quarta-feira, 6 de maio de 2015

Curso virtual sobre regulamentação da Lei de Acesso à Informação

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Tribunal de Contas da União (TCU), oferece o curso à distância “Regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos municípios”.  
O foco são gestores municipais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Enap . O prazo para se inscrever  termina dia 28 de maio.

3º Conferência Nacional da Juventude acontece em Dez de 2015


A presidenta Dilma Rousseff assinou, no último dia 28, o decreto convocatório para a 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília (DF), no período de 5 a 8 de dezembro de 2015, com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”.

De acordo com o regimento aprovado pela comissão organizadora, o evento tem como objetivo geral “atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos”.
Para a secretária Extraordinária de Juventude do RN, Divaneide Basílio, a nova edição da Conferência Nacional irá “envolver as juventudes potiguares na discussão e no aprofundamento sobre as políticas públicas específicas para esse segmento”. Ela disse que outra questão importante do evento é a apresentação de propostas e ações para a consolidação dos planos nacional e estadual de juventude.
Divaneide fez um resgate das duas primeiras conferências, afirmando que elas foram importantes para “levantar bandeiras” que, depois, resultaram em políticas públicas, como a PEC da Juventude, o Estatuto da Juventude e o Plano Juventude Viva.
“Agora, precisamos pensar em como podemos efetivar essas várias formas de mudar o Brasil. No RN, vamos fazer nosso dever de casa, que é construir o Plano Estadual de Juventude. O desenho da nossa política pública será a criação desse importante marco legal, juntamente com o Conselho e o Fundo Estadual da Juventude”, comentou.
A 3ª Conferência Nacional de Juventude será precedida pelas etapas preparatórias das juventudes de povos e comunidades tradicionais; livres e territoriais; municipais, estaduais e distrital.
A organização do evento é de responsabilidade da Secretaria Geral da Presidência da República, através da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude.

Curso Intergrado para atuação Júridica com Usuários de Drogas

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através de sua Diretoria de Ensino, em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Ministério da Justiça, vem tornar público a oferta de vagas para o Curso de Integração de Competências para o Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas. O curso será realizado na modalidade à distância no período de 31 de julho a 25 de outubro do corrente ano promovido pela Universidade de São Paulo (USP), com ofertas de 30 mil vagas para profissionais envolvidos na aplicação da Lei Antidrogas (Lei nº 11.343/2006), enquadrando-se os operadores do Direito, da área de atenção psicossocial e da área de segurança pública. 

O curso tem como objetivo promover a capacitação dos diferentes atores envolvidos na aplicação da Lei nº 11.343/2006, visando o cumprimento de penas e medidas alternativas, medidas protetivas e medidas socioeducativas, de modo a garantir o aprimoramento do serviço judiciário e diminuição da reincidência. Durante o curso, os profissionais de segurança pública terão contato com disciplinas voltadas à prevenção e as questões relativas às drogas, como a cultura jurídica sobre as drogas, a prevenção do uso de drogas e redução de danos, tratamento do uso de drogas e sobre a Justiça Restaurativa e as boas práticas nos Juizados Especiais Criminais e Varas de Infância. 

Com certificação da USP, o Curso de Integração de Competências para o Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas é integralmente gratuito, podendo oficiais e praças da Polícia Militar do RN se inscrever até o dia 30 de maio no site da SENAD (www.obid.senad.gov.br) ou no site da USP (www.uspdigital.usp.br). 

Fonte: Proerd Sertão

Assembleia Legislativa apoia criação de entidade de Vereadores do Estado

Em reunião com oito vereadores do Alto Oeste em seu gabinete de trabalho na tarde desta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), assumiu o compromisso de apoiar a criação da União de Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), que terá por objetivo fortalecer o mandato do vereador.


“Louvo a iniciativa por entender que os vereadores têm as mesmas funções dos deputados, eles nos municípios e nós no Estado. O vereador é quem está mais perto do povo. Vamos fazer parceria, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), para ajudar na capacitação do vereador, pois todos nós precisamos estar sempre nos reciclando. A ideia da União é muito boa e é necessária”, afirmou o deputado.

O presidente da Câmara de Apodi, vereador Evangelista Menezes (PR) apresentou os objetivos da entidade a ser criada, afirmando que ela dará apoio aos “vereadores que se sentem isolados, sem informações para desenvolver as suas ações, pois existe a nossa Federação, que é a FECAM, mas ela defende as Câmaras e não o vereador de forma individual”.

De acordo com o vereador de Severiano Melo, Bruno Melo (PSDB), que será o presidente da UVERN, o estatuto da entidade será aprovado no dia seis de junho, na Câmara de Jucurutu, na região Seridó.

“A União terá representações em Mossoró e Natal e uma coordenação em cada região do Estado. Vamos capacitar os colegas e procurar benefícios para os colegas, como convênios, assistência jurídica e contábil. Vamos fazer parceria com a Assembleia”, afirmou Bruno.

Participaram do encontro os deputados George Soares (PR) e Gustavo Fernandes (PMDB) e os vereadores de Apodi, Evangelista Menezes e Hortência Regalado (PSDB); Alto do Rodrigues, Renan Melo (PMDB); Tibau, Mirim (PSD); Mossoró, Laíre Rosado (PSB) e Genivan Vale (PROS); Baraúnas, Deivid Simão (PDT) e de Severiano Melo, Bruno Melo.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Dia 6 de maio marca o Dia Internacional da Osteogênese Imperfeita

Uma doença rara, popularmente conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”. Neste dia, comunidades em todo o mundo juntam-se para divulgar a doença, que é simbolizada pela cor amarela.

Eu estou dia-a-dia de mãos dadas com os pacientes de doenças raras. Em fevereiro, tirei essa foto com os irmãos Henrique e Gustavo, ambos com a osteogênese imperfeita. Agradeço especialmente a estes dois por toda confiança depositada em meu trabalho e apoio à minha candidatura ao senado.

Os pacientes com esta enfermidade nascem sem a proteína necessária (colágeno Tipo 1) ou sem a capacidade de produzi-lo. O colágeno é um importante componente estrutural dos ossos e sem ele, os ossos tornam-se anormalmente quebradiços, extremamente frágeis.

O problema pode afetar a criança antes mesmo do seu nascimento, o bebê sofre fraturas no útero materno e apresenta deformidades ao nascer. Após o nascimento, as fraturas podem ser recorrentes. Não existe um tratamento específico para as fraturas, elas são tratadas com os métodos habituais.

Atualmente luto em prol dos doentes raros em duas frentes: incentivo e ampliação das pesquisas no Brasil (projeto de lei) e na construção de Centros de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Raras, tenho alocado verbas de emenda parlamentar para isso.

Pleno aprova votos de congratulações à Presidência da Assembleia e ao MPRN

Com proposição do presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, a Corte Estadual de Justiça, no decorrer da sessão administrativa desta quarta-feira (06), aprovou voto de congratulações à Presidência da Assembleia, reeleita na terça-feira (05) para mais um mandato. O dirigente do Judiciário pontuou que a recondução de todos os parlamentares componentes da atual mesa diretora do parlamento. Ele desejou êxito aos deputados responsáveis pela gestão do Poder Legislativo nos dois anos subsequentes ao atual mandato.


Durante a sessão de ontem (05), na Assembleia, o atual presidente, deputado Ezequiel Ferreira Filho, recebeu 21 votos entre os 22 parlamentares presentes. Com a eleição, ele também estará à frente da casa legislativa potiguar no biênio 2017/2018. Além do presidente, foram reeleitos os deputados: 1º Vice-presidente: Gustavo Carvalho, 2º Vice-presidente: José Adécio, 1º Secretário: Galeno Torquato, 2º Secretário: Hermano Morais, 3º Secretário: George Soares e 4º Secretário: Carlos Augusto Maia.

Ministério Público

Durante a a sessão, o desembargador e corregedor geral de Justiça do RN, Saraiva Sobrinho, apresentou voto de congratulações, também acompanhado pelos demais pares da Corte, pela eleição do procurador de Justiça, Paulo Roberto Leão, para ocupar a corregedoria geral do Ministério Público Estadual (MPRN) no período 2015/2017. Saraiva disse acompanhar a trajetória deste profissional do Direito desde o início de sua carreira no MP e externou o seu parabéns pela escolha do nome de Leão pelos colegas de trabalho.

Fonte: TJRN


Estudantes fazem VÍDEO para protestar contra cortes no Fies

CEVFzaQWgAANUQiASSISTA AQUI
Um dia depois de o Ministério da Educação (MEC) afirmar que não há mais verbas para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudantes que pleitearam o benefício e não conseguiram demonstraram insatisfação e já começam a se mobilizar em protesto.


— Fizemos o vestibular no ano passado com a expectativa de conseguir o financiamento. Mudaram as regras em janeiro e nos fizeram acreditar que a instabilidade era só um erro. Quando o prazo acaba, afirmam que não têm dinheiro. Foram desrespeitosos com aqueles que têm sonhos — diz Luara Bernades, de 22 anos, que tentou uma vaga em Pedagogia, mas não obteve êxito.

Luara não está sozinha. Ingrid Pereira, de 20 anos, começou a cursar Publicidade e Propaganda na Unip, em São Paulo, e deverá trancar a faculdade, já que não consegue pagar a mensalidade. Além disso, a jovem pretende renegociar com a instituição os valores dos meses que já foram cursados, que somam uma dívida de R$ 2.500. Inconformada, a estudante resolveu praticar o que aprendeu em suas primeiras aulas produzindo um vídeo — ainda que de forma amadora —, com outros alunos de todo o Brasil que não conseguiram o financiamento, para criticar a exclusão no programa.

— Criamos o grupo no WhatsApp e pensamos em uma forma de chamar atenção para o problema. Aí veio a ideia do vídeo. Ainda tenho esperança, mas não muita. Foi meio injusto. Fiquei tentando e, no último minuto, cheguei a conseguir, mas o sistema travou e não confirmou a inscrição. Na minha sala eram 60 pessoas, agora são 30, porque os outros não conseguiram o financiamento. Fiquei dias sem dormir, revezando com meu namorado para tentar me inscrever, e nada adiantou — conta Ingrid.

‘FOI DESESPERO TOTAL’ AFIRMA ESTUDANTE

Depois de ficar seis anos sem estudar devido a uma depressão, a piauiense de 25 anos, Ana Karine Santos voltou aos livros este ano quando passou no vestibular de Serviço Social da Faculdade Internacional do Delta. No entanto, o sonho foi mais uma vez interrompido, agora pela falta de vagas de Financiamento.

— A única solução foi trancar a faculdade. Aqui no Piauí é difícil, é muita gente que precisa do Fies, aqui não rola emprego para poder pagar uma faculdade. Estou indignada, porque passei seis anos sem estudar e quando eu volto para tentar uma faculdade, ser alguem na vida, aí bato de frente com isso. A gente vota neles, eles dizem que vão ajudar na educação e são os primeiro a tirar onda da nossa cara- desabafa.

A jovem, que já trancou matrícula na faculdade, conta que nos último dias de tentativa para ingressar no programa chegou a ter uma crise emocional e está novamente em acompanhamento psicológico.

— A gente se estressa, não sabe se estuda para a prova ou tenta o Fies. Ficamos o tempo todo na frente do computador tentando para não conseguir. Foi desespero total — relata.

Fonte: O Globo

CGU aguarda autorização para lançar editais com 697 vagas

466929b8d2da622ff41989ecae3be74f
A Controladoria-Geral da União ( CGU ) já tomou as providências para a oficialização do novo concurso público. O órgão solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a abertura de dois editais que juntos oferecerão 697 vagas.

Em um dos concursos, os graduados poderão concorrer a 620 vagas no posto de analista de finanças e controle. O salário é de R$ 15.376,70. A outra seleção oferecerá 77 oportunidades, também em nível superior, para os cargos de engenheiro civil , engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, administrador , médico, assistente social, psicólogo e contador.

Quem pretende concorrer a cargos de nível médio deve aguardar. A CGU adiantou que estuda a possibilidade de abertura de mais um edital especialmente para esse nível de escolaridade. Podem ser oferecidas 876 vagas para técnico de finanças e controle. O salário pago por essa função é de R$ 6.065,36.

O último concurso público do órgão para esses cargos ocorreu em 2008. Na ocasião, foram oferecidas 400 oportunidades. Dessas, 220 foram para analista de finanças e controle e 180 para técnico de finanças e controle. As vagas foram distribuídas entre a sede, em Brasília, e as unidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) organizou a seleção

Fonte: CorreioWeb

Assembleia Cidadã contabiliza mais de 17 mil atendimentos em Angicos

al_cidada


As ações desenvolvidas pela Assembleia Cidadã na cidade de Angicos, nos dias 29 e 30 de abril último, superaram as previsões da coordenadoria do Projeto da Assembleia Legislativa e contabilizaram 17.557 atendimentos gratuitos nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, beneficiando moradores não só daquela cidade, mas de toda a região Central.

“A nossa previsão era que o nosso atendimento chegasse a oito mil pessoas. No entanto, por causa de uma crise na saúde municipal, as pessoas vieram pedir socorro na Assembleia Legislativa, o que extrapolou o que havíamos previsto. Além disso, foi muito grande o atendimento na área de Assistência Social, no tocante a emissão de CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade”, diz a coordenadora do Projeto, Magaly Cristina.

Os números dos atendimentos nos dois dias das ações naquele município, em sistema de mutirão, ficaram assim distribuídos. Assistência Social, 3.855 atendimentos; Saúde, 2.606 e Educação, 11.096 atendimentos.

Ainda de acordo com Magaly, no levantamento feito pela Assembleia Cidadã foi identificado que as crianças nascidas em Angicos, nos últimos três meses ainda não tinham passado por um médico Pediatra.

Os atendimentos aconteceram na estrutura montada no Largo do INSS e na escola municipal Professora Maria Odila, no bairro Alto da Esperança, beneficiando moradores dos municípios Angicos, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Fernando Pedroza, Santana do Matos e Itajá. A Assembleia Cidadã contou com o trabalho de 133 profissionais.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN

Deputados querem diagnóstico da saúde do Estado

deputados_al
Os deputados Kelps Lima (SDD) e Galeno Torquato (PSD) se pronunciaram na manhã desta quarta-feira (6) em plenário sobre a situação dos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. Ambos cobraram uma atitude por parte do Governo do Estado e convidaram o secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo La Greca, a apresentar um diagnóstico da atual situação da saúde do RN e medidas adotadas pelo Executivo.
Kelsp Lima destacou a situação que ele classifica como “caótica” do hospital regional de Caicó. “Foi relatado que não há os insumos básicos para se trabalhar no hospital. Os pacientes encaminhados só serão medicados se levarem medicação própria. Ontem, 50 pessoas foram atendidas no setor de emergência do hospital de Caicó e nenhuma foi medicada por falta de medicamento. É necessária uma reformulação na forma de gerir o estado”, alertou Kelps. O deputado chegou a sugerir a elaboração de um plano de emergência.
O deputado Galeno Torquato (PSD) também se pronunciou sobre o tema e considerou a possibilidade de um plano com resultados a curto prazo. “O RN possui 24 hospitais regionais. Um estado pequeno como o RN não pode ter tantos hospitais com mau funcionamento. Essa Casa precisa convocar o Estado para fazer uma explanação da real situação dos hospitais regionais. A crise começou em Currais Novos, agora está em Caicó e em Canguaratema existe um problema que contou com parceria com município. É preciso um diagnóstico da situação ou vai ficar essa peleja”, definiu Galeno.

Fonte: Assembleia Legislativa do RN 

Comissão do “Dia D” de Currais Novos se reúne para definir estratégias de mobilização

A comissão municipal do “Dia do Desafio” se reuniu na manhã desta quarta-feira (06) na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC) para discutir as estratégias de mobilização do município durante a programação do desafio, que acontecerá no próximo dia 27 de maio em Currais Novos e em diversas cidades do mundo. A reunião contou com a participação da secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, da coordenadora da SEMEC, Fábia Lira, da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, do coordenador de esportes da SEMEC, Afrânio Aurélio, do articulador municipal dos cursos de qualificação, Gérson Jr, do coordenador dos ginásios municipais, Kleyton Maximino, e do administrador do Estádio Cel. José Bezerra, Francisco Canindé.
Pelo segundo ano consecutivo Currais Novos participará do evento que tem o objetivo principal reunir a população em atividades físicas e incentivar a prática de exercícios. Para maior mobilização dos educadores físicos do município, escolas, empresas, e população, a comissão realizará nesta quinta-feira (07) no auditório da CDL às 8h30, o curso de capacitação que abordará o tema “ginástica laboral e a dança no cotidiano escolar”. A expectativa é que a edição 2015 do “Dia D” ultrapasse os 81,22% de participação do ano passado.
Fonte:ASSECOM

Currais Novos será uma das cidades com a operação fumacê realizada pela SESAP

A Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP RN informou nesta quarta-feira (06) que Currais Novos será uma das cinco cidades do Estado que receberão a operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) devido os índices nos casos de dengue. Mesmo com os altos números de notificações apresentados no início do ano, Currais Novos conseguiu diminuir estes índices, e o combate é realizado intensamente pelos Agentes de Endemias do município. De acordo com a SESAP, 16 municípios já receberam a ação, e agora, os cinco que lideram o ranking: Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos e Santa Cruz, serão contemplados com o trabalho de combate.
Casos:
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela SESAP, Currais Novos apresentou 19 novas notificações entre abril e maio, passando de 562 notificações para 576, enquanto Natal passou de 3.194 para 4.006; Parnamirim 701 para 915; Mossoró de 549 para 621 e Santa Cruz de 409 para 492.
Fonte:ASSECOM

Prefeitura e SENAI estão qualificando 50 pessoas no curso de “Padeiro e Confeiteiro”


Mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal de Currais Novos e o SENAI está possibilitando a qualificação de 50 pessoas no curso de “Padeiro e Confeiteiro”, oportunidade esta que contribuirá com a capacitação e maiores chances de ingresso no mercado de trabalho. Ministrado pela professora Maristela, o curso tem duração de três meses e tem o intuito de ensinar aos alunos a prepararem os produtos de padaria e confeitaria, além de ensinar as normas técnicas de higiene e conservação dos alimentos. De acordo com o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, a prefeitura vem buscando oferecer mais cursos de qualificação para a população com o objetivo de fortalecer o mercado de trabalho e gerar mais economia, renda e emprego. “Não temos medido esforços para oferecermos mais cursos para nossa população, e nosso trabalho tem sido eficiente e reconhecido por todos”, disse Eugênio. Outros cursos de qualificação também estão sendo realizados pela prefeitura em parceria com diversas instituições.
Fonte: ASSECOM

Dia “D” da vacinação contra a gripe acontecerá no sábado, 09, nas UBS de Currais Novos

Teve início na última segunda-feira (04) em todo o Brasil a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, onde a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 39 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários da campanha. Em Currais Novos a Prefeitura Municipal/Secretaria de Saúde tem a meta de vacinar 80% das 10.540 pessoas aptas a receberam a dose que protege contra três subtipos dos vírus da gripe. Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e pessoas com doenças crônicas como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, entre outros.
O dia “D” da campanha acontecerá no próximo sábado (09) em todas as UBS do país, e em Currais Novos as unidades e os profissionais de saúde já estão vacinando a população dos grupos prioritários. De acordo com a enfermeira Verônica Cabral, a expectativa é que o município alcance mais de 80% das pessoas. “É uma campanha importante de prevenção aos casos de gripe e esperamos que as pessoas se conscientizem da importância dessa vacinação”, disse.
Em Currais Novos estão aptas a serem vacinadas 818 crianças entre 6 meses a 2 anos, 1.653 crianças de 2 a 4 anos, 750 profissionais da saúde, 409 gestantes, 67 puérperas até 45 dias após o parto, 5.851 idosos e 992 pessoas com doenças crônicas (comorbidades).
Fonte:ASSECOM

Sindicalista Moacir Soares é cidadão natalense

Por proposição do vereador Cabo Jeoás (PCdoB), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene nesta terça-feira (5) para entrega do título de Cidadão Natalense ao sindicalista Francisco Moacir Soares. A solenidade contou com a presença de líderes sindicais, membros de movimentos sociais organizados, familiares e amigos do homenageado.

Trajetória 
Moacir Soares, que nasceu na cidade de Cerro Corá (RN), iniciou sua trajetória na militância política como líder estudantil através da UMES (União Metropolitana de Estudantes Secundaristas) ainda na clandestinidade, por ocasião do regime militar.

Residiu por quatro anos na Casa do Estudante do RN, fundou e presidiu a UNESO (União dos Estudantes do Seridó Oriental) e a TVCom, o primeiro canal de TV comunitário do RN, em Currais Novos.

Também foi presidente do Sintect-RN (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do RN) e do Diretório Acadêmico do Campus da UFRN, campus de Currais Novos. Atualmente, é presidente da CTB-RN (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio Grande do Norte), sendo ainda diretor de imprensa da Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios).

O vereador Cabo Jeoás disse que Moacir Soares tem uma história de serviço pela sua base profissional, construído com respeito, consideração e compromisso. “A iniciativa de homenageá-lo constitui um tributo aos movimentos sindicais da nossa cidade. Trata-se de uma personalidade de destaque dentro do contexto das lutas pelos direitos dos trabalhadores”, destacou.

"Depois dessa noite inesquecível, minha responsabilidade de batalhar pelas causas trabalhistas dobrou. O reconhecimento do nosso trabalho é um incentivo muito eficaz, e não tem dinheiro no mundo que supere o valor da amizade e carinho dos camaradas. Dito isso, agradeço à Casa do Povo por me considerar natalense, fato que muito me orgulha", concluiu Moacir Soares.

Fonte: Câmara Municipal de Natal

Currais Novos terá o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

faca_bonito_bannerÉ de autoria da vereadora Maria Aparecida (Dadá), o Projeto de Lei nº 013/ 2015 que institui no município de Currais Novos – RN, o “Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes , a ser comemorado no dia 18 de maio.
História 
A campanha foi lançada a fim de mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A data não foi escolhida aleatoriamente. Em 18 de maio de 1973, uma menina foi seqüestrada, violentada e assassinada, em Vitória, capital do Espírito Santo. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Os agressores até hoje não foram punidos.

Prefeitura Municipal de Currais Novos publica edital para eleição do Conselho Tutelar

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), referente à Eleição para o Conselho Tutelar. As inscrições podem ser feitas no CMDCA, no período de 18 a 27 de maio de 2015, das 14 hs às 17hs, de segunda a sexta-feita de acordo com o prazo estabelecido no Edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Currais Novos/RN.

O processo de escolha está dividido em três partes: análise da documentação exigida, exame de conhecimento específico e eleições unificadas, que estão marcadas para o dia 04 de Outubro deste ano. Os candidatos eleitos tomarão posse no dia 10 de Janeiro de 2016.

Para maiores informações, os interessados podem fazer o download do documento completo neste Site Oficial  (Clique Aqui)

IFRN de Parelhas inicia suas atividades nesta quarta-feira

11149511_749342628514085_2277223605213539008_n

Nesta quarta-feira (06), o município de Parelhas inicia as aulas do IFRN/Campus Parelhas, onde 80 alunos se dividirão em duas turmas de Informática e Mineração, se tornando assim as turmas pioneiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Parelhas.

“É o sonho se tornando realidade, e eu volto ao inicio do meu primeiro mandato como vereador, ainda em 2001, onde ao lado da atual Senadora Fátima Bezerra, iniciamos uma luta pela conquista do IFRN para Parelhas. E essa conquista não é só do nosso município, mas de diversas cidades da região do Seridó e parte da Paraíba que farão parte desta história”, disse o prefeito Francisco Medeiros.

Divulgada Comissão para eleição do Conselho Tutelar de Currais Novos


Foi publicada a Resolução que cria a Comissão Eleitoral com a incumbência de organizar e coordenar o processo de escolha para os membros do Conselho Tutelar do Município, para o quadriênio 2016/2019:
Walter Antero Gomes Ribeiro-Presidente/Representante do Gabinete do Prefeito
Marlene de Souza,-Representante dos Conselhos Comunitários
João Batista de Moura,- Representante das Escolas Particulares
Edilma Ubaldo da Silva Matias, Representante da SEMTHAS
Eleição 
O Processo de escolha mediante sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do município, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial, ou seja, no dia 04 de outubro de 2015, sendo estabelecido em lei municipal, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.