terça-feira, 14 de abril de 2015

Cientistas apresentam teste que pode diagnosticar câncer pelo smartphone

Smartphone-reuters6301
Os smartphones podem se transformar em uma ferramenta acessível para diagnosticar certos tipos de câncer, indicou um estudo publicado na segunda-feira, 13, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os autores propuseram um método baseado na difração, que permite o diagnóstico de células e moléculas, até agora de difícil implantação, em smartphones.

O sistema de difração digital (D3) usa micropartículas para gerar padrões de difração únicos que podem ser aprendidos pelo smartphone e processados por um servidor remoto, oferecendo um diagnóstico que fica disponível em 45 minutos.

No estudo, os pesquisadores aplicaram a plataforma D3 para examinar células pré-cancerosas e cancerosas e detectar o vírus do papiloma humano, o HPV.

“Este método poderia ser aplicado com bons resultados em regiões onde o acesso médico é limitado”, defenderam os autores da pesquisa.

Segundo os pesquisadores, o teste, que atualmente custa US$ 1,80 por diagnóstico, demonstra a viabilidade de um enfoque de diagnóstico baseado em smartphones e em regiões com recursos limitados.

Com informações do Link Estadão.

Denúncia sobre aliciamento de menores pode chegar ao MP envolvendo políticos do Seridó

O bafafá está grande nas rodas de conversas em Caicó que pelo menos dois políticos do Seridó podem ser denunciados, a qualquer momento, por corrupção ou aliciamento de menores, crimes estes previstos no ECA e CPB.

Segundo uma fonte do blog, um ex-prefeito seridoense paga caro por meninas que tenham idade entre 15 e 18 anos, normalmente os encontros acontecem na capital do estado e quem faz o agenciamento também são remunerados.

Temendo qualquer represália, uma garota de Caicó (que prefere não ser identificada) disse que um “Promoter” a convidou para um desfile de modas, mas antes da apresentação ela teria um encontro com um famoso político.

De acordo com a adolescente que seria levada à capital, o desacordo em não aceitar o convite a fez perder outras oportunidades, pois segunda ela, seus pais não sabem de nada, mas outras meninas vão levar o caso para frente.

O Crime sexual contra adolescente (indivíduos entre 12 e 17 anos), segundo o ECA, deixam de ser condicionada à iniciativa da família, o MP pode processar o acusado, desde que se tenha a caracterização ou indícios do crime.


Fonte: Jair Sampaio 

Secretário municipal de Saúde anuncia concurso com 2 mil vagas este ano

luis roberto fonseca
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, confirmou hoje, durante entrevista ao programa RN Acontece, da Band Natal, que será promovido, este ano, concurso para 2 mil vagas na área da Saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos.

“O prefeito autorizou apenas três concursos este ano e um deles é o da Secretaria Municipal de Saúde”, disse o titular da pasta.

Fonte: Tribuna do Norte

Prefeitura de Natal tem 60 dias para apresentar cronograma para concurso público de agente e fiscal de trânsito


O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a intimação do prefeito do Município do Natal e da secretária de Mobilidade Urbana para que apresentem, no prazo de 60 dias, cronograma contendo as medidas que serão implementadas no prazo máximo de oito meses, para o provimento dos cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, por meio de concurso público, e consequente restituição dos servidores oriundos de outros órgão, atualmente com estas atribuições, às suas origens.


Pela decisão judicial, no mesmo prazo, estas autoridades deverão relacionar e indicar no processo os nomes dos servidores que, atualmente, exercem as atribuições dos cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, com especificação do número da matrícula, forma de provimento e órgão de origem.

A decisão decorre do pedido do Ministério Público para o cumprimento da decisão judicial que acolheu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Município de Natal, na data de 31 de março de 2003, através do qual o ente público comprometeu-se em realizar concurso público para provimento do cargo de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, restituindo, por conseguinte, os servidores municipais em desvio de função para os respectivos cargos de origem.

Segundo o MP, o TAC foi objeto de execução, e, após longa tramitação do processo, resultou na determinação judicial para o efetivo cumprimento, em especial, o provimento, por concurso público, dos cargos de Agente de Trânsito. No entanto, o Município de Natal não efetivou a realização do concurso público para provimento dos cargos, conforme havia assumido o compromisso no ano de 2003.

Fonte: Tribuna do Norte - Ana Ruth

ATENÇÃO MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS!

CDL - Currais Novos informa que ainda tem standes à disposição! 

Paratleta conta em livro como superou deficiências e relação com esporte

Paulista Luiz Henrique Medina, de 63 anos, participou neste sábado das disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Paratleta já parcipou do Parapan, no México

Diego Toledano

Poucas histórias se assemelham à do paulista Luiz Henrique Medina, de 63 anos. Abandonado pelos pais ao nascer por conta de deficiências físicas, o hoje paratleta na modalidade de tênis de mesa, contou ao GloboEsporte.com que se vê como um vitorioso por acumular títulos. mesmo sem ter os dois antebraços, uma perna, o maxilar e a língua. "Quem quer alguma coisa, cLuiz Henrique Medina o Kaíqueonsegue. Basta querer".

O paulista, que já participou dos jogos Parapan de Guadalajara, no México, em 2011, participou neste sábado da etapa Manaus da Copa Brasil de Tênis de Mesa. E, além de ser exemplo de superação para os demais, atletas e paratletas, Kaike (como ficou conhecido desde pequeno pelo formato de canoa que a primeira prótese dele tinha), trouxe uma novidade para os presentes, a biografia, que traduz sua vida e que fez parte de palestras de motivação por todo o Brasil. Mas para terminar o livro não foi fácil.

- Eu precisava usar uma caneta para digitar cada letra. Ainda com essa dificuldade, eu sinto que precisava contar a minha história e mostrar que todo mundo é capaz de conquistar seus sonhos - ressalta.

Ele contou que o esporte surgiu na vida dele desde os cinco anos, quando - com uma prótese - jogava futebol no Lar Escola São Francisco, em São Paulo, instituição em que foi criado desde pequeno. Mas o tênis de mesa, há 15 anos, quando se aposentou. Para passar o tempo, Kaike resolveu procurar um esporte. A natação foi a primeira tentativa. Porém, a brincadeira pingue-pongue da época da infância o chamou a atenção para o tênis de mesa.

- Eu fiz adaptação na minha raquete para poder praticar o esporte da forma adequada e me acostumei com ela. Hoje, eu já fui pra mais de 12 paises e tenho várias medalhas e troféus - disse ele após vencer uma partida na Copa Brasil de Tênis de Mesa em Manaus, neste sábado (11).

A vida de Kaike - que em muitos momentos pareceu frágil para médicos, chegando a passar por mais de 40 cirurgias no corpo - coleciona vitórias até hoje. O atleta agora se prepara com empolgação para aceitar o segundo neto, ou neta.

- Eu fui vencedor da vida desde muito cedo, quando diziam que eu não ia viver muito. Eu trabalhei, estudei e me formei em Citologia e trabalhei por mais de 30 anos em uma empresa de pesquisas contra o câncer. Meu lema de vida é nunca desistir. Se você quer algo, eu te garanto que você tem como conquistar. - garantiu ele.

Fonte: Globo Esporte

MEC vai adiar novamente início das aulas do Pronatec




O início das aulas do Programa Federal de Qualificação Técnica e Profissional (Pronatec) será novamente adiado. A oferta de vagas da chamada bolsa-formação, um dos principais braços do programa, estava inicialmente prevista para o início de maio e, no mês passado, teve a data reagendada para 17 de junho. Segundo informou a Folhapress, o novo cronograma prevê, agora, que as turmas efetivamente comecem a partir de 27 de julho.

O Pronatec é uma das principais vitrines na área da educação na gestão da presidente Dilma. Lançado em 2011, ele terá nova etapa neste segundo mandato, com previsão de atingir 18 milhões de vagas até 2018. As aulas são ministradas em instituições públicas e privadas, além da oferta a partir de parceria com o sistema S. Os cursos podem ser de formação inicial ou continuada (média de três meses de duração) ou técnicos, com prazo mínimo de um ano.

Câmara Municipal de Natal aprova gratuidade que cai de 65 para 60 anos no transporte público

A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou ontem (13) a gratuidade no transporte público para idosos acima de 60 anos. Hoje, segundo o decreto 8.123/2007, o benefício é concedido apenas para idosos acima de 65 anos. A modificação foi encartada ao projeto de lei que regulamenta o transporte público de Natal, em discussão no plenário desde 24 de março. Também foi aprovada nesta segunda-feira emenda que destina 30% das receitas do Fundo Municipal de Transportes para o subsídio da tarifa de transporte.


Na sessão extraordinária desta segunda-feira, os parlamentares discutiram emendas ao artigo 21º que trata da destinação dos recursos do Fundo Municipal de Transportes e, de forma “destacada”, a pedido do presidente da CMN, vereador Franklin Capistrano (PSB), uma das emendas destinadas ao artigo 55º.


De acordo com o projeto de lei, o FMT será composto, principalmente, por receitas de multas aplicadas aos operadores de transporte. A emenda nº71,proposta pelo vereador Hugo Manso (PT), acrescenta um novo inciso ao artigo e especificaria que 50% desta receita será aplicada no subsídio municipal à tarifa. Entretanto, por consenso em plenário, o percentual foi reduzido para 30%. “Queremos uma tarifa cada vez mais barata e o Município não tem condições de subsidiar toda a tarifa”, comentou o vereador. 


Embora não acompanhem diretamente as votações, as empresas acreditam que a aprovação foi um avanço. De acordo com o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn), caso as gratuidades “catracadas” (registradas na roleta) sejam subsidiadas, o valor da tarifa pode cair para até R$ 1,74.

Aneel autoriza alta média de 9,57% nas contas de luz no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) aumento médio de 9,57% nas contas de luz de clientes da Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte.

O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 7,41%. Já para a alta tensão (indústria), será de 14,41%, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste que as distribuidoras têm direito e que é avaliado uma vez ao ano pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Cosern já haviam sofrido aumento de 2,8%, um dos menores entre as 59 distribuidoras do país contempladas.

Energia mais cara
Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Em 2015, porém, a agência vem autorizando reajustes altos devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás).

O ajuste fiscal feito pelo governo Dilma Rousseff com o objetivo de reequilibrar suas contas também contribui para os aumentos mais fortes nas contas de luz em 2015. Isso porque o governo decidiu repassar aos consumidores todos os custos com os programas e ações no setor elétrico, entre eles o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda e o pagamento de indenizações a empresas. Em anos anteriores, o Tesouro assumiu parte dessa fatura, o que contribuiu para alivias as altas nas tarifas.

Mesmo assim, para os consumidores do Nordeste e do Norte do país a conta de luz vai subir menos em 2015. Isso porque a lei prevê que a maior parte desse custo extra seja bancada pelos consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar para as tarifas todo o custo com a compra dessa energia.

Feira do Microempreendedor acontecerá em C. Novos

O SEBRAE RN realizará entre os dias 16 e 18 de abril em Currais Novos a terceira edição da “Feira do Microempreendedor Individual do Seridó”, evento que acontecerá no Largo do Tungstênio Hotel com a participação de 24 estandes com os mais diversos tipos de produtos e serviços oferecidos pelos microempreendedores individuais da região.
Integração 
A Feira do Microempreendedor Individual do Seridó atenderá algumas finalidades tais como: fortalecer a marca de produtores e prestadores de serviço do Seridó que saíram da informalidade ao se tornarem empreendedor individual; incentivar os trabalhadores a buscar a formalização a partir dos casos apresentados e gerar novas perspectivas de mercado; e promover a integração entre expositores, parceiros e visitantes.
Além do SEBRAE e Prefeitura, são parceiras dos eventos a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, agentes financeiros, sistema Fecomércio RN, sistema FIERN, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES Currais Novos.
Fonte:ASSECOM

Assembleia Legislativa RN: 180 anos

A Assembleia Legislativa completa 180 anos com muito trabalho para mostrar. O Instituto do Legislativo traz qualificação constante aos servidores. Projetos sociais e culturais aproximam o povo do Poder Legislativo. A TV, a rádio, as redes sociais e o portal da Assembleia dão transparência ao trabalho dos deputados.
São 180 anos trabalhando e se renovando! Sempre!

População pode pegar e deixar livros na biblioteca aberta “Zila Mamede” na FCJBG

Inaugurada na última sexta-feira (10) em frente à Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” em Currais Novos, a biblioteca aberta “Zila Mamede”, projeto da “Casa das Palavras” e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos. Sem a tradicional prateleira das bibliotecas tradicionais, a “casinha” que abriga os livros recebe diversos exemplares que podem ser pegos e deixados por qualquer pessoa, contanto que sempre no ato de pegar seja doado outro livro. Em todo o mundo a ideia de deixar livros em locais como calçadas, teatros, estações de metrô, e até em bancos de praças, ganhou vários adeptos que escolhem os livros, leem, e os deixam em outros locais. Em Currais Novos o local para deixar e pegar os livros será em frente à Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” e será um espaço permanente.
Fonte: ASSECOM

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue e muriçocas em todos os bairros

O combate aos focos de muriçocas e do mosquito transmissor da dengue – Aedes Aegypti vem sendo intensificado pela equipe dos Agentes de Endemias da Prefeitura de Currais Novos, trabalho que está sendo realizado em todos os bairros da cidade desde março devido o elevado índice de infestação que o município apresentou no início do ano.
Com a utilização de máquinas portáteis UBV – Unidade de Baixo Volume, os agentes agem diretamente nos focos dos mosquitos.
A fumaça utilizada para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo à saúde da população pois é recomendada pelo Ministério da Saúde. Confira o cronograma dos próximos combates aos focos de muriçoca e dengue:
Bairro Santa Maria Gorete (Dia 14/04/2015) – Das 16h às 20h
Bairro Dr. José Bezerra (Dias 15/04 e 16/04/2015) – Das 16h às 20h
Bairro JK (De 17/04 à 22/04) – Das 16h às 20h
Bairro Walfredo Galvão (IPE) – (Dias 23/04 e 24/04) – Das 16h às 20h
Bairro Governador Radir Pereira (Dias 27/04 e 28/04) – Das 16h às 20h
Bairro Prefeito José Dantas (Dias 29/04 e 30/04) – Das 16h às 20h
Bairro Parque Dourado (De 04/05 à 06/05) – Das 16h às 20h
Bairro Paizinho Maria (Dias 07/05, 08/05 e 11/05) – Das 16h às 20h
Bairro Parque Industrial (Dias 12/05 e 13/05) – Das 16h às 20h
Os bairros Manoel Salustino, Sílvio Bezerra de Melo, Antônio Rafael, Gilberto Pinheiro e Centro, já tiveram a ação de controle realizada no mês de março.
Fonte:ASSECOM

Estrutura da “3ª Feira do Microempreendedor Individual do Seridó” já está sendo montada em Currais Novos

A grande estrutura que acomodará os 24 estandes da terceira edição da “Feira do Microempreendedor Individual do Seridó” já está sendo montada no Largo do Tungstênio Hotel em Currais Novos, evento que acontecerá de 16 à 18 de abril e contará com a participação de expositores dos mais diversos tipos de produtos e serviços oferecidos pelos microempreendedores individuais da região. A estrutura começou a ser erguida no sábado (11) devido seu formato “pavilhão” com cobertura de 7 metros de altura e estandes fechados.
A Feira do Microempreendedor Individual do Seridó atenderá algumas finalidades tais como: fortalecer a marca de produtores e prestadores de serviço do Seridó que saíram da informalidade ao se tornarem empreendedor individual; incentivar os trabalhadores a buscar a formalização a partir dos casos apresentados e gerar novas perspectivas de mercado; e promover a integração entre expositores, parceiros e visitantes. Além do SEBRAE e Prefeitura, são parceiras dos eventos a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, agentes financeiros, sistema Fecomércio RN, sistema FIERN, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES Currais Novos.
EMPREENDEDOR
Durante a abertura da feira do microempreendedor na próxima quinta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Currais Novos em parceria com o SEBRAE e com os Agentes de Desenvolvimento do Município irão inaugurar a “Sala do Empreendedor”, solenidade que acontecerá às 18h no antigo prédio da Secretaria de Administração, na Avenida Cel. José Bezerra, 10, centro.
Fonte:ASSECOM

Moradores do bairro Sílvio Bezerra sugerem prioridades para o orçamento de 2016

 
A primeira audiência pública para a discussão da “Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2016” aconteceu na noite desta segunda-feira (13) na Escola Municipal “Professora Trindade Campelo”, no bairro Silvio Bezerra de Melo, e contou com a participação de moradores da comunidade e representantes do poder público municipal. Participaram da audiência o contador do município, Bernardo Gomes; a coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes; a secretária do Gabinete Municipal, Luziane Guimarães; o procurador do município, Rodolfo Lucena; a coordenadora da SEMAD, Avania Dias; a coordenadora da SEMEC, Fábia Lira; e da direção e professores da escola.
A população sugeriu prioridades para a saúde, abastecimento, ações sociais e de segurança para o bairro, opiniões que serão anexadas na LDO e servirão como base para o orçamento dos próximos anos. A Lei compreenderá as metas e prioridades da administração pública municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e orientará a elaboração da lei orçamentária anual. Nesta terça-feira (14) a audiência acontecerá às 19h30 na Escola Municipal “Professora Socorro Amaral”, no bairro Paizinho Maria.
Fonte:ASSECOM