sexta-feira, 20 de março de 2015

João Gustavo e reitora da UFRN discutem projetos de expansão da universidade em Currais Novos


O prefeito em exercício de Currais Novos, João Gustavo, se reuniu durante toda a tarde desta sexta-feira (20) no gabinete municipal com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Ângela Paiva, para discutirem projetos de expansão da instituição no município e a continuidade da parceria entre a universidade e a prefeitura em prol do desenvolvimento da cidade. O encontro também contou com a presença da vice-reitora da UFRN, Fátima Ximenes, da diretora do CERES UFRN, Ana Aires, do vice-diretor do CERES UFRN, Mário Lourenço, e das professoras Virgínia Dantas de Araújo e Stela Carvalho, assessoras do REUNI na universidade. “Sempre contamos com o apoio da Prefeitura de Currais Novos em nossos projetos e viemos discutir melhorias e projetos futuros de expansão no campi da UFRN no município”, disse Ângela, que aproveitou a oportunidade para apresentar à João Gustavo o “Plano Diretor do CERES UFRN”, que detalha as diretrizes e projetos de expansão para os campi Currais Novos e Caicó nos próximos anos. João Gustavo agradeceu o empenho da UFRN em buscar melhorias para Currais Novos e solicitou a criação de mais cursos no campus do município e a parceria para novos projetos.


Ângela Paiva lembrou os encontros com o Prefeito Vilton Cunha e agradeceu o empenho dele e de sua gestão no atendimento à diversas reivindicações que a UFRN propôs ao município e que foram atendidas, tais como: transporte escolar gratuito para os universitários, coleta de lixo regular no campus, programa de estágio para alunos, apoio ao curso de medicina na rede de atenção básica do município, apoio à “empresa Jr” do curso de administração, e apoio à serviços urbanos realizados no entorno da instituição. A reitora da UFRN destacou o “Plano Diretor do CERES” como sendo de grande importância para o futuro dos campi nos próximos 20 anos, e lembrou as inúmeras reivindicações da região pela expansão de cursos na universidade. De acordo com o plano, o campus Currais Novos possui três grupos de prioridades para criação de novos cursos, tendo as graduações de comunicação, gastronomia e serviço social como sendo a primeira prioridade, seguidas dos cursos de Ciência e Tecnologia (C&T), Engenharia Civil e Engenharia de Minas (2ª prioridade), e Engenharia Elétrica (3ª prioridade). “Todo esse planejamento está sendo maturado para entregarmos ao Governo Federal, e temos certeza que a presidenta Dilma irá anunciar o plano de expansão das universidades no país”, disse Ângela. O vice-prefeito João Gustavo comentou sobre uma das preocupações do povo currais-novense, o Hospital Regional “Mariano Coelho”, e sugeriu um estudo da UFRN para a federalização do Hospital para que ele se torne uma unidade referência para a formação dos novos médicos e de profissionais da saúde, além de melhorar o atendimento e serviços prestados à população. O prefeito em exercício comentou que já esteve reunido com a Senadora Fátima Bezerra para discutir o assunto. A reitora da UFRN explicou que o tema precisa ser discutido entre o município, governo estadual e universidade, e se colocou à disposição para analisar o assunto com o prefeito e o governo estadual.

CURSO DE MEDICINA

A reestruturação da atenção básica municipal para receber os alunos do curso de medicina multicampi do CERES UFRN também foi discutida durante o encontro. João Gustavo elencou diversas ações e obras já realizadas que irão beneficiar no aprendizado dos alunos, como: construção de duas novas UBS, ampliação e reforma de UBS, expansão dos PSF de 07 para 17, nova Policlínica (que irá se transformar numa UPA 24h), e o SAMU. A UFRN parabenizou a Prefeitura pelo trabalho na busca da estruturação da rede básica. Currais Novos deverá receber no próximo mês 13 alunos do novo curso de medicina.

Fonte: ASSECOM

Venha e junte-se a nós!


Quer ser voluntário?
É só participar do processo de construção do maior evento sobre drogas do Norte/Nordeste do Brasil. Venha ajudar você mesmo. Seja um voluntário na construção do maior evento sobre drogas.

Mande um e-mail para:
walterantero.embaixador@hotmail.com

UFRN inaugura nova biblioteca do campus Currais Novos com acervo de 34 mil livros

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inaugurou no final da tarde desta sexta-feira (20) a nova biblioteca setorial do campus Currais Novos com um acervo de mais de 34 mil livros, na ocasião a reitora da universidade, Ângela Paiva, e o prefeito em exercício de Currais Novos, João Gustavo, participaram da solenidade. Com mais de 600m² e orçada em mais de R$1 milhão e 600 mil, a biblioteca é dividida em três setores com espaços amplos para os alunos e professores. Emocionado, o vice-diretor do CERES UFRN, Mário Lourenço, afirmou que o evento era de grande importância e que a obra passou por diversas dificuldades até a conclusão. João Gustavo disse que alunos e professores poderão usufruir de melhor estrutura para aulas e diversas atividades. A reitora Ângela Paiva lembrou o esforço de Zila Mamede para a construção da biblioteca central da UFRN em Natal, e agradeceu a presença de D.Maria José Mamede, irmã de Zila e primeira diretora do ceres Currais Novos. “Este prédio é digno para sua finalidade”, disse Ângela. De acordo com o bibliotecário Heverton Thiago, a biblioteca setorial de Currais Novos possui mais de 30 mil livros e um acervo digital com mais de 4 mil.

Fonte: ASSECOM

Prefeitura de Currais Novos participou do 6º Fórum de Turismo do RN e Feira dos Municípios

A Prefeitura de Currais Novos participou durante toda esta sexta-feira (20) da 6ª edição do “Fórum do Turismo do RN” e da “Feira dos Municípios” no Centro de Convenções em Natal. A coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes, o interlocutor do PRONATEC no município, Gérson Jr, e a assessora técnica da SEMTUR, Edjane Cortez, participaram dos eventos. De acordo com Socorro Góes a participação do município no fórum e na feira foi de extrema importância para aquisição de experiências e contatos para eventos e projetos para o município. “Temos buscado participar destes encontros para planejarmos nossas ações em benefício do turismo em Currais Novos”, disse Socorro. A Feira se encerrou nesta sexta-feira e contou com 92 estandes, apresentações culturais e mostra de artesanato. O Fórum contou com debates sobre turismo internacional com a participação de empresas europeias.

Fonte: ASSECOM

Vilton Cunha e Eugênio Lins participaram de encontro de “Prefeitos e Vereadores do RN” na Escola de Governo

O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e o secretário municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Eugênio Lins, participaram na tarde desta sexta-feira (20) em Natal, do “1º Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN”, evento organizado pela Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e das Câmaras do Estado (FECAM). O encontro contou com a participação do governador Robinson Faria, do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do Senador Garibaldi Filho, entre outras autoridades políticas do Estado. Entre os temas discutidos durante o encontro destaque para: oportunidades e planejamento para os municípios, aumento dos repasses federais, e uma pauta política de interesse dos prefeitos e vereadores.

Fonte: ASSECOM

Currais Novos na lista dos municípios investigados por supostas irregularidades no Minha Casa, Minha Vida


O sonho de conquistar uma casa própria é comum a quase todos os brasileiros. Muitos deles tornaram a utopia em realidade com o advento do Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pela União em abril de 2009. Quatro anos depois, porém, com mais de um milhão de moradias entregues em quase mil municípios brasileiros, os primeiros indícios de irregularidades começam a surgir neste que é um dos programas sociais que mais movimenta recursos públicos e privados atualmente em todo o país.


Até o fim de abril deste ano, a CEF analisava 74 empreendimentos em construção. Desde que foi criada, em março deste ano, a Central Telefônica da Caixa para o Programa já recebeu 7.907 reclamações.

No Rio Grande do Norte, 20 procedimentos investigatórios tramitam no Ministério Público Federal (MPF/RN), que apura desde a irregularidade na construção dos imóveis às denúncias de favorecimento político no cadastro dos beneficiados.

As irregularidades analisadas pelo MPF/RN incluem, ainda, relatos de más condições de imóveis entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Mossoró, além da ineficiência da Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora do Programa, em resolver o problema em tempo hábil.

Segundo a Tribuna do Norte, Até agora, quatorze cidades tem empreendimentos investigados pelo Ministério Público Federal no Estado, são elas: Pedra Preta, Lagoa de Pedras, Parnamirim, Mossoró, Upanema, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, São Rafael, Santana do Matos, Angicos, Extremoz, Caicó, Currais Novos e Arês.

Fonte: Tribuna do Norte

Procon divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2014; empresas de telefonia lideram

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCOM) Municipal divulgou nesta quarta, 18, o ranking com os nomes das 15 empresas mais reclamadas no órgão no ano de 2014. No topo da lista, estão operadoras de telefonia celular e instituições financeiras.

De acordo com Jemima Miranda, coordenadora do Procon, o objetivo da divulgação, que acontece todos os anos durante a programação da Semana do Consumidor, é oferecer à população um parâmetro não somente das empresas com maior índice de reclamação, mas também de resolução dos problemas apresentados.

“Nossa intenção é orientar o consumidor no sentido de que ele possa fazer um comparativo da qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Mais uma vez, constatamos que operadoras de telefonia, instituições financeiras e lojas de eletrodomésticos dominam o ranking”, destaca Jemima Miranda.

O primeiro lugar da lista é ocupado pela Operadora Oi, com 197 reclamações ao longo do ano passado. Em seguida, aparece a TIM Celular, com 105 reclamações, Claro (83 reclamações), Grupo Itaú (82 registros) e Sansumg (74 reclamações).

Em 2014, o Procon Municipal contabilizou aproximadamente dois mil atendimentos/reclamações fundamentadas. Desse total, cerca de 1,7 mil resultaram em abertura de processo administrativo, com percentual de 75% de resolução dos casos, índice considerado extremamente positivo, acima até da média nacional.

“É importante frisar que, além das reclamações registradas, também realizamos atendimentos simples, de orientações ao consumidor, que não estão contabilizados nesse ranking. Se somarmos esses dados, facilmente alcançaremos o total de quatro mil atendimentos em 2014”, pontua Jemima Miranda.

Relação das empresas mais reclamadas em 2014:

01º – Operadora Oi – 197 reclamações
02º – Tim Celular – 105 reclamações
03º – Claro ( Fixo, Tv e Móvel) – 83 reclamações
04º – Banco Itaú, Itaúcard/Hipercard/Itaú Seguros – 82 reclamações
05º – Samsung – 74 reclamações
06° – Digibras Indústria do Brasil S/A (CCE) – 72 reclamações
07º – Master Eletrônica de Brinquedos (Laser Eletro) – 69 reclamações
08º – Magazine Luiza S/A – 62 reclamações
09º – Bompreço Supermercados do Nordeste LTDA – 59 reclamações
10º – Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste – 56 reclamações
11º – Britânia Eletrodomésticos LTDA (Philco) – 52 reclamações
12º – Via Varejo (Casas Bahia/Pontofrio) – 50 reclamações
13ª – Sky do Brasil – 42 reclamações
14º – lojas americanas – 38 reclamações
15º – Dricos Móveis e Eletrodomésticos LTDA (Lojas Rabelo) – 37 reclamações

IFRN Currais Novos oferece aulas para crianças da Casa do Pobre

image_preview (1)Os alunos da disciplina Seminário de Iniciação à Pesquisa e à Extensão, do 4º período do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, ministraram aulas de informática para as crianças que integram os programas de assistência social da Casa do Pobre.
A entidade foi escolhida pelos próprios alunos da disciplina através de votação e 19 crianças com idade entre 7 e 14 anos participaram das aulas.
Atividades 
O professor Leonardo Teixeira, que ministrou a disciplina, dividiu sua turma em cinco grupos que se encarregam de ensinar conteúdos variados de informática (como Windows, Linux, Editor de Imagens PhotoScape, Power Point e Internet) para as crianças da Casa do Pobre nos laboratórios do próprio campus.
Após as aulas, as crianças participavam de outras atividades, como as recreações na quadra, visita à estufa, treinos de judô, entre outras.
Também houve atividades esportivas e musicais, e de jardinagem, além de atividades na academia do campus.