terça-feira, 17 de maio de 2016

Passe Livre no RN


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte sancionou no dia 19/04/2016 a Lei n° 10.054, Denomina-se de Adriano Batista de Andrade, que garante a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para as Passoas com Deficiência que comprovem renda mensal inferior a 01 (um) salário mínimo por pessoa. Serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que tiverem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. 

O órgão responsável pelo cadastramento e fiscalização será o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), que deverá emitir, para cada cadastrado, um Cartão de Passe Livre. O cadastramento só poderá ser feito após comprovação da deficiência e da hipossuficiência de recursos financeiros, nos termos a serem definidos pela via regulamentar. O Cartão de Passe Livre terá validade de dois anos e poderá ser renovado. 

As empresas de transporte intermunicipal de passageiros deverão reservar em cada veículo destinado a serviço convencional dois assentos especiais para ocupação pelas pessoas beneficiadas. Os assentos devem estar devidamente identificados com o símbolo internacional de acesso às pessoas com deficiência e devem ser localizados, preferencialmente, próximos ao assento do condutor dos veículos.

A gratuidade também será estendida ao acompanhante do beneficiário, desde que seja comprovada por laudo médico a necessidade da sua presença a locomoção da pessoa com deficiência.

As empresas que exploram o transporte coletivo intermunicipal no Estado do Rio Grande do Norte serão obrigadas a adaptar 20% dos veículos das respectivas frotas a cada ano, excluídos para efeito dessa contagem os ônibus adaptados no ano anterior. O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 120 dias da data de publicação.

Gratuidade nos Transporta Intermunicipais para Pessoas com Deficiência do RN


Em reunião com Diretor Administrativo da ACDF Walfredo Luiz Galvão junto a Décio Santiago em Currais Novos em Pauta a Gratuidade nos Transportes Intermunicipais-Passe Livre Intermunipal para Pessoas com Deficiência: Lei Adriano Batista de Andrade,  para Pessoas com Deficiência no RN, Um Sonho de 20 anos hoje realizado para todas as pessoas do movimento da PcD: FENADE, Adefern Natal ACDF e Onedef.

Potiguares esperam repetir o sucesso conquistado no Dia do Desafio 2015

unnamed (4)
No próximo dia 25, última quarta-feira do mês, acontece a edição 2016 do Dia do Desafio, evento realizado simultaneamente em mais de 23 países, com o intuito de estimular a prática de exercícios. Assim como no ano anterior, Caicó, Mossoró e Currais Novos, confirmaram sua participação e esperam repetir o sucesso no ano anterior.
O projeto que tem como slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, chega a sua 22ª edição no Brasil e, no Rio Grande do Norte, ao 5º ano consecutivo. Realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), o Dia do Desafio movimenta os locais onde acontece, nos três turnos do dia. A programação do evento conta com atividades diversas, como: aulões de zumba, dança, torneios esportivos, gincanas, tudo com orientação dos educadores físicos do Sesc e também das prefeituras, escolas, academias de ginástica.
Este ano, Caicó competirá com Chupaca (Perú), Currais Novos com Oratorio (Guatemala) e Mossoró com Cajeme (México). Ano passado, Caicó, veterana na competição, foi tetracampeã, mobilizando mais de 77% da população. Mossoró, conquistou o bicampeonato com 54,55% de participação, e Currais Novos, consagrou-se campeã com 90% de sua população mobilizada.

14ª Semana de Museus de Currais Novos

Numa realização da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, acontece em Currais Novos, a partir de hoje, a 14ª Semana de Museus, com a seguinte Programação:

Terça-feira (17/05)
8h às 10h Visitação ao Pico do Totoró – A conscientização ambiental dos alunos da rede pública municipal, com o objetivo de desenvolver uma relação entre sua identidade, à preservação de patrimônio e a paisagem natural.

Condutor – Maxwell Ferreira.
9h às 10h: Palestra Educação Patrimonial e Tombamento de bens Culturais, no Espaço Memorial “Mateus de Medeiros Lula”, na Câmara Municipal.
Palestrante – Doutora Paula Regina Fernandes.

Quarta-feira (18/05)
8h às 10h – Visitação ao Cruzeiro: A conscientização ambiental dos alunos da rede pública municipal, objetivando desenvolver uma relação entre sua identidade, à preservação de patrimônio e a paisagem natural.

Condutor – Dilson de Souza
19h30min – Exibição de Documentário histórico, da Serra ao Seridó: Vivências em um Brasil de Contrastes – Fernando Leão. Local: Estúdioo da RPTV.

Quinta-feira (19/05)
Visitação ao Canyon dos Apertados – A conscientização ambiental dos alunos da rede pública municipal, que tem por objetivo dar incentivo a visitação, a democratização de seu acesso, a ampliação de sua visibilidade e a maior aproximação com a comunidade.
16h: Oficina de Fotografias e Paisagens – com orientações sobre fotografias em câmeras e celulares. Com exposição de fotografias.
Local: Casa de Cultura Popular Palácio do Minerador.

Palestrante: Getson Luís Dantas de Medeiros.

Sexta-feira (20/05)
7h às 21h30mon – Exposição de Fotografias de Paisagens, na Casa de Cultura Popular Palácio do Minerador.

Participe, Faça Bonito - 18 de maio

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, que acontecerá amanhã a tarde, quarta-feira, 18 de maio de 2016, com concentração as 15h 30min. na Praça Tetê Salustino (Praça da Rodoviária) em direção ao Largo do Tungstênio Hotel.

Currais Novos ganhará Museu de Arte Sacra

O anúncio foi feito pelo prefeito Vilton Cunha, durante a abertura da 14ª Semana de Museus – “Museus e Paisagens Culturais”, cuja cerimônia aconteceu na noite de segunda-feira (16), em frente à Fundação Cultural José Bezerra Gomes.
O prefeito adiantou que o Museu de Artes Sacra receberá o nome do saudoso Monsenhor Ônio Caldas de Amorim e será instalado, no prédio do antigo Centro de Velório, anexo ao Cemitério Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Paizinho Maria. “Inclusive, já foram doadas algumas peças para o Museu”, salientou Vilton, destacando a importância da preservação da memória de um povo. “A nossa gestão também tem investido nesse aspecto”, frisou.
A Presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Socorro Góes disse da importância da valorização dos Museus e o incentivo para que a população os visite e conheça mais sobre a sua História.
Na ocasião, a primeira dama Ana Maria foi homenageada, pela passagem do seu aniversário.
Ainda constou da programação de abertura da 14ª Semana de Museus em Currais Novos, apresentações de artistas locais: Grupo da AABB Comunidade, o poeta Sérgio Cleto, declamando poemas, Francinaldo Moura (Naldinho) coordenador da Casa de Cultura, tocando flauta e com o teatro de João Redondo, e a poetisa Madá.
O ex-presidente da Fundação Cultural José Bezerra Gomes, Ronaldo Gomes prestigiou o evento.

Abastecimento normalizado

De acordo com informações de Adelson Sebastião, chefe do escritório da Caern em Currais Novos, o abastecimento da cidade já se encontra normalizado.

Hoje e amanhã, está sendo abastecido o Setor 4.
São dois dias para cada setor.

Setor 1
Bairros: Manoel Salustino, Inocop, Walfredo Galvão, Dr. José Bezerra de Araújo e Prefeito José Dantas.


Setor 2
Bairros: JK, Parte do Santa Maria Gorete, Parque Dourado e Governador Radir Pereira.


Setor 3
Bairros: Santa Maria Gorete, Paizinho Maria, Alto de Santa Rita, Manoel Tomaz de Araújo e Centro.


Setor 4
Bairros: Antônio Rafael, Gilberto Pinheiro, Parque das Pedras, Sílvio Bezerra e Distrito Industrial.

Saúde: Rede Básica de Currais Novos recebe novos investimentos


Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou a população, a ampliação da Unidade Básica de Saúde (USB) “Enfermeira Maria das Dores da Silva”, do Bairro de Santa Maria Goretti.

Avanços
“A gestão municipal pode exibir muitos investimentos, entre os quais, o aumento de equipes do “Saúde da Família”, de 08 para 17, como também, a inauguração recente, da UBS “Marlene Ricardo”, do JK I e II, Unidade Padrão do Ministério da Saúde. Ainda iremos entregar a Unidade Básica de Saúde do Parque Dourado”, disse o prefeito Vilton Cunha.
O chefe do executivo municipal também citou a abertura do Pronto Atendimento, que funciona na Policlínica, no antigo PA da Unimed, como uma grande conquista para a saúde municipal.
Vilton comemorou o fato de Currais Novos ser polo de residência multiprofissional na área de saúde, e também do curso de Medicina Multicampi, e destacou os avanços quanto a federalização do “Hospital Regional Mariano Coelho”.

Trabalho
A Secretária Muncipal de Saúde, Sueleide Pinheiro, dividiu com os secretários que lhe antecederam na pasta, João Gustavo e Luziane Guimarães, a concretização da ampliação da UBS “Enfermeira Maria das Dores da Silva”.
Prestigiaram o evento: Vice-prefeito João Gustavo, Manoel Galdino, Coordenador de Saúde de Currais Novos, Cristiny Silva, Coordenadora da Atenção Básica do Município, Wilton Narciso, Secretário Municipal de Finanças, Morgana Lins, Secretária de Assistência Social, a ex-secretária Municipal de Saúde, Luziane Guimarães, o Coordenador da Secretaria de Infraestrutura, Donato Aprígio, a Arquiteta do Município, Kiliane Kaline, Chanclea Aragão, Assessora de Projetos do Município, o Diretor-Geral do Campus do IFRN de Currais Novos, Andreilson Oliveira da Silva, e os vereadores Eugênio Lins e João Neto, além dos profissionais da saúde.

Aulas de Depilação, Manicure e Pedicure com às Professoras Adriana Carneiro e Andrea Cristina. O curso é patrocinado pelo FIA: Fundo da Infância e Adolescência, o mesmo foi aberto a população e familiares dos associados.