sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cosern fará doação de livros em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil


Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, que ocorrerá amanhã (18.04), a Cosern doará algumas obras patrocinados pela empresa a bibliotecas e instituições filantrópicas do estado com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

Serão contempladas com a doação, a Casa do Menor Trabalhador, parceira da Cosern na formação de jovens aprendizes para o mercado de trabalho, a Biblioteca do Parque das Dunas, além de bibliotecas nos municípios de Assu, Pau dos Ferros, Currais Novos, Ceará Mirim, Macaíba, São Paulo do Potengi e Natal, cidades que participam do projeto Casa das Palavras, patrocinado pela Cosern através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Desde 1998 a Cosern patrocinou 74 obras literárias, dentre as quais, seis voltadas ao público infanto-juvenil: Desenho em Sala de Aula, Revista Maturi, Fábulas nas Escolas, Contos do Mar, Teatro Mágico e a Cartilha Cidadania de A-Z.

Além destas publicações, a companhia tem incentivado e patrocinado iniciativas direcionadas à literatura no estado, tais como: o Circuito Potiguar do Livro, que inclui a Feira do Livro de Mossoró, a Feira do Livro e Quadrinhos de Natal e o Festival Literário do Seridó; o Projeto Casa das Palavras; o Seminário Ler Para Saber Mais; e o Prêmio Cosern Literatura de Cordel, direcionados ao público em geral, que contam com significativa participação infanto-juvenil.

Reconhecimentos

O incentivo da Cosern à literatura no estado rendeu à empresa algumas condecorações, tais quais: o Título de Empresa Amiga da Leitura, concedido em 2007 pela IV Bienal Nacional do Livro de Natal e pela Câmara Brasileira do Livro, em alusão ao relevante apoio prestado ao fomento e à difusão do livro e da leitura, e o Selo Empresa Amiga da Criança, conferido pela Fundação Abrinq à Cosern desde 2003, em reconhecimento às ações sociais realizadas pela distribuidora em prol da infância e adolescência no estado, dentre as quais as ações de estímulo à literatura nesta faixa etária.

Em 2014, a Cosern recebeu o Troféu Niná Rebouças, prêmio destinado aos profissionais e empresas que criam, incentivam e patrocinam projetos que estimulam o hábito de leitura entre jovens e adultos do Rio Grande do Norte.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002 para homenagear o escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, um dos principais autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Monteiro Lobato é autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, que traz personagens marcantes na obra como Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília.

Fonte: defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário