O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCOM) Municipal divulgou nesta quarta, 18, o ranking com os nomes das 15 empresas mais reclamadas no órgão no ano de 2014. No topo da lista, estão operadoras de telefonia celular e instituições financeiras.
De acordo com Jemima Miranda, coordenadora do Procon, o objetivo da divulgação, que acontece todos os anos durante a programação da Semana do Consumidor, é oferecer à população um parâmetro não somente das empresas com maior índice de reclamação, mas também de resolução dos problemas apresentados.
“Nossa intenção é orientar o consumidor no sentido de que ele possa fazer um comparativo da qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Mais uma vez, constatamos que operadoras de telefonia, instituições financeiras e lojas de eletrodomésticos dominam o ranking”, destaca Jemima Miranda.
O primeiro lugar da lista é ocupado pela Operadora Oi, com 197 reclamações ao longo do ano passado. Em seguida, aparece a TIM Celular, com 105 reclamações, Claro (83 reclamações), Grupo Itaú (82 registros) e Sansumg (74 reclamações).
Em 2014, o Procon Municipal contabilizou aproximadamente dois mil atendimentos/reclamações fundamentadas. Desse total, cerca de 1,7 mil resultaram em abertura de processo administrativo, com percentual de 75% de resolução dos casos, índice considerado extremamente positivo, acima até da média nacional.
“É importante frisar que, além das reclamações registradas, também realizamos atendimentos simples, de orientações ao consumidor, que não estão contabilizados nesse ranking. Se somarmos esses dados, facilmente alcançaremos o total de quatro mil atendimentos em 2014”, pontua Jemima Miranda.
Relação das empresas mais reclamadas em 2014:
01º – Operadora Oi – 197 reclamações
02º – Tim Celular – 105 reclamações
03º – Claro ( Fixo, Tv e Móvel) – 83 reclamações
04º – Banco Itaú, Itaúcard/Hipercard/Itaú Seguros – 82 reclamações
05º – Samsung – 74 reclamações
06° – Digibras Indústria do Brasil S/A (CCE) – 72 reclamações
07º – Master Eletrônica de Brinquedos (Laser Eletro) – 69 reclamações
08º – Magazine Luiza S/A – 62 reclamações
09º – Bompreço Supermercados do Nordeste LTDA – 59 reclamações
10º – Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste – 56 reclamações
11º – Britânia Eletrodomésticos LTDA (Philco) – 52 reclamações
12º – Via Varejo (Casas Bahia/Pontofrio) – 50 reclamações
13ª – Sky do Brasil – 42 reclamações
14º – lojas americanas – 38 reclamações
15º – Dricos Móveis e Eletrodomésticos LTDA (Lojas Rabelo) – 37 reclamações
Nenhum comentário:
Postar um comentário