui toda estrutura para o trabalho que o programa exige.
Fonte: ASSECOM

Assembleia Legislativa comemora 180 anos com ações ao longo de 2015

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte completa 180 anos de fundação neste ano de 2015. Para comemorar a data, a Casa prepara uma série de ações, como campanha publicitária, inovações tecnológicas, eventos e o lançamento de um livro contando toda a história, desde a fundação, em 2 de fevereiro de 1835, até hoje.
A campanha publicitária, lançada na última segunda-feira (13), mostra a evolução do Legislativo potiguar. Os anúncios feitos para TV, rádio, mídias impressas e digitais, exibem as gerações que passaram pela Casa e o trabalho desenvolvido, como os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) e projetos como a Assembleia Cultural.
Um aplicativo para tablets e smartphones democratizará o acesso da população à Assembleia. Além das notícias, o internauta poderá acessar as principais informações da Casa, assistir, ao vivo, a programação da TV e rádio Assembleia e ainda acompanhar as ações do seu parlamentar.
Na TV Assembleia, os telespectadores poderão acompanhar uma série de reportagens sobre os 180 anos da Casa. Ex-deputados e historiadores contam a história, desde a ditadura militar até os tempos de democracia. Os 180 anos também será documentados em livro, que será lançado no segundo semestre de 2015.
Também no segundo semestre, uma Sessão Solene marcará a data e outras ações estão sendo preparadas para que a população do Rio Grande do Norte conheça um pouco mais sobre a história do Legislativo do Rio Grande do Norte.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

3ª Feira do MEI do Seridó é aberta em Currais Novos com expectativa de formalizar dezenas de negócios

Currais Novos sedia até este sábado (18) a terceira edição da “Feira do Microempreendedor Individual do Seridó”, evento que foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (16) no Largo do Tungstênio Hotel, com a participação de representantes do SEBRAE, Prefeitura e CDL. O prefeito Vilton Cunha lembrou a luta do SEBRAE para a formalização de mais empreendedores no paí


s, o que contribui para o fortalecimento da economia e da geração de emprego. “É uma grande satisfação em poder contribuir com um evento tão importante como este para nossa região”, disse Vilton, que comentou sobre a crise econômica no país afirmando que é preciso “criatividade, esforço e trabalho” para construir um futuro melhor para o Brasil. O gerente local do SEBRAE, Célio Vieira, disse que a feira é um momento importante para novos negócios e a formalização de empreendedores que desejam desenvolver suas atividades com mais qualificação. “Sempre buscamos estimular os novos negócios e temos uma grande expectativa para esta feira”, comentou.
A Feira do Microempreendedor Individual do Seridó conta com 24 estandes além do espaço SEBRAE para formalização e atendimento ao público e acontecerá das 18h às 22h desta sexta (17) e no sábado (18). O objetivo do evento é fortalecer a marca de produtores e prestadores de serviço do Seridó que saíram da informalidade ao se tornarem empreendedor individual; incentivar os trabalhadores a buscar a formalização a partir dos casos apresentados e gerar novas perspectivas de mercado; e promover a integração entre expositores, parceiros e visitantes. Além do SEBRAE e Prefeitura, são parceiras dos eventos a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, agentes financeiros, sistema Fecomércio RN, sistema FIERN, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES Currais Novos.
Fonte:ASSECOM

Festejando a Vida com Ir. Ananília

ananiliaNesta sexta-feira (17)

A comunidade curraisnovense inicia as comemorações pelo aniversário de 85 anos da Irmã Ananília, Presidente Emérita da Casa do Pobre.

Local: Em frente à Casa.

Horário: 19hs - Missa em Ação de Graças.
                         Logo após, o corte do Bolo.
Sábado (18)
Local: Em frente à Casa do Pobre,
           Rua Dix-Sept Rosado, Centro de Currais Novos.
Horário: 20hs - Jantar de Adesão
              21hs - Leilão Popular