domingo, 2 de setembro de 2012

3º Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência



























Entre os dias 30 e 31 de agosto de 2012 ocorreu a 3ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência no Hotel Parque da Costeira, Natal, Rio Grande do Norte, que teve como tema: "Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios". O evento contou com a presença de personalidades como a governadora do Estado do Rio Grande do Norte Dra. Rosalba Ciarline Rosado, o representante da Assembleia Legislativa Dr. Ricardo José Meirelles Mota, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/CONADE Dra. Glauciane Costa de Santana, Dra. Rebecca Monte Nunes, dentre outros. 
Na ocasião 14 pessoas foram homenageadas pelos serviços prestados à pessoas com deficiência. O evento contou também com grupos formados por eixos temáticos (4 no total) onde os mesmos trabalhavam com diversos temas, como educação esporte, segurança e saúde, e propostas apresentados ao público com o intuito de serem aprovados mediante voto da assembleia formada por representantes de vários municípios, dentre eles: Currais Novos, representado pela ACDF, APADEVIS, COMADE nas pessoas de Júlio Dantas, José Alair Dantas, Eliete, Sônia, Veruska e Ana Paula, Caicó representado por Eliezer Dantas, Ceará-mirim, Mossoró, Natal, Parnamirim. A conferência encerrou suas atividades com a escolha dos delegados que irão representar o Estado do Rio Grande do Norte em Brasília na 3ª Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência no mês de dezembro deste ano. 
As discussões foram proveitosas, durante os 2 dias do evento, várias pessoas com deficiência física relatavam suas lutas pessoais para viver numa sociedade cheia de obstáculos e que nem sempre respeita o direto da pessoa com deficiência.



Fonte: Júlio Dantas, sócio da ACDF e fotógrafo do site www.cnagitos.com