quarta-feira, 6 de maio de 2015

Estudantes fazem VÍDEO para protestar contra cortes no Fies

CEVFzaQWgAANUQiASSISTA AQUI
Um dia depois de o Ministério da Educação (MEC) afirmar que não há mais verbas para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudantes que pleitearam o benefício e não conseguiram demonstraram insatisfação e já começam a se mobilizar em protesto.


— Fizemos o vestibular no ano passado com a expectativa de conseguir o financiamento. Mudaram as regras em janeiro e nos fizeram acreditar que a instabilidade era só um erro. Quando o prazo acaba, afirmam que não têm dinheiro. Foram desrespeitosos com aqueles que têm sonhos — diz Luara Bernades, de 22 anos, que tentou uma vaga em Pedagogia, mas não obteve êxito.

Luara não está sozinha. Ingrid Pereira, de 20 anos, começou a cursar Publicidade e Propaganda na Unip, em São Paulo, e deverá trancar a faculdade, já que não consegue pagar a mensalidade. Além disso, a jovem pretende renegociar com a instituição os valores dos meses que já foram cursados, que somam uma dívida de R$ 2.500. Inconformada, a estudante resolveu praticar o que aprendeu em suas primeiras aulas produzindo um vídeo — ainda que de forma amadora —, com outros alunos de todo o Brasil que não conseguiram o financiamento, para criticar a exclusão no programa.

— Criamos o grupo no WhatsApp e pensamos em uma forma de chamar atenção para o problema. Aí veio a ideia do vídeo. Ainda tenho esperança, mas não muita. Foi meio injusto. Fiquei tentando e, no último minuto, cheguei a conseguir, mas o sistema travou e não confirmou a inscrição. Na minha sala eram 60 pessoas, agora são 30, porque os outros não conseguiram o financiamento. Fiquei dias sem dormir, revezando com meu namorado para tentar me inscrever, e nada adiantou — conta Ingrid.

‘FOI DESESPERO TOTAL’ AFIRMA ESTUDANTE

Depois de ficar seis anos sem estudar devido a uma depressão, a piauiense de 25 anos, Ana Karine Santos voltou aos livros este ano quando passou no vestibular de Serviço Social da Faculdade Internacional do Delta. No entanto, o sonho foi mais uma vez interrompido, agora pela falta de vagas de Financiamento.

— A única solução foi trancar a faculdade. Aqui no Piauí é difícil, é muita gente que precisa do Fies, aqui não rola emprego para poder pagar uma faculdade. Estou indignada, porque passei seis anos sem estudar e quando eu volto para tentar uma faculdade, ser alguem na vida, aí bato de frente com isso. A gente vota neles, eles dizem que vão ajudar na educação e são os primeiro a tirar onda da nossa cara- desabafa.

A jovem, que já trancou matrícula na faculdade, conta que nos último dias de tentativa para ingressar no programa chegou a ter uma crise emocional e está novamente em acompanhamento psicológico.

— A gente se estressa, não sabe se estuda para a prova ou tenta o Fies. Ficamos o tempo todo na frente do computador tentando para não conseguir. Foi desespero total — relata.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário