terça-feira, 14 de abril de 2015

Paratleta conta em livro como superou deficiências e relação com esporte

Paulista Luiz Henrique Medina, de 63 anos, participou neste sábado das disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Paratleta já parcipou do Parapan, no México

Diego Toledano

Poucas histórias se assemelham à do paulista Luiz Henrique Medina, de 63 anos. Abandonado pelos pais ao nascer por conta de deficiências físicas, o hoje paratleta na modalidade de tênis de mesa, contou ao GloboEsporte.com que se vê como um vitorioso por acumular títulos. mesmo sem ter os dois antebraços, uma perna, o maxilar e a língua. "Quem quer alguma coisa, cLuiz Henrique Medina o Kaíqueonsegue. Basta querer".

O paulista, que já participou dos jogos Parapan de Guadalajara, no México, em 2011, participou neste sábado da etapa Manaus da Copa Brasil de Tênis de Mesa. E, além de ser exemplo de superação para os demais, atletas e paratletas, Kaike (como ficou conhecido desde pequeno pelo formato de canoa que a primeira prótese dele tinha), trouxe uma novidade para os presentes, a biografia, que traduz sua vida e que fez parte de palestras de motivação por todo o Brasil. Mas para terminar o livro não foi fácil.

- Eu precisava usar uma caneta para digitar cada letra. Ainda com essa dificuldade, eu sinto que precisava contar a minha história e mostrar que todo mundo é capaz de conquistar seus sonhos - ressalta.

Ele contou que o esporte surgiu na vida dele desde os cinco anos, quando - com uma prótese - jogava futebol no Lar Escola São Francisco, em São Paulo, instituição em que foi criado desde pequeno. Mas o tênis de mesa, há 15 anos, quando se aposentou. Para passar o tempo, Kaike resolveu procurar um esporte. A natação foi a primeira tentativa. Porém, a brincadeira pingue-pongue da época da infância o chamou a atenção para o tênis de mesa.

- Eu fiz adaptação na minha raquete para poder praticar o esporte da forma adequada e me acostumei com ela. Hoje, eu já fui pra mais de 12 paises e tenho várias medalhas e troféus - disse ele após vencer uma partida na Copa Brasil de Tênis de Mesa em Manaus, neste sábado (11).

A vida de Kaike - que em muitos momentos pareceu frágil para médicos, chegando a passar por mais de 40 cirurgias no corpo - coleciona vitórias até hoje. O atleta agora se prepara com empolgação para aceitar o segundo neto, ou neta.

- Eu fui vencedor da vida desde muito cedo, quando diziam que eu não ia viver muito. Eu trabalhei, estudei e me formei em Citologia e trabalhei por mais de 30 anos em uma empresa de pesquisas contra o câncer. Meu lema de vida é nunca desistir. Se você quer algo, eu te garanto que você tem como conquistar. - garantiu ele.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário