sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Em janeiro, Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” irá funcionar com expediente reduzido

Fundação Cultural 01Após um ano funcionando com um expediente estendido – manhã e tarde – , a Fundação Cultural “José Bezerra Gomes” reduziu o horário de visitas ao museu histórico de Currais Novos durante este mês de janeiro de 2014.
No ano passado, de forma inédita, a Fundação abria para visitação no período 7h às 17h, o que garantiu um maior fluxo turístico e de estudantes no espaço. Neste primeiro mês do ano, a FCJB restringiu seu horário de visita de 7h às 13h, o que não impede o agendamento de grupos ou estudantes ao espaço para o período da tarde ou final de semana.
Em 2013, a Fundação realizou algumas ações e projetos importantes como o “Quintal da Arte” – sarau poético com a participação de poetas e escritores locais -, projeto “Francilúzio de Música Potiguar e Brasileira”, nova sede da banda de música “Maestro Santa Rosa”, 11ª Semana do Museu, apoio à realização do espetáculo “Baú Nordestino”, FORRONOVOS, Seridó Sabor e Arte, Noite de Autógrafos, Conferência Municipal de Cultura, entre outros.
Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”: Av. Coronel José Bezerra, 131, centro.
Fonte:ASSECOM

Mais de 5 mil alunos devem se matricular na rede municipal de ensino em 2014

Educação municipalA rede municipal de ensino de Currais Novos deverá ultrapassar a meta dos 5 mil alunos matriculados em 2014 de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, que desde dezembro do ano passado está realizando as pré-matrículas no ensino infantil, fundamental (1º ao 9º ano) e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Durante todo este mês de janeiro e início de fevereiro, as creches e escolas municipais estarão realizando a matrícula de veteranos e novatos e alguns níveis de ensino terão novidades. A SEMEC informa que os alunos matriculados entre o 6º e 9º serão contemplados com um curso de informática que está sendo formulado pelo setor de tecnologia da secretaria. Na Educação de Jovens e Adultos, a meta é matricular mais de 500 pessoas, e os investimentos nessa modalidade de ensino serão expandidos para dar mais oportunidade à população que deseja concluir os estudos.
Programada para os dias 03, 04 e 05 de fevereiro, a Semana Pedagógica irá discutir as diretrizes e projetos que serão realizados durante todo o período letivo que terá início no dia 06. No mesmo mês, a Secretaria de Educação planeja a entrega do prêmio “Você Ensinou, o Aluno Aprendeu”, projeto lançado em abril de 2013 como parte das ações de desenvolvimento dos índices educacionais do município, e que realiza diversas atividades nas escolas do município com o objetivo de melhorar as práticas pedagógicas de leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático com os alunos do 4º, 5º e 9º da rede municipal.
Fonte:ASSECOM

No segundo dia do ano, Hospital Regional de Currais Novos não teve médico plantonista

12054
Parece que nada adiantou o juiz Marcos Vinícius Pereira Júnior e a promotora Mariana Barbalho cobrarem do Governo do Estado o funcionamento do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, principal unidade de urgência e emergência de Currais Novos e Seridó Oriental.
Informações divulgadas nas redes sociais garantem que no segundo dia de 2014, o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho continuava sem médico plantonista. A Fundação Padre João Maria, foi expulsa pelo Governo do Estado e, segundo o secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, os problemas seriam solucionados a partir deste mês. Até quando? 

SENAI-RN oferece cursos à distância gratuitos

O SENAI RN entra 2014 com a oferta de mais de 300 opções de cursos à distância em mais de 20 áreas tecnológicas, 100% a distância e semi-presenciais.
São Cursos gratuitos, de curta e longa duração, além de cursos em cinco modalidades de ensino, como: iniciação profissional, qualificação, aperfeiçoamento, habilitação e pós-graduação lato sensu.
Para a capacitação, oferece material didático adicional, tutores qualificados atuantes em todo o território brasileiro e certificação válida pelo MEC, monitores e suporte técnico.
As inscrições podem ser feitas no portal Ensino à Distância.

Carteira de Habilitação vai subir até 20% com aulas em simulador

12050

Quem quiser tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) a partir de agora terá de passar por cinco aulas em um simulador de direção instalado nas autoescolas. A nova regra, que começou a valer nesta quarta-feira no País, vai elevar em até 20% o valor gasto na emissão do documento. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. 
Antes da mudança, o interessado em obter a permissão para dirigir tinha de desembolsar, em média, R$ 1,2 mil, segundo a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto). Com a alteração, esse valor subirá até R$ 250. Definida por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a norma é válida apenas para a categoria B (habilitação para automóvel).
As aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática. As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos.A cada aula, o aluno vê o nível de dificuldade aumentar. A simulação começa com conceitos básicos e vai incorporando situações de adversidade, como trafegar em vias de grande movimento, em pista escorregadia ou sob neblina intensa.

Arquitetura e Acessibilidade nos cinemas: Um jogo entre o espaço disponível e as normas

'A acessibilidade no cinema vai além de um espaço para cadeira de rodas', diz Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado.
Com o final da Segunda Guerra e da guerra do Vietnã, Europa e Estados Unidos passaram a se deparar com a necessidade de se acolher em espaços públicos a presença de pessoas com necessidades especiais – cadeirantes, deficientes visuais, deficientes auditivos entre outros. Nos anos 70 começaram a ser esboçadas leis para impor a criação de adaptações em espaços de trabalho, ensino, cultura e lazer.
Esse tema só entrou em pauta no Brasil entre as décadas de 80 e 90 e apenas nos últimos 15 anos essa enorme parcela da população passou a ser vista nas ruas, em escritórios, nos parques, teatros, shows e cinemas.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 10% da população de cada país tem algum tipo de deficiência. Somente na cidade de São Paulo são 2,8 milhões (segundo dados do IBGE) que devem ter garantidos seus direitos de acesso a todos os espaços públicos, transportes e espaços de lazer.
Ao mesmo tempo em que leis, normas e regras foram sendo criadas e ditadas – entre elas a NBR 9050 e o Manual da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) de São Paulo -, os empresários passaram a investir na sustentabilidade de seus negócios e em projetos sociais, neles incluídos o obrigatório respeito aos portadores de necessidades especiais. E desde a entrada em vigor da Lei de Cotas, em 1991, as empresas foram obrigadas a inserir em seus quadros portadores de necessidades especiais.
Foi nesse momento que os espaços públicos e comerciais passaram a necessitar de amplas reformas que atendessem às normas e acolhessem a presença dos cadeirantes, das pessoas que usam muletas ou bengalas, dos deficientes visuais e auditivos, entre outros portadores de deficiências.
Os arquitetos então mergulharam de corpo e alma neste grande desafio: manter a criatividade na elaboração de espaços atendendo a todos os pré-requisitos para a acessibilidade.
Atualmente, para todos os espaços públicos e de lazer, edifícios comerciais e até residenciais multifamiliares, são necessários projetos que contemplem a acessibilidade.
E quem frequenta as salas de cinema percebe claramente a importância dos projetos arquitetônicos com esse foco. É um grande desafio atender a todas as normas e legislações de órgãos públicos, assim como a normatização da própria rede de cinemas, no desenvolvimento de projetos que muitas vezes têm que se adaptar a áreas compactas e pré-definidas e criar espaços agradáveis e confortáveis para todos os usuários.
Porém, nas salas de cinema as demandas são constantes e os projetos mais questionados já que frequentados por um público grande e diversificado em todo o território nacional. As normas se aplicam a todas as áreas públicas de um cinema, principalmente nos acessos, bilheteria, bomboniere, circulação, sanitários e posições na plateia.
As salas começam a ser projetadas a partir do número de poltronas que estarão disponíveis. Desse total, em média 2% dos lugares serão especiais para cadeiras de rodas, incluído um acompanhante ao lado. Os lugares especiais podem ser distribuídos em várias partes da sala, prevendo sempre a necessidade de rampas com inclinação suave. Os cadeirantes devem ocupar lugares em que sejam respeitados ângulos pré-determinados entre o ponto de visão e a tela para uma perfeita visualização.
Para os deficientes visuais, o piso deve ser tátil no início e final das escadas e rampas. No início e final de corrimãos de escadas e rampas deve haver sinalização em Braille.
Para que um cinema em São Paulo receba o selo de “acessível”, deve sempre estar de acordo com todas as normas da CPA. E a cada nova demanda, novas reformas são promovidas.
Trabalhamos dentro de um jogo entre o espaço disponível e as normas. Mas não podemos perder o foco do bem-estar e respeito às pessoas com necessidades especiais, desde o momento em que chegam à bilheteria, passam pela bomboniere, utilizam os sanitários, acomodam-se nos lugares e assistem ao filme.
Fonte: segs

Nota de Falecimento

     A ACDF  cumpre o doloroso dever de avisar a todos, o falecimento da sócia: MARLENE BATISTA PESSOA, acontecido em 01º. de Janeiro de 2014.
      " Quando uma luz se apaga na terra, uma estrela brilha no céu "

Força e fé a todos os familiares.


Júlio César
(Presidente)

Maria Elizabete - Betinha
 (Vice-Presidenta)